quarta-feira, 30 de setembro de 2020

City avança na Copa da Liga.

 Com um time muito forte, o Manchester City foi até o Turf Moor e garantiu sua vaga nas quartas de final da Copa da Liga com uma vitória de 3-0 sobre o Burnley com gols de Sterling (2) e Ferran Torres. Agora o City espera o sorteio que será realizado nessa quinta feira e esse confronto será realizado apenas em dezembro.

O efeito da derrota massacrante para o Leicester na última rodada foi visto hoje logo na escalação, eu achei que o Guardiola daria chance para alguns (muitos) jogadores da base no início do jogo, mas entrou com um time pesado, somente o Cole Palmer da base jogou, o resto ficou ou assistindo do banco ou entrou no segundo tempo que foi o caso do Taylor Harwood-Bellis. Laporte, que fez sua estreia na temporada, jogou ao lado do Fernandinho na zaga com as laterais sendo do Walker e Mendy, na coletiva pós jogo o Guardiola avisou que o Zinchenko ficará de fora por duas ou três semanas, o estranho que treinou nos últimos dias. A janela de transferência fechará no dia 05 e tem muita especulação que o City poderia contratar um lateral esquerdo, mas isso dependeria da saída do Zinchenko, em menos de uma semana a gente vai descobrir.

Outro que nem ficou no banco foi o Eric Garcia envolvido em muitas especulações sobre sua volta para o Barcelona, onde fez a base. Otamendi, que eu apostava que jogaria contra o Bournemouth, nem ficou no banco no jogo anterior da Copa da Liga e foi negociado com o Benfica, será que o destino dele vai ser o mesmo? Agora com a chegada do Dias e Aké, ele se ficar vai perder espaço porque não acredito que o técnico vai querer utilizá-lo sabendo que em menos de um ano ele estará fora do clube.

Os dois destaques na partida de hoje foram o Ferran Torres que começou a se soltar mais e produziu bastante ofensivamente e o jovem Cole Palmer que teve uma chance de marcar, ele é canhoto, mas deu uma pancada de direita que o goleiro defendeu e criou duas chances para Torres e Sterling marcaram, pena que não conseguiram. Sterling fez dois gols hoje, o segundo com uma calma que seria bem vista naquele jogo contra o Lyon, mas teve uma coleção de gols perdidos para chamar de sua, a primeira foi na cara do gol e ele poderia estar impedido (não há VAR nessa rodada), mas acho que o bandeira não marcou pois o goleiro colocou a bola na marca do tiro de meta, quando é impedimento se coloca mais a frente. Ferran Torres também teve duas chances, uma colocou por cima e a segunda entrou de carrinho, mas só conseguiu desviar a bola para a trave.

O primeiro gol começou com um linda bola do Laporte que pegou o Mendy livre correndo para cruzar em direção ao meio da área e dessa vez Sterling pegou de primeira e afundou a bola com vontade nas redes do Burnley. Agora era continuar em cima para não deixar o time da casa chegar com um chute aleatório qualquer e empatar a partida, que levaria a decisão para os pênaltis direto, e eles não fizeram isso, acho que o Steffen só precisou defender uma bola e o jogo já estava 3-0 nessa altura.

Sterling marcou o segundo logo no começo da etapa final com um passe na medida do Ferra Torres que completou o placar com um belo chute cruzado após um bate, rebate entre Sterling e o zagueiro. Hoje atuação dele foi bem melhor que das demais partidas, começar a construir sua carreira no City a partir desse jogo.

Com o placar definido, Guardiola decidiu poupar alguns jogadores, entre eles De Bruyne e Bernardo entrou no seu lugar, ou seja, na partida de hoje tivemos a volta de dois jogadores importantes para o time, nos próximos dias deveremos ter o fim do período de quarentena do Gundogan e se ele testar negativo poderá voltar a treinar com o time, não sei se terá condições de jogo para pegar o Leeds no sábado, que poderá ser a partida onde veremos a estreia do Rubén Dias, assinou contrato ontem por seis temporadas, condições físicas ele tem por já ter feito a preparação em Portugal, basta ver se o treinador gostará de usá-lo com pouco ou nenhum tempo de treinamento com o elenco.

Cinco times já estão classificados para as quartas, todos da primeira divisão: City, Tottenham, Newcastle, Everton e United. Amanhã teremos a definição das três vagas restantes e o sorteio após Liverpool e Arsenal em Anfield.

Também amanhã será realizado, só que ao meio dia, o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões, o Manchester City está no pote 2 e não poderá enfrentar nenhum time inglês nessa fase e nenhum clube que está com ele no pote dois. Abaixo os potes e aqui um site para vocês brincarem de sorteio: https://draw.inker.one/#/cl/gs 


Clique na imagem para ampliar


Próximo jogo sábado às 13:30 contra o Leeds com transmissão do Fox Sports, é o último jogo antes da parada data FIFA.

Informações da Partida:



terça-feira, 29 de setembro de 2020

Copa da Liga - Burnley Vs Manchester City

 Quarta feira o Manchester City fará seu quarto jogo na temporada num período de 9 dias entre o primeiro e esse quarto, o time (ou apenas alguns jogadores) só terá uma folga ao final do próximo sábado quando enfrentará o Leeds e se para os campeonatos pela data FIFA. Iremos visitar o Turf Moor para pegar o Burnley pela quarta rodada da Copa da Liga, o jogo começará às 15 horas e terá transmissão dos canais ESPN.

Como na rodada anterior da Copa, Guardiola deverá colocar alguns jogadores da base em campo, talvez em número menor porque Zinchenko e Laporte já foram para o banco contra o Leicester, isso passa a indicação que eles já tem alguma condição de jogo, o caso do Zinchenko seria mais importante ainda porque o Guardiola teve que improvisar o Bernabé na esquerda, ele saiu lesionado e entrou o Mendy, ou seja, teve que usar um dos seus titulares porque não havia outra opção de jogador pouco utilizado no banco, seria o francês ou o Aké, de qualquer modo seria um jogador que estaria em campo contra o Leicester na partida seguinte

Se o Laporte for utilizado, pode ser a chance do Guardiola descansar o Walker, muita gente gostaria que ele fosse "descansado" por mais tempo, porque colocaria o Laporte na zaga esquerda, o Harwood-Bellis na direita e o Eric Garcia faria uma lateral/zagueiro pela direita. Fica a sugestão para o treinador rodar o elenco com o Zack Steffen sendo o goleiro titular nesse jogo. Espero que pelo menos ele consiga quebrar a sina dos nossos goleiros: que primeiro chute em direção ao gol seja defendido e não ter que buscar a bola no fundo das redes.

Esse jogo será outra oportunidade de vermos o Ferrán Torres em ação e até agora a minha impressão dele não tem sido boa, tudo bem que foram três jogos incompletos e não tem aquela ligação com os demais jogadores, mas mesmo em jogadas de um contra um, eu não o vi com qualidade para decidir, parece estar muito tímido ainda, espero que seja isso, que ele se solte logo.

Acredito que teremos uma chance de ver o Liam Delap em campo e como titular porque não há mais atacante no elenco, a não ser que agora o Guardiola queira usar o Cole Palmer, que até o momento só viu jogos ou da arquibancada ou do banco, uma hora a vez chegará. Se Delap jogar, será a terceira partida seguida que o jovem entrará em campo, ao final da temporada o City pode não levantar nenhum troféu, mas ela de qualquer jeito ficará marcada para o atacante, ainda mais que ele já entrou na lista do artilheiros do City com o gol marcado contra o Bournemouth.

Gostaria de falar mais coisa, passar mais informações, mas normalmente jogos da Copa da Liga não tem muito destaque na imprensa e até o momento, quase meio de dia, não há nenhuma nota do Manchester City sobre esse jogo. Também não há nenhuma nota do City sobre a chegada do Rubén Dias, que minha fontes confirmam que estará ausente para o jogo desse quarta ( e se bobear de sábado também).

Na Premier League o Burnley jogou duas vezes e perdeu as duas, na Copa da Liga avançou com vitória nos pênaltis sobre o Sheffield United (também perdeu todas suas partidas na Premier, no caso 3) e passou pelo Milwall em Londres por 2-0. Na moral, não está tão diferente da nossa campanha não.

Amanhã é sentar e se divertir para ver mais um jogo com atletas pouco usados e jovens da base.

Man City vs Burnley (desde 1992): Os times não se enfrentam na Copa da Liga desde 1999/00 e os jogos eram ida e volta com duas vitórias do City: 1-0 fora e 5-0 em casa. O Guardiola pelo City tem 10 jogos com um empate e o resto só vitória diante deles, com 32 gols a favor e cinco contra.




Juiz da Partida: Andrew (Andy) Maddley. Já apitou dois jogos do City na vida: duas vitórias, uma sobre o Oxford United na Copa da Liga e outra sobre o Newcastle pela Premier League.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Notícias Manchester City - 28.09.2020

 O Manchester City jogará a a semi final da Copa da Inglaterra na quinta feira, o time bateu o Leicester por 2-1, gols de Chloe Kelly e Georgia Stanway. Do outro lado estará o Arsenal que bateu o Tottenham por 4-0, o Arsenal é o clube mais vencedor do torneio, com 14 títulos. Essa Copa da Inglaterra é referente a temporada 2019/20, mas ficou em suspenso por causa da pandemia da COVID.

O jogo será no estádio da Academia às 15:15, acho que será em jogo único e o vencedor jogará a final em Wembley. Pode ser a estreia da americana Rose Lavelle, mas Aoife Mannion, Megan Campbell e Lauren Hemp estão fora. Boa sorte para elas e vamos rumo a mais uma visita a Wembley!

Amanhã o time EDS enfrentará o Scunthorpe United em Glanford Park às 15 horas se vencer o City estará classificado. O mais importante desse jogo é saber que irá para essa partida ou não porque o time principal jogará na quarta feira pela Copa da Liga contra o Bunrley, por ex, Adrian Bernabé e Liam Delap (2) fizeram os gols na vitória por 3-0 sobre o Mansfield Town. Felix Nmencha também esteve em campo nesse dia.

O Rubén Dias já está em Manchester, só não foi anunciado ainda pelo City e o avião que o trouxe foi o mesmo que levou Otamendi para Portugal. A negociação foram em duas frente: a compra do Dias por 68 milhões de euros mais variáveis e venda de Otamendi por 15 milhões (e ainda parece que o City pagou 2 milhões ao Otamendi por questões de salário, aquilo que já falei sobre o salário dele ser muito alto para outros campeonatos), isso é por questões do Fair Play Financeiro. Agora é esperar o exame médico, anúncio e só deveremos vê-lo em ação pós data FIFA.

Zinchenko e Laporte treinaram hoje juntamente com Bernardo, acho que os dois primeiros podem estar liberados para quarta, já o português, quem sabe fique no banco. Tem uma especulação sobre a ida do Zinchenko para o Barcelona, que também quer o Eric Garcia, mas com o valor mais em conta, vamos ver se isso terá novos capítulos.

Ah quase esqueci: se o Mané não é expulso por aquele cotovelaço no jogo de hoje aos 2 minutos, está liberado agredir o coleguinha em campo. Jogo com VAR e nem checagem aconteceu, ou foi informada pelo menos, uma vergonha. Isso porque o Mané já tinha chegado sem bola no Bellerín com 1 minuto.


domingo, 27 de setembro de 2020

Leicester passa o carro no City

 O Manchester City perdeu em casa hoje para o Leicester e perdeu feio, cinco a dois para os visitantes e podemos tirar muito pouco de bom da partida de hoje. Mahrez abriu o placar para o City e Aké descontou, seu primeiro gol não deu não para um "yes, we can" porque logo depois saiu o quinto. Agora o time joga pela Copa da Liga na quarta feira.

Primeira coisa que eu tenho que falar que houve três pênaltis para o Leicester, o juiz Michael Oliver marcou os três corretamente, a arbitragem foi ótima, é bom comentar sobre isso porque só lembramos dos juízes quando erram contra, hoje se o Oliver não tirou nota 10, beirou a nota máxima. Mais arbitragem assim durante o campeonato seria excelente.

Por que eu acho que perdemos? Tínhamos vários problemas hoje, mas a gente conseguiu manter o nível por boa parte do jogo, acho que nosso principal erro foi na alteração do Guardiola no começo do segundo tempo quando a partida ainda estava 1-1, ele tirou Fernandinho para colocar o Liam Delap, fez sua estreia na Premier League, e manteve um time com quatro jogadores na frente e apenas dois no meio de campo. Na hora comentei a substituição no Twitter como ousada, não achava que precisava disso tão cedo no jogo e com o placar não completamente favorável, mas também não era hora de ir para o tudo ou nada.

No começo do jogo eu notei que marcávamos na frente com quatro jogadores (Sterling, Foden, Mahrez e De Bruyne), mas tínhamos Fernandinho e Rodri no meio de campo, a saída do brasileiro fez com que De Bruyne fosse mais recuado para marcar com quatro jogadores mais estáticos nesse primeiro combate na frente, achei um grande erro. Não entendi a lógica do Guardiola para isso, ainda mais que no primeiro tempo já tínhamos tomado uns contra ataques com mais jogadores do Leicester do que nossos defensores, imagine sem o Fernadinho.

O começo do jogo parecia que tudo daria certo para a gente, o Mahrez me faz um golaço de direita logo aos 4 minutos, colocamos o Leicester na roda com quase 80% de posse de bola e tivemos algumas chances com Fernandinho e Sterling e um gol anulado do Rodri em falta cobrada pelo De Bruyne na sua cabeça. Mas infelizmente uma coisa que se tornou bem comum no City nas últimas temporadas aconteceu mais uma vez: o outro time precisa do primeiro chute ao gol para marcar na gente.

Tenho quase certeza que o Ederson não tinha salvado nenhuma bola contra o Wolves até o 2-1, o Zack Steffen tomou no primeiro chute do Bournemouth e o Bravo também tomava. Hoje o primeiro chute saiu no pênalti bobo, infantil do Walker no Vardy e o Ederson até foi na bola, mas foi muito bem cobrado. Terminou assim o primeiro tempo e aquela sensação ruim de que não conseguimos matar o jogo voltou a bater.

Antes do Leicester virar a partida, nós tivemos a chance do fazer o 2-1, mas o Mahrez foi bem fominha, tentou o chute enquanto o Foden entrava livre do seu lado, essas paradas no final de uma derrota é quem matam, dava para ter ficado a frente novamente do placar, infelizmente o egoísmo bateu. Por falar no Foden, foi mal na partida, pouco apareceu, tanto que quando o Guardiola começou a conversar com o Delap, eu achei que fosse ele a sair e o Sterling faria o lado do campo.

O gol da virada foi um golaço do Vardy de letra após aproveitar o cruzamento do Castagne e começou a avalanche. Mais um pênalti, dessa vez cometido pelo Garcia, bem cobrado pelo Vardy e um golaço de fora da área do Maddison, tipo aquele do Aguero contra o Chelsea há duas temporadas, no 6-0 no Etihad. Aké descontou de cabeça e 4 minutos mais um pênalti contra a gente, Mendy no Maddison e dessa vez o Tielemans bateu porque o Vardy já tinha saído. 5-2, pior derrota do Guardiola no City e parece que a primeira vez que sofremos 5 no Etihad....

Uma cena patética de hoje foi o Guardiola chamar o Laporte quando estava 4-1, por que? O estrago já estava feito e colocar ele em campo faria o quê para nos ajudar a tentar diminuir? Só se fosse jogar o Laporte para o ataque e começar a cruzar que nem louco na área do Leicester. Eu acredito que o Laporte só foi para o banco hoje porque o Stones, não sei como, se machucou e ficou de fora, não dá mais para contar com o Stones, ele tinha a chance de jogar mais uma vez, provar que melhorou de algum jeito e se lesiona, ter um jogador desse no elenco não serve para muita coisa.

A gente está com uma lista enorme de desfalques, com jogos em sequência (hoje foi o terceiro em seis dias), sem preparação, sem férias praticamente. Isso ajuda a explicar um segundo tempo ruim contra o Wolverhampton, uma partida que poderia ter sido mais fácil contra o Bournemouth e uma derrota acachapante hoje. Quando olhamos para o banco, tínhamos 3 jogadores da base com talvez cinco partidas pelo time principal, isso no começo da temporada. As coisas só vão melhorar, assim espero, após a data FIFA, até lá temos dois jogos: Burnley pela Copa da Liga que devemos ter a base e mais alguns jogadores como Laporte, Zinchenko (esteve no banco) e talvez o Gundogan e Leeds fora de casa no final de semana que vem. Tomara que a gente consiga recuperar os jogadores nessa parada das seleções.

E agora no final da noite o Benfica divulgou comunicado sobre as negociações entre City e Benfica das transferências de 15 milhões de euros do Otamendi para Portugal e do Rubén Dias para Manchester por 68 milhões de euros mais 3.6 m de variáveis. A concretização das duas depende apenas das confirmação pós exames médicos, se o Dias estiver saudável ele volta para Portugal, caso contrário poderá ficar algumas semanas no nosso DM. (ironia)

A chegada dele vai resolver todos nosso problemas defensivos? Acho difícil, mas temos que tentar né? Só deverá estrear na volta da data FIFA, não terá nem uma semana de treinamento com o time até a partida diante do Leeds. Agora é saber o que o futuro reserva para o Eric Garcia e Stones, temos três zagueiros mais esses dois, um que quer sair e um que não está merecendo ficar.

Hoje do dia foi bem ruim esportivamente: Hamilton punido e só ficou em terceiro no GP da Rússia, o Vasco sofre o empate após 40 segundos depois de fazer 1-0, o City é massacrado e Palmeiras e Flamengo foi um show de horrores em campo e fora dele. Quarta feira, espero fazer uma limpeza disso tudo.

Informações da Partida:


sexta-feira, 25 de setembro de 2020

EPL # 3 - Man City vs Leicester

Para continuar nossa maratona de jogos nesse começo de uma nova temporada, o Manchester City fará sua estreia em casa pela Premier League, enfrentará o Leicester no domingo, ao meio dia e meia com transmissão dos canais ESPN. E não tenho boas notícias sobre os jogadores que poderão estar em campo pelo City no domingo.

Pelo o quê eu entendi não houve coletiva hoje porque o tempo é muito apertado, deve ter sido feita na quinta após a vitória sobre o Bournemouth e nela Guardiola falou que hoje o elenco só tem 13 jogadores. Eu fiz minhas contas aqui: se considerarmos os três goleiros teríamos 16 jogadores porque o décimo terceiro seria o Zinchenko que eu vi nas fotos dos treinos hoje, assim teríamos 13 jogadores de linha mais os goleiros, só que até que se provem o contrário o ucraniano ainda é dúvida, na melhor das hipóteses para domingo, se continuar a treinar deverá estar em campo contra o Burnley na quarta feira pela Copa da Liga.

Independente se o Zinchenko está ou não apto, o nosso elenco está muito curto e teve uma notícia péssima para o City hoje, Gabriel Jesus ficará afastado por três semanas, não jogará as próximas três partidas (Leicester domingo, Burnley quarta e Leeds sábado) e depois teremos a parada data FIFA, parece que voltaria junto com os demais, há uma legião de jogadores nossos com essa previsão de retorno. Estamos sem atacantes para as próximas partidas, o Liam Delap fez gol na sua estreia, até deverá jogar na quarta, mas não é de se imaginar que ele liderará o ataque contra o Leicester e o Leeds, é colocar muita pressão sobre ele, ser eliminado da Copa da Liga é ruim, mas perder pontos na Premier League é péssimo por isso precisamos colocar nosso melhor time disponível nessas partidas.

Nós vamos entrar com um jogador no ataque improvisado no domingo, pode ser o Sterling ou Foden, acho que o Mahrez vai acabar ganhando uma chance como titular com ele na direita, Foden na esquerda e Sterling centralizado. Não consigo ver muita variação além disso porque no momento não há tantas peças para fazer essas funções mais a frente. O Aguero e o Bernardo já estavam fora, agora é a vez do Gabriel, Guardiola não tem muito para onde correr. Até pensei no Torres no lugar do Foden, mas não  vejo ainda que dá para acreditar que ele esteja alinhado com o time para jogar uma partida importante, o objetivo é sempre colocar esses caras aos poucos em campo para se ajustarem com calma ao estilo de jogo, Guardiola fez isso com Sané e Bernardo.

Uma pergunta pertinente a ser feita é: o Walker vai jogar mais uma vez? Nós não temos lateral  direito disponível e ele e o Foden são os únicos que jogaram as duas partidas inteiras até agora, o Walker não é tão velho, tem seus 30 anos, mas jogar tanto em curto espaço de tempo é perigoso para quem fez pouca preparação física para retornar.

Hoje tivemos mais um dia inteiro ligado a contratação de um zagueiro, o escolhido da vez é o Ruben Dias do Benfica que seria envolvido numa negociação com dinheiro mais Otamendi, que segundo Guardiola, não esteve no banco, não por causa da sua possível transferência para o Porto, mas por causa de pequenos problemas musculares. É, eu não acredito nisso não, deveria estar com um pé fora e ninguém quis arriscar uma lesão em jogo de Copa da Liga. O Jorge Jesus avisou que não gostaria de perder o Dias, só que sabe que o time precisa de dinheiro, o Benfica foi eliminado na terceira fase classificatória da Liga dos Campeões, deixou de ganhar muito, mas muito dinheiro mesmo com essa queda prematura.

A chance do Guardiola repetir o meio de campo da partida diante do Wolverhampton é enorme, com Fernandinho e Rodri fazendo a "volância" para o De Bruyne ficar livre para criar as jogadas, enquanto o time teve perna no Molineux esse esquema foi bem na parte ofensiva, depois que o tanque acabou, eles tiveram que pensar mais o jogo na troca de passes, ainda mais depois de um bombardeio dos mandantes. Quase uma semana depois, eu espero que o tanque deles esteja maior. Será que Stones e Aké se mantém na dupla de zaga? Talvez sim e mantenha Garcia e Harwood-Bellis na Copa da Liga, quem sabe o Laporte não faz sua estreia na quarta feira.

O certo para domingo é uma boa quantidade de jogadores da base nos 18 relacionados para o confronto diante do Leicester. É claro que eles sabem que irão para o banco porque o número de jogadores disponíveis está baixo, eles tem que aproveitar esse momento ainda mais porque na Liga dos Campeões teremos 23 no banco e 5 alterações, se ficarem de migué na Premier League é capaz de nem irem para o banco estendido desse e com chance de entrar em campo.

Antes de falar do Leicester, uma atualização sobre o Yan Couto, lateral direito brasileiro, foi emprestado por uma temporada ao Girona onde se juntará a outros dois jogadores do City: o goleiro Aro Muric e o atacante Pablo Moreno. Talvez se tivesse o visto de trabalho, Yan poderia ser usado, mas para nem ser considerado para o jogo de quinta passada é porque o clube não conseguiu a aprovação do visto.

O Leicester foi eliminado pelo Arsenal da Copa da Liga, colocou um time misto em campo, na Premier League o time é o líder com duas vitórias em duas partidas. Eles não estão na frente porque é começo de campeonato, o time é bom, se manteve quase o campeonato passado todo na zona de classificação da Liga dos Campeões, saiu na penúltima rodada, mas poderia ter entrado novamente pois teria um confronto direito com o United, deram uma amareladinha em casa.

Dois jogadores do Leicester estarão de fora por lesões: Ricardo Pereira, que está na fase final de recuperação após uma cirurgia no joelho em março, e Wilfred Ndidi. Já Jonny Evans está disponível para ser relacionado. O Jamie Vardy está bem, então teremos alguém ficar em cima dos nossos zagueiros, transformando a vida deles num inferno.

Agora é ficar na expectativa para que nada acontece com nossos jogadores até o horário da partida.


Man City vs Leicester (desde 1992): Nos últimos cinco jogos dos clubes foram 3 vitórias do City, 1 derrota e uma vitória nos pênaltis na Copa da Liga (antigamente isso se chamava empate, mas .....sei lá)





Juiz da Partida: Michael Oliver - Vai ser o terceiro jogo dele na atual Premier League e deu apenas dois amarelos. Vamos dobrar a meta dele no domingo? Nos últimos nossos cinco jogos com ele no apito, nós vencemos 3, um empate e uma derrota.

Oliver tem um City e Leicester no currículo, foi uma derrota nossa no King Power por 4-2 na primeira temporada do Guardiola em Manchester.


quinta-feira, 24 de setembro de 2020

City bate o Bournemouth

 Num joguinho divertido pela Copa da Liga, o Manchester City recebeu o Bournemouth e repetiu o placar da reta final da Premier League passada, venceu por 2-1, só que hoje, mesmo com um time muito mais fraco que em julho/agosto passado o time não passou sufoco. Os gols foram marcados pelo estreante Liam Delap e mais um do Phil Foden, artilheiro nosso na temporada. Domingo o time receberá o Leicester pela Premier League.

Como avisado por Guardiola, o City entraria com um time cheio de jogadores da base, foram titulares Garcia, Taylor Harwood-Bellis, Adrián Bernabé, Tommy Doyle, Phil Foden e Liam Delap, mais da metade do time veio da nossa academia, isso vai ajudar muito o nosso time. Zack Steffen fez sua primeira partida pelo City e teve pouco trabalho, infelizmente o gol foi o único chute no gol no primeiro e o atacante deles estava perto da pequena área, como o Ederson, trabalhou mais com os pés do que com as mãos.

Uma ausência que indica que está certo de sair do City foi o Nicolás Otamendi, achei que até seria o capitão na partida, só que nem relacionado foi, então as especulações que ele poderia ser emprestado ao Porto devem se concretizar e o City pagaria parte do salário, isso era óbvio que iria acontecer se ele saísse do clube. Boa sorte ao General no seu próximo passo na carreira.

Ferran Torres fez sua estreia como titular e não jogou bola né? Claro que devemos levar em consideração que é o primeiro jogo de verdade dele, jogou apenas nove minutos diante do Wolverhampton, mas buscou pouco a bola, eu tenho quase certeza que ele tocou na bola pela primeira vez depois dos 10 minutos, o City já tinha mais 70% de posse nessa hora. Espero que ele cresça, só que se fosse dar uma nota para ele hoje, seria algo em torno e cinco ou seis.

A estreia do Bernabé como titular não foi no meio de campo, ele jogou meio como lateral/ala pela esquerda do mesmo jeito da estreia no time titular do Foden (numa partida morta da Liga dos Campeões contra o Shakhtar), uma pena para ele e para a gente que ele teve que sair de maca ainda no primeiro tempo, Mendy entrou no seu lugar e o jovem espanhol foi visto na segunda etapa no banco de reservas com muletas, tomara que tenha uma recuperação rápida porque tem jogo da Copa da Liga na semana que vem, poderia ganhar mais uma chance.

Quem eu gostei demais foi o Tommy Doyle que jogou como primeiro volante mais uma vez sobre o comando do Guardiola, ele jogavam mais para frente na base, o Rodri também foi titular e jogou numa posição mais a frente e foi o escolhido pelo Guardiola para dar lugar ao De Bruyne quando no segundo tempo o placar ainda indicava 1-1, também porque ele deve ter alguns minutos no jogo de domingo contra o Leicester. O Doyle é muito calmo com a bola, não ficou apavorado e ainda conseguia exercer pressão quando o time visitante tinha a bola, acho que a única coisa que faltou é mais entendimento com os companheiros, para saber quando tinha que cobrir ou poderia deixar o jogador do City tomar conta da jogada, mas isso se ganha com o tempo, jogando e treinando lado a lado desses caras.

Phil Foden foi o grande maestro do meio de campo, antes do gol do Delap, ele já tinha deixado o Torres e o Mahrez em ótimas posições para marcar, mas o goleiro fez a parte dele e impediu que o gol saísse mais cedo. Sorte a nossa que ele ainda tinha mais passes para distribuir e encontrou o Liam Delap para marcar num belo chute de esquerda no ângulo. Um passe de um jovem de 20 para o gol de um de 17 anos, parece um belo futuro que nós temos pela frente.

O Bournemouth chegou ao empate alguns minutos depois num lance fortuito e conseguiu nos segurar até os 75, quando De Bruyne e Sterling já tinha entrado. Num lance que a bola bateu na trave e voltou para a área, Foden, de direita, só colocou com categoria para fazer o segundo e se tornar o artilheiro do City na temporada com aproveitamento de 100%: marcou gols em todos os jogos do City na temporada. Se mantiver a cabeça no lugar, volta logo, logo para a seleção inglesa.

Só quero fazer uma consideração sobre o Delap: parece ser um típico atacante inglês dos anos 80/90 que usa muito o corpo e o amarelo que levou pela falta no goleiro, eu acho que na Premier League com VAR poderia rolar um vermelho. A torcida inglesa no Twitter gostou, mas ele que fique esperto com isso.

Agora o time pegará o Burnley na semana que vem no Turf Moor, mais chance para alguns da base, acho que o Delap se manterá no time já que Aguero só depois da parada data FIFA e como falei no parágrafo acima: atacante das antigas, vai pegar o Burnley, futebol inglês raiz.

Informações da Partida:


quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Copa da Liga: Man City Vs Bournemouth

 Nessa quinta feira tem mais jogo do Manchester City, o segundo em três dias. Depois de ganhar do Wolverhampton pela Premier League, agora a gente enfrentará o Bournemouth, recém rebaixado à segunda divisão, pela Copa da Liga. A partida começará às 15:45 e por enquanto não há nenhuma TV no Brasil que irá transmitir, a minha esperança reside no fato que a ESPN não pode passar o jogo do Tottenham que foi adiado e com isso eles tenham direito a transmitir um a mais nessa rodada, que seria do City. Torcer para isso acontecer. Atualização: o jogo do City estará nos canais FOX às 15:45!!

Seria um jogo bem divertido de ver, sem muita daquela pressão de que precisamos ganhar, são três títulos em sequência, não é algo que está fazendo falta no momento e soma-se a isso o fato de que iremos colocar vários jogadores da base em campo, eu veria tranquilamente esse jogo para saber qual desses jogadores poderíamos ver com mais frequência no futuro, evitarei julgar por 90 minutos. Mas infelizmente esse jogo será apenas no tempo real, alguns times transmitirão em seus canais para a Inglaterra com o valor do "ingresso" dividido 50/50 entre os clubes, não vi o City anunciando isso.

O Guardiola não deu coletiva hoje como eu já esperava e a única novidade que o City fez foi colocar no ar um vídeo com uma entrevista com o goleiro americano Zack Steffen, que deverá fazer sua estreia amanhã. Eu não sei se fizeram a entrevista com um inglês imitando um sotaque americano ou só colocaram depois isso, quando foi para a edição. Fosse eu o Zack eu só ficaria rindo, imaginem um português te entrevistando em "brasileiro", acho que daria para perceber a forçação de barra. Na entrevista não tem nada de especial, frases padrões, a única coisa que posso falar é "boa sorte para amanhã".

As poucas fotos do treinamento de hoje não mostrou nenhuma arma surpresa que poderíamos ter para amanhã, só colocaram foto ou do treinador ou dos jogadores do time de cima mesmo. Ontem eu comentei que não sabia de nenhum lateral no elenco da base, hoje o pessoal comentou sobre o Alpha Dionkou, que já ficou no banco em duas partidas, mas não entrou ainda. Ele é lateral direito, quem sabe pode ter sua primeira chance amanhã, nas poucas fotos que foram liberadas nessa temporada, eu não o vi nelas. Nessa temporada as redes sociais do clube estão bem lentas.

Eu não sei como está sendo feito isso nas divisões inferiores, na Premier League tem teste toda semana, mas os times da primeira divisão, alguns pelo menos, se ofereceram para pagar os testes para COVID para os seus adversários, o Bournemouth não aceitou a oferta do City e pagou pelos próprios testes, com tanto dinheiro que recebeu com o saldão de verão, o custo dos testes não devem ter pesado no bolso deles.

Com a queda para a segunda, eles venderam parte do elenco, o Aké veio para o City por £ 40 milhões, Ramsdale para o Sheffield United por £ 18.5m, Callum Wilson para o Newcastle por £ 20 m mais o Ray Fraser também para o Newcastle, mas esse foi de graça. E só chegou gente em que voltava de empréstimo, ou seja, é um time que caiu que perdeu bons jogadores e não repôs, deve estar cheio de jogador da base no elenco para compor. Pelo menos até o momento na segunda divisão estão bem, no quarto lugar com uma vitória e um empate em dois jogos com quatro gols marcados por quatro jogadores diferentes.

Eles já jogaram na Copa da Liga, ficaram no empate em 0-0 contra o Crystal Palace e cada um bateu 12 pênaltis com os goleiros perdendo na última da primeira rodada e na sequência o jogador do Palace também perdeu. Pela numeração dos jogadores, o técnico Jason Tindall, não colocou gente da base não, foi com o quê era seu melhor. Com o pouco tempo de pré-temporada o técnico deve ter achado melhor dar ritmo aos jogadores, pensamento contrário ao do Guardiola, que está certo para mim em usar a base e os jogadores que terão menos chances na Premier League ou Liga dos Campeões.

