domingo, 27 de setembro de 2020

Leicester passa o carro no City

 O Manchester City perdeu em casa hoje para o Leicester e perdeu feio, cinco a dois para os visitantes e podemos tirar muito pouco de bom da partida de hoje. Mahrez abriu o placar para o City e Aké descontou, seu primeiro gol não deu não para um "yes, we can" porque logo depois saiu o quinto. Agora o time joga pela Copa da Liga na quarta feira.

Primeira coisa que eu tenho que falar que houve três pênaltis para o Leicester, o juiz Michael Oliver marcou os três corretamente, a arbitragem foi ótima, é bom comentar sobre isso porque só lembramos dos juízes quando erram contra, hoje se o Oliver não tirou nota 10, beirou a nota máxima. Mais arbitragem assim durante o campeonato seria excelente.

Por que eu acho que perdemos? Tínhamos vários problemas hoje, mas a gente conseguiu manter o nível por boa parte do jogo, acho que nosso principal erro foi na alteração do Guardiola no começo do segundo tempo quando a partida ainda estava 1-1, ele tirou Fernandinho para colocar o Liam Delap, fez sua estreia na Premier League, e manteve um time com quatro jogadores na frente e apenas dois no meio de campo. Na hora comentei a substituição no Twitter como ousada, não achava que precisava disso tão cedo no jogo e com o placar não completamente favorável, mas também não era hora de ir para o tudo ou nada.

No começo do jogo eu notei que marcávamos na frente com quatro jogadores (Sterling, Foden, Mahrez e De Bruyne), mas tínhamos Fernandinho e Rodri no meio de campo, a saída do brasileiro fez com que De Bruyne fosse mais recuado para marcar com quatro jogadores mais estáticos nesse primeiro combate na frente, achei um grande erro. Não entendi a lógica do Guardiola para isso, ainda mais que no primeiro tempo já tínhamos tomado uns contra ataques com mais jogadores do Leicester do que nossos defensores, imagine sem o Fernadinho.

O começo do jogo parecia que tudo daria certo para a gente, o Mahrez me faz um golaço de direita logo aos 4 minutos, colocamos o Leicester na roda com quase 80% de posse de bola e tivemos algumas chances com Fernandinho e Sterling e um gol anulado do Rodri em falta cobrada pelo De Bruyne na sua cabeça. Mas infelizmente uma coisa que se tornou bem comum no City nas últimas temporadas aconteceu mais uma vez: o outro time precisa do primeiro chute ao gol para marcar na gente.

Tenho quase certeza que o Ederson não tinha salvado nenhuma bola contra o Wolves até o 2-1, o Zack Steffen tomou no primeiro chute do Bournemouth e o Bravo também tomava. Hoje o primeiro chute saiu no pênalti bobo, infantil do Walker no Vardy e o Ederson até foi na bola, mas foi muito bem cobrado. Terminou assim o primeiro tempo e aquela sensação ruim de que não conseguimos matar o jogo voltou a bater.

Antes do Leicester virar a partida, nós tivemos a chance do fazer o 2-1, mas o Mahrez foi bem fominha, tentou o chute enquanto o Foden entrava livre do seu lado, essas paradas no final de uma derrota é quem matam, dava para ter ficado a frente novamente do placar, infelizmente o egoísmo bateu. Por falar no Foden, foi mal na partida, pouco apareceu, tanto que quando o Guardiola começou a conversar com o Delap, eu achei que fosse ele a sair e o Sterling faria o lado do campo.

O gol da virada foi um golaço do Vardy de letra após aproveitar o cruzamento do Castagne e começou a avalanche. Mais um pênalti, dessa vez cometido pelo Garcia, bem cobrado pelo Vardy e um golaço de fora da área do Maddison, tipo aquele do Aguero contra o Chelsea há duas temporadas, no 6-0 no Etihad. Aké descontou de cabeça e 4 minutos mais um pênalti contra a gente, Mendy no Maddison e dessa vez o Tielemans bateu porque o Vardy já tinha saído. 5-2, pior derrota do Guardiola no City e parece que a primeira vez que sofremos 5 no Etihad....

Uma cena patética de hoje foi o Guardiola chamar o Laporte quando estava 4-1, por que? O estrago já estava feito e colocar ele em campo faria o quê para nos ajudar a tentar diminuir? Só se fosse jogar o Laporte para o ataque e começar a cruzar que nem louco na área do Leicester. Eu acredito que o Laporte só foi para o banco hoje porque o Stones, não sei como, se machucou e ficou de fora, não dá mais para contar com o Stones, ele tinha a chance de jogar mais uma vez, provar que melhorou de algum jeito e se lesiona, ter um jogador desse no elenco não serve para muita coisa.

A gente está com uma lista enorme de desfalques, com jogos em sequência (hoje foi o terceiro em seis dias), sem preparação, sem férias praticamente. Isso ajuda a explicar um segundo tempo ruim contra o Wolverhampton, uma partida que poderia ter sido mais fácil contra o Bournemouth e uma derrota acachapante hoje. Quando olhamos para o banco, tínhamos 3 jogadores da base com talvez cinco partidas pelo time principal, isso no começo da temporada. As coisas só vão melhorar, assim espero, após a data FIFA, até lá temos dois jogos: Burnley pela Copa da Liga que devemos ter a base e mais alguns jogadores como Laporte, Zinchenko (esteve no banco) e talvez o Gundogan e Leeds fora de casa no final de semana que vem. Tomara que a gente consiga recuperar os jogadores nessa parada das seleções.

E agora no final da noite o Benfica divulgou comunicado sobre as negociações entre City e Benfica das transferências de 15 milhões de euros do Otamendi para Portugal e do Rubén Dias para Manchester por 68 milhões de euros mais 3.6 m de variáveis. A concretização das duas depende apenas das confirmação pós exames médicos, se o Dias estiver saudável ele volta para Portugal, caso contrário poderá ficar algumas semanas no nosso DM. (ironia)

A chegada dele vai resolver todos nosso problemas defensivos? Acho difícil, mas temos que tentar né? Só deverá estrear na volta da data FIFA, não terá nem uma semana de treinamento com o time até a partida diante do Leeds. Agora é saber o que o futuro reserva para o Eric Garcia e Stones, temos três zagueiros mais esses dois, um que quer sair e um que não está merecendo ficar.

Hoje do dia foi bem ruim esportivamente: Hamilton punido e só ficou em terceiro no GP da Rússia, o Vasco sofre o empate após 40 segundos depois de fazer 1-0, o City é massacrado e Palmeiras e Flamengo foi um show de horrores em campo e fora dele. Quarta feira, espero fazer uma limpeza disso tudo.

Informações da Partida:


Nenhum comentário:

Postar um comentário