sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

EPL # 23 - Liverpool Vs Manchester City

 Domingo teremos o jogo da rodada, será o confronto entre os três últimos campeões ingleses, sendo que um é o atual líder do campeonato mesmo com um jogo a menos e o outro está em quarto lugar sete pontos atrás do Manchester City, ou seja, o Liverpool poderá acabar a rodada 10 pontos atrás do City e ainda ter um jogo a mais. Como que queria ter a certeza que isso aconteceria, mas futebol gosta de ferrar ao máximo com o torcedor. Jogo marcado para começar às 13:30 com transmissão dos canais ESPN.

De acordo com o site da Premier League, o City tem 13 vitórias seguidas em todas as competições e, caso vença em um estádio que não vence desde 2003 (são 19 partidas lá por todas as competições desde então, com seis empates o resto derrota) numa vitória por 2-1 com dois gols do Nicolas Anelka, se tornará o terceiro time na elite do futebol inglês a conquista quatorze seguidas: Preston North End em 1892 e mais "recente" o Arsenal de 1987. O City mudou muito no meio da temporada, eu tenho que achar os posts que eu fiz antes da sequência de vitórias onde falava que era lutar por vaga na Liga dos Campeões, os caras quebraram a minha cara.

No site da Premier também há uma informação interessante sobre o Raheem Sterling: pode ser apenas o terceiro jogar a marcar mais de 100 gols sobre o comando do Pep Guardiola. Ele tem noventa e nove no momento e os outros dois são Aguero (120) e aquele tal de Messi (211), poderiam estar todos reunidos juntos se a diretoria do Barcelona não fosse tão desgraçada. O problema para o Sterling alcançar essa marca é que ele tem certa dificuldade de marcar contra o ex time, Lei do Ex funciona pouco a seu favor: em 14 partidas foram apenas dois gols, nunca em Anfield, um em Wembley pela Supercopa e outro no Etihad, na vitória por 4-0 na temporada passada. Se tudo der certo a nosso favor, o gol dele garantirá a nossa vitória, a décima quarta.

Os problemas físicos do City continuam os mesmos, não teremos Aguero, De Bruyne e Aké. O time já vem se acostumando a jogar sem eles, tem enfrentado adversários, teoricamente, mais fracos, agora pegará um que era apontado como concorrente ao título, então teremos mais dificuldade e perder três opções que poderiam mudar ou jogo ou a formação tática é um peso muito grande. O Liverpool também sofre com perdas, Van Dijk e Matip estão fora da temporada e a zaga tem sido improvisada com o Henderson, um meio campista, assim como o Guardiola teve que fazer com o Fernandinho na temporada passada.

Ansioso para saber como escalaremos a zaga: se repetirá o esquema com Stones, Dias e Laporte ou pode acontecer do Walker voltar e o Cancelo ir jogar mais pela lateral esquerda do que um meio campista? Como é o Salah que cai pelo lado esquerdo da nossa defesa, eu acredito que o Guardiola irá optar pela segunda opção, Laporte é muito mais lento para acompanhar o Salah num contra ataque. O Walker dá essa velocidade que a gente precisa do outro lado do campo, o Cancelo talvez tenha que atuar não tão livre como nos últimos jogos.

O meio de campo deve ser o padrão das últimas partidas, mesmo sabendo da importância do Fernandinho para o time, não acredito que o Guardiola abrirá mão do Rodri, que estava fazendo uma ótima segunda temporada no clube, Bernardo Silva vem crescendo e Gundogan é o destaque do time, juntamente com o Foden, nas coletivas de imprensa o técnico tem constantemente sido perguntado sobre o jogador e fala da inteligência e capacidade do Gundogan entender o jogo. E tinha torcedor do City que ofendia nossa camisa 8. Parece que ele tem sido o cara no elenco para substituir o David Silva em final de carreira no City: um meio campista muito mais perto da área que marca mais gols, além de dar passes já dentro da área como em gols contra o Cheltenham e Burnley. Dos 10 últimos gols do City, ele fez dois e deu passe para dois, bons números.

Na coletiva do Klopp ele falou sobre o City ter duas semanas de "folga" por causa de casos de COVID. Primeiro que isso é mentira, o City teve 8 dias entre o jogo contra o Newcastle e a partida em Londres contra o Chelsea isso porque nossa partida diante do Everton entre essas duas foi suspensa. Segundo, o Liverpool teve mais tempo entre seus jogos no começo de janeiro do que o City, ele enfrentou um time misto de sub 23 e sub 18 do Aston Villa na Copa da Inglaterra e 9 dias depois pegou o United pela Premier League em casa, ficou apenas no 0-0, depois perdeu para o Burnley, em casa, e United pela Copa da Inglaterra, a "folga" deles foi maior que a nossa e eles caíram de produção. Vão para esse jogo em Anfield sem marcar gols em três partidas em casa, sendo que perdeu as duas últimas. Terceiro, não adianta a imprensa passar pano para o quê ele falou, ele quis sugerir que o City foi beneficiado por uma folga grande, o Klopp foi chorão.

O Guardiola respondeu ironicamente na coletiva e disse que não foram duas semanas, "foram3 meses ou quatro meses, por isso estamos entre os quatro primeiros". No dia do jogo o Klopp vai falar que não era a intenção, falta interpretação de texto nas escolas, essas desculpas onde o culpado é todo mundo, menos ele.

Alisson, Mané e Fabinho já participaram de parte dos treinamentos hoje e devem estar a disposição do treinador do Liverpool para domingo.

Será um final de semana de Manchester vs Liverpool com o United recebendo o Everton. Como os dois times tão bem na tabela, uma empate entre eles não é uma pedida ruim não. Carlo Ancelotti tem que mostrar toda sua genialidade para cima do Solksjaer.

Perder não é o pior dos mundos, dá para sairmos da rodada ainda na liderança mesmo com uma derrota, só conseguimos controlar as nossas partidas, mas dá para ficar marcando os adversários. Ver que o United vai arrumar no sábado e o Leicester no jogo antes do nosso. Estamos com uma boa vantagem para os demais e o mais importante o time está jogando bola e tem evitado muito desgaste já que nas três últimas partidas marcou seu primeiro gol antes dos 10 minutos em todas elas

Man City vs Liverpool (desde 1992):




Juiz da partida: Michael Oliver - Será seu 17º jogo na atual edição da Premier League com 2 vermelhos e 52 amarelos. Na sua carreira no campeonato inglês tem 281 jogos com 37 vermelhos e 896 amarelos.

Já apitou 4 jogos entre City e Liverpool:

25.08.2014 - Vitória no Etihad por 3-1 (Premier League);

28.02.2016 - Empate 1-1 em Wembley e vitória nos pênaltis (titulo!);

19.03.2017 - Empate 1-1 no Etihad;

10.11.2019 - Derrota 3-1 em Anfield. Esse jogo aqui teve uns lances polêmicos, o primeiro gol saiu quando a bola bateu na mão do Trent Arnold Alexander na sua área e no contra ataque o Liverpool fez 1-0. E um pênalti em Sterling, como Mané claramente empurrando suas costas, mas o Oliver deu amarelo para o Rodri por reclamação.

No agregado com o Oliver no apito vencemos por causa da vitória/título na Copa da Liga. Nessa temporada eu não me lembro de ter reclamado dele, foi o juiz da partida diante do Leicester e acho que acertou 100% das decisões, olha que foram 3 pênaltis contra a gente na nossa casa.


Última partida:


Nenhum comentário:

Postar um comentário