domingo, 7 de fevereiro de 2021

City tratora em Anfield!

 Eu estava bem nervoso para esse jogo, mesmo com a imensa vantagem na tabela e o Manchester City estar apresentando melhor futebol que o Liverpool, afinal vencer o Liverpool é algo complicado para a gente nos últimos anos e em Anfield não acontecia desde 02.05.2003. É, não acontecia porque agora o contador está City não vence o Liverpool fora de casa desde 07.02.2021 e foi com um placar daqueles. 4-1 no domínio do adversário e a vantagem para o segundo colocado só subiu nessa rodada. Gundogan marcou duas vezes, Sterling e Foden completaram o placar a nosso favor.

Na escalação do time eu tive a surpresa de ver o Zinchenko como titular, não sei se esse era o plano inicial, mas o Walker nem foi relacionado porque não estava 100%, seria o ucraniano quem deveria cuidar do Mohamed Salah, apesar de alguns solavancos ele conseguiu deixar o egípcio quieto no dia que realmente só apareceu no lance do gol de empate ao sofrer e converter o pênalti. Nessa hora deu um mau presságio: houve um erro do Dias! Ele foi tentar cortar, fez errado e o Salah levou até a área onde sofreu um "puxão" do nosso zagueiro e caiu. Honestamente? Na raiva no Twitter eu falei que foi nada, tinha forçado a queda, mas no lance em velocidade normal parecia que o Dias tinha puxado com mais vontade. Acho correto dizer que o Michael Oliver acertou porque ver em câmera lenta no VAR, eu acho que tira muito a realidade da jogada. Mas isso foi no segundo tempo, no primeiro tempo foi a gente que teve um pênalti a nosso favor, em grande jogada do Sterling, derrubado pelo Fabinho. E aquilo né? Pênalti a nosso favor não se comemorada, já tínhamos perdido dois, um com o De Bruyne contra o Liverpool em Manchester.

Gundogan assumiu a responsabilidade e bateu a lá Mahrez em 2018/19: um tiro de meta ou Field Goal, como o próprio jogador postou no Twitter em homenagem ao Superbowl que acontecerá em algumas horas. Ele só postou isso porque ganhamos e ele foi o cara do jogo, mas se perde, nunca que isso iria aparecer. É sério gente, essa parada de perder pênalti está insuportável, no começo era engraçadinho, agora é algo que precisa ser repensado urgentemente quem baterá no elenco. O Guardiola, na coletiva depois do jogo, falou que era piada deixar o Ederson bater, agora se tornou só uma meia piada. Ele ainda estava confiante no De Bruyne e no Gundogan para assumirem a responsabilidade. Sei não, pessoal, as cobranças de pênalti pós Yaya e Balotelli é tensa demais.

Jogamos sem atacante até a entrada do Gabriel Jesus e foi Foden que fez esse papel, ele também era responsável para pressionar o Alisson e não deixar ele sair facilmente, mas não foi o Foden que fez o goleiro brasileiro errar diretamente, isso ficou para mais tarde no jogo. O que Foden fez foi pegar um belo passe na área após grande jogada do Sterling pela esquerda e obrigar o Alisson a defender como podia e no rebote Gundogan bateu o segundo tiro de meta da partida, dessa vez ele estava muito perto do gol e a bola não passou por cima. Não lembro, mas deveria fazer anos que a gente não ficava na liderança em Anfield, durou uns 15 minutos até o gol do Salah.

O jogo estava 1-1 quando Gabriel entrou no lugar do Mahrez ( foi bem abaixo hoje) e empurrou o Foden para a direita e foi o brasileiro que pressionou o Alisson no lance inicial para ele espirrar o taco, fazer besteira, mas mesmo assim de algum jeito a bola voltou para o goleiro trabalhar com os pés e numa jogada mais fácil para tirar a bola da área, ele chuta na direção de onde estava o Foden que correu para fechar aquela opção de passe. O nosso menino levou para área e na linha de fundo rolou para o Gundogan bater o seu terceiro tiro de meta no jogo, a bola bateu no travessão antes de entrar. Não demorou muito para acontecer outra falha do Alisson.

Ele tentou sair jogando sem ser tão pressionado dessa vez e entregou no pé do Bernardo Silva, o quê correu essa criança, e ele chegou livre na cara do goleiro para dar um toquezinho por cima, eu fiquei em dúvida sobre se ele tentou chutar ou foi toque mesmo para o Sterling marcar seu centésimo gol sobre o comando do Guardiola. Independente disso, foi o nosso terceiro gol e a vitória estava quase garantida. Foi garantida de vez após um passe de Gabriel achar Foden livre na direita, ele puxou para dentro da área e meteu um canudo que Alisson não sabe por onde passou!

Enfim vitória Anfield! Foi tenso pelo segundo tempo, mas foi gostoso demais! E agora o campeonato tem um líder com cinco pontos a mais que o segundo lugar e ainda tem um jogo a mais por fazer. Depois de um começo estranho, o City embalou 14 vitórias seguidas em todas as competições e já está procurando a décima quinta, na quarta contra o Swansea pela Copa da Inglaterra. Guardiola e os jogadores não querem perder o momento, não irão tirar o pé na quarta. Ainda bem!


Informações da Partida:


Nenhum comentário:

Postar um comentário