quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

City e Puma fecham negócio.

Na manhã de hoje foi anunciado que o Manchester City, na verdade o City Football Group (CFG),  e fornecedora de material esportivo Puma assinaram um contrato de duração de 10 anos e os clubes que fazem parte do CFG irão vestir o material da Puma, exceção ao NYCFC porque na MLS o acordo é coletivo e com a Adidas, e o Yokahama F Marinos, que tem um acordo próprio.

O uniforme do Manchester City já tem data para ser estreado, será na pré temporada de 2019 na excursão que o Manchester City fará pela Ásia e seu primeiro jogo será contra o Yokahama, no dia 27 de julho no Nissan Stadium. O novo clube do CFG, o chinês Sichuan Jiuniu, já usará no começo da temporada do futebol na China, no próximo mês. Meu Deus, o quê terá de gente vendo a terceira divisão da China para saber como deverá ser o uniforme, será uma loucura, o primeiro jogo deles está marcado para o dia 09 de março pela Copa da China.

Obviamente o clube e nova parceira não divulgaram os valores do contrato, mas está sendo comum na imprensa inglesa o mesmo valor: £ 650 milhões por esses dez anos, média de £ 65 milhões por temporada. Esse valor não é integral para o Manchester City, mas olhando por alto quais são os outros clubes não seria difícil imaginar que 85% seria destinado ao atual campeão inglês, isso no mínimo. Sessenta e cinco milhões por ano colocaria o acordo apenas atrás dos £ 75 milhões do United e Adidas na Premier League.

O clube encerra uma parceira de seis temporadas com a Nike, começou na campanha da dupla coroa de 2013/14, que tinha substituído a Umbro. A Puma será a quarta fornecedora de material para o City desde a chegada do Sheik Mansour, a primeira foi a Le Coq, mas o contrato já estava vigente quando da aquisição do clube, na temporada seguinte já estávamos com a Umbro.

Três dos principais jogadores do City já são patrocinados pela Puma: Kompany, David Silva e Aguero, sendo esse último fez um vídeo propaganda da nova patrocinadora outro dia durante o treinamento do time. Com uma bandana e duas munhequeira pretas da Puma, o clube filmou e divulgou uma série de exercícios como aqueles vídeos dos anos 80. Outros dois jogadores estão contato com a empresa para serem garotos propagandas: De Bruyne e Sané.

No jogo contra o Hoffenheim no Etihad em dezembro, Guardiola usou um casaco na área técnica que dava para ver claramente o emblema da Puma, foi motivo de especulação se ele também seria contrato ou o clube já tinha fechado, já havia especulações sobre clube e empresa estarem perto de assinar. Na verdade, eu gostaria de saber qual foi a reação da Nike quando viu isso, se havia um acordo ou foi o dane-se mesmo.

A Puma tem o histórico de fazer camisas para lá de apertadas, principalmente na região da barriga e um ser humano normal não costuma ter um físico como de um atleta, então sempre ouvi muitas críticas sobre isso. Tenho uma camisa do Uruguai, de uns anos para cá é possível entender essas reclamações. Olha, Puma, eu não tenho pretensão alguma de virar um cross fiteiro, então acho melhor vocês produzirem camisas realísticas para o perfil dos torcedores, sei lá, deixem uma folguinha na parte debaixo da camisa, isso agradará muita gente.

Os clubes que fazem parte do CFG atualmente são: Man City, New York City (EUA), Girona (Espanha), Melbourne City (Austrália), Clube Atlético Torque (Uruguai), Yokohama Marinos (Japão) e Sichuan Jiuniu (China). Apenas o americano e o japonês não usaram Puma nesse primeiro momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário