sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Janela de transferência.

Fechou a pouco a janela de transferência de verão na Inglaterra e, ao contrário do dito pelo presidente Khaldoon Al Mubarak em vídeo logo após o título, o Manchester City contratou bem mais de 2 ou 3 reforços. Durante todo período de pre temporada, nós não fomos muito ativos, mas nas últimas três semanas, o clube se movimentou.

Há três semanas Jack Rodwell foi contratado e já atuou nas duas primeiras partidas do time no campeonato inglês. Hoje o bicho pegou e mais 5 reforços foram contratados e 5 saíram, dois em definitivos e três por empréstimo. Vocês começar pelas perdas.

Um jogador que já havia a expectativa de sair mesmo, afinal não vinha sendo usado, na verdade ele era emprestado para qualquer lugar, era Roque Santa Cruz, ele irá se juntar ao Málaga da Espanha por empréstimo de 1 ano e poderá jogar a Liga dos Campeões, quem sabe nos enfrentar. Como esse parece ser o último ano de contrato com o City, não será mais preciso fazer a pré temporada com a gente em julho de 2013.

Os outros dois que deixaram o clube por empréstimo foram Dedrick Boyata que irá defender o Twente da Holanda por um temporada e Ryan McGivern irá para o futebol escocês, será jogador do Hibernian até o meio de janeiro de 2013. Os jogadores são jovens, mas não acho que terão futuro no clube. Vão ficar sendo emprestados até o contrato com o City acabar. O que irá acontecer com muitos jogadores do clube por causa dos altos investimentos em contratações.

Um dos jogadores que nos deixo em definitivo foi o Nigel de Jong. O holandês que chegou do Hamburgo em 2009, na primeira janela de transferência após a compra do City pelo Sheik Mansour, por £ 18 milhões, participou de 137 partidas e fez dois gols, foi muito zuado pelos companheiros de time após perder a "virgindade" contra o West Ham. O segundo gol foi bizarro: definiram o chute como chute-carrinho na segunda partida da semi final da última Copa da Liga inglesa contra o Liverpool em Anfield.


Acho ruim a saída dele, gosto do jogador, muitos o vinham como truculento, carniceiro, o chute no Xabi Alonso no final da Copa vai ficar marcado, mas ele não era um jogador maldoso, ele chega duro nos lances, mas sempre na bola. No esquema de Mancini, ele era muito utilizado quando o Yaya Touré precisava ser avançado para ajudar no ataque. Ele estava no seu último ano de contrato e a renovação está difícil, não conseguiam achar um meio termo, seus agentes e o clube. 

Então o clube entendeu que era melhor vender o jogador e por £ 3 milhões ele foi contratado pelo Milan. Que ele faça sucesso com a torcida, quem sabe nos encontre na Liga dos Campões, mas não leve nenhum título. Time vermelho e preto não comigo (ainda bem que o City trocou o segundo uniforme).

O outro jogador a deixar em definitivo foi Stefan Savic. Não sou muito fã do futebol do montenegrino não, isso sendo politicamente correto. Falhou em excesso nas partidas que teve chance. Aquela falha contra o Tottenham podia ter custado o título se o Balotelli não tivesse convertido o pênalti nos acréscimos. Ele jogou 21 partidas e fez um gol. Ele também serviu como moeda de troca para o City.

Ao mandar ele para a Fiorentina, o clube teve um abatimento para a contratação do jovem zagueiro Matija Nastasic( £ 10 m mais Savic). O sérvio tem apenas 19 anos e já jogador da seleção do seu país. É comparado ao zagueiro do United, Nemanja Vidic. Não conheço o jogador, espero que tenha melhores atuações que o Savic, algo que não parece ser muito difícil.

A primeira contratação do dia foi Scott Sinclair do Swansea, uma negociação que teve idas e voltas que terminou com a chegada dele no Etihad Stadium. Esse eu já viu jogar, não parece ser muito diferente do Adam Johnson e como Mancini parece ter desistido de AJ por não aguentar sua falta de comprometimento, foi a procura de outro jogador que possa atuar pelos lados do campo. Ele já poderá ser usado na partida de amanhã contra o QPR, Sinclair já até treinou com elenco hoje, tem fotos no Daily Mail. O valor da transferência foi de £ 6 milhões mais adicionais por metas alcançadas. 