Eu sempre fico em dúvida quando a gente pega esses times de divisões inferiores na Copa da Liga: vale mais a pena para eles jogarem sério ou pouparem para a Liga deles? No caso do Bournemouth, teoricamente eles lutam para subir já que foram uns dos três rebaixados, então a Copa da Liga eu não veria como uma prioridade, poderia atrapalhar a sequência da temporada. Mas cada um sabe onde seu calo aperta.

Quem passar de City e Bournemouth viajará até o Turf Moor para pegar o Burnley que bateu o Milwall em Londres por 2-0. Se o City conseguir avançar, fará uma viagem muito curta já que Burnley é na região da Grande Manchester e essa partida já é semana que vem, seria entre jogos contra Leicester e Leeds.

Hoje foi anunciado que dois jogadores do City disputarão o prêmio de melhor da UEFA: De Bruyne e Lucy Bronze. A lateral direita disputará com a dinamarquesa Pernille Harder, hoje no Chelsea, estava no Wolsfburg da Alemanha quando disputou a Liga dos Campeões, e Wendie Renard da França e do Lyon, companheira da Bronze em mais um título continental nessa temporada.

De Bruyne terá pela frente Robert Lewandowski e Manuel Neuer, ambos do Bayern. Acho que será o atacante polonês que levará a premiação, mas para o De Bruyne é bom estar entre os melhores por mais que ele fale que só ligaria para a premiação individual se tivesse levantado títulos.

Para as oitavas de final já temos 10 times da Premier League, dois da segunda e um da quarta, o Newport County que receberá o Newcastle United. Além do jogo do City, teremos mais dois jogos para encerrar essa fase amanhã.

Vamos nos divertir amanhã, tomará que a gente ganhe porque na outra rodada é bem capaz de ter jogo nosso na TV brasileira.


Man City Vs Bournemouth (desde 1992):




Juiz da Partida: Jonathan Moss

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Copa da Liga

 Quinta feira o Manchester City jogará em casa contra o Bournemouth pela Copa da Liga e após o jogo de ontem, vitória sobre o Wolverhampton, Guardiola já deixou claro que vai colocar a base em campo porque não dá para colocar os principais jogadores para atuarem de três em três dias sem o mínimo de preparação física por causa do retorno tardio para o início dessa temporada.

Não acho a estratégia ruim dele, é óbvio que se forçar agora, corre o risco de perder mais jogadores, na estreia foram 7 jogadores que não puderam atuar e talvez, muito talvez mesmo, isso posso ser reduzido para cinco na quinta, mais provável para seis. Laporte e Eric Garcia estavam em fotos de treinamento hoje, o espanhol com um capacete tipo do Petr Cech por causa dos pontos na cabeça, ele eu acho mais provável de jogar porque ele já tinha começado a recuperação do condicionamento físico antes do Laporte que teve que ficar parado já que testou positivo para COVID, está longe do ideal, poderia jogar como em amistoso de pré temporada, tipo uns 15 minutos, mas acho bem difícil disso acontecer.

Dos outros cinco (Aguero, Bernardo, Cancelo, Gundogan e Zinchenko) só o alemão deve voltar antes da parada data FIFA, mas precisa dar negativo para o teste de COVID, ele será testado novamente na próxima segunda feira, caso o City passe pelo Bournemouth, terá um novo confronto pela Copa da Liga na semana que vem, com pouco tempo de treinamento, pouco provável dele jogar na Copa, mas com chance de jogar contra o Leeds. Com esses desfalques todos, teremos muitos jogadores da base ente os 18 relacionados.

No gol não há dúvidas que Zack Steffen fará sua estreia no time, foi o reserva do Ederson contra o Wolverhampton e acho também que o Scott Carson irá para o banco, não é preciso tirar o brasileiro da sua casa numa noite de Manchester para ficar apenas no banco. Se Garcia tiver condições, Guardiola poderá lançar um esquema com três zagueiros porque falta laterais né? Seria Garcia, Otamendi, ficou no banco e tem chance de ser o capitão, e o Taylor Harwood-Bellis. No meio de campo não sei quem poderia ser o criador, o Tommy Doyle na base jogava mais perto da área, com o Guardiola até o momento ficou mais com funções defensivas, será que o Foden, pela idade, pode jogar novamente? Adrian Bernabé e Felix Nmecha podem ser as respostas, estão com o time principal desde o final da temporada passada. A média de idade desse meio campo com 4 jogadores seria de 12 anos e 3 meses.

O meio de campo vai ser a maior dúvida mesmo porque o time não tem jogadores à disposição para essa parte do campo, no ataque pelo menos temos o Mahrez, Torres e Delap, todos os três foram relacionados na segunda feira, então tem condições de jogo. E ainda tem o Cole Palmer para ficar no banco, que pode ter alguns jogadores do time principal se a coisa apertar porque o jogo é em casa, não precisa fazer viagem alguma, na sexta feira poderão treinar normalmente.

Seria um jogo para ver com prazer, eu gosto da Copa da Liga porque dá para misturar jogadores que pouco atuam com jovens da base que ficam animados em mostrar que tem valor para serem considerados no time principal. Infelizmente até agora não tem transmissão para o Brasil, a ESPN passará apenas Lincoln e Liverpool na quinta e o app da Copa da Liga só funcionará para o Reino Unido.

Não sei se terá coletiva do Pep amanhã, é capaz de já ter dado ontem mesmo e os jornais usarão para fazer o pré jogo na quarta. Amanhã eu faço o meu pré jogo também.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

City estreia com vitória.

Com pouco tempo de treinamento e de férias, o Manchester City jogou sua primeira partida oficial na temporada e conseguiu sair do Molineux com os três pontos, algo que não tinha feito em 2019/20, em nenhum dos dois jogos contra o Wolverhampton para falar a verdade. Com gols de De Bruyne, Foden e Gabriel Jesus, o time venceu por 3-1.

Pep Guardiola teve muitas dificuldades para montar o time para hoje, sete jogadores ficaram de fora por diversos problemas: Aguero, Laporte, Gundogan, Zinchenko, Bernardo Silva, Cancelo e Eric Garcia, esse aqui num caso que gerou duas especulações com o comunicado oficial do City falando que sua ausência seria por ter sofrido uma contusão e ter tomado 17 pontos na cabeça e outra especulação seria por causa de uma possível transferência para o Barcelona. Veremos se na quinta os pontos já terão caído ou não poderá jogar contra o Bournemouth.

As duas caras novas contratadas até agora fizeram suas estreias pelo City, Nathan Aké foi titular e jogou os 90 minutos, Ferran Torres entrou nos minutos finais no lugar do Sterling, na única alteração feita pelo Guardiola no jogo. As pessoas já brincam que ele não gosta muito de mexer, não sei se isso é verdade ou não, sei que hoje no segundo tempo era muito importante que ele fizesses as duas outras porque eu achava que precisava reforçar a zaga nos minutos e acréscimos finais contra o ataque aéreo do Wolverhampton, mas não fez, não mudou o ataque e saiu nosso terceiro gol com o Gabriel Jesus.

Os dois tempos foram muito diferentes com domínio total nosso na primeira etapa e com muitos sustos contra o Ederson que não fez defesa no jogo, as bolas foram perto do gol, mas não no alvo, a única que foi, entrou no cabeceio do Raul Jimenez para fazer 2-1 para o Wolverhampton, ali não tinha chance para ele mesmo. E para falar a verdade esse foi o resultado de um tempo onde o time da casa nos bombardeou e tivemos muita sorte que eles não foram competentes suficientes para empatar ou até virar a partida, fiquei com medo de repetir o 2-0 para 2-3 como na temporada passada. 

O time cansou muito no segundo tempo, não conseguia acompanhar o adversário e o Mendy tomou um baile do Traoré, vai ter uns pesadelos. Enquanto o Traoré ficou na defesa no primeiro tempo, o nosso lateral não teve problema, no momento que começou a avançar, o Mendy sofreu. O City conseguiu esterilizar o Wolverhampton com toque de bola, trocando passes para recuperar o fôlego porque me pareceu que o físico do time já tinha ido.

Ao contrário disso no primeiro tempo o time jogou muita bola, com muita troca de passe, aceleração e busca por espaço, o Wolverhampton não conseguia jogar, a bola era algo raro nos pés deles. O primeiro gol saiu de pênalti sofrido e cobrado com maestria pelo De Bruyne, o passe do Foden para o achar na área também foi muito bom e o inglês foi autor do segundo após receber cruzamento de Sterling, com pouca idade e o Foden já tem 75 jogos e 16 gols pelo City.

A dupla de zaga Stones e Aké foi segura no primeiro tempo, no segundo rolou algumas bobeadas, mas acredito mais que havia mais espaço para o Wolverhampton jogar e acaba caindo nas costas da zaga. Na parte defensiva o Walker foi bem, ainda tirou uma bola de cima da linha e perdeu poucas disputas no seu lado, se ele conseguir manter a concentração se tornaria um grande zagueiro, a parte ofensiva deixa muito a desejar.

Fernandinho foi titular e capitão junto com o Rodri no meio de campo e De Bruyne ficou muito mais livre para jogar, era possível vê-lo se movimentando por todos os lados do campo porque ele não precisava ajudar tanto na marcação e com justiça foi escolhido o melhor em campo e ainda ganhou uma assistência com o gol do Gabriel. E vamos falar a verdade, o passe dele contra o Arsenal no Emirates na temporada passada foi muito mais um assistência que hoje, ele foi perguntado sobre isso ao final do jogo e mostrou que é um cara rancoroso, falou que só ganhou assistência porque estava zerado, aquela cornetada básica. Bem, faltam 19 para ele igualar sua marca e 20 para passar com 37 jogos por fazer.

Próximo jogo será pela Copa da Liga contra o Bournemouth na quinta feira, até agora não achei confirmação de transmissão para o Brasil. Guardiola já adiantou que deverá usar muito a base na quinta porque já é certo que cinco jogadores estarão fora: Aguero, Bernardo, Cancelo, Gundogan e Zinchenko. Laporte e Eric talvez possam jogar. Hoje no banco ficaram Tommy Doyle, Adrian Bernabé e Liam Delap, esse pela primeira vez, talvez seja titular na quinta, é preciso rodar o elenco para não ferrar para o confronto contra o Leicester no domingo.

Gostei do jogo de hoje e entendo a queda no segundo tempo, os jogadores precisam recuperar a forma física e o foco nesse momento tem que ser preparar o time para a Premier League e Liga dos Campeões, gosto de ganhar a Copa da Liga, mas sem forçar perder jogador para muitas partidas em sequência. Informações da Partida:



Problemas, problemas e mais problemas no City.

 Primeiro jogo da temporada hoje e antes das nove da manhã já tem duas notícias bem ruins para o Manchester City: teremos ausência de mais dois jogadores, Gundogan e Eric Garcia.

O zagueiro não ficará nem disponível hoje não é porque negocia com o Barcelona, apesar disso continuar a existir e crescem os rumores já que o clube conseguiu vender Semedo e tem um pouquinho de grana para gastar, mas porque recebeu 17 pontos em um acidente no treino e não há explicação sobre o quê aconteceu, oficialmente o clube não comentou o caso, foi um jornalista que divulgou no Twitter e isso repercutiu. Se verdade, com jogos tão perto um do outro, pode ser que perca também na quinta feira a partida da Copa da Liga, teremos que acompanhar o caso. 

Já Gundogan a situação é bem mais séria, ele é o terceiro jogador que testou positivo no grupo, antes Mahrez e Laporte, com o teste sendo realizado na última sexta feira, agora ficará 10 dias em isolamento, desejo melhoras. No assunto calendário de jogos, ele perderá ao menos três partidas: hoje diante do Wolverhampton, Bournemouth na quinta e Leicester no domingo, se o City avançar na Copa da Liga, haverá jogo na próxima semana também e pode ser que fique de fora também porque não terá muito tempo de treinamento com o elenco, essa é uma razão para o Laporte não jogar hoje e o Mahrez sim.

O problema é que jogadores do City talvez tenham que ser testados às pressas hoje para enfrentar o Wolverhampton, Gundogan teve contato com eles nos últimos treinamentos, rolou um no sábado, não sei se a Premier League irá exigir exames negativos para quem teve contato com um positivo nos recentes dias. 

O City está sendo bem honesto sobre esses casos de COVID, pelo menos, ele divulga os nomes (com certeza deve ter permissão dos atletas) e assim diminui as especulações sobre as ausências deles em treinamentos e nas partidas, mas o clube tem que entender porque agora está tendo caso e na reta final da temporada não teve. Tudo bem que Mahrez e Laporte estavam de férias e podem ter sido contaminados durante esse período, mas é sempre bom rever o protocolo, ainda mais que os casos estão crescendo novamente na Europa.

Temos três ausências confirmadas para hoje: Aguero, Laporte e Gundogan. E quatro dúvidas: Garcia, Bernardo, Cancelo e Zinchenko. Os dois últimos eu não vi nos vídeos dos treinamentos nessa semana e para aumentar as dúvidas sobre o ucraniano, o Tommy Doyle usava um casaco com o número 11 na frente (o goleiro reserva Steffen estava com um casaco com número 1), achei estranho isso, será que o Doyle pegou o primeiro na sua frente ou deu problema para o Zinchenko? E Bernardo saiu lesionado na partida de Portugal e nada foi perguntado na coletiva sobre isso.

Na pior das hipóteses teremos 7 jogadores fora de ação e com isso podemos ter alguns jogadores da base no banco, Tommy Doyle, que assinou uma extensão na última semana, e Cole Palmer, um atacante seriam minhas apostas. Menos de 7 horas para o jogo e menos de seis horas para a divulgação da escalação. Hoje o dia vai demorar a passar. 

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

EPL # 1 - Wolverhampton Vs Manchester City

 Todos prontos para a nova temporada?! Depois de um curto período de férias e um menor ainda de treinamentos, o Manchester City voltará a jogar na segunda feira e terá um desafio difícil pela frente, será o Wolverhampton na casa deles, o estádio Molineux. A partida começará às 16:15 e terá transmissão dos canais ESPN.

Os reforços que chegaram ao Manchester City ainda não empolgaram os torcedores, a chegada do zagueiro/lateral esquerdo/volante Nathan Aké me parece ser mais para compor elenco e ele está na cota da UEFA e Premier League, a do Ferran Torres até dá uma animada, mas devemos ter calma com ele porque é raro Guardiola colocar essas novas contratações logo de cara, ainda tem a chegada do goleiro americano Zack Steffen, até o momento não o número de camisa que usará está disponível no site do City (que nem foto dele tem) ou na da Premier League. Por outro lado três jogadores saíram e todos tinham sua relevância no time: David Silva, não preciso falar nada, o Claudio Bravo nos servia nos jogos das Copas e ocasionalmente em partidas após lesão/expulsão do Ederson, e o Leroy Sané, que pode não ter jogado muito na última temporada, mas nas anteriores foi bem importante para o City. Parece para mim que nós saímos no negativo nessas trocas. Deve ser por isso o humor do Guardiola na coletiva.

Foram 12 minutos de respostas aos repórteres por vídeo conferência e, já é normal ele não gostar dessas entrevistas, mas hoje foi demais. Ele gostaria de estar em qualquer lugar do mundo, menos ali e pode ser que daqui a 12 meses não esteja porque o contrato dele termina ao final dessa temporada e não se ouve especulação sobre sua renovação. Se a saga Messi tivesse tido um final feliz para a gente, acredito que Guardiola já tinha ido no cartório autenticar firma e tudo mais, como isso não aconteceu e temos eleições no Barcelona em março, pode ser que ele diga adeus (especulação minha) se algum grupo que ele é a favor vencer. Só espero que ele tenha conversado isso com a diretoria para não sermos pegos sem reação, não seria surpresa alguma se o Guardiola repetir o Pellegrini e numa coletiva mandar do nada que não continuará no clube ao final da temporada.

Para pegar o Wolverhampton o City terá ao menos um desfalque, Sergio Aguero ainda não treinou com o elenco, então está fora dessa partida, ele postou mais um vídeo dele treinando sozinho, fazendo pequenos exercícios, acho que só volta para a rodada da Premier League na próxima semana, nem contra o Bournemouth ele deverá estar liberado. Eu fiquei em dúvida sobre o Laporte porque ele treinou hoje pela primeira vez, não sei se o Guardiola vai querer colocá-lo logo de cara assim, sem condicionamento físico algum, se realmente não puder jogar as opções são Eric Garcia (que não quer ficar, mas o Barcelona não tem dinheiro), Stones e Otamendi, que eu acho que o Guardiola queria transferir ambos, além do novato Aké. Será que veremos mais uma vez Fernandinho improvisado na zaga? Cacete, a Premier League vai ser foda para a gente, eu não entendo porque tem analista estrangeiro falando que o City é favorito, eu só aposto em G4 porque o time ficou bem a frente do terceiro colocado e Chelsea e United ainda tem um elenco para montar, chegaram alguns jogadores, vamos ver no que vai dar.

Na parte liberada da coletiva não houve pergunta sobre as ausências de Cancelo, Zinchenko ou Bernardo no único vídeo divulgado pelo clube nessa semana, espero que na parte que sai mais tarde, alguém tenha feito pergunta sobre isso. Tanto Cancelo quanto Bernardo poderiam ser titulares nessa semana se estivessem aptos para jogar, mas se não treinaram ainda, não jogarão. Havia 20 jogadores, fora os goleiros, treinando para o começo da temporada, se nenhuma das cinco ausências sentidas tiver condições de jogo realmente, pelo menos um garoto da base deverá ir para o banco, pode ser o Tommy Doyle.

O meio campista inglês, que fará 19 anos mês que vem, já fez três partidas pelo time principal, quem sabe titular contra o Bournemouth na Copa da Liga na quinta feira, assinou uma extensão de contrato e será jogador do seu clube de coração, aonde ambos os avós jogaram, até 2025. Ele já foi incorporado ao time principal, agora é esperar suas chances. O time EDS joga agora contra o Blackburn e nenhum dos cinco jovens (Bernabé, Nmecha, Harwood-Bellis, Cole Palmer e Doyle) que vinham treinando com Guardiola foi relacionado para esse jogo.

Eu acho que na estreia o City não terá nenhum das três novidade possíveis, acho que o Guardiola escolherá entre os três zagueiros que já estavam no elenco mais o Fernandinho, o Aké fica mais para frente e no ataque eu acho que a nossa linha de três, costume do treinador, vai de Foden, Gabriel e Sterling sem um nove fixo mesmo, o time vai rodar bastante ali na frente, Torres só faria seu primeiro jogo no segundo tempo. E o Steffen só joga se tiver algum problema muito grande com o Ederson.

O Wolverhampton venceu na primeira rodada o Sheffield United fora de casa por 2-0, mas foi eliminado em casa para o Stoke na Copa da Liga (1-0) com um time misto, Nuno Espírito Santos também não colocou a baba para jogar. Até agora os site que visitei, inclusive do Wolverhampton, não há nada sobre o time, se tem lesões ou qualquer coisa, então azar deles, não terão o prazer do que ler algo que escrevi sobre eles.

Aproveitem o final de semana porque a partir de segunda feira o bicho pega.


Man City vs Wolverhampton (desde 1992):




Juiz da Partida: Andre Marriner.

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Notícias Manchester City - 16.09.2020

 Se vocês estão esperando novidades, vocês vieram no lugar errado porque mais uma dia de muitos nadas novos no Manchester City, apenas especulações sobre chegadas de zagueiros que talvez, quem sabe, por ventura poderão aparecer em Manchester, mas não tem garantia de nada. Koulibaly, Upamecano, Gimenez, Diego Carlos,....são os nomes que rodam o imaginário dos torcedores do City graças a matérias diárias sobre a contratação de um deles. Independentemente se algum deles chegar, estará fora da estreia contra o Wolverhampton (com transmissão da ESPN Brasil na segunda) e talvez do jogo contra o Bournemouth pela Copa da Liga na quinta feira que vem. Vai saber se terá que fazer quarentena ou não. Teve notícia de zagueiro podendo sair 

Philippe Snadler pode ser novamente emprestado após passar uma temporada no Anderlecht da Bélgica, mas se machucou logo cedo na campanha, e o Tosin Adarabioyo também não deve defender o City nessa temporada, mas no caso dele o jogador gostaria de procurar um time em definitivo. Brighton, Everton, Fulham e West Ham tem interesse para o jovem que jogou a última temporada no Blackburn da segunda divisão. Eu já falei que gostaria que ele ficasse, me pareceu bom jogador e li muitos relatos bons sobre ele nesses empréstimos. Ele é calmo com a bola, muito mais que o Otamendi por exemplo, e pode evoluir muito sobre o comando de Guardiola e com jogadores mais experientes do lado dele, eu acho que seria melhor tê-lo no elenco do que o Eric Garcia que quer sair. Talvez fosse melhor o City liberar o espanhol logo, leva algum dinheiro e o clube não gasta energia tentando evoluir o futebol dele para jogar num rival de competições europeias. 

O City postou mais uma vídeo de bate bola hoje e eu contei 20 jogadores, muitos da base, nenhum goleiro foi mostrado. Ausências sentidas: Aguero, Laporte, Zinchenko, Bernardo e Cancelo. Os dois últimos eu pensei que pudessem ter ficado em quarentena porque jogaram com Portugal na Suécia e havia restrição de isolamento de 14 dias para quem viesse da Suécia para a Inglaterra na época que eles voltaram, mas 4 jogadores do Wolverhampton estiveram com Portugal e estavam relacionados para a primeira partida da temporada, alguns jogaram contra o Sheffield, então vai saber. O Bernardo saiu lesionado nesse jogo, mas nada foi dito depois disso.

Esses são os jogadores que identifiquei: Walker, Otamendi, Stones, Garcia, Mendy, Aké, Rodri, Fernandinho, Gundogan, Foden, De Bruyne, Torres, Mahrez, Sterling, Gabriel Jesus, Taylor Harwood-Bellis, Tommy Doyle, Adrian Bernabé, Felix Nmecha e Cole Palmer. Talvez seja necessário colocar uns jogadores da base-base no banco na segunda feira, pelo menos o Guardiola não teria aquela famosa dor de cabeça para escolher o time que jogará.

Hoje foi ver a quantidade de jogos que o Foden tem com a camisa do City, queria saber se estava perto da sua centésima  e, se tudo correr bem, ele alcançará essa marca nessa temporada, por volta da segunda metade. Ele já entrou em campo pelo City 74 vezes, faltam 26 para completar a sua primeira centena isso na sua quarta temporada, ele chegou a ficar no banco na primeira temporada do Guardiola, num jogo contra o Celtic pela Liga dos Campeões, mas só fez sua estreia na temporada seguinte. Começou com 10 partidas em 2017/18, subiu para 26 em 18/19 e terminou 29/20 com 38, deve bater os 100 gols em janeiro ou fevereiro de 2021.

Feito isso me rolou uma curiosidade do último jogador do City, vindo das nossas divisões de base, a conseguir passar de 100 jogos pelo time principal e foi preciso voltar bem no tempo, mais de uma década, foi em maio de 2009 com Nedum Onuoha que depois disso jogou apenas mais 16 vezes pelo clube. O interessante que nessa temporada foram três crias do City que chegaram a marca de 100 jogos pelo time principal, dois mais o Onuoha:

Stephen Ireland em 28/08/2008, seu último jogo foi o de número 176 e Micah Richards em 27/11/2008, terminou com 245 partidas. Passar a marca do Richards é uma meta ambiciosa para o Foden hein? Se jogasse 50 vezes por temporada, seriam necessárias 3 temporadas e mais 21 jogos para igualar o nosso ex lateral direito.

E para voltar cinco casas, no caso, cinco jogadores, temos o Joey Barton com sua centésima partida em 07/01/2006 (total de jogos 153) e Shaun Wright-Phillips em 23/08/2003 e terminou com 274! Com quatro temporadas com 50 partidas, Foden iguala ao Shaun. Boa sorte para o Iniesta de Stockport.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Notícias Manchester City - 15.09.2020

 Depois de algum tempo sem publicar nenhuma informação sobre os treinamentos, o Manchester City liberou algumas fotos com os jogadores alegres e chutando bolas. Acho que a melhor parte dessas fotos foi que em uma deu para ver o Riyad Mahrez, que havia testado positivo para COVID, com isso posso acreditar que ele estará liberado para enfrentar o Wolverhampton na segunda feira. Laporte estava assinando camisas do clube ontem, então acredito que também estará liberado, é difícil imaginar que ele estava positivo ainda e respirando em cima das camisas.

Nas fotos do treino de hoje estão presentes Aké, Sterling, Mendy, Ferran Torres, Fernandinho, Walker, Foden, Felix Nmecha, Otamendi, Cole Palmer além do técnico Guardiola. Os dois jovens vem treinando com o elenco desde a retomada do futebol em junho, talvez o Palmer possa ser usado na Copa da Liga porque até agora não tem muita informação sobre o quê está acontecendo com o Aguero, em todas as postagens com fotos e vídeos eu não me lembro de vê-lo, rolou um vídeo que o próprio jogador postou, mas parecia usar a camisa de treino da temporada passada, talvez não estivesse em Manchester na época. Menos de uma semana para a estreia, acho que na sexta feira deve rolar a primeira coletiva e teremos noção do que nos aguarda.

Andre Marriner será o juiz de Wolverhampton e Manchester City.

A segunda rodada da Copa da Liga iniciou hoje e o Bournemouth será nosso adversário ao vencer o Crystal Palace nos pênaltis por 11-10, após o empate em 0-0 nos 90 minutos. Apenas os goleiros perderam antes de começar uma nova rodada de pênaltis e aí logo no primeiro o Bournemouth fez e o Palace não. Será o primeiro confronto entre os times na Copa da Liga e a partida será realizada dia 24.09 às 15:45 de Brasília. O estranho que o time da segunda divisão terá um jogo na sexta feira, para quando será adiado agora? 

Em outro jogo que havia algum interesse meu foi o Rochdale e Sheffield Wednesday, vitória do Sheffield por 2-0, mas pelo o quê eu vi o goleiro do City emprestado ao Rochdale, Gavin Bazunu, foi bem no jogo, apesar de não conseguir evitar a eliminação. O importante é que ele ganhe tempo de jogo lá e cresça para ser usado no futuro pelo City.

Por falar em goleiro, o Aro Muric deve jogar mesmo no Girona, depois que um torcedor do City o vi no aeroporto de Barcelona, mas ainda não foi anunciado oficialmente, o quê deixou mais perto disso acontecer foi uma matéria sobre o Yan Couto ser emprestado ao Girona nessa temporada e mencionar que Muric e Pablo Moreno (isso aqui é uma negociação enrolada) fariam parte do elenco do time que bateu na trave para subir, na verdade perdeu a última vaga para subir nos gols agregados ao tomar o 1-0 do Elche em casa aos 90+6.

Sobre o Yan Couto, eu acho que era previsível ele ser emprestado para algum time do CFG, eu sinceramente não o via no time principal agora, ocuparia a vaga de um dos 17 jogadores livres na UEFA e iria disputar posição com Walker e Cancelo? Tenho minhas dúvidas sobre os dois, mas não vejo notícias quentes que eles estejam para sair, sobre o português rolou uma troca com o Barcelona bem no começo das especulações, mas nunca passou de especulação. Eu ficaria surpreso se o Yan fosse aproveitado já nessa primeira temporada.

Hoje era o prazo para a novela Koulibaly terminar, mas foi estendida por mais não sei quantos capítulos, que o inferno isso. Por outro lado crescem os rumores do Otamendi deixar o City, pode ser o Porto ou a Inter de Milão, por enquanto ele treina normalmente com o elenco. Outro zagueiro que pode ou não sair é o Eric Garcia, mas o técnico do Barcelona, Ronaldo Koeman, disse à Fox da Holanda que o elenco do time catalão deve ser esse daí e só chegariam novos jogadores se o clube conseguisse vender alguém, essa resposta foi dada após uma pergunta sobre a chegada do Memphis Depay por 25 milhões de euros. Barcelona deve estar com o pires na mão por nem conseguir pagar isso por um jogador importante do Lyon.

Para fechar o post de hoje, algumas estatísticas sobre a estreia do City na Premier League. 

Desde a criação da liga em 1992/93, o City jogou 23 temporadas da primeira divisão, na segunda feira que vem começará a sua 24º, a décima nona consecutiva e nesses 23 jogos iniciais o time jogou mais vezes com adversários que começavam com a letra "W" como no caso de Wolverhampton (o "A" está em segundo lugar, mas a partida contra o Aston Villa foi adiada, então não vai ser a estreia, se acontecesse, ficaria 4 a 4 para o "A" e o "W"), mas nunca foi contra os Lobos, foram duas contra o West Ham e duas contra o West Brom.

O time joga mais vezes fora de casa do que em casa na sua primeira partida pela Premier League, 14 x 9 e o jogo será no Molineux e, ao contrário de partidas em casa que estamos invictos, como visitantes já perdemos 5 vezes, mas mesmo somando com um empate que temos, ainda vencemos mais do que deixamos de levar os 3 pontos para casa (8 x 6).

Essa será a quinta partida de estreia que ocorrerá numa segunda feira, estamos invictos no dia da semana que o Garfield odeia! É muito mais comum a gente começar o campeonato no sábado. E para finalizar, nas 23 participações do Manchester City na Premier League, somente em sete oportunidades o primeiro jogo na Premier não foi o nosso primeiro jogo na temporada: em cinco vezes jogamos a Supercopa da Inglaterra antes (2011/12, 12/13 14/15, 18/19 e 19/20) e nas outras duas foram fases iniciais da Copa da Uefa (nem era Liga Europa ainda) quando nos classificamos pelo Fair Play, época que o Fair Play era generoso com a gente: 2003/04 e 08/09)

PS: a Conmebol e FIFA estão de acordo com realização de jogos das eliminatórias para a Copa de 2022 em outubro. Veremos como os clubes europeus reagirão porque em alguns países há quarentena obrigatória de 15 dias para quem chega de alguns países e, segundo o site Trivela, o Brasil seria um desses países. Atletas poderiam perder até 3 jogos por ficar em quarentena.

Dia da semana
Dia da Semana

Iniciais dos adversários na estreia da Premier League


Mandante x visitante


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Notícias Manchester City - 14.09.2020

 - Mais um dia sem novidade alguma do Manchester City, não há chegada de jogadores, não houve anúncio da saída, apesar de já ter aparecido nos treinos o goleiro Zack Steffen não é anunciado oficialmente, as especulações só sobre zagueiros e nada acontece seja com o Koulibaly, Upamecano ou Gimenez. Semana que vem nós estreamos e possivelmente, se chegar alguma novidade, o jogador vai estar fora dessa primeira partida;

- Tem um jornalista argentino falando que o Aguero vai estar pronto para o jogo diante do Wolverhampton, se não estou enganado é o mesmo jornalista que falou que ele estaria liberado para enfrentar o Real Madrid, depois uma semana antes das quartas falou que não jogaria contra o Lyon, o cara vai falando, tem hora que acerta.

- Quase meia noite em Manchester e não há nenhum vídeo nem foto de treinamento do Manchester City dessa segunda feira, a única coisa que eu vi foi o Laporte em algum lugar que parecia público assinando camisas do City. Cada dia que passa sem informações sobre quem está treinando, me deixa mais desconfiado ainda que essa temporada não vai ser nenhum um pouco boa para a gente;

- O Wolverhampton venceu o Sheffield fora de casa na estreia dos dois times na Premier League, o time fez 2-0 com seis minutos e o placar final não mudou mais, na quinta feira jogarão em casa pela Copa da Liga contra o Stoke. Ou seja, eles terão dois jogos oficiais na temporada e o City talvez possa estar treinando ou não, não sei de verdade no momento;

- O jogo do City pela Copa da Liga já tem data, será na quinta feira dia 24.09, contra o vencedor de Bournemouth e Crystal Palace, que jogarão amanhã às 15:45. Eu achei que esse nosso confronto seria realizado na quarta feira porque o Palace tem jogo na Premier League no sábado e a gente só no domingo, apesar de jogar na segunda anterior. Se o Palace reclamar, eu estou do lado deles, ficaria puto também se só tivesse dois dias de descanso entre jogo, isso vale para  Bournemouth também já que eles teriam um jogo na sexta dia 25.09, mas como é a Championship, os caras vão empurrar e na Premier League que não pode haver mudanças, no resto que se exploda não é Liga de Futebol?

- Tem uma entrevista no MEN com o goleiro americano Zack Steffen, mas é bem similar a uma que ele deu há algumas semanas para outro meio de comunicação. Parece que sem ter nada para noticiar, tem que requentar notícia;

- A ESPN ainda não definiu os jogos que transmitirá da segunda rodada, mas o DAZN já escolheu dois e nenhum deles é do City, se o contrato entre as empresas for o mesmo, o nosso jogo contra o Wolverhampton será na ESPN porque o outro canal pode passar dois jogos desde que não seja confronto entre times do Grupo dos Seis (City, United, Liverpool, Arsenal, Chelsea e Tottenham). Uma boa notícia para não gastar mais dinheiro em setembro. Ou não, porque a terceira rodada é ainda no mês e o City jogará domingo contra o Leicester.

domingo, 13 de setembro de 2020

Notícias Manchester City - 13.09.2020

 - Pela segunda rodada da Super Liga, o Manchester City fez sua estreia em casa, mas ficou apenas no empate em 0-0 contra o Brighton. O time ficou mais tempo que a bola que as adversárias, deu muito mais chutes, infelizmente não acertou as redes em nenhum momento. As duas laterais, Lucy Bronze e Alex Greenwood, fizeram seus primeiros jogos na temporada, foi a reestreia de Bronze pelo City.

A americana Rose Lavelle, uma das cinco novas caras para essa temporada, ainda não foi relacionada para os jogos. Próximo jogo do City será só no dia 27 pela Copa da Inglaterra contra o Leicester fora de casa, no campeonato volta a jogar dia 04.10 contra o Tottenham, em Manchester.

- A Premier League começou nesse final de semana e o Arsenal é o líder após vencer o Fulham fora de casa por 3-0 junto do Leicester que também fez 3-0 no West Brom, jogo na casa do time que subiu nessa temporada para a primeira divisão.

Sheffield e Wolverhampton e Brighton e Chelsea encerram essa primeira rodada que só terá 8 jogos.

- Nenhuma novidade no City em relação a chegada ou saída de jogadores e nada de fotos ou vídeos de treinos nesse domingo. Segunda feira que vem o time estreia na Premier League.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Notícias Manchester City - 11.09.2020

 Premier League começa nesse final de semana para 16 times, outros 4 só jogarão na segunda rodada: Manchester City, Aston Villa, Manchester United e Burnley porque ambos os clubes de Manchester terminaram a temporada depois dos demais. O campeão Liverpool enfrentará o campeão da segunda divisão, Leeds United, nesse sábado às 13:30.

Já comecei a atualizar as páginas que ficam no abaixo do endereço do blog, só estou esperando o City começar a divulgar informações de jogadores como quem sai e quem fica, os números que esses jogadores usarão para colocar as informações individuais, até segunda feira dia 21.09 eu espero que isso seja informado aos torcedores.

Consideração rápida sobre o que eu espero da temporada para a gente: sem chance de ganhar a Premier League, o time precisava contratar (mais) um zagueiro logo porque as peças da temporada passada não entregaram muito, mas a novela do Koulibaly continua, dependendo de como formos nas Copas, e eu acho que vamos longe, teremos poucas datas livres e já começamos com um jogo atrasado, pior, o nosso primeiro jogo é o último jogo da segunda rodada e mesmo que a gente vença o Wolverhampton por 25 a zero fora de casa ( jogo tranquilinho né?) a chance da gente não assumir a primeira colocação e ficar correndo atrás do Liverpool é imensa. Nós vamos conseguir mais uma vez uma vaga na Liga dos Campeões, eu acho que não há quatro times melhores e mais regulares que a gente na Premier League, então acho que a vaga está garantida.

A Liga dos Campeões dá para vencer? Sim, porque o importante vai ser se classificar na fase de grupos e quando ela voltar em fevereiro o time vai estar em outro nível, assim eu espero, do que nos primeiros jogos da Premier League, os vídeos que o clube disponibiliza mostram o início de uma preparação para uma nova temporada, nem parece que que daqui a 8 dias o time faz o primeiro jogo oficial na temporada, acho que nem teremos amistoso, meio de semana que vem terá jogos da Copa da Liga, então só conseguiremos jogar com os times eliminados da competição até agora? Não agregarão em nada.

O problema para vencer a Liga dos Campeões é o Bayern que está com um timaço, vai perder o Thiago Alcântara e por outro lado contratou o Leroy Sané. Ficar de olho nos jogos deles que ainda não tem transmissão para o Brasil. A Band e Bandsports estavam negociando, o Neto falou que está com o canal de São Paulo, só não vi anúncio oficial.

Nas Copas o time vai longe, na Copa da Liga vai ser interessante ver se os jovens ganharão chances, como o primeiro jogo é em casa e dois dias depois da estreia na Premier League, é bem capaz de Pep mexer muito no elenco, rodar os 11 titulares e termos alguma novidade no banco. Não sei a situação do Aguero ainda, mas se o Gabriel jogar na segunda, dia 21, e o argentino não estiver liberado para a partida, será que poderemos ver o Cole Palmer ou Liam Delap no ataque? O primeiro treina com a equipe profissional nesse momento e o segundo marcou dois gols contra o time principal do Mansfield Town da quarta divisão e amanhã, às 8 da manhã o time EDS do Delap joga pela Premier League 2 contra o Derby County no estádio da Academia, o jogo terá transmissão no app do clube, acho que tem que pagar, então boa sorte para quem tem. O time sub 18 também joga amanhã em casa às 9 contra o Wolverhampton pela Premier League sub 18.

Já na Copa da Inglaterra, o começo é só em janeiro, é tipo o mata mata da Liga dos Campeões dessa temporada, é capaz do time estar no ápice da forma bem mais tarde nessa temporada e quem sabe fazer uma sequência de jogos na Copa.

O Porto pode ser o destino do Otamendi, mas para isso ele precisará aceitar uma redução de quase 50% do salário, já era espero que ele tenha que aceitar um salário menor em qualquer outro time, agora depende do empresário dele como vai negociar essa transferência, se consegue que o City pague uma parte para não ficar tão ruim para o lado dele. Eu ainda acho que é possível que ele seja relacionado para o jogo da Premier League e entre em campo pela Copa da Liga até resolver essa brincadeira. Ele aparece treinado com o time, então quem sabe poderá ser usado para o rodízio.

Quem também treinam com o time é Ferran Torres e Nathan Aké, esse saiu contundido no último jogo da Holanda, pelo visto foi nada mais grave e deve estar liberado para jogar. Bernardo Silva, que também saiu lesionado, não foi visto nas filmagens até o momento, o mesmo vale para o Foden que pode ter ficado de auto quarentena depois do papelão na Islândia. Mahrez e Laporte continuam em isolamento por 10 dias, agora resta saber quando isso acabará. E o City ainda não anunciou no site ou redes sociais que o goleiro Zack Steffen será o goleiro nessa temporada, ele foi filmado nos treinos, mas não colocaram o número da camisa que usará. 

E o jovem de 16 anos Charlie McNeill trocará o City pelo United por um valor em torno de £ 750 mil que poderá chegar a £ 1.3 milhões mais uma percentual de uma venda futura, segundo a lenda ele marcou mais de 600 gols na sua carreira nos times da base. Boa sorte para ele.

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Notícias Manchester City - 09.09.2020

 Primeiramente eu preciso falar do Troyes, clube francês da segunda divisão que passou a fazer parte do City Football Group (CFG). Agora são 10 times de futebol ao redor do mundo estão debaixo do guarda chuva do CFG, sendo o principal, é claro, o Manchester City e com times espalhados ao redor do mundo, especula-se que no futuro poderemos ter mais um time na América do Sul, no Brasil ou Argentina, já há o Montevideo City Torque no Uruguai, se falou por um tempo no Guayaquil City do Equador, mas até agora o CFG não assumiu a paternidade dessa criança.

O campeonato francês da segunda divisão já começou e o time tem uma vitória e uma derrota nas rodadas que aconteceram até o momento, no dia 12.09 o time enfrentará o Pau (evitem o nível Quinta Série....ou não) e o artilheiro do time com dois gols dos três é o inglês Levi Lumeka de 21 anos, que tem relação zero com o City, ele foi jogador da base do Chelsea e Crystal Palace, esse clube onde ele se profissionalizou e chegou essa temporada no Troyes. Houve especulação na imprensa brasileira que o Lincoln do Flamengo poderia ser contratado pelo CFG e ser alocado no Troyes, mas até agora não achei evolução dessa negociação.

Ontem Kevin De Bruyne foi honrado com o prêmio de melhor jogador da temporada na Inglaterra, esse prêmio dado pela Associação de Jogadores Profissionais, ele é o primeiro jogador Masculino (acho bem legal o City fazer essa distinção) a vencer esse prêmio. A vitória dele é mais que justa pelo o futebol que jogou na última temporada, muitas vezes não acompanhado por nosso outros jogadores, ele terminou a Premier League com 20 assistências, mesmo número do recorde do Thierry Henry (aquela assistência roubada no Emirates ainda dói), além de 13 gols. É a terceira temporada seguida que o time campeão não tem o dono desse prêmio, mas depois que fizeram com o próprio De Bruyne em 2017/18, tenho pena disso não.

O vencedor do prêmio é claro que está na seleção ideal dos jogadores, é a segunda vez que ele está entre os 11, a outra foi em 2017/18 e olhando a página no Wikipedia dele, De Bruyne também está na seleção da UEFA, essa por três anos seguidos: 2017/18, 18/19 e, na última, 2019/20. Quem faz companhia ao belga no time titular é David Silva, que está pela terceira vez nessa escolha, muita gente falando que ele não jogou tudo isso e que deram o prêmio porque era a última temporada dele na Inglaterra, o que eu falo para essas pessoas: Vocês são uns imbecis! É o David Silva e pronto! Vocês tem que agradecer todos os dias por terem o visto jogar bola!

Lauren Hemp foi a vencedora na categoria melhor jogadora jovem em 2020, ela já tinha vencido o prêmio em 2018 quando jogava pelo Bristol City, ela fez 20 anos agora em agosto. A vencedora em 2019 também foi do City, a atacante Georgia Stanway que é jogadora do City desde a 2015 quando veio com 16 anos do Blackburn. E mais notícia sobre o time feminino é que o clube anunciou duas contratações de peso: a lateral direita Lucy Bronze, para muitos a melhor lateral direita do mundo, e Alex Greenwood, lateral esquerda, ambas jogadoras vieram do atual campeão francês e da Liga dos Campeões, Lyon.

Greenwood já rodou bastante, jogou por exemplo no United, Everton e Liverpool, já Bronze teve um período grande no City, entre 2014/17 de onde saiu para o Lyon e voltou agora, essa aqui tem bagagem e currículo de respeito. A temporada 2020/21 já começou com o City perdendo a Supercopa por 2-0 para o Chelsea e vencendo na estreia do campeonato o Aston Villa por 2-0, com dois gols da Stanway. E ainda contratou a Chloe Kelly do Everton, Sam Mewis do North Carolina Courage e Rose Lavelle, OL Reign, ambos os times são dos EUA e as atletas ganharam a última Copa do Mundo em 2019. A Lavelle ainda não estreou, mas eu a vi jogando pelos EUA nessa Copa e eu a chamava de motorzinho do time, é boa de bola e está no campo todo. A ESPN passou as finais da Liga dos Campeões e a Supercopa, torcer para ter mais City na tela deles.

Como a operação é pequena aqui, eu vou tentar sempre trazer mais notícias do nosso futebol feminino, acho que essa temporada se reforçou (o Chelsea também e já era bem forte) e pode trazer o título da campeonato que não vem desde 2016.

Péssimas notícias da Liga dos Nações, na segunda feira Nathan Aké saiu com a mão na parte posterior da coxa da partida entre Holanda e Itália e ontem foi a vez do Bernardo Silva deixar o campo ainda no primeiro tempo, pelos relatos ele saiu andando sozinho, não há mais notícias sobre os jogadores, agora é esperar a volta para Manchester para sabermos se foi só precaução ou poderemos perdê-los para o início do campeonato inglês. E temos duas dúvidas por causa de COVID: Mahrez e Laporte.

Dos 1.605 testes feitos pela Premier League na última rodada de testagem, três casos deram positivos, sendo dois no nosso clube. A própria Premier League avisou que o período de auto isolamento é de 10 dias e se tudo ocorrer bem com nossos atletas, eles estariam aptos para enfrentar o Wolverhampton no dia 21 e com horário definido de 16:05, faltaria saber se teriam condições físicas para jogarem porque ficarão muitos dias sem treinamento com as férias e o isolamento.

Os jogadores começaram a voltar ao CT para o início da nova temporada e deu para ver que Fernandinho, Stones, Mendy, Otamendi, Tommy Doyle estavam por lá, também havia um jogador da base, eu acho que era o Cole Palmer, mas ainda não dá para confirmar. o City não liberou muitas fotos e vídeos ainda não. O Guardiola não apareceu e as últimas notícias que tivemos dele foi que precisaria ficar de quarentena quando voltasse das férias na Espanha, deve controlar os treinamentos, que devem ser mais bobinhos que outra coisa, usando o Zoom. Não teve foto do Aguero, ele postou há alguns dias ele treinando por conta própria.

Três notícias sobre transferências: City quer 25 milhões de euros pelo Garcia e está disposta a esperar o contrato acabar no final da próxima temporada com o jogador saindo de graça e o Barcelona só quer pagar 10 milhões. Por esse valor que o Barcelona quer pagar, eu aceitaria tranquilamente que o Garcia saísse ao final dessa temporada, ele jogando será mais útil que esse valor. Angelino foi emprestado mais uma vez ao RB Leipzig e ao final da temporada, se cumprir algumas metas, o time alemão terá que contratar em definitivo por entre 18-25 milhões de euros. As metas seriam 12 jogos na temporada, sendo que pelo menos 5 devem ser feitos na segunda metade de temporada, a minha única dúvida é saber o quando começa a segunda metade oficialmente porque os 12 jogos serão batidos facilmente ainda mais que não há divulgação de que precisariam ser jogos apenas no campeonato alemão.

E para finalizar as transferências, Koulibaly. O City deu prazo até 15.09 para acabar essa merda de novela, o City oferece 50 +10 milhões de euros, o Napoli quer 70+10, pelo menos as partes estão de acordo com os valores variáveis. Que inferno isso, temos 12 dias para o início da temporada para a gente e ainda não temos o grupo fechado, seja com os jogadores contratados ou que sairão, seja em definitivo ou por empréstimo. Depois de dois dias com duas contratações, eu fiquei muito mal acostumado sobre a celeridade das negociações do City.

Ontem o time EDS fez sua primeira partida na temporada e venceu por 3-0, fora de casa, o Mansfield Town da quarta divisão, gols de Adrian Bernabé e Liam Delap (2). O City lidera o grupo E porque Lincoln e Scunthorpe ficaram no empate em 1-1 com o Lincoln ganhando ponto extra ao fazer 4-2 nos pênaltis. Dia 29.09 (data da quarta rodada da Copa da Liga), o City visitará o Scunthorpe e se o City vencer já garante passagem para a próxima fase com uma rodada de antecipação. Do time que entrou em campo, além do Bernabé, Felix Nmecha foi outro jogador que já atuou pelo time principal. Jayden Braaf, que é mais novo que o Bernabé por exemplo, não esteve entre os relacionados, será que está com a equipe principal?

Aqui tem os melhores momentos do jogo, o segundo gol foi bem interessante pelo domínio da jogada e marcação sobre pressão dos meninos.

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Notícias Manchester City -07.09.2020

 Achei que teria um feriado tranquilo, só ficaria reclamando da galera aglomerando mesmo, mas ao acordar e começar ver as notícias sobre o Manchester City nessa segunda feira, percebi que a coisa não seria nem um pouco boa. São duas notícias ruins, então vamos lá:

- Riyad Mahrez e Aymeric Laporte tiveram testes positivos para COVID e começaram o processo de isolamento imposto pelas autoridades inglesas, nenhum dos dois apresentam sintomas do vírus. A auto quarentena é de um período de 14 dias, não se sabe com precisão quando o teste foi realizado ou quando eles começaram a ficar isolados, por exemplo, se tudo fosse feito hoje, ambos estariam liberados desse período na segunda feira que vem, no dia da partida contra o Wolverhampton, então é bem possível que eles não joguem nesse nosso primeiro jogo pois terão pouco tempo de treinamento com o elenco. É ficar acompanhando essa caso e torcer para uma recuperação segura para os dois jogadores;

- O outro problema aconteceu na Islândia, local que a Inglaterra fez o seu primeiro jogo da Liga dos Nações no sábado. Dois jogadores da seleção convidaram (eufemismo) duas garotas para o quarto deles e elas divulgaram em redes sociais o encontro. As duas figuras que quebraram a rígida regra imposta pelas autoridades de saúde islandesa e federação inglesas foram Phil Foden do Manchester City e Mason Greenwood do United. Ambos foram cortados da seleção e não viajarão para a Dinamarca onde enfrentariam a seleção local na terça feira, já estão em aviões em separados (não entendi porque o Southgate falou isso) com destino a Manchester. Qualquer punição aos jogadores por parte do treinador só acontecerá após todos os fatos forem esclarecidos, na minha opinião eu não espero que voltem a usar a camisa da seleção inglesa, principal ou de base, tão cedo, essa era uma dor de cabeça que o Southgate não precisava ter mesmo.

É óbvio que não vou falar sobre o Greenwood porque a situação dele não interessa ninguém que visita um blog com foco no Manchester City, já o Foden posso lembrar que ele é reincidente nesses problemas de comportamento nessa pandemia. Antes do retorno da Premier League, ele jogou futebol na praia com uns amigos e fotos foram postados por eles mesmos em redes sociais, imagina um daqueles amigos que não deveriam ser testados regularmente como um jogador de futebol de primeira divisão e Liga dos Campeões está com o vírus e assintomático e vira um vetor de transmissão para os demais, Foden poderia ter sido contaminado, passado para mais pessoas e dependendo da intensidade do vírus ele poderia ter sequelas, a ciência ainda está descobrindo os resultados nos corpos das pessoas após a contaminação.

Sobre o fato de pode estar traindo a namorada ou não, esse é um problema exclusivo dos dois. Agora é imagina como será a primeira coletiva do Guardiola, vai ter que falar sobre isso de qualquer maneira, é função da imprensa perguntar sobre como o comportamento dos jogadores o afeta, não lembro, mas com certeza ele deve ter respondido sobre o caso do Walker bem no começo da pandemia. O Manchester City acabou de soltar um comunicado onde mostra apoio a decisão da Federação inglesa sobre o caso do Foden e diz que as ações do jogador foram inapropriadas, que estão abaixo das expectativas que clube e seleção esperavam dele. Esse será um comunicado único, o clube não tem mais nada a dizer.

Vai ser bem interessante para ver como o City irá montar o elenco para as primeiras partidas na temporada porque ainda temos uma grande quantidade de jogadores para voltar a Manchester e mesmo que estejam numa bolha, terão que fazer testes quando chegarem e vamos ter ideia de quão seguras são essas bolhas com muitas viagens.

Angelino parece não ter futuro no City mesmo, notícias na Alemanha falam que RB Leipzig e City estão negociando a transferência do jogador que pode ser em definitivo ou por empréstimo nessa temporada com obrigação de contratação ao final dela, o valor seria, para ambos os casos, 20 milhões de euros. Eu gostaria de tê-lo no elenco, se saiu bem no RB, daria mais uma chance para ele, ainda mais que nenhum dos laterais esquerdos, de origem ou improvisado, passaram confiança ao treinador e nós torcedores.

Aquele troço chato que é a novela Koulibaly continua com o empresário dele viajando da Itália para a Inglaterra e da Inglaterra para a Itália para fechar o negócio. Eu tinha contado a história que, segundo um diretor do City, os valores eram as coisas que se acertavam primeiro numa negociação, o que atrapalhava eram os detalhes contratuais, mas nesse caso parece ser mesmo os valores: o que o City oferece é muito baixo para o Napoli e o que eles querem é muito alto para o orçamento do City. No momento a minha preocupação não é saber sobre os valores e saber se a contratação for confirmada, o jogador terá que ficar ou não de quarentena quando chegar na Inglaterra.

Ontem a Espanha ganhou de 4-0 da Ucrânia de Zinchenko, todos os jogadores espanhóis do City jogaram em algum momento desse jogo assim como o ucraniano: Rodri foi titular, Ferran Torres e Eric Garcia vieram do banco, sendo que o primeiro fez o quarto gol do jogo e seu primeiro com a camisa espanhola e o zagueiro fez seu primeiro jogo na seleção principal, entrou aos 60 minutos no lugar do capitão Sergio Ramos. Sobre o Eric, Guardiola está disposto a mantê-lo no City mesmo sabendo que o jogador poderá assinar de graça com outro clube a partir de janeiro de 2021. Será que é uma tática para ele mostrar ao Eric que o Barcelona está uma zona e assim ele querer assinar um novo contrato?

Por falar em novo contrato, nada do Guardiola assinar um novo né? Espero que no primeiro dia dele na volta aos treinamentos, nós tenhamos essa notícia positiva.

Hoje temos jogo da Holanda de Aké contra a Itália (deve estar na TV ou na TNT ou Space) e amanhã da Inglaterra contra a Dinamarca, só o Sterling poderá jogar, Bélgica do papai De Bruyne contra a Islândia e Portugal com Cancelo e Bernardo Silva contra a Suécia. Todos os jogos às 15:45.

Um resumo dos nossos jogadores nessa segunda rodada da Liga dos Nações, já falei de Espanha e Ucrânia. A Alemanha de Gundogan que está no mesmo grupo ficou no empate em 1-1 contra a Suíça, Gundogan fez o gol. O goleiro Muric ficou no banco na derrota de 2-1 do Kosovo para a Grécia, Matt Smith de Gales jogou os 90 minutos na vitória de 1-0, na última bola, sobre a Bulgária. E acho que é isso sobre os nossos jogadores.

E até agora, 11:30, não há no site do City nenhuma foto ou vídeo sobre o retorno dos jogadores aos treinamentos.