terça-feira, 29 de novembro de 2011

Deu sono, mas passamos.

Foi um jogo horrível, sem emoção, sem vontade, só que vencemos e passamos para a semi final da Carling Cup. Placar final: 1-0, gol de Segio Aguero. Outras classificados são Liverpool e Cardiff. O último semi finalista será conhecido amanhã.

Mancini realmente só escalou um jogador que havia jogado no final de semana como titular e foi mesmo Nasri. Muito vaiado, o francês jogou nada, mais uma vez. Teve até uma cena bizarra quando, ainda no primeiro tempo, Mancini colocou Aguero e Nasri já ia saindo, mas quem realmente iria sair era Kolarov. Pessoalmente, achei a substituição estranha e Kolarov saiu puto.

Quem trabalhou mais no jogo foi o goleiro do City, o romeno Costel Pantilimon, fez três excelente defesas. Na única vez que o City jogou com qualidade, que criou uma boa jogada, saiu o gol. Dzeko iniciou o contra ataque após um escanteio do Arsenal, lançou para Adam Johnson matar e tocar para Aguero que ficou cara a cara com o goleiro e decidiu o jogo aos 84 mins.

Agora é esperar o sorteio que irá acontecer, acredito eu, logo após o jogo entre Man Utd e Crystal Palace nessa quarta. A semi final é a única fase dessa competição que é jogada em partidas de ida e volta. Partidas serão jogadas em janeiro, embolar ainda mais o calendário do City no começo do ano que vem.

Há duas temporadas chegamos nessa fase e caímos para o Utd com um gol nos acréscimos. Acho que nessa temporada, se jogarmos contra eles novamente, não seremos eliminados. Mas seria bom pegar o Cardiff para poder poupar o elenco, apesar de achar que haverá um rodízio gigantesco em janeiro.

Adendo, foi a primeira vitória do City no Emirates e a primeira sobre o Arsenal em Londres depois de 36 anos.

Carling Cup: Arsenal Vs Man City

Não deu nem tempo de liberar a adrenalina após o empate contra o Liverpool, com grande atuação de Joe Hart, no domingo. Hoje já voltamos a campo para enfrentar o Arsenal pela Carling Cup. A partida será em Londres às 18 hrs, horário de Brasília, e terá transmissão dos canais ESPN.

A Carling Cup está bem rankeada no gosto dos torcedores do Manchester City, ocupa a honrosa quinta posição atrás apenas da Liga dos Campeões, Premier League, FA Cup, Community Shield. E para por ai, porque não tem mais nenhuma competição mesmo.

O jogo de hoje é pela fase de quartas de final, se passarmos teremos que jogar a semi-final em jogos ida e volta, é a única fase com dois jogos. Caso aconteça um empate em Londres, teremos prorrogação e penaltis. Ano passado fomos eliminados na primeira rodada contra o West Brom e há duas temporadas, paramos na semi final em dois jogos épicos contra o Man Utd.

Mancini criticou muito a partida ser realizada pouco tempo após o último jogo do City, mesma coisa que fez o técnico do Liverpool, Kenny Daglish, que pediu para o torcedor nem viajar para Londres, onde o time enfrenta o Chelsea, porque não saberia que time ele escalaria.

Eu entendo o lado do Mancini, o time precisa se recuperar e o pouco tempo não vai permitir isso. Mas por outro lado, temos um dos maiores e melhores elencos do mundo. Talvez seja possível escalar um time onde não há nenhum dos 11 titulares da partida de domingo. Barry e Balotelli estão suspensos  e nem viajam, muito provavelmente seriam poupados mesmo dessa partida.

A Carling Cup não vale muito para mim, acho até que deveria porque em 30 anos só levamos um título. Acho que o City pulou muitas etapas com a injeção de muito dinheiro. Nós ainda não temos o direito, no meu entender, de ignorar nenhuma competição. Esse é o pensamento politicamente correto, mas eu só considero bom continuar na competição se for para usar um time misto de jogadores jovens e experientes, nem que os moleques fiquem no banco. Eles tem que ganhar experiência. E hoje, tenho quase certeza que Razak irá ser titular.

O meio campo marfinense estava emprestado ao Portsmouth, jogou três partidas e foi chamado de volta, deve ser para jogar hoje e para ser titular mesmo. Rekik e Suarez também viajaram com o City, mas acho que eles ficam no banco.

Esse é time que eu espero que entre em campo hoje: Pantilimon, Zabaleta, Kolo, Savic, Kolarov, de Jong, Hargreaves, Razak, Nasri, Adam Johnson e Dzeko. Só o Nasri foi titular no final de semana, escalei ele porque alguém precisa armar o jogo e ele precisa, além de fazer um bom jogo, ser vaiado logo pela torcida do Arsenal.

A expectativa da imprensa inglesa é que o Arsenal não jogue com muitos titulares também e coloque um time jovem, coisa que Arsene Wenger já faz há algumas temporada. Será legal ser passarmos, mas também não vai ser o fim do mundo uma eliminação. O objetivo nessa semana é o jogo contra o Norwich no sábado.

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Taylor, Richards, Zabaleta, Savic, Kompany, K Toure, Lescott, Onuoha, Kolarov, Clichy, Bridge, Milner, Johnson, Y Toure, De Jong, Hargreaves, Nasri, Silva, Aguero, Dzeko, Razak, Suarez, Rekik.

domingo, 27 de novembro de 2011

Não foi dessa vez a vitória em Anfield.

Mais uma partida em Anfield, mais uma volta para Manchester sem os três pontos. Desde 2003, nós não sabemos o que é vitória nesse templo do futebol. Ficamos no empate em 1-1, gol de Kompany, mantivemos a diferença de cinco pontos para o segundo lugar.

Não foi o melhor jogo do Manchester City, nem de perto, e ainda sofremos no final do jogo quando tínhamos um a menos após expulsão de Balotelli. Hart fez algumas excelentes defesas nesses momentos de pressão e voltou a me passar confiança após um período de muitas bolas rebatidas para o meio da área.

Na minha opinião o City achou o gol numa cobrança de escanteio de David Silva que encontrou o ombro de Kompany. Infelizmente não deu para comemorar por muito tempo. Num chute despretensioso de Charlie Adams, Lescott meteu o pé numa bola que iria parar na bandeira de escanteio. O chute foi ruim e fraco, mas o toque desviou para o gol quando Hart já estava correndo para outro lado, sem chances de voltar.

Nesse lance do gol, eu xinguei muito o Lescott. Me lembrou um jogo entre Man City e Derby Count, no ano que eles foram rebaixados com louvor. Um ataque deles chutou, a bola iria para longe, mas aquele maldito Sun Jihai, ele era, ou ainda é, muito ruim, que não tinha mínima noção de bola, fez a mesma coisa que Lescott, só que ele estava em melhor posição de corpo que o inglês. Empatamos contra o lanterna por causa desse lance.

Depois disso só deu Liverpool. O City se encolheu, mais uma vez uma partida muito ruim da Samir Nasri que ainda não engrenou no nosso time, apesar de ter dado muitos passes para gols, ele ainda não teve uma atuação tão destacada. Mas ele não pode ser o único responsável, Milner e Silva já fizeram partidas melhores e puxaram o City para o ataque. O espanhol ainda perdeu um gol num contra ataque puxado por Dzeko porque o goleiro Reina leu bem o cruzamento do atacante e David ficou rodando com a bola, tentando tirar ele da jogada. Até chutou, mas tinha três jogadores do Liverpool na linha para proteger o gol sem goleiro.

A expulsão de Balotelli foi, para mim, porque era o Balotelli. Ele tinha tomado um cartão bobo ao puxar Glen Johnson, mas o segundo cartão foi num lance que ele subiu com o braço e acertou Skertl. Veio a torcida e o time do Liverpool todos para cima do juiz. O mesmo apitador que nem marcou falta quando Reina usou o braço fora da área e num lance dos mais cretinos do mundo, ele marcou braço de Milner após o bandeira dedurar.

Só que o "engraçado" é que ele estava no lance e tinha deixado seguir mostrando para os jogadores que Milner tinha usado o peito, ele próprio bateu no peito para indicar. Porra, ele é o juiz! Quem deve decidir a jogada é ele e não o bandeira, que não ajudou no lance do braço do Reina. Ele tinha a certeza do lance, mas resolveu voltar atrás. Vai saber porque.

Terça feira tem mais jogo, agora pelas quartas de final da Carling Cup contra o Arsenal. Com certeza haverá muitas mudanças, a única certa é que Balotelli não fica nem no banco. Dois jogos em menos de 72 horas é punk, mas como o Tottenham joga em Londres pela Liga Europa na quarta, o jogo tem que ser na terça. Se pudesse ser na quinta, teria jogo contra o Norwich no sábado, ou seja, também teria pouco tempo para recuperar.

Se pudesse escolher entre terça ou quinta, ficaria com o jogo na terça mesmo. Se ficar fora da Carling Cup, paciência. Mas perder pontos para um time pequeno em casa é mais preocupante para mim. O interessante para essa partida é que o Razak, que foi emprestado ao Portsmouth, foi chamado de volta. Muito possivelmente deve jogar essa partida. Não sei se o Luca Scapuzzi também voltou.


sábado, 26 de novembro de 2011

13ª rodada: bons resultados

Nesse sábado tivemos bons resultados, o Man Utd perdeu dois pontos em casa contra o Newcastle, que só perdeu para o Manchester City até agora, e o Arsenal também empatou em casa contra o Fulham.

Quem se deu bem foi o Tottenham que bateu o West Brom no The Hawthorns e o Chelsea que venceu o Wolverhampton em Londres.

Uma vitória em Anfield amanhã faz com que a diferença entre City e Utd suba para 7 pontos, mas os Spurs tem um jogo adiado contra o Everton, o que pode fazer a diferença cair para 6 pontos. E no primeiro critério de desempate, saldo de gols, a diferença para o segundo melhor saldo de gols é de dois dígitos, 14 gols. E pode ser o dobro com uma vitória de três de diferença.

Com essas informações que eu passei é possivel achar o saldo de gols desses times, sem olhar em nenhuma tabela, vocês são capazes de me dizer a resposta certa? Boa sorte......

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

13ª rodada EPL: Liverpool Vs Man City

Domingo o Manchester City completará seu décimo terceiro jogo no campeonato inglês. O primeiro terço    terá sido deixado para trás e, independentemente do resultado, terminaremos líderes nessa rodada. A partida começará às 14 hrs, horário de Brasília, em Anfield Road e terá transmissão dos canais ESPN.


É óbvio que sempre entraremos em  campo para buscar os três pontos, só que nesse caso a obrigação é ainda maior por causa da derrota para o Napoli e chances reduzidas de passar para as oitavas da Liga dos Campeões. Os urubus estão circulando o Etihad Stadium prontos para atacarem a qualquer sinal de fraqueza.

Para a viagem até Liverpool, o City não terá problemas médicos ou de suspensão. Mario Balotelli, que disse que jogou passando mal na Itália, estaria melhor e não será problema para o jogo. Muito provavelmente Mancini fará mudanças para essa partida.

Tenho certeza que Barry irá voltar para o meio de campo no lugar do holandês de Jong. O inglês não é um cara brilhante, é pragmático, o típico nota 6 em todos os jogos, mas faz falta. Tem qualidade na saída de bola, seu passe é muito bom, pode ajudar o time a começar a atacar logo depois da posse de bola voltar para o City e tem capacidade de ser mais uma meia ofensiva em alguns momentos do jogo. E físico não deve estar ruim já que jogou poucos minutos nos últimos dois jogos.

Mais uma vez Mancini deve trocar os laterais. Pelo que fiquei sabendo Pablo Zabaleta foi muito mal contra o Napoli, as notas que ele recebeu não foram as melhores. E Clichy deve voltar no lugar de Kolarov.

Mancini também deverá contar com Sergio Aguero no time titular e talvez possa jogar com Dzeko na frente, já que o técnico tem aproveitado sempre para rodar o elenco. Ainda mais que na terça feira terá a partida pelas quartas de final da Carling Cup contra o Arsenal.

Eu gostaria de ver o Adam Johnson como titular nessa partida. Ele é bom jogador, tanto que recebeu uma extensão de contrato e aumento salarial, mas falta ele mostrar que pode ser decisivo nos grandes momentos, nos grandes jogos. Jogar contra o Liverpool em Anfield é sempre um desafio e ele precisa provar que ele é capaz de passar de apenas um bom jogador para excelente, quem sabe um craque. Apesar de ser decisiva por ser mata-mata, não acho que a partida contra o Arsenal seja mais importante do que o jogo de domingo.

Nos últimos jogos na Premier League, o Man City venceu 5 partidas, incluindo um 6 x 1 no Utd em Old Trafford e no mesmo número de jogos o Liverpool, venceu 2 (justiça seja feita, venceu o Chelsea em Londres) e empatou 3. Essa informação é para mostrar que eu ainda não sofre de Síndrome de Perseguição.

Fui dar uma olhada no preview do jogo no site da ESPN e lá tinha um vídeo dos "analistas" debatendo sobre esse jogo. Comentam o jogo como se o Liverpool fosse amplo favorito porque o Manchester City perdeu na principal competição européia, sendo que o Liverpool não está em nenhuma competição internacional.

Antes do jogo na Itália, estávamos a 9 jogos sem PERDER PONTOS, o Liverpool está nove jogos sem perder, com alguns empates contra times pequenos. Comentam também que o Liverpool jogou bem contra Utd (empate) e Arsenal e Chelsea (vitórias), sendo que atropelamos Tottenham e Man Utd fora   de casa. Parece que isso não conta.

Vocês podem ver o vídeo clicando aqui. E vou dar uma dica: se forem escrever nos comentários da ESPN, não fiquem xingando, apresentem argumentos. Não vamos ficar conhecidos como torcedores baixo nível.

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Richards, Zabaleta, Kompany, Lescott, K Toure, Savic, Clichy, Kolarov, Nasri, Milner, Barry, De Jong, Y Toure, Johnson, Silva, Balotelli, Aguero, Dzeko.

NextGen: Adeus sem ponto.

O Manchester City jogou sua última partida na NextGen Series em casa contra o Marseille e saiu sem nenhum do jogo, como nos cinco jogos anteriores. Derrota de 2-1 no Hyde Park para um bom público de 551, era um jogo da divisão de base, sem chance alguma de classificação.

O autor do gol do City foi o atacante Jordy Hiwula, de 17 anos. Ainda não sei se jogaremos a competição do ano que vem, tomara que sim, mas agora esses jogadores devem ou jogar a FA Youth Cup e alguns amistosos ou vão ser emprestados a times de divisões inferiores para ganhar experiência e ritmo de jogo. Poucos participarão de jogos do time principal. Dessa equipe, eu acho, apenas Karim Rekik e Denis Suarez, que já jogaram pela Carling Cup, vão atuar no time profissional nessa temporada.

CAMPANHA NA NEXTGEN SERIES 2011/12:

Man City 1 x 2 Barcelona (gol: Harry Bunn);

Marseille 3 x 0 Man City

Man City 2 x 4 Celtic ( gols: Joan Àngel Roman e Denis Suarez)

Barcelona 5 x 1 Man City (gol: Devante Cole)

Celtic 2 x 1 Man City ( gol: Albert Rusnak)

Man City 1 x 2 Marseille (gol: Jordy Hiwula)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Derrota no San Paolo.

Viagem para Itália e nenhum ponto na bagagem de volta. O Manchester City perdeu para o Napoli por 2-1, gol de Balotelli, e caiu para terceiro lugar do Grupo A, um ponto atrás dos italianos e destino na Liga dos Campeões seria decidido dia 07 de dezembro, quando recebemos o Bayern e o Napoli viaja até a Espanha.

Mais um jogo que não pude ver, só fiquei tenso pelo tempo real. Não dá para fazer análises com muita precisão, mas gostaria de entender porque Mancini não entrou com Aguero de cara? Tinha alguma contusão e só entraria se fosse para salvar o time?

Mancini voltou a ser retranqueiro? Só fez modificações na parte final do jogo, mesmo com o time perdendo desde o início do segundo tempo. Eu vi os gols e achei que a zaga falhou no primeiro, o Yaya deixou o Cavani correr e ninguém protegeu a primeira trave, o Kolarov estava perto, mas saiu na hora que bateram o escanteio.

O segundo gol deles foi um bate pronto do uruguaio, acho que o Hart colaborou, pela imagem de trás ele parece estar indecisivo em como ir na bola, se espalma ou agarra. Mas o Cavani ficou livre pra chutar, a zaga toda recuou e deixou ele sem marcação, não parecia nem ter um cabeça de área por perto.

Com esse resultado, precisamos de uma combinação de placares para avançarmos na Liga dos Campeões. Se empatarmos com  Bayern e o Napoli perder por dois gols de diferença, nós avançamos. Se o Napoli empatar, teremos que ganhar e uma vitória napolitana significa Liga Europa para a gente.

Agora vamos nos concentrar no Liverpool porque eles terão que pagar o pato por essa nossa derrota. As pessoas tem que entender que foi um acidente de percurso esse jogo contra o Napoli.

Li uma análise do Mauro Cesar Pereira sobre o jogo e o cara caiu no clichê: deu porrada no City por causa do dinheiro. Ninguém consegue disassociar uma partida ruim, uma derrota do City com o dinheiro investido. Para muitos, nós não podemos falhar. E sobrou até para o torcida inglesa que não sabe incentivar o time. Ele ainda deve estar magoado que jogaram papel no amiguinho reporter dele no Etihad Stadium há algumas semanas.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

5ª rodada UCL: Napoli Vs Man City

Não! Por mais importante que possa ser esse jogo, ele ainda não é de matar ou morrer. Mesmo com um resultado negativo, podemos nos classificar na última rodada. Não será fácil, se isso acontecer, mas não há chance de morrermos amanhã. Podemos matar Napoli, eles tem que ficar espertos com essa possibilidade.

Pela 5ª rodada da Liga dos Campeões, o Manchester City viajará até o sul da Itália para o Napoli, atual nono colocado do campeonato italiano. O jogo será às 17h45, horário de Brasília, e terá transmissão dos canais ESPN. À meia noite terá o VT, também nos canais ESPN.

No jogo do final de semana contra o Newcastle, Yaya Touré e Sergio Aguero foram substituidos o que deixou os torcedores dos Citizens com um certo pé atrás, mas Mancini avisou que os dois não tiveram nada demais. E se valer a regra de quem participa da entrevista começa como titular, o argentino vai jogar no estádio que consagrou seu sogro.

Acredito que Mancini fará mais uma vez rodízio nas laterais, saem Richards e Clichy, entram Zabaleta e Kolarov. Acho que isso aconteceu em quase todos os jogos da UCL, a substituição da dupla de laterais que jogou a partida anterior. Também acho que Barry deve voltar no lugar de de Jong.

Quem com certeza irá começar como titular é David Silva, que só atuou 20 mins da partida contra o Newcastle porque havia viajado com a Espanha para um amistoso contra a Costa Rica na América Central. Como tivemos vitória contra os Magpies, foi uma decisão acertada. Acho que Mancini manterá Milner que vem jogando muito bem, logo que irá para o banco é Nasri.

O Napoli deverá contar com a força da torcida, cerca de 60 mil ingressos foram postos a venda (parece que 800 torcedores do City irão para a Itália) e com o trio de ataque poderoso: Hamsik, Cavani e Lavezzi. Nas duas partidas que os italianos jogaram em seus domínios, eles não perderam: empater contra o Bayern e vitória contra o Villareal.

O técnico do Napoli, Walter Mazarri, resolveu dar aquela cutucada de praxe sobre a riqueza do City, seu enorme orçamento e que jogos são decididos dentro de campo. Vagabundo não sabe falar outra coisa do City e, na moral, algum jornalista deve ter perguntado isso também. Essas entrevistas pre jogo dos nossos adversários sempre cai nessa vala comum do valor gasto para montar o time, podiam pensar em coisas diferentes.

A situação do City no grupo está assim: vitória, nós passamos para a próxima fase e lutamos na última rodada contra o Bayern pelo primeiro lugar no Etihad Stadium.

Um empate não nos classifica ainda e dá chance do Bayern vencer o grupo com uma vitória sobre o Villarreal no Allianz Arena. E uma derrota nos faz ir para a última rodada não dependendo apenas das nossas próprias pernas.

Confio numa vitória amanhã para chegarmos à classificação e ao nosso décimo triunfo seguindo. A última vez que não levamos os três pontos foi em setembro na segunda rodada da UCL contra o Bayern na Alemanha.

Eu entraria com Hart, Zabaleta, Lescott, Kompany, Kolarov, Barry, Yaya, Milner, D Silva, Aguero e Balotelli, que será xingado enormemente pela torcida napolitana. Nosso homem na Liga tem sido o Kolarov, bem que poderia decidir mais uma vez amanhã.

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Taylor, Richards, Zabaleta, Lescott, Kompany, Savic, K Toure, Clichy, Kolarov, Nasri, Milner, Y Toure, Barry, De Jong, Silva, Johnson, Dzeko, Aguero, Balotelli.

City e Umbro podem aumentar acordo.

Começou a ser noticiado por tablóides ingleses que o Manchester City e a Umbro estariam chegando a um novo acordo que aumentaria a receita do clube de forma considerável.

Hoje, segundo a imprensa, o valor pago pela empresa inglesa, que foi comprada pela americana Nike há pouco tempo, gira em torno de £ 6 m por temporada e é um contrato de 10 anos de duração. Mas como todo contrato de longo prazo, ele poderia ser reajustado de acordo com a produção da equipe. E não é possível negar que o City melhorou muito desde a temporada 2009/10 quando entrou em vigência.

Chegamos a Liga dos Campeões, e vamos ficar na próxima temporada pelo jeito que anda o campeonato inglês, e levantamos um título, com o viés de levantar mais caneco nessa temporada. O novo acordo levaria o Man City para o patamar da seleção inglesa e Liverpool, mas ainda abaixo do vizinho.

O novo valor seria de £ 26 m por temporada, como já decorreu 3 anos do acordo inicial, seriam mais 7 anos. Seriam £18 m pelos três primeiros anos e mais £ 182 m pelos sete seguintes. A seleção inglesa recebe esse mesmo valor, Liverpool receberá de uma empresa chamada Under Armour (desconheço) £ 25 m a partir da próxima temporada e o Utd já recebe de Nike £ 30 m.

Segundo o "Daily Star", o City vende na Inglaterra 1 milhão de camisas por ano e somando o mundo todo são 3 milhões de camisas vendidas.

Depois de anunciar um prejuízo recorde, esse novo acordo seria ideal, somado ao com Etihad, para equilibrar as contas e se adequar ao Fair Play Financeiro da Uefa. Eu estou fazendo minha parte para ajudar o clube, já gastei quase £ 200 em produtos nos últimos dois anos. Eles tem que mandar uma carta de parabéns para mim...rs

AJ e Zaba assinam novos contratos

Como esse blog, com um brilhante trabalho de jornalismo investigativo e fontes dentro do Etihad Stadium, tinha adiantado há duas semanas , Adam Johnson assinou uma renovação contratual por mais 5 anos. O jogador de 24 anos ficará no Etihad Stadium até o final da temporada 2015/16, o que acaba com rumores da saída dele para outro clube, pelo menos por enquanto.

O que as minhas fontes não me disseram, ficaram segurando a novidade, foi a renovação do nosso "Utility Man", nosso faz tudo, o homem que mais sai com atadudras num jogo do City. Pablo Zabaleta, 26 anos, firmou contrato até final de 2014/15. O lateral direito da Argentina disse que nem pensou duas vezes para assinar. A torcida agradece esse comprometimento. Ele é titular numa grande seleção e fica revezando na lateral do City com o Richards e você não lê ele reclamando. Excelente profissional!

Além desses dois, Micah Richards já tinha assinado um novo contrato, até 2014/15, Joe Hart, 2015/16,  nessa temporada. Eu acho que Vincent Kompany também assinou uma renovação, mas não estou encontrando uma confirmação. Quem está em processo de negociação é o Nigel de Jong, processo que vem se arrastando por algum tempo, parace que o procurador dele é o Kia Joorabichian.

sábado, 19 de novembro de 2011

City tira selo do Newcastle

Era o confronto do líder contra o terceiro lugar, dos dois últimos invictos, mas o primeiro tempo mostrou a diferença entre os dois times. O Manchester City teve o luxo de poupar o melhor jogador da temporada, David Silva, e mesmo assim encurralou o adversário no campo de defesa. Vitória de 3 - 1, Balotelli, Richards e Aguero, a nona seguida. O City não perde pontos desde a derrota para o Bayern pela Liga dos Campeões.

Eu estava confiante para esse jogo e aquilo que eu falei sobre o Newcastle se comprovou: o time tem raça, ponto. Os caras defendiam com uma muralha na frente da área. Nos 20 primeiros minutos, pelo menos 3 chutes do City não chegaram no goleiro Krull porque sempre batia em jogadores do Newcastle. Não sei qual irmão Ameobi entrou como titular hoje, mas se eu tivesse que classificar a profissão dele numa carteira de trabalho, eu colocaria de auxiliar de lateral direito. Ele só ficava lá. Qualquer dos dois irmãos joga do meio para frente.

Dois dados do jogo mostravam que no primeiro tempo só o City jogava: a posse de bola de 72% para o mandante e um lance, que o PVC usou como base para seus comentários seguintes no jogo, onde o Clichy cruzou e o Richards do outro lado que cabeciou. Os dois laterais estavam atacando porque realmente não havia perigo iminente, claro que um contra ataque sempre pode acontecer, mas deu para notar que o Newcastle sairia feliz com o 0 - 0. Tirando uma boa jogada entre Ben Arfa e Demba Ba que resultou numa defesaça de Hart, não houve problemas para o goleiro no primeiro tempo.

O primeiro gol saiu de penalti, num lance que Yaya apareceu na área para chutar e um defensor do Newcastle cortou com o braço. Balotelli ensinou para o Diego Souza como se bate um penalti de forma prepotente. E ainda na comemoração, ele ficou encarando o goleiro Krull mostrando que ele é reamente marrento, que não dá para tirar isso dele.

O segundo gol saiu logo depois numa falha do mesmo defensor que causou o penalti. Ele cortou a bola em cima do Richards que ficou com a sobra e marcou de esquerda. Dois a zero no intervalo e desleixo do City no começo do segundo tempo.

O Newcastle voltou melhor do intervalo, colocou uma bola na trave, Hart fez outra bela defesa e os "Magpies" mantinham mais a posse de bola. Não sei se era ordem de Mancini segurar o jogo ou os jogadores entraram em modo "piloto automático" para ninguém ficar de fora da partida decisiva de terça feira contra o Napoli por contusão. Mesmo assim conseguimos o terceiro gol, em outro penalti, em lance que Ben Arfa derrubou Richards e Aguero bateu deslocando Krull para o outro lado.

Ainda tomamos um gol que me emputeceu, dava para ter saido do jogo sem ter buscado bola nenhuma na nossa rede. Hart defendeu um chute cara a cara de Ba, mas a bola sobrou quase parada e sem goleiro para Gosling descontar. Nossa defesa já foi mais firme, acho que nessa temporada estamos tomando mais gols que na última. Em compensação acredito que o recorde de gols marcados em 12 rodadas é nosso e com folga, já são 42 na Premier League, mais de 3 por jogo.

Duas notas relevantes no final do jogo: Aguero e Yaya sairam mancando de campo, mas segundo Mancini, na entrevista pós jogo, era apenas cansaço. E vou dar uma dica para o Paulo Andrade e PVC sobre o Richards: ele é uma diva! Qualquer lance que ele toma uma porradinha mais forte, ele sente uma lesão, fica mancando, mas deixa passar uns 5 minutos quando já pararam de prestar atenção nele, ele volta ao normal. Mancini não é um carrasco, ele não vai deixar um jogador seu forçar se não tiver condições. Nenhum técnico quer perder um jogador para o departamento médico. Ainda mais com uma sequência tão forte de adversários pela frente.

Terça feira tem viagem para enfrentar o Napoli no San Paolo. Uma vitória garante nossa classificação. Falam que o time do Napoli é bom, que tem um excelente trio de ataque e que jogar lá não é muito fácil, mas eu quero a 10ª vitória seguida e a classificação antecipada para não ter que suar sangue contra o Bayern na última rodada no Etihad Stadium.

Relatório Financeiro 2010/11

Ontem o Manchester City Football Club divulgou o resultado das operações do clube com início em 1º de junho de 2010 e término em 31 de maio de 2011. E como todos já esperavam o clube teve um prejuízo maior que no relatório anterior e tentou amenizar o enorme déficit mostrando o lado positivo dos investimentos feitos nos últimos anos.

O prejuízo foi, no total, de £ 194 milhões (R$ 545 m) e repetindo a mesma estratégia dos relatórios anteriores, o clube não possui grandes dívidas, apenas algumas com bancos, mas que são irrisórias, por volta de £ 4 milhões. O que acontece para não ter dívidas mesmo com o o prejuízo é  que todo o dinheiro gasto pelo Sheik Mansour não entra no balanço como empréstimo, mas é transformado em ações do clube e repassadas para ele. Ou seja, no dia que ele quiser terminuar suas operações com o clube, não irá bater na porta da Tesouraria e pedir o valor, vai vender suas ações na Bolsa de Valores.

Esses £ 194 m são divididos em duas contas: £ 160 m de prejuízo com as operações do clube mais £ 34 m de custo adicionais excepcionais de valores revisados de bens intágiveis, aqueles que não se pode pegar ou tocar, como por exemplo patentes, marcas registradas. Ou seja, é grego para mim isso. Mas foi como o clube teve déficit no ano fiscal.

Esse valor de £ 194 m é recorde na história de qualquer clube inglês e se bobear de qualquer clube mundial. O maior déficit anteriormente era do Chelsea em 2005 com £ 141 m de prejuízo. E em relação ao relatório anterior, o prejuízo do Man City aumentou em 60%! Foi de "apenas" £ 120 m.

Grande parte do déficit foi com a conta Salário, que no balanço do City inclui todos os funcionários, sejam do futebol ou de outras áreas, que incluem diretorias. Em 2010/11, o clube gastou £ 174 m contra £ 133 m no período anterior, isso levando em conta que o número de empregados caiu de 413 para 386. Só por aí dá para se ter uma idéia de como a folha de pagamento só do futebol aumentou.

O City é líder entre os outros times da Premier League nesse campo: Chelsea pagou £ 172m, Utd, £ 152 m e Arsenal gastou £ 124 m.

A outra parte que conta muito para o rombo nessas contas do City é o gasto com contratações de jogadores. Não se tem números precisos sobre isso, mas especula-se que passe de £ 150 m, com o time contratando 7 jogadores e pelo menos 5 por mais de £ 20 m. E os jogadores vendidos tinham preços bem reduzidos no mercado. Nessa temporada até o fim da janela de verão, especula-se que o gasto foi superior a £ 70m e os jogadores que sairam também tinham valores reduzidos.

A diretoria do City explicou que esse resultado horrível não irá se repetir (com todo respeito, comentário padrão não acham?) porque o clube tinha um programa acelerado de investimento entre 2008 e 2011 para alcançar seus obejtivos logo, como a conquista de um título e entrar no competição mais importante da Europa, a Champions League. Eles mostram essa intenção ao contratar um número de jogadores menor nessa temporada (cinco), sendo que um jogador não teve custo de transferência. Porque a estrutura do elenco (leia-se gastos com contratações) já havia sido montada em 2010/11.

Mas é importante salientar que alguns jogadores sairam do clube e eles não eram os que recebiam os maiores salários. Com certeza Aguero e Nasri devem receber o total que os dispensados recebiam. Logo nossa conta Salário aumentará bastante. Aumento inferior a queda do custos de trasnferência, mas de qualquer modo um aumento.

Para começar a falar das receitas do clube é preciso ressaltar que nesse relatório ainda não são levados em conta o novo acordo com a Etihad Airways e a nossa participação na Liga dos Campeões.

2010/11 não foi o período apenas do nosso recorde de prejuízo, mas também foi a primeira vez que o clube ultrapassou a marca de £ 150 m de receitas ( o que pensando bem, me faz ficar ai mais de boca aberta com esse prejuízo): o total passou de £ 125 m para £ 153 m, um aumento de 22,5%. Com certeza um resultado fantástico, ainda mais se levarmos em conta como anda a economia européia como um todo.

Há um relatório anual que a consultoria Deloitte faz que usa como base essas informações dos clubes que classifica o clube de acordo com sua receita. Em 2010, tendo como base 2009/10, o Manchester City ficou em 11º lugar com uma diferença para o 10º lugar, Juventus da Itália, de £ 32 m. Se a Velha Senhora mantiver a mesma receita, o City ainda não ultrapassa, mas a distância cai para £ 14 m. Só que devemos perder a 11ª posição para o Tottenham, que estava apenas £ 6 m atrás, eles receberam £119 m, porque o clube de Londres participou da Liga dos Campeões e receberam da UEFA £ 26 m e não haviam participado antes.

MATCHDAY ( £ 19.7 M)

Nessa conta entra toda a receita relacionada a dias de jogos e houve um aumento de 8% ( £ 18.2 para £ 19.7m). A razão é porque a média de público no Etihad Stadium aumentou durante a Premier League, o time jogou pela Liga Europa e também foi campeão da FA Cup. Por outro lado, o time jogou menos pela Carling Cup por ter sido eliminado na primeira rodada da competição, contra uma semifinal na temporada anterior.

Essa conta pode até subir nessa temporada com a participação na Champions League, mas não vai conseguir fazer muita diferença. Fizemos 11 jogos a mais em relação a 2009/10 e faturamos £ 1.5 m a mais. Só é possível aumentar essa receita significativamente com um aumento do estádio, ou seja, precisa de um aumento despesa antes.

DIREITOS DE TRANSMISSÃO (£ 68.8 M)

Aqui já houve um crescimento interessante. Como a distribuição do dinheiro da TV na Premier League está relacionada, em parte, com a posição do clube na classificação final, o terceiro lugar, melhor colocação na história do clube na era moderna do campeonato inglês, ajudou a aumentar a receita com TV, assim como a participação na Liga Europa e a vitória da FA Cup. O City recebeu £ 54 m e passsou para £ 68,8 m, 27,4% de variação.

Esse valor vai passar dos £ 90 m com o City jogando a Champions League e quem sabe pode passar até de £ 100m! Isso se o time for campeão da Premier League e ir avançando em todas as competições no formato de copa, na Carling Cup já chegou nas quartas de final.

PARTE COMERCIAL ( £ 64,6 M)

Pelo o que entendi dessa conta, ela pode ser dividida em 3 sub contas: receita comercial com parceiros, serviços referentes aos dias de jogos e venda de produtos.

A receita comercial com parceiros rendeum um aumento de quase 50% ( £ 32,4 m para £ 48,5m). De acordo com o City isso de deu "pelo impacto de um ano completo do continuado plano de parceiras de longa duração." Entre essas parcerias Etihad, Umbro, Aabar, Etisalat.

O Serviço referentes aos dias de jogos aumentou 6,1%, de £ 9,8m para £ 10,4m, que é o reflexo da maior procura por produtos de hospitalidade que o estádio ofererece.

A venda de produtos cresceu a partir do acordo do City com a empresa Kitbag para essa cuidar das operações de venda no varejo dos produtos City. A rentabilidade aumentou em £ 2.6 m, nesse campo, o relatório não dá muitos detalhes não. Talvez seja acordo entre o clube e a empresa.

O restante do relatório fala sobre o futuro do time, como vai funcionar o ambicioso plano de transformar uma área pobre, abandonada de Manchester em um celeiro de novos jogadores para o City, que não irão desenvolver apenas suas habilidades no futebol, como também em outras áreas que possam ter um futuro caso não consigam se manter no futebol.

O fato de nove jogadores da divisão de base já terem jogado no time principal na era Roberto Mancini é comentado pelo menos umas duas vezes, mas ninguém comenta que nennhum deles ainda não é parte integrante do elenco. Sei que tem muitas qualidades esse projeto do City, mas é preciso questionar alguns pontos.

Acredito que o próximo relatório apresentará melhoras, sendo em aumento de receita e queda de depesas e com a proximidade do Fair Play Financeiro (começo previsto para a temporada 2012/13), temos que mostrar que estamos caminhando para equilíbrio de contas para agradar a UEFA.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Relatório financeiro 2010/11

Saiu o tão aguardado resultado financeiro do Manchester City e as previsões iniciais eram mais otimistas que a  realidade. No ano fiscal terminado no dia 31 de maio de 2011, o clube teve um prejuízo de £ 194 milhões, recorde na história de qualquer time inglês.

Quando chegar em casa, vou lher o relatório e tento esmiuçar e fazer uma análise. Quero saber em quanto a receita do clube subiu. Acredito que em 201/12, teremos prejuízos, mas podem ser bem menores. E o Fair Play Financeiro vem ai. Nosso contadores devem ser melhores que o David Silva!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

12ª rodada: Man City Vs Newcastle

Voltemos a nossa programação normal. Nesse sábado, haverá na Premier League o confronto dos dois únicos invictos da competição: Manchester City receberá em seus domínios o Newcastle. Líder contra o surpreendente terceiro colocado. O jogo começará às 13 hrs, horário de Brasília, e terá transmissão dos canais ESPN.

O City passou quase zerado dos jogos das seleções, a princípio apenas Samir Nasri está com um problema físico, tanto que foi dispensado dos dois jogos da França. Sergio Aguero ficou de fora da primeira partida da Argentina, mas enfrentou, e fez gol, na vitória contra a Colômbia. Os atletas que foram chamados para a seleção inglesa não apresentaram nenhum problema, até agora.

A partir desse jogo contra o Newcastle, vai começar para o Manchester City e para muitos times ingleses aquela maratona extenuante, apenas para os jogadores, porque para mim vai dar início ao melhor período do campeonato inglês: em menos de dois meses o City irá jogar 13 partidas, jogos a cada três, quatro dias. E em temperaturas bem baixas, que pena que é lá.

Eu acho que pode ser nesse momento que temos a chances de garantir o campeonato, o título. Muitos já falam da nossa capacidade de rodar o elenco, isso quando nem todos precisam fazer. Yaya Touré chegou a comentar que um suposto time reserva do City levaria uma vaga na Champions. Agora, nessa época, todas as equipes vão jogar muitas partidas com períodos curtos de descanso e regeneração. E qual time tem um elenco tão capaz quanto o nosso? Eu não saberia citar nenhum, talvez o United, mas eles já tem jogadores no estaleiro. Nas últimas rodadas, eles já começaram a ratiar, ganharam no sufoco do Everton e Sunderland.

Depois do jogo contra o Newcastle, a gente viaja até Napoles para jogar terça e tentar nos classificar antecipadamente para o jogo contra o Bayern se tornar uma disputa pelo primeiro lugar do grupo. Eu ia escrever uma mera formalidade, mas passar de fase na primeira colocação vai ajudar muito para pegar um adversário mais fraco nas oitavas. No domingo 27, enfrentamos o Liverpool em Anfield e dois dias depois o Arsenal pela Carling Cup, em Londres. Esse jogo não poderá ser realizado na terça porque o Tottenham joga em casa pela Liga Europa e eu acho que a UEFA não permite jogos na mesma cidade por competições diferentes quando há jogos pelos seus torneios.

O Newcastle está fazendo uma excelente campanha, não acreditava que eles pudessem lutar lá em cima na tabela. Será que apenas fogo de palha? Vi alguns jogos deles e não achei grandes coisas não. Jogam muito na raça, não tem muita técnica. Tem que tomar cuidado com o atacante deles, Demba Ba que já marcou 8 vezes nesse campeoanto e tentou ajudar o West Ham a fugir do rebaixamento ao marcar 7 gols, após chegar em fevereiro de 2011.

É uma pena que essa campanha invicta dos "Magpies" vá ser encerrada no sábado, espero que a porrada que eles irão tomar não tirem eles do rumo nessa temporada e quem sabe eles não beliscam uma vaga na Liga Europa em 2012. Estou confiante para essa partida. Devemos ter força máxima, exceção a Nasri, e quem sabe Owen Hargreaves pode ficar até no banco nessa partida ou talvez jogar para descansar algum meio de campo para a partida de terça na Itália.

sábado, 12 de novembro de 2011

Cultura

Nesse momento sem futebol do Manchester City para nos deliciarmos, vou fingir que sou um cara inteligente, quase um intelectual, e vou sugerir dois livros sobre futebol que eu li e recomendo pela qualidade e coragem de escrever sobre a verdadeira FIFA.

O primeiro é o Febre de Bola do autor Nick Hornby, que também escreveu livros que foram tansformados em filme como "Um grande garoto", "Alta Fidelidade". Esse livro conta a história de um fanático torcedor do Arsenal e como sua vida gira em torno dessa obsessão pelo time. Com certeza muitos se verão no lugar do autor durante a leitura.

Esse livro também foi transformado em filme e ganhou 2 versões: a inglesa, com o Colin Firth ("Diário de Bridget Jones" e "O discurso do Rei") que é sobre futebol mesmo, e a versão americana que virou uma comédia romântica com a Drew Barrymore e Jimmy Fallon, que trocou o futebol pelo sensacional, emocionante jogo de baseball. Infelizmente, só vi a versão hollywoodiana.

E o outro livro é o Jogo Sujo - o Mundo Secreto da FIFA (versão em português e em inglês). Coloquei as duas versões porque o inglês é bem mais barato e para quem já lê em inglês não é complicado, pena que vai demorar 7 semanas para chegar.

O livro conta como a FIFA age para manter no poder as mesmas pessoas durante anos, como as várias pessoas no topo da cadeia de comando se beneficiam com a Copa do Mundo e fala sobre o caso da ISL, da compra dos direitos da Copa do Mundo até sua falência e processos que continuam. Uma observação sobre essa empresa: ela atuou no Brasil em, pelo menos, dois clubes, Grêmio e Flamengo, e o presidente da CBF é sócio do time carioca. Ponto.

Também tem a "versão" para o cinema: procurem no Youtube um programa chamado Panorama da BBC. Tem um que fala sobre estórias desse livro e outro sobre compra de votos para a Copa de 2018, esse saiu nos dias anteriores a eleição.

Para aqueles que se interessarem, boa leitura.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Habemos atacantus!

O Manchester City tem uma das maiores forças ofensivas no futebol mundial hoje, quem sabe pode ser a maior, nossos três atacantes já marcaram 30 gols nessa temporada e um quarto atacante, que se recusa a jogar pelo City, fez 52 gols em 91 jogos pelo City.

Mas eu entendi ontem porque eles fazem tantos gols: não é pela qualidade deles, pelo faro de gols deles, é por medo! Eles tem muito medo de quem comanda o clube. E não é medo de demissão, é medo de esquentarem o banco para Kaldoon Al-Mubarak, o cara que controla o City após a compra do clube pelo Sheik Mansour.

Nesse final de semana rola o Grande Prêmio de F1 em Abu Dhabi e o grupo do Sheik é o responsável pela construção da pista e divulgação da corrida. Até a temporada o ADUG era proprietário de 5% da escuderia Ferrari, na última corrida eu não vi o patrocínio da Etihad Airways nos carros vermelhos ( por que não mudam a cor para azul celeste?), não sei o que aconteceu. Só que foram eles que construiram o Mundo Ferrari, parque temático na área do circuito.

Voltando ao assunto principal, rolou um amistoso entre alguns pilotos e um combinado de pessoas dos Emirados Árabes e Kaldoon jogou, com a camisa 16, seria uma lembrança de um momento sensacional? Só que ele não apenas jogou: deu uma assistência, dois gols e participou do gol contra dos pilotos. Tem gente querendo dar esse gol para ele para completar um Hat-Trick. Só que puxação de saco tem limite. Falam que ele joga, quando está na Inglaterra, umas partidas com a comissão técnica do City.

Vejam as jogadas dele no vídeo abaixo:



Tem futuro esse garoto! Como se diz na minha terra: "Se fode aí, Tevez!"

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Punições no City

Ontem o Manchester City anunciou que o zagueiro Kolo Toure sofreu e concordou com uma punição após se flagrado no exame anti-doping por uso de um emagrecedor que sua mulher consume. O jogador não pode jogar por 6 meses por determinanção da FA.

Esse "julgamento" do jogador pelo City havia sido levantado há algumas semanas pela imprensa e deixou a impressão que seria o empregador malvado querendo tirar dinheiro do pobre do emprego. Mas temos que analisar a situação.

O jogador deve receber uma cartilha ou orientação médica sobre o uso de remédios, não acredito que nenhum clube profissional de alto nível não fala sobre tomar remédios por conta própria, então sabe o que pode ou não pode. Se tiver dúvida, com certeza tem uma equipe inteira de médicos para aconselhar o jogador.

Kolo tomou por conta e risco o remédio e foi flagrado num exame anti doping na temporada passada. Prejudicou ele próprio e o City. O clube ajudou o atleta em todo o processo legal, não baniu nem fez nenhum julgamento de valor dele. Sempre o apoiou e pagou seus salários nesse período. Mas eu concordo com o City que ele deveria ser punido. Tem que ser duro para outros jogadores terem consciência que uma simples aspirina não é tão inocente para eles.

Segundo a imprensa, se achou um meio termo na punição: Toure foi punido em 6 semanas de salário (£ 740 mil), mas manteve seu direitos de imagens (£ 1.3 milhão). Como disse no começo, ele concordou e clube e jogador botaram um ponto final no assunto.