O lateral direito da seleção brasileira na Copa de 2010, Maicon foi o segundo anúncio do dia. Contratado junto ao Inter de Milão por £ 4 milhões. Ele é apenas o sexto brasileiro a defender o time azul de Manchester e até agora nenhum fez grande sucesso, tiverem bons começos, mas caíram de produção ao longo da temporada. A chegada dele pode causar a mudança de posição de Micah Richards, ele poderia voltar a atuar no miolo de zaga com o em 2007-08, que fez com grande eficiência. Não gostaria que Richards perdesse espaço no time por achar um bom jogador e ser um dos dois representantes da fase pre Mansour do City, a época de vacas magras. O outro é Joe Hart, que corre o risco de perder a vaga para a contratação do parágrafo abaixo.

Uma contratação que não rendeu machetes foi do goleiro Richard Wright, de 34 anos para ser reserva do reserva. Dizem que o Mancini gosta de um goleiro experiente no seu elenco, eu gostaria que mantivesse o Eirk Johansen ou o Gunnar Nielsen mesmo nessa posição de terceiro goleiro. O reserva já joga pouco, imaginem o terceiro goleiro? Mas isso também não muda nada no City.

E a última contratação para fechar o pacotão de último dia foi o espanhol do Benfica, Javi Garcia, que se juntou ao City após o clube enviar £ 16 milhões em títulos não rastreáveis para o time português. A única coisa que eu vi dele, foi um vídeo do Youtube, não quer dizer muito, que mostra ser um jogador bem sujo e violento. Espero que seja apenas uma montagem de torcedores rivais do Benfica para sacaneá-lo porque se aquilo corresponder, poderemos terminar algumas partidas com menos um em campo.

Nenhum dos quatro atacantes da última temporada saiu nessa janela, como muitos jornais fofocavam durante a janela, apesar que hoje não vi nenhuma notícia sobre a ida de Dzeko para qualquer time que não o City. John Guidetti foi especulado em vários times, mas acabou ficando no City. Acho que era intenção do clube o emprestá-lo novamente, mas como ele continua em processo de recuperação, como postado no último "Inside the City", nenhum clube quis se arriscar.

Daqui a pouco o post da partida de amanhã mais os meus palpites para a terceira rodada do bolão.

6 comentários:

  1. De todas essas contratações a única que eu não entendi foi a do Maicon. Fico em dúvida quanto a sua condição física. Posso entender se for para dar mais experiência ao grupo, ou utilizá-lo num eventual 3-5-2, porque atualmente Richards é muito mais jogador que ele. Também não gostei da saíde do NDJ, mas na verdade com a contratção de Javi Garcia acho que trocamos seis por meia dúzia. Muita raça, vontade e as vezes algum exagero.

    ResponderExcluir
  2. O Guidetti, pelo contrário, foi objeto de desejo de vários clubes, incluindo o Siena, Sunderland, Feyenoord, entre outros. Acho que não saiu porque será aproveitado no time principal, afinal de contas é um jogador promissor e goleador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sei que ele foi procurado por vários clubes. O que eu comentei foi que como ele ainda está em fase de recuperação médica, nenhum clube quis chamar a responsabilidade da recuperação, querem o jogador pronto para atuar.

      Excluir
  3. 1º Gaúcho no Manchester City...meu Deus, agora vai! hehe. Mas fora a brincadeira, acho que o Maicon vai ser usado no 3-5-2 mesmo, como disse o Pasha, ou como winger em 4-4-2. Pelo menos acho que seria o mais interessante, pois não sei qual a atual capacidade defensiva dele em um 4-4-2 como um LD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se ele levantar a camisa e mostrar: Beira Rio sede da copa de 2014! Você continua apoiando?

      Excluir
    2. Hahaha Puxa...complicado, daí eu acho que teria a mesma relação que atualmente tenho de torcedor do City quanto ao Tevez, ou seja, "jogue bem, faça gols, mas nunca vou ser seu fã" hehehe, por aí.

      Excluir