Pela primeira vez em sua história o Manchester City conseguiu defender um título e agora é o bi campeão da Copa da Liga Inglesa (já tem seis títulos dessa competição) com isso garantiu uma vaga na segunda fase classificatória da Liga Europa edição 2019/20. Caso obtenha uma vaga para uma competição europeia pelo campeonato, essa vaga cairá para o sexto colocado da Premier League, hoje o Chelsea time que foi derrotado na decisão por pênaltis.
Guardiola não quis brincar hoje não, colocou o que tinha de melhor em campo e, para minha surpresa, nem Muric, o goleiro das cinco partidas anteriores, nem Foden entraram em campo hoje, ficaram o tempo no banco. Gabriel Jesus e Stones não foram relacionados, então pode ser que o jogo contra o West Ham na quarta feira esteja muito perto para eles voltarem ao time. Por falar no brasileiro, mesmo sem jogar a final, ele saiu como o artilheiro da Copa da Liga com cinco gols, 4 na primeira semi final contra o Burton Albion, alguns maldosos lembraram de Oleg Salenko, artilheiro da Copa do Mundo de 1994.
O primeiro tempo foi todo nosso, sem colocar muita pressão no goleiro Kepa, protagonista desse jogo por causa da atitude no final da partida. O Chelse jogou muito menos exposto do que tinha feito há duas semanas em Manchester, em vez de marcar no nosso campo de defesa colocou todo mundo atrás da linha do meio de campo, algumas vezes atrás da intermediária defensiva para não deixar espaço. Uma tática covarde no primeiro tempo, mas que deu um resultado para eles que foi ir para o intervalo com o zero a zero no placar. Eu ia esquecendo e aquela falta do Jorginho no Aguero com 1 segundo de jogo? Saída do Chelsea para a defesa, Aguero foi abafar e o Jorginho já deu uma ombrada nele, se o juiz fosse rigoroso daria para dar um amarelo que causaria problemas no restante do jogo.
Antes do jogo reiniciar no segundo tempo, Guardiola teve que fazer uma primeira substituição ao colocar Kompany no lugar do Laporte, há relatos confusões sobre o que aconteceu com o zagueiro, ele próprio falou que não foi nada, mas Guardiola comentou que poderá perder o jogador por algumas semanas e isso é bem problemático porque Otamendi está suspenso contra o Schalke, Fernandinho que poderia fazer a zaga também está e Stones ficou de fora nas últimas partidas, sejamos honestos confiar no físico do Kompany não dá.
Tivemos um gol bem anulado com Aguero, havia VAR na partida, ele estava um pouco a frente quando Otamendi chutou, gostei da partida do nosso zagueiro argentino, teve uma que enfrentou o Hazard de frente que poderia causar problema para gente, mas ele foi muito bem para tirar a bola do belga, que por sinal eu acho um jogadoraço, ele começou a jogar e o time dos caras cresceu. Se tivesse um elenco de apoio melhor, conseguiria produzir bem mais.
Os minutos finais do segundo tempo me deixaram tenso, não achava que o City conseguiria fazer o gol, tivemos até algumas oportunidades, mas o último passe estava ruim. E para piorar, após ter feito três alterações, Fernandinho sentiu alguma coisa na virilha e teve que sair, sorte que já estávamos nos acréscimos e na prorrogação poderíamos fazer uma quarta substituição, entrou Danilo. Aqui cabe uma cornetagem ao Guardiola: reclama bastante do calendário, só que teve oportunidade para descansar o Fernandinho, peça chave no seu esquema, quis usar contra um time da quarta divisão. O cara tem 33 anos, o corpo cobra alguma hora. Já ficamos sem ele em alguns jogos e deu problema para a gente.
A prorrogação teve seus bons momentos, o quê chamou a atenção foi a situação do Kepa. Em duas oportunidades ele após defender, sentiu alguma problema, talvez câimbra e na segunda o técnico Sarri quis trocar para colocar o Caballero, que já ganhou uma Copa da Liga para a gente ao defender pênaltis contra o Liverpool. O Kepa se negou a sair, o técnico ficou puto da vida com a insubordinação, o clima no Chelsea já é ótimo depois dessa então. Ninguém marcou gol, então vamos para os pênaltis.
Chelsea começou primeiro e perdeu com Jorginho (segundo título que perde para o City na temporada, boa escolha de transferência), na verdade Ederson defendeu, Gundogan marcou assim com Azpilicueta e chegou o Aguero para bater. Meu Deus do Céu, ele bateu mal e a bola passou por debaixo do goleiro. Emerson fez e Sané, infelizmente perdeu, David Luiz acertou a trave, Bernardo Silva colocou lá dentro.
O maldito Hazard deu uma cavadinha e o Ederson caiu para o canto certo, pena que a bola foi um pouco mais alta que a mão do nosso goleiro. Ficou a cargo do Sterling a última cobrança dentro das cinco de cada time, ele já tinha sido chamado para cobrar contra o Leicester em fase anterior e perdeu a sua cavadinha, eu só pedia para ele bater de forma séria e meus amigos que pênalti bem batido. Goleiro de um lado e bola do outro batendo na parte debaixo do travessão! 4-3 e título para o Manchester City, bi campeão da Copa da Liga!
Uma câmera seguiu Guardiola na comemoração e deu para ver ele se sentindo aliviado por mais essa conquista! "Azar" dele nesse caso que as perguntas sobre uma quádrupla coroa continuarão a existir. Não é algo que reclamo.
Na rodada da Premier League, o Tottenham perdeu para o Burnley e o Liverpool empatou em zero a zero com o United e voltaram a liderar com um ponto a nossa frente. Foi um jogo ruim, onde o United perdeu três jogadores por lesão no primeiro tempo e mesmo assim o Liverpool não conseguiu vencer. As melhores chances foram do United com uma saída arrojada de Alison no pé do Lingard e um gol impedido, por muito pouco, do Smalling.
Quarta feira já temos jogo da Premier League, receberemos o West Ham do Manuel Pellegrini, Zabaleta e Nasri, espero uma boa recepção para todos. O problema que jogamos 120 minutos no domingo, o West Ham jogou na sexta feira, estarão bem mais descansados. E temos que ver que poderá ir para o jogo depois das lesões de hoje.
Parabéns aos jogadores e equipe em geral,glória ao Manchester city.
ResponderExcluir