Nem a Premier League nem a Liga dos Campeões divulgou a lista dos clubes após o fechamento da janela de transferência de verão ainda, mas como o Manchester City só fez movimento de saída nesse último dia, não há nenhuma novidade no elenco para o prosseguimento da temporada. Aproveitei isso para fazer a listagem dos jogadores de acordo com as regras da Premier League e da UEFA para inscrever jogadores, tem algumas diferenças entre elas.
Cada equipe pode inscrever até 25 jogadores, sendo no máximo17 jogadores livres nos torneios promovidos pelas entidades e nos outros oitos há diferença nos critérios: na Premier League, o jogador precisa ser apenas da base dos clubes que estão dentro da federação inglesa, isso incluí alguns times do País de Gales, já na UEFA você divide esses oito jogadores em duas subcategorias, Treinado no Clube e Treinado na Associação (no máximo 4 desse categoria, explicação ao longo do post), que atendem os mesmos critérios de formação, mas a diferença é apenas no local que eles se formaram jogadores de futebol, mas os jogadores, independente da nacionalidade, precisam ter três ou mais anos de contrato desde os 16 anos até os 21 com o clube para atenderem os critérios para serem alocado entre os 8. Vamos nos exemplos:
Sterling, inglês, treinado pelo Liverpool, é um jogador Home Grown na Premier League e Treinado na Associação na UEFA.
Nathan Aké, holandês, treinado pelo Chelsea, é um jogador Home Grown na Premier League e Treinado na Associação na UEFA.
Então o Foden e o Eric Garcia são Home Grown na Premier League e Treinados no Clube na UEFA? Não necessariamente porque eles se encaixam na categoria sub 21 (Premier League) e Lista B da UEFA, onde o jogador nascido depois de 01/01/1999 é lançado nessas categorias. O Foden na temporada 2022/23 sairá, obrigatoriamente, das listas de menores de 21 anos (ele é nascido em 28/05/2000), na Premier League será um jogador Home Grown e na UEFA, Treinado no Clube. Se o Garcia (nascido em 09/01/2001) ficasse, para ele a mudança ocorreria na temporada 2023/24 e estaria na mesma classificação do Foden, mesmo um sendo inglês e outro espanhol.
Há diferença também nessa questão da idade entre Premier e UEFA, a Premier não exige que o jogador tenha tempo de treinamento no clube, basta apenas a data de nascimento, nessa temporada todos os jogadores nascidos depois de 01/01/1999, então o Ferrán Torres (29/02/2000) é sub 21 na Premier League, mas como ele não tem dois anos de contrato desde os 16 com o City, ele é categorizado como jogador livre na UEFA.
Para falar nas sub categorias da UEFA, os clubes podem inscrever no máximo 4 jogadores Treinados na Associação e o limite é de 25 jogadores Treinados no Clube, se quiser, e tiver condições de, mandar uma lista só de crias da base maiores de 21 anos, os clubes podem enviar, difícil disso acontecer no futebol atual, mas não são proibidos. E nesses sub categorias o City, atualmente, não tem nenhum jogador Treinado no Clube e 5 Treinados na Associação, como o clube não atingiu a cota de 17 jogadores livres, tem 16, poderá, por exemplo, passar o terceiro goleiro Scott Carson para a lista dos jogadores livres.
Para fazer esse compilado, eu peguei a lista de todos os jogadores relacionados (foram 29 jogadores), podem ter jogado ou não, para partidas nossas nessa temporada, como a janela está fechada, só pode mudar se entrar um jogador da base que pode ser inscrito na Premier League se nascido depois de 01/01/1999 e, se além disso, tiver mais de dois anos no clube, pode ir para a Lista B da UEFA.
Ah, importante lembrar que na Lista A da UEFA é obrigado há ter dois Goleiros e na temporada 2018/19 com a lesão de longo prazo do Bravo, o City teve que usar uma combinação para estar dentro das regras, usou o Daniel Grimshaw como reserva e o Aro Muric na lista B, mas por que isso?
O Grimshaw já era da base do City havia muito tempo e poderia ser colocado na lista B da UEFA ainda pela idade e o Muric também, mas o kosovar não tinha completado os três anos de base no City para ser considerado um jogador Treinado no Clube, se fosse colocado na Lista A da UEFA seria como jogador Livre e, possivelmente, não lembro de cabeça, a gente já estava no limite de 17 jogadores livres, então o Grimshaw entrou na Lista A como jogador Treinado no Clube para atender o critério dos dois goleiros na Lista A, mesmo que o Muric tenha ido para o banco nos jogos da Liga dos Campeões.
Segue a lista aqui embaixo e qualquer dúvida é só deixar nos comentários.
PS: Fazer uma atualização na Lista B da UEFA, o Liam Delap não poderá ser incluído nessa lista ainda porque pelo regulamento ele precisaria ter dois anos de clube ininterrupto e ele chegou ao City no começo da temporada passada vindo do Derby County, eu imaginava que ele era da base desde cedo como Cole Palmer, por ex, esse ficou no banco da Liga dos Campeões já na temporada passada.
O Delap poderia ter sido incluso na lista A como jogador Treinado na Associação porque usaria o período dele na base de um clube sobre a tutela da Federação Inglesa de dois anos a partir da temporada que ele completou 15 anos, mas esse contingente já está acima do limite de 4 jogadores e um foi considerado jogador livre, que também chegou ao limite de 17 com essa mudança.
Uma pena para o Delap porque com os relacionados para o jogo nas partidas da UEFA pulando de 18 para 23, ele teria algumas chances de ir para os jogos, quem sabe entrar porque são 5 alterações e não apenas 3 como na Premier League.
Nenhum comentário:
Postar um comentário