sábado, 7 de dezembro de 2019

City desiste do tri.

Com o resultado de hoje, derrota em casa para o Manchester United por 2-1, o Manchester City ficou a 14 pontos do líder Liverpool e agora é assegurar a vaga na Liga dos Campeões seguinte ou pelo campeonato ou pela própria competição, o título a gente pode esquecer não apenas pela distância, mas pelo o quê estamos jogando (ou não) e pelo que o Liverpool vem fazendo. Otamendi fez nosso gol nos minutos finais para dar uma ânimo, infelizmente não sai o empate, que já seria ruim.

A primeira coisa a se falar e a mais importante é sobre a atitude de, até o momento, de um torcedor do City que fez ofensas raciais em direção ao Fred em jogada perto de escanteio. O clube tem as imagens, agiu rápido para liberar uma declaração sobre esse caso da racismo, e sendo provado (todos tem o direito a um julgamento por mais clara que sejam a evidência) ele será banido pela vida de entrar no Etihad. Pessoas assim não tem que ser aceita na sociedade, podem tentar comparar ao caso do Bernardo, para mim são casos completamente distintos: um acho que era apenas uma brincadeira  (estúpida) entre amigos, com intenção de zoar, era uma brincadeira errada e tem que fazer o jogador entender o porquê era errada. O de hoje o torcedor quis ofender um ser humano por sua pele, para mim mostrou um ódio, não acho que tem recuperação uma pessoa assim.

Outra coisa a se falar é sobre o ambiente do jogo que foi diferente, a torcida jogou com o time no começo da partida, foi bem diferente daqueles silêncios habituais do Etihad. Só que os jogadores não corresponderam e o United teve três chances de abrir o marcador antes do pênalti, Ederson nos salvou, foi o melhor em campo. Eu reclamei no começo que o Bernardo deixou o Walker muito isolado, tava rolando muita jogada em cima dele e o Bernardo não foi fazer a dobra com ele, achei estranho o Bernado correndo mais pelo meio na defesa, ele está muito abaixo do nível da temporada passada, não acho que seja um one season wonder, temos que entender a razão porque ele não consegue produzir tanto.

A nossa defesa está muito exposta, há um buraco entre a defesa e o meio de campo que deixou qualquer ataque mais rápido contra a gente bem perigoso. Eu tinha falado que o Angelino tava no zero a zero comigo, mas hoje foi para o débito tranquilamente, sofreu com o Daniel James do seu lado, só na velocidade, não sabia que era tão lento assim o espanhol, e não foi bem no ataque também. No segundo gol ele poderia ter se jogado com mais coragem na bola como os jogadores do United estavam fazendo em todos os lances e como todos os times fazem contra a gente. Ali o Rodri também deu um mole, tomou um drible tão simples, bobo do Martial e o Fernandinho saiu para fazer a cobertura, não hora porque isso.

Os lances dos pênaltis: do McTominay, a bola bateu no braço depois de ter estourado na perna, por mais que eu quero que o juiz colocasse na marca não iria acontecer. O do Fred eu achei que foi, ele cai para impedir, mas deixa o braço, a bola iria passar por ele se não fosse o braço. Essa regra de que braço de atacante não vale nunca, mas para a defesa tem que analisar é foda, a Laporte contra o Tottenham tinha menos intenção que o Fred hoje e nosso gol foi anulado. Agora do United me irritou muito.

Primeiro que eu acho que o Bernardo foi colocar o corpo na frente para o Rashford não passar, cena que a gente vê várias vezes na partida e o juiz manda seguir, dá para ver claramente isso na TV e o quê me deixou mais puto ainda foi que o juiz mandou seguir, foi o VAR com o Michel Oliver que não conseguiu ver braços em Anfield nem no Etihad, que analisou e falou foi pênalti, possivelmente em câmera lenta, e o juiz aceitou. Como assim, por que o Taylor não foi checar já que poderia ser criticado é ele? O uso do VAR na Premier League está sendo bem preocupante, o juiz de fora pode apitar o jogo.

No segundo tempo o jogo foi todo no campo dos caras e a gente só conseguiu fazer o gol com um escanteio cobrado e Otamendi testando para dentro, ele apenas entrou em campo porque o Stones sentiu uma lesão, ou seja, mais um para o departamento médico. Quando vi a escalação já achava que Otamendi e Garcia seriam usados na quarta na Croácia, agora mais do que nunca o Fernandinho tem que ser poupado, se bobear até o Otamendi, vai saber quanto tempo o Stones ficará de fora.

Mahrez ainda teve uma puta chance, mas o De Gea salvou, a bola passou no meio de umas trezentas pernas de jogadores do United, mas mesmo assim o goleiro conseguiu achar a bola e impedir o gol. Também teve uma jogada, ainda no 2-0, que o De Bruyne iria mandar o De Gea para dentro do gol e tudo mais, só que o Lindelof se jogou para impedir e tirou com o pé antes da bola chegar no goleiro, os caras estavam muito concentrados e focados para vencer.

O Gabriel Jesus foi mal, acho que só teve uma única grande chance e não aproveitou. No primeiro tempo o De Bruyne colocou na cabeça dele muito perto da pequena área, ele errou a cabeçada, o peixinho, e mandou para fora. Cara, não dá para perder dali e o Mauro Cesar ainda fala que ele fez bem, tentou tirar do goleiro. Não! Se você está ali naquela posição, só faz bem se colocar na rede, contra o Crystal Palace ele marcou de ombro, jogada parecida. O Gabriel tem que melhorar esse tempo de bola para cabecear.

Como já falei, o título já foi, agora é focar nas três outras competições, principalmente na Liga dos Campeões, e sempre se manter entre os quatro na Inglaterra. Eu estou bipolar sobre esse jogo de quarta contra o Dinamo, depois da partida de hoje queria colocar todo o time titular, ou o que seria titular hoje, para eles suarem sangue e entrarem no ritmo, mas com mais calma talvez seja melhor descanso para ninguém mais se lesionar. Deve ser um jogo para começar colocar o Zinchenko, quem sabe no meio de campo, Mendy ou Angelino para esse jogo tanto faz, dar chance para o Foden desde o início e pensar com calma na zaga. Acho importante dar descanso para o De Bruyne e Sterling, esse caiu bem de produção.

Colocar a cabeça no lugar e pensar que esse ano pode ser pensar na Liga dos Campeões, o problema que o Liverpool está tão a frente que eles poderão focar também. Leicester, contamos com vocês para fazerem uma graça.

Só um adendo, fui ver a classificação do grupo do Liverpool e eles podem ficar de fora da próxima fase, apesar de estarem na liderança no momento. Se perderem de forma simples para o RB Salzburg  na Áustria e o Napoli vencer o Genk na Itália. Se houver uma vitória do RB por até 3-2 ( o Liverpool venceu em Anfield por 4-3) e um empate do Napoli, me parece que teremos um tríplice empate e o Liverpool perderia no confronto direito para os dois. Procurar saber melhor, mas se for isso, a vida deles não está boa não.

Informações da partida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário