sexta-feira, 5 de março de 2021

Pré Jogo EPL # 27 - Derby de Manchester: City Vs United

 No domingo teremos aquele joguinho meia boca que sempre procuramos quando acontecerá assim que a tabela da temporada é divulgada e a partida no Etihad será realizada nesse domingo, Manchester City e Manchester United se enfrentarão como líder e vice líder (14 pontos atrás) às 13:30 com transmissão da ESPN Brasil.

Eu já deixei claro que apesar de estarem nas duas primeiras posições há um Oceano Atlântico de diferença na pontuação dos times, se pegar a qualidade do futebol apresentado, temos um Oceano Pacífico de vantagem sobre eles. Mas temos que jogar ainda né? A partida se ganha no campo, não é só colocar o retrospecto na temporada.

Tivemos a confirmação hoje que a única baixa durante algum tempo, Nathan Aké, já está treinando com o grupo e poderá ser relacionado, ele não joga desde a vitória no Boxing Day contra o Newcastle. Provavelmente ele se for para o jogo é para ficar apenas no banco, é muito mais provável que ele comece a ter tempo em campo nos dois próximos jogos, diante do Southampton e Fulham, assim como o Aguero, acredito que não jogará no domingo e aqui entra o mistério do Guardiola: Gabriel Jesus ou falso 9?

Eu acho que ele vai mesmo com o Gabriel, no último confronto entre os times, tanto Gabriel quanto Aguero ficaram no banco, mais por motivo físico do que opção tática, naquele jogo que vencemos por 2-0 pela Copa da Liga, estávamos muito desfalcado, o Luke Mbete foi para o banco, em condições normais de temperatura e pressão, ele só será relacionado, e jogará, pelo time principal em partidas menores da Copa, nas fases iniciais. O Gabriel oferece pressão na defesa do adversário na saída de bola o tempo todo, canso de ver em jogos ele ajudando na recomposição, ainda mais se um companheiro não voltou por qualquer motivo, ele não larga o jogador adversário até conseguir a bola. O problema do Gabriel, que ele mesmo reconhece, é a sua finalização não é nível mundial, mas mesmo não sendo já marcou 79 gols pelo clube e está entre os 25 maiores goleadores do City.

Quem eu estou na expectativa de ver jogando é o nosso garotão, Phil Foden. Nos últimos dois jogos não foi titular e entrou apenas por 25 minutos contra o West Ham, espero que ele tenha sido poupado de propósito nessas partidas para chegar no Derby em ponto de bala e com vontade de vencer. Se ele entrar em qualquer momento do jogo, será a quinta vez que enfrentará o United, ele tem 3 vitórias e uma derrota, é o único time do Big Six contra que ele ainda não marcou, pode ser a última chance na temporada, há a possibilidade de confronto na Copa da Inglaterra, mas na Liga dos Campeões não e não vou citar que é porque um dos times foi "rebaixado" para a Liga Europa.

Fernandinho foi muito bem no jogo da Copa da Liga, dominou o meio de campo, assim como fez contra o Arsenal, mas será que ele começa no time titular ou no banco? Eu iria de Rodri, ele está jogando muito, como o brasileiro, e está ganhando confiança a cada partida, o passe para o Mahrez no primeiro gol do último jogo foi qualquer nota, tirar ele de um jogo tão grande seria uma escolha tão ruim, ainda mais que ele pode ser muito importante na bola área contra, no jogo do primeiro turno em Old Trafford (partida bem ruim) as maiores ameaças deles vieram de escanteios, ainda acho que é um certo desafio nosso tirar essas bolas.

Nesse jogo teremos em campo a melhor defesa e o melhor ataque e por uma coincidência sinistra do destino ambos pertencem a um time, o City. O nosso começo da temporada foi bem ruim, ficamos em posições baixas na tabela e com o saldo negativo após tomarmos cinco gols do Leicester e foi a defesa que nos conseguiu manter vivos no campeonato, a gente não dava show de gols, mas fazíamos um e o pessoal da retaguarda garantia nossa vitória, com o crescimento do time ao longo da temporada, o time conseguiu acelerar o processo de marcar gols, ainda é bem abaixo do nosso padrão, são 56 em 27 jogos, ao final do campeonato seriam mais ou menos uns 80 gols, se mantiver esse pique, esse número seria o mesmo da primeira temporada do Pep no City, quando ele não conseguiu implementar seu estilo logo de cara, nas três temporadas posteriores, sempre marcamos mais de 95 na Premier. 

O United, que não marca gol nas últimas três partidas, tem o desfalque de De Gea (virou papai), Juan Mata e Phil Jones. Paul Pogba, Donny van Beek e Anthony Martial são dúvidas para essa jogo.

No confronto entre times do Big Six nos lideramos com três pontos a mais que o segundo colocado e o United está na lanterna com apenas 5 pontos em 7 jogos e só marcou um único gol! Mas a defesa é boa, tomou 7, seis contra o Tottenham, só outro time marcou neles, no caso o Arsenal, foram cinco empates em 0-0 nesses jogos grandes. Jogador importante cresce nessas horas, tomara que tenha algum pelo lado de Old Trafford.

Segundo o site @optajoe, o City tem mais de 99,9% de chances de ganhar o título e não há nenhum time com chances relevantes, parece ser questão de tempo levantarmos o terceiro caneco em cinco anos do Guardiola no City. É óbvio que só vamos comemorar quando a taça estiver em nossas mãos, só que ela caminha a passos largos de voltar para o Etihad depois de um ano fora.

É isso, domingo podemos chegar mais perto do título e com a vantagem enorme sobre os demais, eu não estou tão apreensivo, são os times que nos enfrentam que tem que lutar para garantir pontos para os seus objetivos.

Man City Vs Man United (desde 1992): Nos confrontos entre Guardiola e Solskjaer temos 7 partidas com três vitórias para cada lado e um empate. O Solskjaer me parece um técnico mediano, mas que ele está conseguindo tirar pontos nossos, ele está. Tomara que domingo a gente impeça isso de acontecer.




Juiz da partida: Anthony Taylor - é o terceiro juiz que mais apitou nessa temporada do campeonato inglês com 18 partidas, 3 vermelhos e 48 amarelos. No geral tem 275 jogos, 39 vermelhos e 934 amarelos. Sempre que vejo ele na nossa escala lembro de um City e Chelsea que ele expulsou o Aguero e o Fernandinho.

Esse será o terceiro Derby que ele apitará, todos no Etihad: em 11.11.2018 vencemos por 3-1 e 07.12.2019 perdemos por 2-1, acho que esse aqui um que ele ignorou um pênalti claro no Aguero. Continuo a não gostar dele.


Última partida:


Nenhum comentário:

Postar um comentário