A dificuldade no campeonato inglês não para para o Manchester City, depois de pegar o Manchester United e o Arsenal, agora enfrentará o Leicester (segundo colocado) nesse final de semana, no sábado, às 14:30 com transmissão dos canais ESPN e na rodada seguinte, a do Boxing Day, visitará o Wolverhampton, que nos venceu no Etihad e faz uma boa campanha para um time que tem que se equilibrar entre campeonato e Liga Europa.
A grande notícia do dia foi o adeus de Mikel Arteta, braço direito do Guardiola, que assinou para ser técnico em definitivo do Arsenal, não tem como impedir uma transferência dessa apesar da importância que ele recebeu do Guardiola e do City, mas é um degrau que sobe na carreira, passar a ser o treinador principal, li há pouco que por causa da profissão da esposa, ela morava em Los Angeles com os filhos e ele morava sozinho num apartamento em Manchester, quem visitava ele falava que a casa era cheio de desenhos de esquema de jogo. Parece ser um cara muito inteligente e aficionado por futebol, boa sorte para ele e que tire uns pontos de Liverpool e Leicester no caminho. A partida entre City e Arsenal no Etihad, como eu previa no post anterior, foi alterada para o dia primeiro de março, sujeito a classificação nossa para a final da Copa da Liga que acontecerá nesse mesmo dia.
A boa notícia de hoje foi a confirmação pelo treinador que Aguero e Stones já começaram a treinar com o elenco, o Aguero há mais tempo, então já podem estar à disposição dessa partida de sábado. Por outro lado David Silva ainda não voltou a treinar e pouco tem se falado do problema dele, já são três partidas que ele não jogou, se confirmada a sua ausência será a quarta vez fora. Não parece ser algo tão simples.
Enfrentar esse Leicester não será tão moleza como eu gostaria, o time parece estar mais encorpado do que aquele que nos fez sofrer na temporada passada até o Kompany achar aquele chutaço de fora da área. Não teremos esse belga em campo, teremos aquele outro que parece ser de outro mundo. Kevin De Bruyne passou grande parte da temporada passada fora de ação, não esteve em campo nesse jogo diante do Leicester e depois do grande jogo que ele fez contra o Arsenal nossa esperança reside ainda mais nele.
Com muitos jogadores abaixo do nível da temporada passada, está cabendo ao De Bruyne o papel de liderança técnica quase que exclusivamente. Não temos o Sané por lesão, Bernardo e David Silva não estão entregando como na temporada passada, o Gundogan vez está como armador vez está com volante e o Mahrez não evoluiu da primeira temporada para a segundo como alguns casos que aconteceram de jogadores na mão do Guardiola, então De Bruyne está sendo o cara a nos levar para frente. Havia começado muito bem a temporada, pronto para quebrar o recorde de assistência, mas só conseguiu chegar a décima depois de uns sete jogos travado em nove, ainda está bem posicionado para passar da marca de 20 do Henry pois tem a metade delas antes da metade do campeonato. Estou esperançoso que ele consiga construir um bom momento em cima dessa grande atuação contra o Arsenal.
Muito dos jogadores que foram poupados contra o Oxford vão voltar ao time principal não apenas o De Bruyne. Fernandinho voltará a fazer dupla de zaga com o Otamendi, mas eu não ficaria nenhum um pouco surpreso do Eric Garcia ser usado nessa partida, apesar de algumas falhas por falta de experiência, ele parece se entender melhor com a bola, fica mais calmo com ela do que o argentino. É uma aposta pesada porque com a volta do Stones é capaz do Garcia nem ficar no banco. Esse moleque vai ter futuro bom e nos poupará de gastar milhares de libras em dois zagueiros nas próximas janelas, um me parece certo.
Pode ser que esse seja o último jogo grande que o Gabriel Jesus seja titular como atacante, na ponta esquerda poderia até dividir o mesmo time com Aguero, então ele tem que fazer valer. Foram sete jogos dele no time com cinco gol, uma média realmente boa, acho que se existe uma coisa a contestar seria que os gols foram marcados em apenas dois jogos, ficou me parece que faltou um pouco de regularidade, mas quero deixar claro que todos os 5 gols dele foram importantes.
O Leicester tem o melhor saldo de gols da temporada, com mais 29, um a mais que Liverpool e City. A defesa é a melhor dentre os 20 times da Premier League com meros 11 gols sofrido e o ataque é bom com 40 gols (nosso é o melhor com 47) e o Vardy artilheiro com 16 gols, cinco a mais que o segundo. Essa é apenas uma das ameaças deles, tem o Maddison, Barnes, Tielemans, Chilwell e na zaga Schmeichel, Söyüncü, Evans com uma coleção de partidas sem tomar gol.
Tem tudo para ser um ótimo jogo e nós temos que jogar futebol, colocar pressão neles, não deixar respirar e tomar muito cuidado com a velocidade e disposição do Vardy nos contra ataques, essa parte vai ser um pesadelo dele dividindo no corpo com o Otamendi, é bom sempre alguém ficar na sobra, acho interessante o Walker ser titular porque é rápido e poderá ajudar a defesa contra os atacantes do Leicester que se aproveitarem de uma saída rápida.
Uma vantagem que podemos levar para esse jogo é o fato do Leicester ter jogado contra o Everton pela Copa da Liga com o time principal na quarta feira, enquanto pudemos poupar contra o Oxford no mesmo dia e o jogo deles foi direito para os pênaltis, uma tensão a mais. Espero que o desgaste cobre alguma coisa porque qualquer ajuda lícita é bem vinda.
O líder do campeonato está com uma dose de sorte gigante! Não jogará nesse final de semana pelo campeonato inglês e sim pela final do Mundial da FIFA e de forma nenhum pouco surpreendente terá minha torcida, não sei o porquê, a partida começará na mesma hora do nosso jogo, será que os vizinhos ficarão confusos com os gols que gritar? Vai que a TV deles tem delay. No final de semana que o Liverpool poderia ver dois dos seus "concorrentes" ao título diminuírem a vantagem, eles se enfrentarão, então ou só um se dá bem ou o Liverpool comemora duas vezes. Uma vez esses putos terão que comemorar e espero muito, mas muito mesmo que seja em Doha.
É isso, joguinho no meio da tarde de sábado, dará tempo de vocês irem no shopping comprar meu presente de Natal, qualquer dúvida sobre tamanho, preferência e meu endereço entrem em contato que eu passo, mas se acharem isso muito pessoal, podem transferir o valor para minha conta, o quê agradar mais vocês.
Man City Vs Leicester (desde 1992): Com Guardiola no comando foram 8 partidas com 4 vitórias, 2 "empates" e duas derrotas. Os dois empates foram na Copa da Liga que avançamos nos pênaltis. Dará para enfrentarmos eles por uma terceira vez em três temporadas na Copa se ambos passarem dos seus adversários nas semi finais, mas aí o empate não será em Leicester e sim em Londres.
Jogadores suspensos: não há.
Jogadores pendurados: Rodrigo, B Silva e Sterling (4 cartões cada). Fernandinho, Walker e Ederson tem três cada um e se não tomarem ou contra o Leicester ou Wolverhampton na metade do campeonato estão livres para tomar mais 6 antes de nova suspensão.
O Gundogan com seis Tarjetas Amarillas tem que segurar até o fechamento da trigésima segunda rodada e evitar mais 4 cartões amarelos para não ser suspenso por dois jogos. Meu palpite? Vai conseguir não.
Juiz da partida: O interminável Mike Dean. Ele apitou 71 jogos nossos, inclusive na segunda divisão. Tem 3 jogos entre o City e Leicester na carreira com uma vitória, um empate e uma derrota. Foi o Dean que apitou os dois jogos entre os times na Premier League passada: 2-1 Leicester fora e 1-0 City com gol do KOMPANY no Etihad. Acho que ele tem manter a tradição e apitar para o time mandante vencedor.
Na Premier League 2019/20 apitou 13 jogos com 55 amarelos e 2 vermelhos, na questão dos amarelos é o segundo e perdendo feio para o Anthony Taylor com 68.