Sábado às 16 horas não tenha compromisso, ignorem todo mundo que não quiser falar de futebol, da Liga dos Campeões e como o lado azul mais claro dessa disputa é o "mais melhor de bom de todos." Teremos a grande final do maior torneio de clubes do mundo, onde mais uma vez teremos frente a frente uma disputa inglesa, Manchester City de um lado e Chelsea do outro. A partida está marcada para começar às 16 horas na TNT, no seu app e no Facebook, mas o pré jogo no canal começará bem antes, às 13:30. Local do jogo é o estádio do Dragão no Porto em Portugal.
Enquanto o adversário já tem algumas participações em finais da Liga dos Campeões, o City fará a sua primeira aparição e no elenco o único jogador a conquistar o troféu, a chamada Orelhuda, é o terceiro goleiro Scott Carson que era jogador do Liverpool na época. Isso foi há 16 anos, bem possível que caso o City ganhe o jogo amanhã, essa seja a maior diferença entre títulos de um jogador na Liga. Podemos não ter experiência em ganhar títulos nessa competição, mas taça em geral não falta para o City nos últimos anos, incluindo duas nessa temporada.
Guardiola não terá nenhum problema para o jogo, só teve um susto com o Gundogan trombando como Fernandinho e saindo de campo mancando, mas segundo relatos, foi apenas uma pancada e um dos candidatos a craque da Premier League estará liberado para jogar, acredito mesmo que ele será titular. Pessoalmente só tenho uma dúvida sobre como o City será escalado, se é Fernandinho ou Rodri no meio de campo. O nível do brasileiro nesse final de temporada está melhor que do espanhol, mas isso está longe de ser um crítica ao Rodri, acho que melhorou bastante de uma temporada para outra e vai ser muito importante nos próximos anos quando não tivermos mais o Fernandinho, que é bem provável que assine uma extensão contratual. Só quero lembrar ao nosso capitão que talvez o juiz Lahóz amanhã não seja tão benevolente com ele como foi o Kuipers, até hoje estou admirado como naquela partida contra o PSG, Fernandinho não levou nem cartão amarelo mesmo abrindo a caixa de ferramentas. Foi um belo dia.
Por falar no cargo de capitão (ah, o Vincent Kompany está no Porto!), fiz uma pesquisa e achei que nunca um brasileiro levantou a taça da Liga dos Campeões como capitão, algo que também não havia acontecido na Premier League.... até o dia 23 passado. Tomara que o Fernandinho quebre essa marca também, muito criticado por dois jogos ruins na seleção além de sofrer racismo, mas com excelente passagem pelo melhor futebol do mundo e um dos líderes e jogador importante de um time que faz história a cada dia que entra em campo.
Então meu time para amanhã seria Ederson, Walker, Stones, Dias, Zinchenko (se jogar, fará a sua partida de número 100 pelo City), Fernandinho, Gundogan, De Bruyne, Bernardo Silva, Mahrez e Foden, que faz aniversário nesse dia 28, completa 21 anos e está pronto para entrar em campo na decisão de Liga dos Campeões. A temporada dele foi fantástica e imaginem o potencial que ele ainda tem seja por ganhar mais força física (tem espaço para crescer) e mais experiência para domar todos os aspectos do jogo. O Guardiola trabalhou direitinho ele e eu fazia algumas críticas. Eu tenho que aprender a ser menos passional algumas horas.
Kun Aguero deve ser titular? Infelizmente não, foi bem nos poucos minutos contra o Everton, mas não está na mesma rotação dos demais jogadores, tomara que ele entre em campo, só que seja na situação de homenagem para ele com o jogo ganho e não um "se lembra o dia 13 de maio de 2012? Repete aquilo para gente, vai" porque um raio cair duas vezes no mesmo local é bem difícil.
Os times treinaram no estádio do jogo e em algum momento, o Ederson bateu pênaltis para os outros três goleiros (Steffen, Carson e James Trafford) e em 11 ou 12 tentativas, ele só perdeu um! Será que chegou o momento dele se tornar o cobrador oficial dos nossos pênaltis? Olha, eu não me importaria nem um pouco dada a quantidade de cobranças que perdemos nessa e nas últimas temporadas, só não acho que o Guardiola vai pensar em fazer isso no jogo mais importante da temporada, se tiver cobranças livres da marca do pênalti ele deverá ser um dos cinco primeiros.
Para Portugal viajaram 24 jogadores, pelo menos essa foi a divulgação feita pelo City, são os 23 jogadores profissionais que incluem o Foden e Garcia como jogadores da lista B e o goleiro Trafford, talvez como só um plano de contingência se algo der errado com os outros três. Nenhum jogador que ainda atua na base estava na lista, podem ter ganho uma viagem e ingresso de presente, descobriremos no passar do dia de amanhã.
O City chegou a essa final com apenas um jogo sem vitória, foi no empate fora de casa contra o Porto, ou seja, no estádio do Dragão o time não venceu nessa temporada, tivemos um gol do Gabriel Jesus anulado por impedimento do Rodri no início da jogada. Foram 11 vitórias, com classificações seguras na fase de grupo, oitavas, nas quartas sofremos um sustinho com o Borussia Dortmund e na semifinal o PSG jogou melhor apenas nos primeiros 45 minutos, nos 135 restantes o City dominou o jogo. Algo importante a se destacar: o time levou apenas 4 gols em 12 jogos, efeito Rúben Dias com toda a certeza. Ele jogará no campo do "inimigo" amanhã, assim como Ederson, Cancelo e Bernardo, todos tem ligação com Benfica.
Será o quarto confronto na temporada entre City e Chelsea, com uma vitória nossa e duas derrotas, mas aqui que mora o perigo, a vitória foi quando Frank Lampard ainda era o técnico deles perdemos ambos os confrontos entre Guardiola e Tuchel, o primeiro pela semifinal da Copa da Inglaterra foi um jogo feio e acho que a escalação foi errada, o segundo foi culpa nossa mesmo porque tivemos a chance de fazer o 2-0 ao final do primeiro tempo, mas a cavadinha do Aguero foi um fracasso e eles viraram o jogo aos 90 e muito.
Uma informação muito importante: o jogo é dia 29 de maio, no dia 30 de maio, ou seja, domingo completará 22 anos da fantástica vitória nos pênaltis e classificação do City contra o Gillingham no play-off da terceira para a segunda divisão. Estivemos na terceira e não escondo isso, não esconderei, a torcida estava lá com o time e merece muito estar na final da Liga dos Campeões.
Menos de 24 horas para o jogo, ainda não caiu a ficha para mim que estaremos num jogo tão importante amanhã, veremos se conseguirei dormir ou será uma noite longa demais, aposto mais na primeira opção. Isso é muito bizarro, era para estar completamente pilhado, entretanto estou de boa, veremos amanhã na hora que começar o pré jogo e o hino da Champions ser tocado.
Boa sorte para a gente amanhã e o quê acontecer, aconteceu, seja negativo, seja positivo, vamos estar apoiando esse time sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário