sexta-feira, 25 de setembro de 2020

EPL # 3 - Man City vs Leicester

Para continuar nossa maratona de jogos nesse começo de uma nova temporada, o Manchester City fará sua estreia em casa pela Premier League, enfrentará o Leicester no domingo, ao meio dia e meia com transmissão dos canais ESPN. E não tenho boas notícias sobre os jogadores que poderão estar em campo pelo City no domingo.

Pelo o quê eu entendi não houve coletiva hoje porque o tempo é muito apertado, deve ter sido feita na quinta após a vitória sobre o Bournemouth e nela Guardiola falou que hoje o elenco só tem 13 jogadores. Eu fiz minhas contas aqui: se considerarmos os três goleiros teríamos 16 jogadores porque o décimo terceiro seria o Zinchenko que eu vi nas fotos dos treinos hoje, assim teríamos 13 jogadores de linha mais os goleiros, só que até que se provem o contrário o ucraniano ainda é dúvida, na melhor das hipóteses para domingo, se continuar a treinar deverá estar em campo contra o Burnley na quarta feira pela Copa da Liga.

Independente se o Zinchenko está ou não apto, o nosso elenco está muito curto e teve uma notícia péssima para o City hoje, Gabriel Jesus ficará afastado por três semanas, não jogará as próximas três partidas (Leicester domingo, Burnley quarta e Leeds sábado) e depois teremos a parada data FIFA, parece que voltaria junto com os demais, há uma legião de jogadores nossos com essa previsão de retorno. Estamos sem atacantes para as próximas partidas, o Liam Delap fez gol na sua estreia, até deverá jogar na quarta, mas não é de se imaginar que ele liderará o ataque contra o Leicester e o Leeds, é colocar muita pressão sobre ele, ser eliminado da Copa da Liga é ruim, mas perder pontos na Premier League é péssimo por isso precisamos colocar nosso melhor time disponível nessas partidas.

Nós vamos entrar com um jogador no ataque improvisado no domingo, pode ser o Sterling ou Foden, acho que o Mahrez vai acabar ganhando uma chance como titular com ele na direita, Foden na esquerda e Sterling centralizado. Não consigo ver muita variação além disso porque no momento não há tantas peças para fazer essas funções mais a frente. O Aguero e o Bernardo já estavam fora, agora é a vez do Gabriel, Guardiola não tem muito para onde correr. Até pensei no Torres no lugar do Foden, mas não  vejo ainda que dá para acreditar que ele esteja alinhado com o time para jogar uma partida importante, o objetivo é sempre colocar esses caras aos poucos em campo para se ajustarem com calma ao estilo de jogo, Guardiola fez isso com Sané e Bernardo.

Uma pergunta pertinente a ser feita é: o Walker vai jogar mais uma vez? Nós não temos lateral  direito disponível e ele e o Foden são os únicos que jogaram as duas partidas inteiras até agora, o Walker não é tão velho, tem seus 30 anos, mas jogar tanto em curto espaço de tempo é perigoso para quem fez pouca preparação física para retornar.

Hoje tivemos mais um dia inteiro ligado a contratação de um zagueiro, o escolhido da vez é o Ruben Dias do Benfica que seria envolvido numa negociação com dinheiro mais Otamendi, que segundo Guardiola, não esteve no banco, não por causa da sua possível transferência para o Porto, mas por causa de pequenos problemas musculares. É, eu não acredito nisso não, deveria estar com um pé fora e ninguém quis arriscar uma lesão em jogo de Copa da Liga. O Jorge Jesus avisou que não gostaria de perder o Dias, só que sabe que o time precisa de dinheiro, o Benfica foi eliminado na terceira fase classificatória da Liga dos Campeões, deixou de ganhar muito, mas muito dinheiro mesmo com essa queda prematura.

A chance do Guardiola repetir o meio de campo da partida diante do Wolverhampton é enorme, com Fernandinho e Rodri fazendo a "volância" para o De Bruyne ficar livre para criar as jogadas, enquanto o time teve perna no Molineux esse esquema foi bem na parte ofensiva, depois que o tanque acabou, eles tiveram que pensar mais o jogo na troca de passes, ainda mais depois de um bombardeio dos mandantes. Quase uma semana depois, eu espero que o tanque deles esteja maior. Será que Stones e Aké se mantém na dupla de zaga? Talvez sim e mantenha Garcia e Harwood-Bellis na Copa da Liga, quem sabe o Laporte não faz sua estreia na quarta feira.

O certo para domingo é uma boa quantidade de jogadores da base nos 18 relacionados para o confronto diante do Leicester. É claro que eles sabem que irão para o banco porque o número de jogadores disponíveis está baixo, eles tem que aproveitar esse momento ainda mais porque na Liga dos Campeões teremos 23 no banco e 5 alterações, se ficarem de migué na Premier League é capaz de nem irem para o banco estendido desse e com chance de entrar em campo.

Antes de falar do Leicester, uma atualização sobre o Yan Couto, lateral direito brasileiro, foi emprestado por uma temporada ao Girona onde se juntará a outros dois jogadores do City: o goleiro Aro Muric e o atacante Pablo Moreno. Talvez se tivesse o visto de trabalho, Yan poderia ser usado, mas para nem ser considerado para o jogo de quinta passada é porque o clube não conseguiu a aprovação do visto.

O Leicester foi eliminado pelo Arsenal da Copa da Liga, colocou um time misto em campo, na Premier League o time é o líder com duas vitórias em duas partidas. Eles não estão na frente porque é começo de campeonato, o time é bom, se manteve quase o campeonato passado todo na zona de classificação da Liga dos Campeões, saiu na penúltima rodada, mas poderia ter entrado novamente pois teria um confronto direito com o United, deram uma amareladinha em casa.

Dois jogadores do Leicester estarão de fora por lesões: Ricardo Pereira, que está na fase final de recuperação após uma cirurgia no joelho em março, e Wilfred Ndidi. Já Jonny Evans está disponível para ser relacionado. O Jamie Vardy está bem, então teremos alguém ficar em cima dos nossos zagueiros, transformando a vida deles num inferno.

Agora é ficar na expectativa para que nada acontece com nossos jogadores até o horário da partida.


Man City vs Leicester (desde 1992): Nos últimos cinco jogos dos clubes foram 3 vitórias do City, 1 derrota e uma vitória nos pênaltis na Copa da Liga (antigamente isso se chamava empate, mas .....sei lá)





Juiz da Partida: Michael Oliver - Vai ser o terceiro jogo dele na atual Premier League e deu apenas dois amarelos. Vamos dobrar a meta dele no domingo? Nos últimos nossos cinco jogos com ele no apito, nós vencemos 3, um empate e uma derrota.

Oliver tem um City e Leicester no currículo, foi uma derrota nossa no King Power por 4-2 na primeira temporada do Guardiola em Manchester.


Nenhum comentário:

Postar um comentário