Sábado o Manchester City terá um grande desafio pela frente para tentar se recuperar do começo lento que teve até agora na Premier League, o adversário será o Arsenal, quarto colocado no campeonato, no Etihad às 13:30. O jogo terá transmissão dos canais Disney (ESPN Brasil, no caso).
O City até fez bem os dois primeiros jogos na temporada, contra o Wolverhampton e Bournemouth, mas dava para notar claramente que o ritmo dos jogadores ainda não estavam nem perto do ideal por causa da falta de pré-temporada, aí veio a partida contra o Leicester, que o time foi bem até tomar o empate, depois disso a coisa despencou e o City saiu com cinco gols nas costas naquele dia. O jogo contra o Leeds foi bom, mas o nível de atuação caiu quando me pareceu faltar pernas para os jogadores e o City só voltou a jogar melhor quando o Leeds também ficou sem combustível, foi um jogo de alta intensidade. E ainda tivemos problemas físicos e de testes positivos para COVID nesse tempo, esses problemas parecem estar diminuindo em quantidade, pois em qualidade tivemos uma péssima notícia agora de manhã na coletiva do Guardiola: De Bruyne perderá alguns jogos após os jogos na data FIFA. Jogos de seleções cada vez mais causando ódios coletivos aos torcedores dos clubes.
Fora o De Bruyne, que não é coisa pequena, Guardiola avisou que todos voltaram ok e ainda ganharam ritmo de jogo como Bernardo e Cancelo, que ainda não atuou pelo City na temporada, e o Aguero já treina com o elenco três ou quatro dias, deve estar apto ao menos para ficar no banco, o quê é ótimo porque não sabemos ainda como estão Sterling e Gabriel Jesus (dito no final da coletiva que o Gabriel está fora com um problema muscular e que se forçar poderá perder mais tempo ainda, é dúvida até para a partida da Liga dos Campeões), não foram vistos nesses treinamentos, espero que eles estejam muito perto de voltar porque como começará aquela maratona de jogos qualquer tempo que o jogador ficar de fora já deve perder umas duas ou três partidas.
A dupla de zaga deverá ser mantida com Dias e Laporte, vão começar a pegar entrosamento no jogo mesmo porque tempo de treinamento vai ser quase nada nas próximas semanas, terão que se ajustar quando tiver um atacante louquinho para ir para cima deles em uma partida que valerá três pontos. Uma dúvida que acontece com o retorno do Cancelo é a lateral que ele irá jogar, ele terminou a temporada passada jogando mais na esquerda do que na direita, mesmo com Mendy e Zinchenko tendo condições de jogo. Pessoalmente, não achei também a maior maravilha do mundo, mas como os outros dois não estavam entregando futebol, talvez valha a pena insistir nessa improvisação.
O meio de campo não contará com De Bruyne e/ou David Silva algo não muito comum nos últimos tempos, como será que o técnico vai armar o time? Rodri, Fernandinho e Gundogan ou Bernardo Silva ou Foden? Eu acho que os dois primeiros vão jogar para tentarem proteger mais a nossa zaga, o Fernandinho entrou no meio da partida contra o Leeds e atuou mais livre, mais a frente. Se eu tivesse que apostar no terceiro homem do meio de campo eu colocaria o dinheiro no Bernardo Silva que eu achava que ele seria o substituto do David Silva quando se aposentasse, com o Bernardo nessa posição, nós teríamos mais mobilidade, nem Gundogan nem Foden são sinônimos de agilidade.
Pelo lado do Arsenal, o técnico Mikel Arteta poderá contar com a contratação do último dia da janela de transferências, o ganês Thomas Partey contratado junto ao Atlético de Madrid (Lucas Torreira foi na outra direção, não sei se parte da negociação ou coisas separadas). O Arsenal não sabe se poderá contar com o lateral esquerdo/zagueiro numa linha de três Kieran Tierney, ele não testou positivo para COVID num jogo da Escócia, mas ficou de fora porque teve contato muito grande com um jogador que deu positivo e assim teria que ficar em quarentena, mas classificam o caso dele como dúvida para a partida.
O último confronto entre as equipes foi pela semifinal da Copa da Inglaterra onde perdemos por 2-0 e só começamos a jogar no segundo tempo, mas não conseguimos virar ou mesmo empatar, foi a vitória da criatura sobre o criador, de Arteta sobre Guardiola e algumas semanas antes o City havia vencido os Gunners por três a zero no Etihad, o quê me dava esperança de chegar a final de mais uma competição. O Arsenal não parece ser um time tão ajustado ainda, olhando simplesmente pelos números da Premier League, marcou 8 gols e levou 5 e a única derrota veio num confronto contra o Liverpool, verdade seja dita o Mané era para ter sido expulso com 2 minutos, mas o Arteta parece estar dando esperança para os torcedores, isso é bom porque assim eles podem jogar com coragem sem ficar se escondendo na defesa.
Eu fiz um recorte dos jogos entre o Big Six da Premier League desde 2011/12, quando efetivamente City e Tottenham se confirmaram nesse grupo, já que garantiram vaga na Liga dos Campeões nos anos anteriores e City e Arsenal estão em lados opostos da tabela. O City foi o único que não fez nenhum desses confrontos na atual temporada, mas continua com uma diferença confortável para o segundo colocado Liverpool, que são os dois únicos clubes com saldo positivo nesses confrontos, com o City tendo 60 gols pró, é um time que ataca, podemos falar que é o DNA do clube?...rs
No outro lado da tabela temos o Arsenal com a menor pontuação e a pior defesa, com o saldo de gols apenas um melhor que o Tottenham, se tudo der certo no sábado, ao menos empatará com o rival londrino. Os anos finais do Wenger foram muito ruins para o Arsenal, o francês tem uma puta história no clube, mas já não conseguia tirar muita coisa e o Unaí Emery não conseguiu mudar muita coisa tanto que deu lugar ao Arteta.
Adendo: o United estava com saldo positivo, mas tomou mais um 1-6 em casa na vida, então o saldo de gols ficou como eles, vermelho.
Temporada 2020/21 inclusa |
O City precisa muito dessa vitória porque tem que ganhar moral para enfrentar o Porto no meio da próxima semana, o time entrar num círculo vicioso num momento de jogos atrás de jogos pode causar um dano muito grande para o restante da temporada. Teremos que sobreviver sem o De Bruyne, já fizemos isso uma vez, é torcer para alguém chamar a responsabilidade para si até o belga voltar, todos esperamos que seja logo.
Man City Vs Arsenal (desde 1992): Na Premier League o City tem uma sequência invicta de 9 partidas (maio de 2016 até hoje) com 2 empates e sete vitórias, sendo seis seguidas, em cinco dessas partidas, o time fez 3 gols, apenas na vitória por 2-0 no Emirates, ficamos abaixo da média. Nossa última derrota no Etihad para eles pelo campeonato foi em janeiro de 2015, numa temporada marcada pela nossa punição pelo Fair Play Financeiro.
Juiz da partida: Chris Kavanagh - fez 3 jogos na atual Premier League com 13 amarelos distribuídos e na carreira na primeira divisão foram 69 partidas, 230 amarelos e 5 vermelhos. Só apitou dois jogos do City na carreira, ambos pela Premier League, uma vitória (2-0 Sheffield) e um empate (2-2 Newcastle), os dois na temporada passada. Estranho escolherem um juiz com pouca bagagem para um jogo grande, não tem nem 100 jogos na primeira divisão, achei que seria escolhido um daqueles medalhões. Boa sorte para ele e que a equipe de arbitragem não faça cagada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário