quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Classificação na Liga dos Campeões

 Ontem depois dos jogos encerrados do nosso grupo, fiquei pensando na possibilidade de classificação bem antecipada do Manchester City e tem várias combinações que podemos sair com a vaga e a primeira colocação já após o jogo contra o Olympiacos na Grécia. A análise começa com aquela regra básica que existe no futebol: se o time A ganha do time B que ganha do C, então logicamente o time A ganhará do C, nunca aconteceu algo no futebol inesperado, que para estudo de caso chamaremos de algo inovador, que tal zebra?

Partindo disso podemos dizer que o City vencerá as duas partidas contra o Olympiacos (apenas hipótese com ironia gente, não é para ninguém ficar nervoso não) e fará 12 pontos nas quatro partidas, então preciso analisar o resultado dos jogos entre Porto e Olympique de Marselha nos dois jogos que farão em seguida. Se usarmos a mesma regra do jogo do City, o Porto DEVERÁ vencer as duas e chegará aos 9 pontos, então City e Porto estarão classificados e poderiam definir o primeiro colocado no confronto direito entre os dois na quinta rodada, mas isso nós deixamos para depois, o mais importante é ter dois jogos para rodar muito o elenco. Então vamos lá nas outras combinações de resultados do Porto contra o Olympique.

Porto vence uma e empata outra:

City teria 12 pontos, Porto, sete, Olympiacos, três e Marselha apenas 1. City estaria classificado sem garantir o primeiro lugar ainda.

Porto vence uma e perde outra:

City 12, Porto, seis, Olympiacos e Marselha três pontos cada. Mesma condição da hipótese anterior, jogo contra o Porto em Portugal seria importante para definir o primeiro lugar, mas não é garantia disso acontecer porque o Porto poderia ter vantagem nos critérios de desempate contra a gente.

Porto dois empates:

City, 12, Porto, 5, Olympiacos, 3 e Marselha,2. City primeiro lugar e jogos contra Porto fora e Marselha em casa apenas para cumprir tabela e quem sabe dar ritmo de jogo.

Porto um empate e uma derrota:

City teria 12 pontos, Porto e Marselha, 4 e Olympiacos, 3. Primero lugar garantido.

Porto duas derrotas:

City, 12, Marselha, 6, Porto e Olympiacos, 3 pontos. Seria talvez o "pior" cenário porque a vaga estaria fechada, mas a decisão de vencer o grupo poderia ir até a última rodada porque se o City perde para o Porto e o Marselha vence o Olympiacos na França, teríamos 12 pontos contra 9 e o time francês ainda poderia tomar o primeiro lugar porque o confronto direto é o primeiro critério de desempate e se eles nos vencessem diferença de quatro gols para cima ou três gols desde que seja 4-1 para cima, eles levariam a vaga. Um 3-0 de volta iria para o centésimo critério de desempate, então nisso não vou me preocupar agora.

Acho que cobri todas as opções com duas vitórias nossas e estaríamos classificados para a próxima e nos jogos restantes dariam para colocar toda aquela molecada da base que está viajando com o grupo.

E o City descansou e fez a recuperação na França mesmo e os jogadores pareciam bem animados com o tempo ensolarado na costa do Mediterrâneo, bem diferente da chuva em Manchester com a temperatura baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário