O Manchester City começa fevereiro com um jogo grande nas mãos, receberá em Manchester no domingo o Arsenal, atual quarto colocado do campeonato. A partida está marcada para começar ás 14:30 (horário de verão de Brasília) e terá transmissão dos canais ESPN.
São três jogos grandes que teremos em sequência e dois deles podem ser contra times que estão na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões: primeiro é o Arsenal e no final de semana que vem será o Chelsea, hoje quinto colocado, mas com chance de estar em quarto lugar porque pegará o Huddersfield em casa no sábado. Ambos os times de Londres tem o mesmo número de pontos, mesmo saldo de gols, mas o Arsenal leva vantagem no terceiro e último critério antes de um jogo de desempate, o número de gols marcados (50 x 40). Então mesmo que o Arsenal nos vença, pode perder a posição porque o Chelsea pode golear o lanterna em casa. O jogo contra o Everton será no meio dessas duas partidas e não influenciará essa parte da tabela.
Guardiola não tem muitos problemas para o jogo de domingo, exceção ao Kompany e Bravo, todos os jogadores estarão disponíveis para serem relacionados, incluindo Mendy, mas esse aí eu tenho certeza que não vai começar esse jogo, seria um risco muito grande porque teríamos que substituí-lo em algum momento, menor condição de aguentar os 90 minutos. Ele parece que não está mais com joelho tão inchando assim, estava correndo atrás do Bernardo durante a gravação do vídeo promocional para a final da Copa da Liga, tinha uma faixa abaixo do joelho esquerdo. Se ficar no banco já uma boa notícia para ele.
Durante a semana se especulou que Ederson poderia perder algumas partidas porque sofreu um corte na hora do pênalti contra o Newcastle. Duvidei bastante disso porque para mim só pareceu cera, deu uma enrolada ali e temporada passada depois de ser chutado por Mané e sair do jogo, na partida seguinte pela Liga dos Campeões ele foi para o jogo, usou um cabeça de rugby e vida que segue. Caso ficasse de fora mesmo, teríamos que usar o Muric porque o Bravo ainda está em recuperação. Há pouco tempo ele postou em rede social um vídeo dele numa daquelas máquinas Elíptico que não causa tanto impacto, a previsão é para voltar em abril, maio.
A semana foi difícil para a gente, a derrota para o Newcastle não era esperada, mas o Liverpool não abriu tanta vantagem quanto poderia ao só empatar com o Leicester, com 14 jogos pela frente o campeonato está aberto, são cinco pontos atrás e tem jogos da Liga dos Campeões no meio, o nosso confronto é bem mais acessível que o deles: Schalke para o City e Bayern para o Liverpool.
Nós perdemos 4 vezes na Premier e podemos falar que perdemos 4 vezes de virada, metaforicamente falando, porque contra o Crystal Palace, Leicester e Newcastle abrimos o marcador e deixamos os caras virarem a partida, algo que não é comum para a gente porque o Pep quer sempre o time no ataque, o time está sentindo quando sai os empates e deixa os adversários crescerem. Contra o Chelsea, eles saíram na frente e se mantiveram, mas a gente poderia ter aberto o placar, jogamos melhor no primeiro tempo, tivemos oportunidades só que não colocamos para dentro do gol. Isso não poderá se repetir contra o Arsenal que é um time bem diferente quando o enfrentamos na estreia do campeonato.
Naquele jogo dominamos e saímos do Emirates com 2-0 tranquilo, mas era um começo de trabalho do Unai Emery, ele conseguiu dar o jeito dele, o time oscilou nas últimas rodadas, entretanto está ali na briga por uma vaga na Liga dos Campeões. E eles tem um dos artilheiros do campeonato, Pierre Aubameyang tem 16 gols e está com uma média excelente de gols por minutos: ele já marcou 25 gols em 2.975 minutos, média de 119 minutos para cada gol, Aguero lidera esse quesito com 109,2 minutos por gol (154 em 16.816). Para vocês terem uma ideia, antes do Aguero chegar essa marca era do Henry que liderava com 121,8. Atualmente há quatro jogadores na frente do Henry, além dos dois citados, temos o Salah (109,6) e o Kane (115,5). Gabriel Jesus está um pouco atrás com 124,8 minutos entre gols.
Nós vamos precisar muito dos nossos dois atacantes nessa partida, acho difícil jogarem juntos desde o início, então para jogo grande eu sempre escolho o Aguero, nos últimos três jogos ele marcou gol em todos, Gabriel também está bem com 8 gols em 2019, só que Aguero é Aguero, para o torcedor do City ele não precisa provar mais nada, só precisa estar com vontade de marcar gols e mais gols, contra o Newcastle ele ajudou muito na marcação ao correr para evitar contra ataques.
E aí vocês acham que está na hora do Bernardo Silva ser titular? Eu acho uma pena usar ele mais aberto, ele vinha bem no meio de campo, só que ali ele concorre com David Silva e De Bruyne, que ainda está longe de estar nas suas melhores condições, ele consegue acertar alguns daqueles passes mágicos durante a partida, só que ainda não é constante, uma pena mesmo, acho que talvez começaria com ele no banco e deixava o Bernardo no meio de campo para ele correr no campo todo, como ele faz quando tem essa liberdade. Na moral, no papel esse time é absurdo de bom, nessa temporada o ponto franco tem sido as laterais, agora não dá mais para reclamar, vai ficar com esses jogadores até o final da temporada.
Nessa rodada o Tottenham pode nos ultrapassar momentaneamente porque enfrentará o Newcastle no sábado, podiam fazer um favor para a gente e ganhar dos Spurs também. O Liverpool só entra em campo na segunda em Londres contra o West Ham, que infelizmente é de uma inconsistência fudida, quem sabe Pelegrini, Zabaleta e Nasri não nos dão uma moral.
Agora é esperar o jogo no domingo e eu quero a vitória, acho que nesse momento do campeonato, jogar bonito já na importa mais, é colocar os três pontos debaixo do braço, garantir com vontade e secar quem tiver que secar.
Man City Vs Arsenal (desde 1992):
Jogadores suspensos: não há.
Jogadores pendurados: não há.
Juiz da partida: Martin Atkinson - segundo juiz que mais apitou em 2018/19 pela Premier League com um vermelho e 60 amarelos em 19 jogos.
Nessa temporada apitou 3 jogos nossos, dois na Premier League (empate com gol de mão contra o Wolves e empate em 0-0 contra o Liverpool, serei justo deu um pênalti mandrake no Sané que o Mahrez isolou) e uma vitória na Copa da Liga sobre o Fulham por 2-0.
Ele foi o juiz em três City contra Arsenal: dois vitorias e uma derrota, a derrota foi naquele 1-0 em 2011/12 que nos deixou 8 pontos atrás do United, mas no final quem levou o título foi o City. As vitórias foram aquele 6-3 com dois do Fernandinho e um 2-1 com Guardiola no comando em 2016/17, não lembro dessa partida.
Concordo Carlos Borba,será uma semana decisiva para nós esperamos que os tropeços fiquem para trás e que é hora de provar quem é hoje o Manchester city um abraço.
ResponderExcluir