Esse assunto foi seguido do assunto Carlos Tevez. Notícias surgiram que o atleta iria aceitar a punição imposta pelo Man City após sua recusa de jogar em Munique e parecia que a vida segueria em frente e o antigo capitão voltaria a jogar pelo City, mas ontem a noite Tevez só fez piorar sua situação.

Todos os sites ingleses afirmam que Tevez, se não tiver se apresentado até às 8h30 da manhã de hoje em Manchester, ele teria AWOL (Absent Without Official Leave), isto é, viajou sem permissão de ninguém no Manchester City.

A terça feira foi livre para todos os jogadores que não tivessem com suas seleções, eles poderiam fazer o que quisessem, mas deveriam treinar na quarta. Tevez simplesmente quis tirar a terça feira na Argentina, muito possivelmente ele deve ter um teletransporte no Forte Apache para voltar na hora marcada para o treinamento.

Tevez e seus agentes tentaram permissão duas vezes e nas duas foram negadas porque "o jogador ainda precisa entrar num melhor condicionamento físico". Ele com certeza tomará mais uma punição em dinheiro por não ser apresentar no dia marcado e deverá responde por quebra de contrato com o City. Semanas antes o sindicato dos jogadores tinha proibido uma punição de 4 semanas do salário, o clube só poderia cobrar 2, o que a diretoria do clube ficou puta porque durante todo o processo eles foram consultaram e ganharam apoio da entidade e na hora H, eles mudaram.

Agora o jogador tomará mais uma punição e vamos ver ser o sindicato vai querer passar a mão na cabecinha dele de novo. Eu acho que o Tevez largou de mão, vai fazer o que der na telha até o dia que uma mega punição o impedir de jogar futebol novamente e ele voltar a morar na pobreza do Forte Apache. Parece ser o plano de aposentadoria dele.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mais uma derrota na NextGen

Depois da derrota de 4-1 para o Barça na semana passada, o Manchester City sub-19 viajou para a Escócia e perdeu sua quinta partida em cinco jogos na competição. 2-1 para o Celtic, gol do City foi de Albert Rusnak.

Tomara que essa competição tenha servido para os jogadores ganharem mais experiência, para ajudar o desenvolvimento deles. O torneio é sub 19 e muitos dos nossos atletas estão bem abaixo da idade limite. Melhor sorte na próxima temporada, se o City se inscrever, e vamos torcer para uma vitória no último jogo do grupo contra o Marseille em casa.


Manchester City: 
Halsall,Smith, Plummer,Clowes (King),Tse,Meppen-Walter,Roman,Rusnak,Hiwula (Cole),Suarez, Drury (Henshall)

Subs: Sharpe(GK), Coulson, Leigh, Glendon

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Capello ignora Richards....de novo

Há algumas semanas escrevi um post comentando que não entendia porque Richards era esnobado por Fabio Capello para começar como titular os jogos da seleção da Inglaterra, ele prefiria escalar Smalling ou Phil Jones, que jogariam improvisados, mesmo com Micah no grupo. Mas ontem Capello foi longe demais.

Saiu a convocação para os amistosos contra a Espanha e Suécia, Smalling não foi convocado porque está machucado, mas quem foi chamado foi o possante, o cheio de categoria, o Carlos Alberto Torres da nossa geração, Glen Johnson! Isso mesmo, foi convocado um jogador que jogou apenas 4 partidas na temporada, mas pelo menos jogou as últimas três né Capello?? Phil Jones e Kyle Walker também foram convocados, o que me leva a crer que Richards, na melhor das hipóteses, é quinto melhor lateral direito inglês!

Dessa vez Richards resolveu desabafar via Twitter, não foi nenhum comentário depreciando Capello ( pode deixar que esses comentários eu faço). Primeiro ele tuitou " Desapontamento é pouco". Bem contido nas palavras, isso de um rapaz que xingou na TV ao marcar um gol de empate contra o Aston Villa nos acréscimos de um jogo da FA Cup, gol que valeu um "replay" para o City.

Pelo visto, os torcedores do City não queriam deixar seu jogador entrar em depressão e muitos mandaram mensagens de apoio e a resposta foi " Quero muito agradecer os torcedores do Man City que estão sempre ao meu lado desde o começo da minha carreira. Nos altos e baixos. CTID. Farei qualquer coisa por esse clube."

E por fim " Melhor sorte na próxima vez. Arregaçar as mangas e trabalhar mais"#nãopossopararnãoparareinãoparo . E não sei se foi o Twitter dele, mas a imprensa inglesa noticiou a sua não convocação.

Daily Mail - Richards é esnobado de novo por Capello;

Skysports - A batalha de Richards: craque do City promete lutar por seu lugar na Inglaterra;

The Times - Richards é ignorado por Capello;

Não faz o menor sentido ele ficar de fora da convocação. No jogo contra o QPR, o Capello estava no estádio e pode ver o Richards de perto, jogou mal, como todo o time, mas é impossível pensar que ele não foi convocado por causa desse jogo. Não se ganha uma convocação por uma única partida, é pela sequência de jogos, que todos esses que foram citados acima não tem na lateral direita.

Outra coisa, já ouvi boatos que Capello não estaria convocando Richards porque ele seria imaturo, porra, tudo bem que foi por apenas uma partida, mas o Mancini deu mostras que considera um cara experiente para liderar a equipe porque deu a faixa de capitão para ele, tinha o Barry em campo, que se usasse a faixa, ninguém iria ficar questionado por que não o Micah.

Não que eu considere seleções acima dos times, até tem vezes que prefiro não ter jogador convocado para poupar para os jogos do City, mas o Richards é um jogador que veio da nossa base. Dá o maior orgulho vê-lo sendo titular da seleção inglesa. Mostra que é possível ter jogador de nível de seleção sem ter que pagar rios de dinheiro por ele.

Eu acho que David Silva deveria vingar Micah Richards e humilhar o lateral direito da Inglaterra que jogar essa partida e ainda usar uma camisa do City com o 2 para frente e nome do Richards quando ele marcar o gol, correr para o banco para provocar o italiano.

E repito: se eu fosse o Richards não espararia conovocações até o final da Euro 2012 e caso recebesse
não atenderia.

domingo, 6 de novembro de 2011

AJ por mais 5 anos.

Uma notícia antes de ir trabalhar nesse domingo, se eu fosse jogador de futebol trabalho domingo seria normal e £ 80 mil por semana seria bom a vera.

Segundo o Daily Mail, o Manchester City e Adam Johnson fecharam um acordo que o nosso camisa nº 11 defenderá o clube por mais 5 anos e terá seu salário dobrado para £ 80 mil. O jogador atraia atenções de outros times ingleses como Chelsea, Liverpool e Tottenham.

Johnson foi a primeira contratação de Mancini em janeiro de 2010. Ele chegou do Middlesbrough por £ 7 m e li alguns comentários que ele não jogaria 5 jogos pelo City, por causa das contratações que tinhamos feitos e pretendíamos fazer. Hoje ele tem 72 partidas, 12 gols pelos Citizens e é convocado regularmente pelo técnico da seleção inglesa Fábio Capello. A curiosidade é que dias antes de fechar com o City, ele jogou pelo Boro contra a gente pela FA Cup e deu um sufoco no Javier Garrido até sair machucado ainda no primeiro tempo.

AJ é um dos jogadores mais cobrados em público por Mancini porque o italiano sabe que ele pode atingir um outro patamar se começar a focar mais no jogo, mesmo com o City vencendo de goleada, Mancini não quer que ele largue mão de defender, ele não pode se achar um jogador Top ainda. As aventuras, muitas vezes regadas a alcool, fora de campo também já renderam broncas em público.

Acho que Mancini quer que Johnson dê certo porque acredita no potencial dele e foi sua primeira contratação, um ilustre desconhecido por £ 7 m, seria muito bom para o seu ego que ele não falhasse. Agora é esperar a confirmação dessa informação pelo site do Manchester City.


sábado, 5 de novembro de 2011

No sufoco vencemos!

Não entramos em campo até os 40 mins do primeiro tempo. Foi um show de erros de passe, time não conseguia prender e manter a bola, fazer aquele estilo de jogo característico que o time tem imprimido nas última partidas. Mas no final falou mais alto a qualidade do time e o Manchester City venceu por 3-2, gols de Dzeko, D Silva e Yaya.

Eu achava que aqueles problemas com as bola alçadas na nossa área tinham sido resolvidos, infelizmente eles voltaram a aparecer hoje. A marcação estava errada e repetimos erros passados, que achei que tinha sido corrigidos, como a marcação por zona na bola parada. Eu não gosto dese tipo, acho que dá muita liberdade para os adversários correrem e nos vencerem no alto.

No primeiro lance de bola parada foi interessante a reação de Mancini, ele socou a proteção do banco porque claramente estava frustrado com o erro da equipe. Nesse lance o time se salvou, mas no segundo tomamos o gol de abertura do placar e o QPR não ficou atrás, perdeu mais algumas chances, eles estavam jogando pela Premier League toda.

A atuação do time foi lamentável, o que se salvou foi dos 40 mins do primeiro tempo até os 15 do segundo, muito pouco futebol hoje. Micah Richards ficou mais preocupado em marcar Wright Philips e não atacou e também defendeu mal, acho que SWP levou vantagem em quase todas as bolas. A nova dupla de zaga parecia perdida em alguns lances e Kolarov não foi tão efetivo no ataque como em outros jogos, apesar de ter cruzado para o terceiro gol na cabeça de Yaya.

Hoje o meio de campo não funcionou, David Silva e Milner não conseguiram ditar o ritmo como vinham fazendo, mas ai que mostra a qualidade dos jogadores: Milner iniciou a jogada do gol de Dzeko e Silva fez um golaço com uma matada dois em um, tirou o zagueiro da jogada e já deixou pronta para o chute.

Foi a melhor participação do espanhol no jogo, eu achei que o jogo já estava decidido nesse momento, não achava que o QPR teria condições de voltar ao jogo, mas tiveram. Num lance em que Adam Johnson e Richards ficaram perdidos, um jogador do time da casa foi lançada e cruzou na linha de fundo para pegar o atacante do QPR livre para o cabeceio e ter o gol creditado para o outro atacante, que por acidente e em posição legal, por ter metido as costas no lance e tirar Hart da jogada.

E como foi descrito ai em cima, Kolarov cruzou, Yaya testou e consolidamos nosso vitória, não que tinha sido momentos finais calmos, mas vencemos. Teve dois lances que me chamaram atenção, ambos de individualismo quando o jogo ainda estava tenso. Aguero chutou uma bola que era para ter passado para Milner, que reclamou de maneira contida, só batendo os braços nas pernas. Já no lance de David Silva aconteceu uma discussão. O espanhol chutou uma bola cruzada de curva quando era melhor ter passado para um companheiro e Balotelli protestou.

Balotelli não queria a bola para ele, pelo o que eu entendi, ele queria que a bola fosse passada para Dzeko que estava chegando de frente para o gol, na altura da meia lua. Também acho que era a melhor opção. Temos que matar o jogo, se tivesse 3, 4-0, eu estaria de acordo com o chute, mas placar apertado não dá para para desperdiçar chances de gol dessa maneira.

Com a vitória nossa e de todos logo abaixo que correm atrás da gente, a diferença se manteve. O Utd venceu com um gol contra do ex zagueiro deles, cria da base do Utd, Wes Brown, aos 47 do primeiro tempo. Com certeza alguém já mandou que essa foi a maior contribuição do zagueiro para o ex time.

Hoje o time foi muito mal, não houve um melhor em campo, mas isso tem acontecer de vez em quando para podermos colocar os pés no chão e lembrar que ainda não existe uma dinastia do Manchester City, só levamos uma FA Cup, temos que manter nosso ritmo para em Maio levantarmos a Premier League e mais uma copa nacional.

Os campeonatos vão entrar de recesso até o dia 19 para os jogos das seleções, vai ser bom para descansar alguns jogadores que não serão convocados, poucos é verdade, e enfrentaremos no Etihad Stadium, o terceiro colocado e também invicto Newcastle. Eles fazem uma excelente campanha e tem a melhor defesa do campeonato. Vamos ver como eles se comportam contra o melhor ataque. Aproveitarei e citarei Mad Max III, além da cúpula do trovão: "dois entram (invictos), apenas um sai!"

Até lá!!

11ª rodada EPL: QPR vs Man City

O lider da 10ª rodada e, independentemente do resultado, da 11ª rodada volta a campo nesse sábado às 15h30, horário de Brasília, com transmissão dos canais ESPN, para enfrentar para enfrentar o QPR na sua casa, o Loftus Road, local aonde há duas semanas, eles venceram o Chelsea por 1-0, com um gol de penalti Mandrake, foi penalti, mas gerou dúvidas, e dois jogadores do Chelsea expulsos.

Vamos enfrentar um time que foi recém promovido da segunda divisão que está em 12º lugar num estádio bem acanhado, com 18 mil torcedores muito perto do campo. O QPR tem dois conhecidos do Manchester City, que são crias da nossa divisão de base: Joey Barton e Shaun Wright Philips. Eles tem um brasileiro também, Bruno Perone, ex Figuerense.

Teremos que tomar muito cuidado com a velocidade e "sede de vingança" de SWP, ele saiu essa temporada do Man City porque não teria espaço no elenco e é claro que ele vai querer mostrar Mancini errou ao liberar ele (gosto do Shaun, mas iria ser reserva do reserva hoje no City). Barton é um provocador, vai ficar pentelhando o jogo todo, vai colocar pilha, o alvo mais certo é o Super Mario.

Não sei se Mancini pensou nessa possibilidade, todos os times vão querer provocar Balotelli por causa de seu temperamento, só que quem deve ser titular hoje é Dzeko, pelo rodízio que o técnico tem promovido nos últimos jogos. Mais mudanças devem acontecer, Mancini mostra querer preservar o elenco de lesões por cansaço.

Mudança certa é a entrada de Lescott, na vaga do capitão Kompany, expulso contra o Wolves, e que, segundo Guardian, só ficará um jogo fora. Eu já tinha visto isso, nem todo vermelho direto é punitivo de três jogos, acho que depende da intensidade da falta, a expulsão dele foi por uma chance claro de gol, não foi violenta. Voltando a nossa zaga, Lescott deve formar parceria com Savic. Kolo Toure parece perder espaço, a atuação dele na Carling Cup foi horrível, não sei se ele vai aceitar ser a quarta opção, mas também acho difícil ele sair em janeiro, muito possivelmente ele será chamado para jogar a Copa de Nações da África e poucos vão se interessar em contratar um jogardor para perder por um mês e meio.

Novamente as laterais devem sofrer alterações: Richards e Kolarov podem entrar no lugar de Zabaleta e Clichy. Meu time para a partida de hoje seria Hart, Richards, Lescott, Savic, Kolarov, Barry, Milner, Yaya, Johnson, Aguero e Dzeko. David Silva saiu com um problema nas costas na vitória contra o Villarreal, não seria nada sério, mas eu acho que daria para poupar ele no jogo, Mancini tem que pensar na sequência da Premier League. Que ficará parada por duas semanas para jogos data FIFA.

Quem poderá ficar no banco hoje é Owen Hargreaves, que sofreu uma pequena pancada antes do jogo pela Carling Cup contra o Wolves e ficou de fora dos dois jogos contra eles e não pode jogar contra o Villarreal por não estar inscrito na UCL. É importante que ele fique no banco pelo menos, o City tem que mostrar que sua contratação não foi apenas para provocar o rival e sim para ajudar o elenco.

Jogo vai ser complicado e entraremos em campo já sabendo os resultados de todos nossos adversários na briga pelo título (não que isso nos pressione, é apenas uma curiosidade), exceção feita ao Tottenham que só joga amanhã. Acho que nosso média de gols vai cair nesse jogo: 2-0 City, Dzeko e Johnson.

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Richards, Kolarov, Lescott, Y Toure, De Jong, Milner, Barry, Silva, Balotelli, Dzeko, Aguero, Savic, Clichy, Johnson, Zabaleta, Nasri, K Toure, Hargreaves, Pantilimon.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Curtinhas

- Manchester City emprestou dois jogadores para o Oldham, da terceira divisão: Andrea Mancini, até 3 de dezembro podendo ser estendido, e Luca Scapuzzi até 2 de janeiro. Péssima notícia para o Arsenal, o Manchester City já emprestou Razak e Scapuzzi, então vamos com jogar com um time mais forte nessa partida que nas anteriores;

- O time da NextGen Series perdeu a quarta seguida, dessa vez para o Barcelona, na Espanha, por 4 x 1, gol de Devante Cole, já no final do jogo. Teve uma equipe de mídia do City nesse jogo, deveremos ter vídeos nos próximos dias;

- Em 17 partidas, contando a Community Shield, o Manchester City já marcou 51 gols, média de 3 gols por jogo, tá mal não. Como efeito comparativo, esse é o número de gols total que nós marcamos na temporada 2007/08, pré-Sheik, em 45 jogos. Diferença considerável....;

- Naquela temporada nosso artilheiro foi o brasileiro Elano com 10 gols. Dzeko já passou essa marca, está com 12, Aguero já igualou e Balotelli tem três a menos. Estamos em outro patamar em relação há quatro temporadas;

- Durante o jogo contra o Villarreal, Mancini bateu com a cabeça no teto do banco de reservas. Foi o segundo acidente no mesmo banco. Há 5 anos, quando ainda estava no Inter de Milão, ele testou teto também. Para os interessados, nosso comandante está lúcido e passa bem....rs;

- Manchester City está preocupado com a segurança com seus torcedores no jogo contra o Napoli. Seis torcedores do Bayern foram esfaqueados, torcedores do Liverpool foram atacados antes e depois do jogo pela última Liga Europa. Diretoria mandou uma equipe de segurança para estudar a cidade e criará uma cartilha para os viajantes;

- Mario Balotelli virou alvo de uma brincadeira numa cidade inglesa: um boneco de 10 metros do jogador será queimado numa festa tradicional em Edenbridge. Antes que pensem que é por ódio, é apenas uma brincadeira que os promotores do evento fazem todo ano, escolhem uma celebridade para queimar, ano passado foi Wayne Rooney. O boneco de Super Mário veste a camisa "Why always me", um chapéu do personagem do video game, a sua casa numa mão e fogos de artifício na outra. No dia anterior, parte da casa de Balotelli pegou fogo após alguém disparar fogos de artifício da janela do banheiro. Tomara que ele leve no bom humor;

City volta da Espanha com os três pontos.

Os resultados que eram interessantes para o Manchester City aconteceram nessa rodada e assumimos a vice liderança do grupo A e, de quebra, só dependemos de nós mesmos para passarmos para as oitavas. A nossa vitória por 3-0 (Yaya (2) e Balotelli (pen)), somada a derrota do Napoli para o Bayern fez o City passar os italianos e manter o time alemão na alça de mira pelo primeiro lugar do grupo.

Tentei ver o VT na madruga, mas o sono foi maior e só vi o primeiro tempo. Se o time jogou daquele jeito na segunda etapa, não tenho nada a reclamar. Estranhei a entrada de Savic como titular no lugar de Lescott, mas como não contaremos com Kompany na próxima rodada, Mancini, possivelmente, colocou o inglês no rodízio para descansar um pouco porque ele não está mal, forma uma boa dupla com o belga.

O time do Villarreal é ou está muito fraco. Todo remendado, poderiam falar que o time entraria com mais raça para tentar reverter essa situação, mas só raça não resolve, tem que ter qualidade também. E isso não falta para o time atual do City, como por exemplo no nosso ataque, pudemos deixar Aguero e Dzeko no banco e quem jogou foi Balotelli que marcou seu sétimo gol em sete jogos, só não marcou contra o Wolverhampton porque entrou no final do jogo, só que havia deixado dois no Derby.

E temos que dar parabéns para Yaya Toure: ele perdeu a virgidande ontem. Nosso vice artilheiro na temporada passada com 12 gols, ainda não tinha marcado nenhuma fez na atual temporada porque ele está jogando mais atrás enquanto ano passado, ele quase que formava uma dupla de ataque com Tevez. E os dois gols dele foram com estilo, os dois com belas chapadas na bola sendo o segundo veio depois de um bonito drible no marcador.

A nota ruim do jogo foi que David Silva saiu com um problema nas costas, mas Mancini acredita que ele possa jogar contra o QPR no sábado. Talvez ele entre no rodízio também promovido pelo técnico e o City jogue com Adam Johnson e Nasri para armar as jogadas.

COMO ESTAMOS NA LIGA DOS CAMPEÕES:

Primeiramente, a notícia mais fantástisca de todos os tempos, não há 6-1 em derby que bata essa: já estamos classificados para a Liga Europa! Agora vamos falar sério.

Só dependemos dos nossos esforços para nos classificarmos para as oitavas. Se vencermos o Napoli no San Paolo, estamos classificados e lutaremos contra o Bayern pelo primeiro lugar, esse jogo será na última rodada e no Etihad Stadium. O ruim é que o Bayern enfrentará o Villarreal no Alianz e deve golear.

Um empate não é ruim, o Bayern foi na Itália e só fez 1 ponto, mas irá nós deixar tensos por mais tempo e, como nosso saldo de gols é apenas de 1 a mais que o Napoli, não poderemos pensar em empatar na última rodada porque o Napoli vai viajar até a Espanha para enfrentar um Villarreal eliminado e desfalcado.

Uma derrota é horrível. Teremos que vencer o Bayern na rodada seguinte e torcer por, no mínimo, um empate no outro jogo do grupo. Ainda há a possibilidade remota de, mesmo com a derrota em Napoles, nos classificarmos com um empate contra o Bayern e uma derrota, de preferência de goleada, do Napoli. Esso último cenário seria bizarro.

Quero acreditar que dê para passarmos de fase no próxima dia 22 de novembro mesmo, ficar postegando isso é querer me emputecer, para ficar puto, eu já fico vendo jogos do Vasco. O Pasha já falou isso comigo, ele é são paulino, e eu concordei na temporada passada e, mesmo com o Vasco campeão da Copa do Brasil, co lider do Brasileiro e disputando a Sul Americana, eu não consigo torcer para o Vasco como torço para o City.

O time do City é absurdamente bom! Troca de passes, jogadores que se movimentam, que sabem dominar a bola sem muito esforço, que tem capacidade de virar uma bola no pé do companheiro. No Vasco, o cara quer virar o jogo, a bola vai até a Estação Espacial e quando chega no outro jogador já tem 30 adversários em cima ele.

Isso foi só um desabafo! E temos jogo da NextGen hoje contra o Barcelona na Espanha, não espero nada além de uma derrota, mais tarde teremos informações sobre esse jogo.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Boa rodada para o City.

Tava no trabalho hoje então não vi o jogo, fiquei só no tempo real, então não vou escrever nada agora. Ainda mais que o foco agora é no Vascão na Sul Americana!

Tentar ver o VT na ESPN mais tarde e escrevo sobre essa excelente vitória. Até mais!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

NextGen Series

Para quem quiser treinar o "escocês" e ver os gols derrota do City para o Celtic no Hyde Park é só clicar aqui. Consegui o vídeo do jogo. Mostra falhas bisonhas das duas defesas e um golaço do Denis Suarez. O jogo começa por volta de 3´30 do vídeo.

4ª rodada UCL: Villarreal Vs Man City

Começa o returno da Liga dos Campeões nessa semana e os jogos da terceira rodada serão repetidos com os mandos de campos invertindos. Isso quer dizer que o Manchester City viajará até a Espanha para enfrentar o Villarreal no El Madrigal. Por causa do começo do nosso horário de verão e o final do mesmo no hemisfério Norte, a partida começará às 17h45, horário de Brasília, sem transmissão ao vivo para o Brasil, apenas o VT na ESPN Brasil às 01h30, madrugada do dia 02 para 03.

O Manchester City está em terceiro lugar do grupo e esse jogo serve para mostrar nossa carta de intenções: se queremos ficar na UCL ou vamos jogar a Liga Europa. O Villarreal está em último no grupo e parece não ter forças para reagir na competição. O Bayern e Napoli se enfrentam na Alemanha.

Para essa partida teremos o reforço de Mario Balotelli após o italiano cumprir os três jogos de suspensão. A princípio o time não tem nenhum problema de contusão e poderá contar com sua força máxima nessa partida. Especulam que Mancini começará com Zabaleta no lugar do Richards nessa partida. Eu colocaria o Richards de titular. Temos que atacar com mais força, acho ele melhor, mais forte no ataque que o Zabaleta.

Quem não deve ser titular é Nigel de Jong. Mancini tem usado cada vez menos ele, deve acreditar que o time não precisa tanto da ajuda defensiva dele, já que o time ataca muito, fica muito tempo com a bola no pé. Essa era uma idéia que eu tinha contrária em relação à Mancini, mas parece que o time está entendendo como defender em bloco e o holandês poderia dar o lugar para alguém que possa criar mais chances no ataque.

Meu time titular nessa partida seria Hart, Richards, Kompany, Lescott, Kolarov, Barry, Milner, Yaya, D Silva, Balotelli e Aguero. Milner vem jogaqndo muito bem nas últimas partidas e merece ser titular nessas partidas importantes. E quem também está ganhando críticas positivas minhas, depois de ser esculachado por mim na temporada passada, é o Kolarov. Ano passado ele não apoiava tanto e quando fazia, dava um chute louco para o gol ou cruzava para ninguém.

Nessa temporada ele tem chegado mais na linha de fundo, criado mais chances para o time e tem sido importante nas bolas paradas. No meu entender é o nosso melhor jogador na Liga dos Campeões, foi muito bem na rodada anterior e que continue assim hoje.

O Villarreal vai jogar todo capenga. Vários desfalques entre eles o autor do gol no Etihad Stadium, Cani, e o ataque titular: Rossi e Nilmar. O zagueiro Zapata distendeu um ligamento do joelho e também não participará da partida, ele tinha atuado em 14 jogos pelo Submarino Amarelo na temporada. Marco Senna e Marco Rubben também estão fora. O time está apenas na 13ª colocação, após 10 partidas na, La Liga e venceu apenas sua segunda partida nesse final de semana.

Iremos enfrentar um time que está mal no campeonato local e cheio de desfalques, ou seja, temos que vencer. Na moral, não dá para ficar com aquele papo "é um time perigoso jogando em casa", ficar com respeito ao adversário, é obrigação nossa vencer e temos que fazer saldo, que pode ser o critério de desempate para nos levar para a próxima fase da Liga dos Campeões.

Brincando um pouco de especulações, se o Bayern e Napoli empatarem e o City vencer, ficamos um ponto na frente do Napoli e o próximo jogo será dia 22 contra os italianos no Estádio San Paolo. Vamos ter que ir lá para vencer para abrirmos 4 pontos, sem chance de sermos ultrapassado por eles. Na última rodada a gente recebe a visita do Bayern e eles vão até a Espanha para pegar o Villarreal, o que poderá significar 3 pontos para eles e o time da Bavária vai ser complicado até mesmo no Etihad Stadium.

Então o empate entre Bayern e Napoli é um bom resultado, claro se vencermos, porque só dependeremos de nós mesmos para passar para as oitavas da Liga dos Campeões. E se empatarmos, temos que torcer para vitória do Bayern, que se classificaria com duas rodadas de antecedência, e teremos que tirar a diferença de gols no San Paolo e empatar, pelo menos, com o Bayern em casa. Tem combinações de resultados que ainda nos mantém na disputa, mas mais importante é uma vitória do Bayern( é feio falar isso, mas é a mais pura verdade) porque qualquer resultado na Espanha nos deixa ainda com chances de classificação.