sábado, 8 de outubro de 2011

Richards, tem vaga no English Team?

No dia 07 de setembro de 2010, a Inglaterra enfrentava a Suiça pela segunda rodada das eliminatórias para a EURO 2012. Começaram como titulares quatro jogadores do Manchester City, Hart, Lescott, Barry e Milner. No decorrer do jogo mais dois entraram( SWP e Adam Johnson) e 6 dos 11 ingleses em campo, a partir dos 79 mins, treinavam no mesmo centro de treinamento.

Me lembro que foi uma resposta do City para aqueles, principalmente jornalistas sensacionalistas, que gritavam aos quatro cantos que nosso time estava destruindo o futebol inglês, que iria gastar muito dinheiro em contratações de jogadores estrangeiros, tipo um Arsenal, que chegou a jogar sem nenhum inglês até mesmo no banco de reservas. E eu achava que o ET poderia ter mais um jogador do Manchester City: Micah Richards.

Richards é o jogador de defesa mais jovem a jogar pelo time principal da Inglaterra, isso com apenas 28 jogos pelo Man City, ao entrar em campo para enfrentar a Holanda num amistoso em Amesterdam. Isso em 15 de novembro de 2006, ele tinha apenas 18 e 144 dias. Mas hoje com apenas 23 anos, ele só jogou mais 11 depois dessa partida e marcou um gol contra Israel. Desde a estréia contra a Holanda, a Inglaterra jogou mais 52 vezes e ele, 11.

Era de se imaginar que ele estaria indo bater uma marca centenária pela sua seleção, muitos analistas davam graças a deus pelo fim do reinado de horror na lateral direita de Gary Nevile. Richards era um jogador diferente, tinha velocidade e habilidade para bater qualquer adversário para chegar na linha de fundo e cruzar.

Só que por alguns motivos, como seguidas lesões em datas de convocação, a mudança por uma temporada para o miolo da zaga, ele não deslanchou na carreira pelo selecionado local. Mas nas últimas temporadas, talvez coincida com a chegada de Mancini, Richards tem melhorado suas atuações. Em 2009/10, ainda não seria titular da posição na minha visão, mas já poderia frequentar as convocações. Só que era ignorado por Fabio Capello, que já comandou a Inglaterra em 40 jogos.

A primeira partida que ele jogou com Capello foi contra a França (pessoalmente não lembro dele ter sido convocado antes e não jogado, mas pode ter acontecido) em 17 de Novembro de 2010, ele entrou no intervalo. Nas últimas convocações, ele é chamado, mas é preterido frente a jogadores "qualificados", quando digo qualificados quero dizer que são meninos de Sir Alex Fergunson.

No começo da temporada 2011/12, a Inglaterra enfrentou a Bulgária em Sofia pelas Eliminatória, o lateral direito na ocasião foi Chris Smalling que já tinha feito um total de 4 jogos pelo Man Utd nessa posição, sendo um na Community Shield no início da temporada, Richards nem no banco ficou. Isso com o Richards ajudando muito o City tanto no ataque quanto na defesa na temporada anterior. Ele fez três gols, um muito bonito contra o Sunderland, e várias assistências, como no jogo contra o Notts County que Dzeko marcou e evitou nossa eliminação.

No jogo seguinte, Richards inventou, ao meu ver, um migué avisou que tinha uma lesão e foi dispensado, mas foi titular na partida do City após a parada para os jogos das seleções.

Eu procurei, li vários sites, blogs e foruns na época desse jogo contra a Bulgária para saber se ele tinha apresentado alguma lesão. Não achei nada! Mas na Skysports já havia uma notícia que Smalling poderia começar como titular sem comentar nada sobre uma possível contusão de Micah. Se eu fosse o Richards já teria avisado que só voltaria a jogar pela Inglaterra após a EURO 2012, quando o Capello vai embora. Mas ele não disse nada.

Nova convocação, dessa vez para enfrentar Montenegro no jogo decisivo para a classificação para jogar em 2012. Richards é convocado, Smalling não, Kyle Walker, lateral direito do Tottenham, e Phil Jones, recém chegado ao Man Utd estão na lista.

Eu não tinha dúvida que seria a vez do nosso lateral mostrar seu valor, afinal, nas duas últimas temporadas ele vem melhorando suas atuações e aqueles lapsos no meio dos jogos estavam sumindo, um ponto fraco que ele tinha com alguma constância. Mas novamente leio o site da Skysports antes do jogo de sexta-feira e vejo que a disputa é entre Walker, que fez 80 jogos na vida, muitos na segunda e terceira divisões, que jogou 8 vezes pelo Tottenham nessa temporada, e Jones, que até temporada passada era do Blackburn e fez 10 jogos pelo Utd, acho que quase todos como zagueiro. Phil Jones ganhou a vaga e Richards nem banco foi.

Eu, como torcedor do City, estou feliz porque é menos uma chance dele se machucar e assim voltará inteiro para os nossos compromissos. Mas não consigo entender porque o melhor lateral direito da Inglaterra nunca é colocado para jogar. Nos últimos jogos a coisa tem piorado porque o Capello está preferindo fazer improvisações. Isso é impossível de aturar

Sei que Richards não é um jogar consagrado para chamar uma entrevista coletiva e falar que não defenderá mais a Inglaterra enquanto o italiano for o técnico e mostrar o porque dele nunca ser utilizado. Nem Capello será pressionado pela imprensa inglesa para explicar sua lateral direita. Mas gostaria que ambos se explicassem.

Se tem algum problema entre os dois é alguma coisa muito estranha porque era só não convocar o Richards e pronto. Entretando ele é chamado e perde a posição até para o Márcio Careca improvisado na lateral direita.

Fabio Capello reclama toda hora que só tem um goleiro e que tem que chamar um goleiro da segunda divisão para completar o elenco, mas ele tem um lateral direito e prefere improvisar ou dar chance para jogadores inexperientes. Negando toda a filosofia do Dunga: Ele não está sendo coerente. Azar dos torcedores ingleses.

Um comentário:

  1. Corriga-me se eu estiver errado. ATÉ o Glen Johnson já fez parte do ET. Lateral tão medíocre quanto os citados por você. Portanto é lógico que o Richards tem vaga. E de titular.

    ResponderExcluir