sábado, 12 de novembro de 2011

Cultura

Nesse momento sem futebol do Manchester City para nos deliciarmos, vou fingir que sou um cara inteligente, quase um intelectual, e vou sugerir dois livros sobre futebol que eu li e recomendo pela qualidade e coragem de escrever sobre a verdadeira FIFA.

O primeiro é o Febre de Bola do autor Nick Hornby, que também escreveu livros que foram tansformados em filme como "Um grande garoto", "Alta Fidelidade". Esse livro conta a história de um fanático torcedor do Arsenal e como sua vida gira em torno dessa obsessão pelo time. Com certeza muitos se verão no lugar do autor durante a leitura.

Esse livro também foi transformado em filme e ganhou 2 versões: a inglesa, com o Colin Firth ("Diário de Bridget Jones" e "O discurso do Rei") que é sobre futebol mesmo, e a versão americana que virou uma comédia romântica com a Drew Barrymore e Jimmy Fallon, que trocou o futebol pelo sensacional, emocionante jogo de baseball. Infelizmente, só vi a versão hollywoodiana.

E o outro livro é o Jogo Sujo - o Mundo Secreto da FIFA (versão em português e em inglês). Coloquei as duas versões porque o inglês é bem mais barato e para quem já lê em inglês não é complicado, pena que vai demorar 7 semanas para chegar.

O livro conta como a FIFA age para manter no poder as mesmas pessoas durante anos, como as várias pessoas no topo da cadeia de comando se beneficiam com a Copa do Mundo e fala sobre o caso da ISL, da compra dos direitos da Copa do Mundo até sua falência e processos que continuam. Uma observação sobre essa empresa: ela atuou no Brasil em, pelo menos, dois clubes, Grêmio e Flamengo, e o presidente da CBF é sócio do time carioca. Ponto.

Também tem a "versão" para o cinema: procurem no Youtube um programa chamado Panorama da BBC. Tem um que fala sobre estórias desse livro e outro sobre compra de votos para a Copa de 2018, esse saiu nos dias anteriores a eleição.

Para aqueles que se interessarem, boa leitura.

2 comentários:

  1. Marcos Rolim...

    Eu recomendo a biografia do Ibrahimovic kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Legal. Este caso da ISL me interessa. Não sei qual foi o reflexo desta atuação da ISL no Flamengo, mas no Grêmio foi catastrófico para o clube, o qual quase foi à falência, e paga (literalmente) até hoje pela "gerência" da ISL nos anos de 2000/2001.

    ResponderExcluir