domingo, 1 de setembro de 2013

Janela de Transferências

A janela de transferências na Europa termina nessa segunda feira e o horário limite para a Inglaterra é de 11 horas da noite, sete horas aqui no Brasil. Se os trâmites começarem antes do fechamento e os clubes conseguirem provar, o jogador ainda poderá se inscrito. E como o foco nesse blog é o Manchester City, aqui vai algumas negociações que podem ou já aconteceram no final dessa janela.

O clube já foi atuante nesse período, agora a expectativa é de muitos jogadores saírem do clube, seja por empréstimo ou em definitivo, apenas um chegar (não tem especulação de mais gente) e muitos jovens jogadores irem para times menores da Inglaterra para ganharem experiência entre os profissionais. Vamos começar pelas chegadas.

O maior problema do elenco atual é a defesa e uma tentativa de diminuir isso é a contratação do argentino Martín Demichelis, 32 anos, com quem Pellegrini trabalhou no Málaga na última temporada. O jogador está no Atlético de Madrid e o City foi lá para contratá-lo. O jogador já foi visto em Manchester para fazer os exames médicos, o valor de contratação de £ 4 m, com duração de 2 anos e £ 18 mil por semana. Salário bem mais realista do que o City costuma pagar. Provavelmente será anunciado amanhã. Agora pela porta de saída.

( Demichelis acabou de ser anunciado no site do clube, camisa 26 e contrato de dois anos)

Gareth Barry está no seu último ano de contrato com o Manchester City, não vem sendo relacionado nem para o banco nas três primeiras partidas do campeonato inglês. O salário dele é muito alto, foi contratado na época que não havia restrições de gastos e agora há a necessidade de se diminuir a folha salarial do clube. O Everton aparece como opção, sendo por definitivo ou mesmo por empréstimo. Na primeira opção o City pagaria um valor de £ 1.5 m para o jogador e na segunda, pagaria 40% do seu salário. Gostaria que ficasse no clube, ainda mais com esse problema do nosso meio de campo proteger pouco a defesa. Ele e Yaya formaram uma boa dupla, só que não está no plano do técnico.

Outro meio campista que o City deve perder nas próximas horas é Abdul Razak, só não se sabe se é um "Adeus" ou "até logo". Ele já usou seu twitter para avisar que estava fazendo exames médicos na Rússia, não falou o time, e está na espera do visto de trabalho. O nome de clube mais ventilado é o Anzhi, depois de fazer sua liquidação de verão, está atrás de jogadores mais baratos. A especulação é que o jogador seria emprestado por seis meses com opção de compra.

O Anzhi está na Liga Europa, se ele for mesmo por empréstimo e voltar em janeiro pode ser uma boa porque assim o jogador vai ganhar experiência em um campeonato de primeira divisão e jogos de competições internacionais, ele já joga por sua seleção, e ainda é muito jovem. Vai completar 21 anos em novembro.

Dois jogadores da base foram emprestados, Reece Wabara e Albert Ruznak. Wabara é sempre emprestado e está em seu último ano de contrato. Primeiro fez um contrato de um mês com o Doncaster Rovers, da segunda divisão, de Paul Dickov, que já tinha o treinado no Oldham na temporada passada, e nesse final de semana assinou uma extensão até o final de janeiro de 2014. E aposto quando chegar mais perto vão emendar esse contrato até maio e ele irá sair de graça para onde o Dickov for.

Já Ruznak parece ter mais potencial. Ainda sem jogar uma partida oficial pelo time principal, o eslovaco foi emprestado até janeiro de 2014 para o Oldham Athletic da terceira divisão. Ele já fez sua estréia no time ao jogar trinta minutos vindo do banco na derrota para o Tranmere Rovers. Ele vinha bem no time EDS, fazendo alguns gols. Não sei se poderia jogar a Liga dos Campeões para novos, é uma competição sub 19. Se ele realmente entrar em campo pelo Oldham, é vantajoso para o City. Para não ser usado nunca é melhor ficar treinando com o Patrick Vieira.

Segue um vídeo dos melhores momentos do time EDS na sua primeira vitória na EPL sub 21. 3-0 sobre o Everton, gols de Ruzak (2) e Marcos Lopes. O ritmo da base é totalmente diferente dos profissionais, é muita correria, jogo aos 220 volts:

City EDS v Everton: Match highlights

Após o fechamento da janela, a liga inglesa ainda permite o empréstimo de jogadores para times de divisões menores, então alguns jogadores da base podem ir ganhar experiência na segunda, terceira ou quarta divisão. E nos próximos dias o City divulgará as duas listas de até 25 nomes de jogadores para o campeonato inglês e a Liga dos Campeões.

Uma coisa que eu gostaria de fazer uma observação: se a saída do Razak for mesmo em definitiva, o planejamento de jogadores da base para formar o time principal vai retroceder ainda mais. Os principais nomes para fazerem parte do elenco eram o Suarez, Razak, Guidetti e Rekik. O primeiro não é mais jogador da clube, o segundo pode seguir os mesmos passos, o sueco, a gente não sabe quando vai poder contar com ele e o Rekik, esse sim, está bem na Holanda, mas será que volta? Ele é a grande aposta do Vieira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário