terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Copa da Liga - Oxford United Vs Man City

Na luta para garantir uma vaga nas semi finais da Copa da Liga Inglesa, o Manchester City voltará a Oxford, onde já jogou na temporada passada, para enfrentar o Oxford United, time da terceira divisão. O jogo está marcado para às 16:45 dessa quarta feira e terá transmissão dos canais ESPN. O sorteio da próxima fase será realizado ao final do nosso jogo e espero estar dentro dos times a ser escolhido.

Na temporada passada o jogo contra o Oxford foi mais cedo, aconteceu na terceira rodada, a primeira partida que jogamos pela Copa, jogaremos a terceira amanhã. Foi um confronto bem tranquilo num estádio aconchegante onde atrás de um dos gols não há arquibancada, apenas um estacionamento, alguns torcedores foram filmados em cima dos carros para pode acompanhar a partida. Deverá estar mais frio nessa quarta do que no meio de setembro de 2018, então não sei se o pessoal irá arriscar. Guardiola pode colocar um time com misto com jogadores que eram menos utilizados e três da base: o goleiro Muric, o atacante Diaz e, é claro, Phil Foden que tem boas recordações.

Foi no estádio Kassam que Foden marcou seu primeiro gol profissional e participou ativamente dos outros gols marcados por Gabriel Jesus e Mahrez. Naquele dia ele brilhou e animou todos os torcedores do Manchester City com o futuro que se anunciava e acredito que terá mais uma chance para essa partida, apesar do Guardiola ter achado que ele não tinha mais pique antes dos 60 minutos contra o Arsenal, tinha sido a segunda partida dele em sequência. Como é mais jovem que os demais, se recupera mais rapidamente e deve estar apto para jogar os 90 minutos

Outro jovem que deve ganhar mais minutos é o Eric Garcia, já passou a ser regular no elenco que compõe o time nos dias de jogos e essa é uma grande oportunidade para ganhar mais experiência como contra o Dinamo na semana passada e chance do Fernandinho ter um descanso. Ontem o City liberou um vídeo onde o Stones já corria no gramado, apenas acompanhado de alguém da comissão, jogadores que atuaram no final de semana deram aquelas voltas mingué e quem pouco ou não jogou fez um treinamento mais sério. Só me rola uma dúvida se o Otamendi será o companheiro dele porque tem feito jogos em sequência, afinal é o único zagueiro que temos em condições. São quase quatro jogos jogando o tempo todo, então poderia ser legal, rodar o elenco e dar uma mais chance ao Taylor Harwood-Bellis, Otamendi terá que jogar contra o Leicester, então pode ser útil poupá-lo também.

A dupla formada por Garcia e THB foi bem contra o Preston no primeiro jogo da Copa e também tiveram seus minutos juntos contra o Dinamo. Pessoalmente não vejo problema colocar os dois em campo, deixa um dos profissionais no banco porque se der insegurança na zaga ele poderá entrar no  lugar de um deles. Na segunda partida da competição foi a vez de Tommy Doyle ganhar sua primeira oportunidade no time profissional, jogou como primeiro homem do meio de campo, foi bem, mas sua real posição é um pouco mais a frente, mais na criação. Seria legal vê-lo entre os titulares novamente, mas agora com a liberação do departamento médico de alguns jogadores deve ser mais raro ver um jogador da base no elenco.

Essa é uma ótima chance de colocar o Zinchenko para jogar, ele já entrou nas últimas duas partidas, acho que já é possível tê-lo em campo desde o início, mas eu não jogaria com ele de lateral, nessa posição colocaria o Angelino mesmo porque o Mendy jogou os dois jogos anteriores e todos temos dúvidas sobre seu estado físico. Jogaria com o ucraniano mais a frente ao lado do Foden para aproveitar a ausência do D Silva. Atrás deles ou Gundogan ou Rodri, não tenho preferência e os dois ainda não estão numa sequência longa de jogos.

Para poupar Sterling, jogaria com Mahrez e Bernardo Silva nos lados de campo, os dois estão bem abaixo do futebol que apresentaram na temporada passada, talvez pegar um adversário mais tranquilo possa servir para impulsionar a moral e eles nos ajudarem bastante nos próximos meses. Acho que a maior questão é sobre usar ou não o Gabriel Jesus nessa partida, ele tem sido o titular desde a lesão do Aguero e deverá ser assim contra o Leicester no final de semana. Não questiono a sua titularidade por causa do volta do Aguero aos treinos, nem acho que o argentino deva jogar os 90 minutos tão logo voltou de lesão, apenas a dúvida porque são muitos jogos para suprir a ausência do outro atacante.

Ausência certa para mim será a do goleiro Ederson pois ficou de fora nas duas partidas da Copa e ele postou uma foto segurando um bebê recém nascido. Como não acho que ele seja um ladrão de bebês, deve ter virado papai mais uma vez, então vai ficar junto da família nesse bom momento. De acordo com o quê eu pesquisei agora na internet, o pai na Inglaterra tem direito a duas semanas de licença, no caso paternidade, e receberá por semana ou £ 140.98 ou 90% da sua média semanal salarial, o que for mais baixo. De acordo com meus cálculos apurados um jogador titular de um time de primeira divisão na Inglaterra deve receber mais que £ 141 por semana, sem margem de erro. Acho que volta aos treinamentos antes dessas duas semanas.

O Oxford United está apenas na oitava colocação da terceira divisão, fora da disputa dos play-offs no momento, mas com um jogo a menos e um ponto a menos também em relação a essa última vaga. Perdeu para o Milton Keynes Dons, fora de casa, na última rodada, esse time é o primeiro dentro da zona de rebaixamento com 17 pontos, os outros três são o Southend United com 7, o Bolton com apenas 2 após começar o campeonato com menos 12 e o Bury que foi expulso por não apresentar soluções para os seus problemas financeiros. Ou seja, o Oxford perdeu para um time que poderia estar pior se dois times não estivessem com tantos problemas fora de campo e não sei como anda a vida do Southend.

O time que entrou em campo contra o MK Dons parece ser o time titular, só o goleiro que tem menos jogos que o outro, mas esse com mais jogos, Simon Eastwood, está ausente tem duas rodadas. O Oxford foi sorteado para jogar em casa em todas as partidas da Copa da Liga, inclusive contra a gente, e venceram o Peterbourough United por 1-0, passaram nos pênaltis após 2-2 contra o Milwall, socaram o West Ham (!) por 4-0 e avançaram nos pênaltis depois do empate em 1-1 contra o Sunderland. Impressionante essa vitória sobre o West Ham.

Do time que enfrentou o City ano passado teremos muitas mudanças, 10 atletas não fazem mais parte do elenco. Eles recebem muitos jogadores emprestados de divisões maiores, isso ajuda na folha de pagamento do Oxford porque ou o salário, baixo, é dividido ou integralmente pago pelo clube emprestador.

Não deveremos ter grandes problemas contra o Oxford não, é só não entrar com soberba e jogar o que sabemos jogar que levaremos essa partida nos noventa minutos para ficarmos no aguardo de quem será nosso adversário numa eventual semi final que tem data para acontecer: primeiro jogo 7/8.01 e partida de volta 28/29.01.

No único jogo das quartas dessa terça feira o Aston Villa bateu o Liverpool sub 23 por 5-0. Não tem muito tempo eles fizeram a final contra o United, mas perderam. Fui olhar o ano desse decisão e vi que o Oxford United já foi campeão da Copa da Liga em 1985-86, ganharam do QPR na final, então o confronto de amanhã reunirá 7 títulos em campo.

Man City vs Oxford United (desde 1992): 






Jogadores suspensos: não há.

Jogadores pendurados: não há. E os cartões serão zerados após as quartas além disso tem uma informação no The Sun que nenhum jogador perderá a final por ter dois cartões, mas como o tópico está junto do tópico da Copa da Inglaterra pode haver confusão pois a Copa da Liga tem dois jogos na semi e na Copa da Inglaterra apenas um em Wembley.

Juiz da partida: Andrew Maddley. Será a estreia em jogos do Manchester City.

Nenhum comentário:

Postar um comentário