sexta-feira, 3 de agosto de 2012

E nós, somos brinquedinhos de rico?

Nessa semana tivemos uma boa notícia sobre o Manchester City ter conseguido o status de de CATEGORIA UM no novo modelo de gestão da base criado pela Premier League: o Plano de Performance de Jogadores de Elite ( EPPP, na sigla em inglês). Esse plano divide as equipes em quatro categorias, sendo UM a de maior nível e QUATRO de nível mais baixo. Junto ao City temos as seguintes equipes: Fulham, Middlesbrough, Southampton, Stoke City, Sunderland, West Ham e Wolverhampton. O Newcastle é um dos clubes mais famosos que não conseguiu esse status. Vou desenvolver mais tarde essa notícia, antes uma notícia muito interessante.

O Manchester City não foi o único clube que foi comprado por um billionário, de qualquer parte do mundo. Chelsea foi um e acabou de conquistar uma Champions League, mas não conseguiu fazer um plano de geração de talentos próprios, tem que sempre ir no mercado a procura de novos jogadores. Portsmouth foi comprado pelo Sulaiman Al Fahim, um fanfarrão que foi o primeiro rosto do Manchester City após a aquisição do clube pelo Sheik Mansour. Graças ao bom senso do Sheik, ele não durou muito tempo a frente do clube, comprou o clube do sul, mas não conseguiu gerir o clube e o Pompey foi rebaixado para a terceira divisão.

Os exemplos não ficam apenas na Inglaterra, o time gastador de dinheiro da Europa nesse início de temporada é o PSG, comprado por um fundo de investimento do Qatar e Thiago Silva, Ibraimovich, Pastore, Lavezzi e Alex chegaram a capital francesa para serem comandados por Carlo Ancelotti. Altos investimentos. Temos também times assim na Espanha, o Málaga CF, que era o ponto aonde que queria chegar, depois dessa volta toda.

Em junho de 2010, o clube da Andaluzia foi vendido também para um investidor do Qatar, por coincidência o país que a FIFA deu a Copa de 2022 e que também foi o primeiro patrocínio na história na camisa do Barcelona. Chegaram alguns nomes famosos como Ruud Van Nistelroy, Martín Demichellis, Jeremy Toulalan do Lyon e o mais caro de todos Santi Carzola por 19 milhões de euro, além do técnico Manuel Pellegrino. Para montar esse time, o Sheik Thani gastou mais de 50 m euro. O resultado em campo foi satisfatório: o clube se classificou pela primeira vez para a Champions League. Mas a alegria pode durar pouco.

Li especulações que o Arsenal iria tentar contratar o Carzola e fui entender o porque disso. O Málaga está atrasando salários de jogadores desde a temporada passada, vários jogadores ameaçaram a entrar  com reclamações contra o clube que teria até 31 de julho de sanar seus problemas financeiros para não ser rebaixado para a B espanhola e nem se eliminado das competições europeias. A venda de jogadores é a solução mais rápida para isso, mas perdendo jogadores não deve passar da fase de play-offs da UCL, fase antes da de grupos.

Logo, com essa crise financeira causada pelos gastos do dono, muitos chamarão o Málaga de "brinquedinho de rico", quando se cansa dele, larga no canto. Mesma expressão de que o Manchester City foi chamado quase quatro anos atrás, que serão completados em menos de um mês, em primeiro de setembro. Afinal  os gastos com jogadores foram muito superiores ao do Málaga e temos prejuízo gigantescos. Mas a intenção dos novos donos do City não foi apenas injetar dinheiro para contratações de grandes jogadores, foi montar um projeto que transformasse o clube em auto sustentável com aproveitamento das divisões de base. Por isso essa notícia sobre o EPPP é para ser muito comemorada por todos nós, torcedores do Manchester City Football Club.

Para o clube ser classificado como CATEGORIA UM é preciso atender vários critérios, como ter uma equipe de pelo menos 18 profissionais para atender os jogadores, que tem o objetivo de tornar o o clube num centro de excelência para futuras estrelas. Mas também dá vários direitos como poder ter mais tempo de treinamento com os jovens e permitir que os clubes possam contratar jogadores entre 12-16 anos de outras partes do país, não apenas das áreas próximas do o clube se localiza.

Para ser escolhido para a CATEGORIA UM o City foi visitado por um auditor independente por quatro dias, analisou, entrevistou extensivamente nossos funcionários para poder ter seu parecer e passamos com louvor. E o futuro tem tudo para ser mais brilhante pelos investimentos no complexo Etihad onde ficará o centro de treinamento de todos as divisões e um estádio para 7 mil pessoas para as partidas dos times de base que teremos muitas esse ano.

Nesse ano foram lançadas duas competições patrocinadas pela Premier League: uma para o Sub18, chamada Premier Academy League, e a para sub 21, a Under 21 Premier League. Essa segunda competição é da mesma faixa etária da NextGen, então esses jogadores enfrentarão não só vários times grandes ingleses como grande mundias. Antigamente as competições para essa categoria eram regionais. Isso acabou e teremos confrontos contras times de Londres, Birmingham. Isso é uma tentativa da Premier League de melhorar o nível dos jogadores ao colocar de nível mais alto para se enfrentarem.

Os jogos serão da Sub 21 serão nas sextas a noite e sub 18 nos sábados de manhã, sempre em "rodadas duplas": quando o City receber ou visitar alguma equipe, as duas divisões irão se enfrentar  por questões logísticas e não tornar as competições muito caras. E esse maior desenvolvimento da base atende um desejo do técnico Roberto Mancini, que foi o técnico, nos últimos anos que mais deu chance para jovens jogadores.

Pessoalmente, acredito que a falta de atividade do City nessa janela de transferência pode estar sendo afetada pela vontade da diretoria de investir em jovens talentos, que com grandes estrelas não terão espaço, ficarão esquecidas. É claro que a maior razão ainda para a não contratação de jogadores é o Fair Play Financeiro da UEFA, que o City conseguirá contornar com o desenvolvimento de jogadores com seu selo de qualidade MCFC.

Essa temporada teremos mais chances de ver o Denis Suarez, Karim Rekik em campo e novos contratados como o Marco Lopes, que Mancini parece estar dando uma boa dose de atenção nos treinamentos. Possivelmente esses três viajaram para a Alemanha para a partida contra o Wolfsburg nesse sábado.

Todo esse texto é para mostrar que os gastos do Sheik Mansour não estão sendo apenas de um garoto mimado que não tem aonde mais onde gastar dinheiro, e sim investimentos que procuram levar o clube a auto sustentabilidade. NÓS NÃO SOMOS BRINQUEDINHOS DE RICO. NÓS TEMOS PLANOS PARA O PRESENTE E, MAIS IMPORTANTE, PARA O FUTURO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário