segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Notícias Manchester City - 23.12.2019

- Finalmente a UEFA liberou os valores pagos para os clubes na edição 2018/19 da Liga dos Campeões e o Manchester City foi o quarto inglês que mais faturou, mas claro porque só havia quatro ingleses. Liverpool ficou com 111 milhões de euros, Tottenham levou 101 milhões, United ganhou 93.4 m e o City 93.2 m. Não dá para discutir ter ficado atrás de Liverpool e Tottenham, ambos decidiram a final da Liga, então tenho que aceitar, agora receber menos que o United é uma vigarice.

Uma das contas para receber o dinheiro da UEFA (market pool) é referente ao que as TVs de cada país paga para transmitir e isso é transferido para os clubes desses países. Esse valor total foi de mais ou menos 600 milhões de euros na Liga dos Campeões 2017/18, agora em 2018/19 caiu para 292 m porque a UEFA resolveu criar um conta que leva em consideração o histórico dos times mais os seus 10 últimos coeficientes europeus, nessa conta foi distribuído 585 m de euros entre os 32 times sendo que o mais bem rankeado que estivesse participando levaria 32 cotas, o segundo 31 e o trigésimo segundo lugar 1 cota. O City está pior que o United nesse ranking por isso levou 24.3 contra 31 do rival. Uma diferença muito grande.

O market pool divida para um país com 4 representante uma parte do valor em relação a colocação no campeonato que o classificou mais a participação na edição que se jogava: num cenário com 4 ingleses o campeão levava 40%, o vice ficava com 30%, o terceiro 20% e o quarto 10%. O valor do market pool nunca foi divulgado pela UEFA como se chegava, mas dava uma bela grana para os campeões, como seria o caso do City agora. Mostrar um exemplo para vocês:

na edição 2017/18 da Liga, o Chelsea era o campeão inglês e caiu nas oitavas, levou de MP 40.5 m e o City, terceiro lugar que ficou nas quartas, ganhou 30.4 m. Uma diferença considerável e olha que nós avançamos mais que eles. Agora em 2018/19 o City campeão na Inglaterra e queda nas quartas ficou com 21.1 e o United vice inglês e também caiu nas quartas, 17.7 m, a diferença é menor que 4 milhões.

E para ficar mais puto ainda, os resultados na primeira fase valem dinheiro: uma vitória 2.7 m e um empate 900 mil. O City teve uma campanha de 4-1-1 e o United, 3-1-2, logo levaríamos 2.7 m a mais que eles. Mesmo assim não foi suficiente para receber mais dinheiro que eles. Tivemos melhor campanha, campeão inglês, desde 2011/12 único clube inglês de participar de todas as edições da Liga dos Campeões, mas por causa de um coeficiente que valoriza demais o passado, a gente perdeu dinheiro.

Essa porcaria da divisão do dinheiro da TV também nos prejudicou na Premier League nas duas últimas edições porque tivemos menos jogos que o United e Liverpool na TV para o Reino Unido, um dos fatores levados em consideração na hora de dividir o dinheiro.

Depois ficam reclamando do dinheiro que o Sheik pode estar colocando ou não, dos nossos patrocínios, mas o dinheiro que receberíamos por melhor retrospecto no campo é menor do que times que foram pior que o City. Eles querem formar um grupinho de elite, que mais cedo ou mais tarde o City entrará, mas por enquanto sofre com eles.

Aqui vocês podem ver a tabela completa.

- Já temos as datas de City e United pelas semi finais da Copa da Liga, já tem algum tempo, eu que esqueci de colocar por aqui:

dia 07.01 será em Old Trafford e 29.01 no Etihad. E está rolando uma treta entre os torcedores dos dois times com os clubes. Aparentemente os clubes chegarão a um acordo que os visitantes receberão 3 mil ingressos, número bem menor que os 10% que a regra da Copa da Liga fala em relação aos visitantes. Em OT daria uns 7 e pouco e no Etihad, 5 e tanto.

A confusão com o arremesso de garrafas no Etihad nesse mês deve ter contado para isso e jogo de mata mata é bem mais tenso. Só que eu acho que clubes e polícia deveriam agir para conter qualquer tipo de violência porque daqui a pouco vão pedir torcida única nos estádios ingleses e é algo que não está dando certo no Brasil, como os últimos jogos tem mostrado, quem quer confusão, vai arrumar confusão, tem que tirar essa pessoa do estádio.

- Pintou uma especulação legal para o City, um zagueiro. Unai Nuñez do Athletic de Bilbao, aquele time que nos deu o Laporte. Não conheço o jogador, tem apenas 22 anos e uma multa rescisória de £ 25.7 milhões. Na moral, se esse cara for bom, está de graça, menos de £ 30 milhões no mercado atual é troco. Começar a ver jogo do Bilbao;

- Um jogador do City está muito perto do adeus, mas não é ninguém que sentiremos falta: Benjamim Garré da base pode estar voltando para a Argentina. Alguns jogadores do clube, principalmente da base, começaram a se despedir dele em rede sociais e ele poderá jogar ao Racing com o City ficando ainda com 25% de uma futura transferência.

A chegada dele ao City foi problemática porque um clube argentino acusou o City de aliciá-lo, ficou um embrolho com possibilidade de punição de transferência na gente, mas a FIFA deu ganho de causa a nosso favor. Ele chegou a treinar com o time titular em algumas oportunidades, fez pré temporada, mas nem no banco ficou em jogos oficiais.

- Tem uma especulação que o João Cancelo pode ir emprestado para o Valencia, mas isso é notícia na Espanha, na Inglaterra o pessoal acha difícil de acontecer por causa da situação do elenco atual, curto com as lesões. Acho um erro liberá-lo assim, não dá para abrir mão não e ele que lute por uma vaga no time titular;

- Guardiola deu a coletiva hoje para o jogo de sexta porque o time terá descanso nos próximos dias, só vou falar do jogo na quinta. Para destacar algumas informações de hoje: D Silva não treinou, Stones dificilmente será relacionado e o Aguero não deverá começar como titular ainda. Aqui eu faço um adendo porque o time jogará logo depois contra o Sheffield e esse é um time novo para ele marcar na Premier League, então tem que estar bem para marcar mais um X em adversário que ele fez gol. Como não canso de dizer, somente o Bolton evitou e evitará porque está rumo a quarta divisão.

- Na última rodada da quarta divisão o Port Vale ficou no empate em 1-1 contra o Cheltenham e está na décima posição. O gol do Vale foi marcado por um jogador adversário. Eles tem mais três jogos antes de enfrentar o City e como é inverno na Inglaterra é possível que algum desses jogos seja cancelado por causa das condições do gramado, menos mal que o jogo entre nós e eles pela Copa da Inglaterra será no Etihad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário