terça-feira, 28 de agosto de 2012

Liga dos Campeões 2012/13

Cinco partidas da fase de Play-Offs foram jogadas hoje pela Liga dos Campeões, isso quer dizer que 27 times já estão classificados, os últimos cinco serão conhecidos amanhã e na quinta feira teremos o sorteio para definir os grupos.

Desde maio estou comentando no blog a possibilidade de existir um grupo não da morte, mas do extermínio, onde só os campeões nacionais das ligas mais fortes se enfrentariam, um sonho do Platini e dos demais 28 outros clubes. Esse grupo poderia ser formado pelo Real Madrid, Manchester City, Juventus e Borussia Dortmund. Ainda há chances!

No pote 1 temos o Chelsea, Barcelona, Man Utd, Bayern de Munique, Real, Arsenal, Porto e Milan. Ou seja, está definido. Por enquanto é o único. O pote dois é aonde se encontra o Manchester City, tem apenas uma vaga em disputada, entre Dinamo de Kiev e Olympiakos. O time da Ucrânia enfrenta o Borussia Mönchengladbach em Kiev após vencer na Alemanha por 3 a 1, ou seja, pode perder por até 2-0. Acho que a classificação é barbada para amanhã.

Então podemos colocar no pote 2 Valencia, Benfica, Shaktar Donestk, Zenit, Schalke 04, Manchester City,  Braga e Dínamo. Seguindo esse exercício  Ajax, Anderlecht, Juventus e PSG já estão definidos no pote 3, muito provavelmente junto com o Olympiakos, é só o Dínamo não resolver entregar a vaga de bandeja. Então temos 5 times, faltam 3.

No confronto entre Spartak Moscow e Fernebahçe, o clube russo venceu a primeira partida em casa por 2-1, mas qualquer que seja o vitorioso no confronto, o time fica no terceiro pote. Isso significa que só temos mais duas vagas para o pote 3!

E os candidatos são Galatassaray, Borussia Dortmund, Copenhangen e Basel. O time turco e o alemão estão na espera, o dinamarquês enfrentará o Lille da França, fora de casa. Na partida de ida venceu por 1-0, empate o classifica para o pote 3. Se for eliminado Galatassaray vai para o pote 3 e o Lille para o 4.

A vida do Basel está mais complicada, perdeu em casa para o Cluj da Romênia por 2-1 e vai ter que suar para levar a vaga na fase de grupos. Se se classificar, o Basel vai para o pote 3 e o B Dortmund para o 4, caso contrário Borussia no 3 e Cluj no 4, isso levando em conta que Lille avançou a fase de grupos. E na última partida para definir os 32 classificados, Celtic venceu fora de casa o Helsinorg por 2-0, o time que avançar vai para o pote 4 de qualquer jeito.

Em resumo, pote 1 definido, o 2 está quase lá, potes 3 e 4 serão definidos amanhã. Para haver, a possibilidade pelos menos, um grupo de extermínio ou Basel ou Copenhagen tem que passar amanhã. Vale lembrar também que times da mesma federação não podem jogar entre si na fase de grupos, então o sorteio acaba ficando cada vez mais direcionado

Na última edição o City ficou no grupo da morte porque qualquer grupo que a gente caísse poderia ser chamado da morte, afinal estávamos no pote 3. Esse ano poderemos ter alguns grupos da morte, já que Juventus, PSG e Borussia podem ficar no pote 3, mas também poderemos ter o grupo do juízo final!

O que vale mais a pena: entrar no clube complicadíssimo e se avançar (muito possível cair fora cedo também) fica com moral no mata-mata ou jogar no grupo mais tranquilo para poder ganhar força na competição a medida dos jogos?

Um comentário:

  1. Tô fora com essa de pegar um grupo difícil para ganhar moral depois. Quero mais é moleza. É logico que não irá acontecer como você mesmo já mostrou. Mas eu não quero acreditar que caíremos no grupo de extermínio também.

    E sobre o Walcott? Será mais um boato? De qualquer forma acho mais interessante do que o Sinclair.

    ResponderExcluir