domingo, 19 de agosto de 2012

Vitória no sufoco!

A temporada 2012/13 abriu do mesmo jeito que fechou para a gente a última: vitória de 3-2 em casa depois de dois vira-vira. Se for assim na temporada inteira, bateremos o recorde de infartes fulminantes. Os gols foram marcados por Tevez, Dzeko e Nasri. A nota triste foi a saída antes dos vinte minutos do nosso artilheiro Sergio Aguero.

Ele disputou na corrida com o jogador do Southampton e seu marcou tirou a bola num carrinho legal, mas, infelizmente houve um enrosco e o joelho do argentino pareceu ter virado. Ele teve que sair de maca e os médicos ainda irão o avaliar para saber a gravidade da lesão. Esse jogo também contou com a estréia de Jack Rodwell, ele participou dos 90 minutos.

Achei que Mancini forçou a colocar o jogador em campo de cara. Ele chegou há pouco tempo, ainda não tinha se enturmado com o elenco e fez uma partida típica de Barry, aquela nota seis clássica, mas falhou feio no segundo gol do Southampton, ao errar um passe e deixar o adversário puxar um contra ataque. Pessoalmente, acho que seria melhor ter começado com Nigel de Jong, iria fazer a mesma função que Rodwell e já conhece o estilo de jogo do time.

O primeiro tempo foi bem fraco, não criamos grandes jogadas, ficamos trocando muitas bolas. E para piorar ainda perdemos um pênalti cometido em Tevez e batido de forma horrível por Silva no meio do gol. O espanhol bem abaixo do que a gente espera dele e ainda não aguenta jogar os 90 minutos. Mas o gol ainda saiu no primeiro tempo. Num belo passe de Nasri, Carlitos, em posição bastante duvidosa, ficou cara a cara e abriu o placar. O Southampton não mudou a postura e eventualmente ia para o ataque.

O começo do segundo tempo me deu a impressão que a coisa iria deslanchar, perdemos umas três grandes chances, só que deixamos o time do sul empatar. Numa bate rebate, a bola sobrou para o atacante que havia acabado de entrar e num belo chute de curva, Hart não pode fazer nada a não ser buscar a bola no fundo das redes. Aquelas chances perdidas faziam falta nessa altura do jogo. Continuamos a jogar no campo deles e num escanteio a favor, a virada deles saiu.

A bola havia sobrado para o estreante Rodwell que foi abrir na direita telegrafou o passe e o Southampton saiu em massa para o nosso campo. Num chute bem parecido com o primeiro, a bola passou por debaixo das pernas de Clichy e Hart não conseguiu alcançar. O número um da Inglaterra não fez nada no jogo, mas nas duas bolas que chutaram em direção ao seu gol, ele não teve chance de fazer as defesas. Para a infelicidade dele e nossa também.

Mancini demorou muito a mexer. David Silva esteve mal no jogo e só após a virada, nosso treinador resolveu tirá-lo para colocar Balotelli, que não colocou fogo na partida também. Coube a Dzeko, como em 13 de maio, empatar o jogo em 2-2. Numa bola que sobrou para ele após escanteio, ele fuzilou o gol adversário. Vale abrir um parenteses sobre a forma de Dzeko jogar.

O ataque titular de Mancini hoje é Tevez e Aguero. Quando o bósnio joga com Kun, ele fica mais fora da área, eu acho um desperdício. Aguero tem tanta qualidade dentro como fora da área, para Dzeko seria melhor ficar mais fixo. Eu achei que com a dupla Tevez e Dzeko, isso aconteceria, mas ele continua a jogar buscando jogo. Dzeko não é o cara mais técnico do mundo, mas eu acho que se o City vendê-lo para outro time, seria uma idiotice. Espero que seja só especulações porque ele é muito útil para a gente. Ainda mais agora que teremos que esperar o resultado da avaliação dos médicos sobre Aguero.

O City conseguiu a virada após um levantamento para a área e o zagueiro "amigo" do Southampton tirou de cabeça para os pés de Nasri que cara a cara com o goleiro não perdoou e garantiu nossos três primeiros pontos nessa campanha de defesa de título. A próxima partida será no domingo que vem contra o Liverpool em Anfield Road. Os "Reds" perderam na estréia para o West Brom por 3-0 e Daniel Agger não poderá jogar porque foi expulso na 1ª rodada.

O Bolão da Premier League já está valendo. E para saber como estão os apostadores, cliquem em RESULTADOS . Está aberto para todos participarem, basta ler as REGRAS e baixa a PLANILHA MATRIZ . E como diz aquele cara dos infomerciais, e não é só isso.

Também é possível ver a CLASSIFICAÇÃO E JOGOS realizados, além de ver as ESTATÍSTICAS do time em 2012/13. Todos esses serviços tem fácil acesso, é só entrar nas suas respectivas páginas que ficam no cabeçalho do blog.

8 comentários:

  1. Mesmo o Mancini ganhando a Premier você ainda continua cornetando o treinador.

    Ele mexeu na equipe aos 70 minutos, havia 20 minutos para o Balotelli que não jogou um minuto sequer na Pré-temporada e não está bem fisicamente tentar algo.

    "In Mancini we trust"

    ResponderExcluir
  2. Só o Balotelli poderia entrar? O Milner não? Estranho isso

    ResponderExcluir
  3. Qual a diferença tática o Milner traria a equipe?

    Eu só acho que você está sendo litle bite harsh com o Mancini, cornertar no primeiro jogo da temporada é meio complicado.

    Gosto muito dos seus post, sempre cheio de informações, mas os pós-jogos sempre tem algo que o Mancini não te agrada.

    Na temporada 10/11 eu era muito critico ao Mancini porque considerava a equipe muito defensiva, mas depois que passei a conhecer mais o treinador e ver que ele não se acha o The Only One, que trabalha somente em prol da equipe mudei um pouco minha visão.

    Naquela temporada o Platt disse numa entrevista assim: Conheço o Mancini desde da época de Sampdoria, ele tem uma visão e não vai mudar por conta de ninguém, ele acredita que dessa forma a equipe vai crescer e assim ele vai fazer.

    No temporada 11/12 Platt respondeu ao mesmo repórter sobre o time ofensivo do City: na temporada passada tínhamos uma pressão para ganhar um título, classificar para a UCL, e precisávamos formar uma equipe, então fomos cautelosos. Agora essa pressão se foi, então podemos soltar a equipe e com os jogadores que agora temos não tem como sermos defensivos.

    Você conhece o Mancini mais de 2 anos e ele sempre foi assim, ele não faz uma substituição antes dos 70/75 minutos, ele acredita na equipe até o fim, então não adianta bater nessa tecla, eu acho que as vezes ele deveria mudar mais cedo, mas não vou me estressar porque não vai adiantar, e também porque na maioria das vezes deu certo e ele tem credito.

    Mesma coisa sobre o 3-5-2 que você não gosta e tenho certeza que o dia que o Mancini usar esse esquema você vai falar mal.

    Como ele não conseguiu o winger que ele desejava essa foi uma maneira, um plano B de mudar a forma da equipe jogar para furarmos retrancas, de novo ele está pensando no bem da equipe.

    Por exemplo porque o De Jong não foi titular? Não será porque ele tem problemas contratuais? Talvez o Rodwell tenha ido bem nos treinamentos? São vários fatores que devemos analisar antes de fazermos comentários.

    É só uma critica construtiva que estou fazendo, lembra depois do jogo do Arsenal no Emirates quando você descascou toda a equipe e principalmente o Mancini aqui.

    Eu achava que não precisava daquilo, como disse teríamos que ter calma, não podíamos jogar toda uma boa temporada no lixo por causa de alguns maus resultados e crucificar todo mundo, e no final deu no que deu.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, obrigado pelos elogios.

      Eu não falei que queria uma mudança tática. Não é necessário mudar uma postura tática para ganhar o jogo. O que era preciso naquele momento era tirar o Silva de campo porque ele estava muito mal, ele ainda está bem atrás dos outros jogadores.

      O Milner jogaria pela direita, sem a mesma qualidade é claro, como o Silva estava fazendo, mas tem mais perna nesse momento da temporada porque a preparação dele foi melhor do que do Silva e do Balotelli, como comentei com o Pasha no Live Blogging na hora da escolha do Dzeko pelo Mancini ao invés do Balotelli.

      Não é necessário chegar a um determinado minuto em campo para trocar jogador. Ele tem que ter uma percepção do que está acontecendo no jogo para saber se precisa mudar logo, o que as vezes falta ao Mancini. Ontem ele precisava sacar logo o Silva.

      Sobre 3-5-2, eu falei mal nesse pré temporada porque o jeito que ele escalava o trio era ruim: ele colocava um zagueiro fraco num lado e um lateral direito pela esquerda onde ficava todo torto. Mas se você procurar nos post do começo da temporada passada, eu comentei sobre o Mancini mudar de esquema dentro do jogo.

      Ele começava com o 4-4-2 tradicional, mas no final o city jogava num 3-5-2. Eu elogiei isso porque via isso como uma alternativa quando fosse necessário mudar o jeito do time defender e atacar para surpreender o adversário que estivesse acostumado com nosso modo de jogar.

      Se o de Jong tem problemas contratuais porque ele ficou no banco? Esses problemas só o impedem dele começar a partida, mas tem cláusulas que deixam ele entrar no decorrer? Como é possível o Rodwell ter treinado bem? Ele foi contratado no dia 12, um domingo, se apresentou a seleção na segunda e só chegou no City na quinta. Na melhor das hipóteses, ele fez 6 treinos com o City. Como é possível avaliá-lo em tão pouco tempo e colocar ele para jogar logo de cara? Ele não teria tempo de se adaptar ao estilo de jogo do time em tão pouco tempo.

      Se são vários fatores que devemos analisar, ninguém mais poderá fazer nenhum comentário sobre futebol porque mais de 95% dos torcedores só sabe o que acontece por ler notas na imprensa. Não vão acompanhar treinamentos. Infelizmente, eu não posso ficar do lado de fora de Carrington ou mesmo ler todas as notícias, só das grandes mídias sobre o City.

      Nós fomos campeões porque, a verdade seja dita, o United deu uma amarelada monstra no final da temporada, perderam uma vantagem de 8 pontos em 6 jogos. Você queria que eu falasse o que depois daquele jogo contra o Arsenal? O time precisava vencer para ficar na luta e jogou absolutamente nada? O orçamento que Mancini teve para gastar faz com que as críticas sobre ele sejam diretamente proporcional a esse valor.

      Para deixar claro, no começo da temporada passada eu acreditava no título. Se tivesse feito uma aposta, levaria.

      Excluir
  4. Depois do jogo contra o Arsenal a equipe precisava que os torcedores ficassem do lado dela, como fizeram, o clube até lançou a campanha #TOGETHER.

    No momento das dificuldades é melhor o apoio do que as criticas, e eu me admirei quando vi aquele post.

    Mesmo exemplo quando você queria que o Mancini mandasse o Savic pro caralho, não é assim que tem que agir, o técnico de futebol é um psicólogo de um jogador, ele tem responsabilidades para com ele.

    Mesma coisa aconteceu com o Ferguson, quando o De Gea estava mal no United e o mundo caiu em cima do espanhol ele bancou o garoto.

    Silva estava muito mal na partida mesmo, mas ai vai confiança do técnico de saber que ele pode decidir, dar um passe milimétrico em 2 segundos e resolver o jogo, o que o Milner infelizmente não tem.

    Quantas vezes o Romário ficou até o fim da partida sem fazer nada, e resolveu a partida no final? Craques fazem isso.

    O United "amarelou" porque recebeu uma pressão muito grande do Mancini, todos creditam o título ao "mind games" do treinador, nossa equipe começou a golear e eles sentiram o peso de nós estarmos fungando no cangote deles.

    Se o Mancini não tivesse lançando o "mind games" o United tinha levado o título sem problemas.

    A questão sempre é o dinheiro, porque se tem dinheiro tem que ser cobrado, quantas equipes receberam milhões e nunca viraram nada, olhem o Real?

    Tudo que foi programado pela equipe foi alcançado, ganhar uma Premier depois de mais 40 anos, com 2 jogadores ficando fora da equipe por causa da CAN, com apenas 3 atacantes, porque 1 estava de "ferias", outro que estava na equipe sempre suspenso, arbitragem prejudicando a equipe e tirar 8 pontos de vantagem, eu penso que o cara merece um pouco mais de credito.

    Eu não gosto de comentaristas de futebol, porque é muito fácil para eles ficarem sentados e cornetando as equipes, deveria entrar esse, aquele, o esquema está errado.
    Será que se eles tivessem lá fariam melhor???

    Olhe o Falcão, craque, Rei de Roma, sempre comentando, mas é uma lastima como técnico, por isso sempre deixou parte técnica e tática com o técnico, porque se eu tivesse lá poderia estar fazendo pior.

    Fico apenas no meu Football Manager, lá eu faço minhas merdas, rssss

    ResponderExcluir
  5. Desculpa, mas essa coisa de não poder cobrar, tem que dar carinho para o jogador é muito politicamente correta para o meu gosto. É aquela coisa que existe nos esportes americanos para crianças: não existe mais derrotados, mas não existe mais vencedores, tudo tem que ser lindo, tudo tem que ser maravilhoso.

    O Silva pode decidir em 2 segundos? Claro! Então a gente tem duas opções: nunca mexe no time porque temos 11 jogadores capazes de decidir a qualquer momento ou o técnico seja realista e tira o jogador avisando que hoje não era o dia dele por isso fez a troca (viu fui psicólogo), não importa com quantos minutos.

    Com ou sem jogos mentais foi uma amarelada monstra, mas se foi essa pressão do Mancini sobre o Utd que surtiu efeito, não dá para cravar, mas tenho que admitir que mal não fez.

    Minha posição sobre o torcedor de futebol é simples: nós somos bipolares e temos total direito de xingar um jogador ao extremo ou adorá-los como deuses! Essa é nossa função. E tenho certeza que faço isso, ainda mais que eu me acho no direito disso porque eu corria atrás de notícia do time quando tinha pouca opção de TV a cabo no Brasil e a internet era uma merda na época do time na segunda divisão.

    A campanha TOGETHER foi porque o clube sabia dessa bipolaridade dos torcedores porque eles tinham que neutralizar isso e deu certo porque o time foi campeão porque caso não fosse iria mandar: "TOGETHER" de c@ é ro!#!

    Claro que o Real Madrid foi cobrado! Quantas vezes você ouviu que os galáticos ganharam nada? Se você tem "passe livre" para contratar, as pessoas te cobram. Não tem mistério nisso.

    Ter crédito o cara tem, mas ele próprio sabe que sempre haverá críticos. E as minhas críticas foram bem particulares como ele se comportou numa determinada partida.

    ResponderExcluir
  6. Nós não temos 11 jogadores que podem decidir uma partida, ou você quer comparar a técnica do Silva com a do Milner?

    O seu problema é que você acha que o City tem que jogar da forma que você acha interessante, não há do técnico.

    Não é porque você correu atras de notícias quando o time estava na segunda divisão lhe dá o direito de sair cornetando, porque tendo um blog você é um formador de opiniões.

    Para mim torcedor é aquele que vai com o clube até a morte, no final não deu certo ai é hora de avaliar onde estão os erros.

    Quando o City perdeu para o Arsenal das pessoas que eu sigo no twitter, tanto no do City e no meu pessoal, não vi ninguém sendo bipolar e xingando o City ou o Mancini.

    Muitos jogaram a toalha(como eu), mas elogiaram a campanha da equipe e que não era hora de se crucificar ninguém, então a campanha TOGETHER não foi criada por esse motivo que citou.

    Mas vou parar por aqui, você tem uma visão do futebol muito diferente, onde o certo é sair gritando com jogador, queimar jovens valores, etc. Existe regras e boas condutas dentro do esporte e o futebol não apenas se resume dentro das quatro linhas.

    É aquilo que sempre batalhamos nas escolas, se não pode formar um bom atleta que saia um bom cidadão, é por isso que nas faculdades de Educação Física existe o curso de psicologia, por isso existe psicólogos dentro dos clubes, mas anyway não vou ficar enchendo seu blog de abobrinhas.

    ResponderExcluir
  7. Eu deixei bem claro que o Milner não tem a mesma qualidade do Silva. Eu nunca comparei os dois nesse ponto. Falei sim que o Milner nessa altura da temporada tem mais perna que o Silva.

    Eu acho que seu problema é seguir o Mancini e suas idéias como um dogma, não podemos questioná-lo, ele estaria acima do bem ou do mal. Você dá a entender que eu só critico o Mancini, nunca o elogio. Num dos posts mais comentados da temporada passada, meu veredicto sobre aquela noite em Munique, eu apoie o Mancini 100% porque ele estava certo. Várias pessoas me questionaram falaram que era o Mancini que era o mal do time, não o Tevez. E eu o defendia.

    O problema de seguir alguém ou alguma coisa até a morte, é que as vezes você morre junto. E essa sua frase dá a entender que eu virei na hora do aperto, eu "larguei" o time. Eu estou com o time na vitória ou na derrota, na glória ou no poço. Isso não preciso dizer nem provar para ninguém!

    Não acho que seu Twitter mais o do blog tenha massa suficiente para ser feito uma análise do comportamento dos torcedores do City naquele momento.

    Infelizmente você vem com idéias prepotentes e espere que todos as aceitem sem questionamento. Falar que eu acho certo gritar com jogadores, queimar jovens valores é irresponsabilidade absurda. Eu sempre peço que Mancini dê chance para os moleques da base, eu corro atrás de notícias sobre eles porque acho que eles representam a nossa auto suficiência futura.

    Se o blog é meu, eu produzo o que me interessa e terá gente que concorda com as idéias, caso contrário procurará outros com outros conteúdos. E deixar claro de novo: todo torcedor tem direito de cornetar. Mas você confunde um tapa na mão com um espancamento.

    ResponderExcluir