sexta-feira, 9 de novembro de 2018

EPL # 12 - Manchester City Vs Manchester United

Teremos o primeiro Derby de Manchester dessa temporada no domingo e essa partida promete muito após os dois times vencerem seus compromissos na última rodada da Liga dos Campeões. O pontapé inicial está marcado para às 14:30 (horário de verão de Brasília), com transmissão dos canais ESPN e acompanhamento pelo Twitter do blog.

A boa notícia dessa sexta feira é de uma especulação de pouco tempo que falava que Raheem Sterling já havia assinado uma extensão de contrato com o clube, mas nada era confirmado, até o meio da tarde de hoje. O número que importa no momento é o tempo de duração e ele fica no City até meio de 2023, pelo menos. Teremos quase cinco anos pela frente de grandes jogadas em velocidades, dribles desconcertantes, belos chutes de longa distância e, ocasionalmente, uma furada que me fará xingar a 19ª geração dele. Ah, como é belo o futebol.

Essa é a nona renovação de contrato que o City fez nos últimos 12 meses. David Silva  e Fernandinho até 2020, Aguero e Guardiola, 2021, Otamendi, 2022, De Bruyne, Sterling e Gabriel Jesus, 2023 e o goleiro Ederson até 2025. Incrível, há uma base que ficará por muito tempo até em Manchester. Agora na expectativa das renovações de Foden, Kompany, Diaz (esses dois nos últimos seis meses de contrato) e de Fabian Delph. Zoando né? Ele tem contrato até 2020 e não sei se chega até lá.

Na coletiva de hoje não tivemos grandes novidade, as ausências continuam ser as mesmas, Bravo e De Bruyne. Foi aquele show de perguntas óbvias sobre a importância do jogo, algum que o Pep quis tirar, afinal ainda estamos em novembro, essa partida não decidirá nada na competição. Essa papo acontece ao redor do mundo, muito possivelmente o Felipão no Palmeiras deve estar dizendo que não tem nada decidido ainda, com seis rodadas para acabar o campeonato.

E a formação do time hein? Se está todo mundo bem, entendo que Mendy voltará a lateral esquerda no lugar do Zinchenko. E comporá a defesa com Walker, Stones e Laporte, que terá que cortar um dobrado se o lateral resolver dar aqueles vacilos que vem dando, como na partida contra o Tottenham. Acho que a nossa sorte é que o Martial, que está em excelente fase, jogará no lado do Walker, não é uma tranquilidade de 100% que vou ter porque o Walker às vezes dá umas cochiladas, mas é menos mal que o Mendy na defesa.

O meio de campo não tem para onde correr. O Fernandinho, com onze Derbys nas costas, irá comandar a faixa central e vai colocar no bolso seja o Matic, Mata, Herrera, Fellaini, quem o Mourinho quiser colocar por ali. Ele será o cara para deixar a bola de bandeja para o setor ofensivo do time, além de roubar muitas bolas e fazer eventualmente uma falta ou outra porque ninguém é de ferro né? Ver um cara com a camisa do United na sua frente, não vai querer dar passagem para o sujeito.

David e Bernardo Silva vão ser os armadores, já que De Bruyne está fora e Gundogan só retornou aos jogos na partida de quarta contra o Shakhtar. Acho difícil Guardiola querer colocá-lo de titular e ter que mudar depois porque o físico dele ainda não está 100%. O Mago continua jogando muito, essa seria uma temporada para ele atuar menos, mas lesões de De Bruyne e Gundogan tem feito o treinador deixá-lo muito tempo em campo, é o sexto jogador do City que mais minutos jogou nessa temporada. Por sorte nossa, ele se aposentou da seleção é está podendo dar esse gás, essa é a última partida antes de uma parada data FIFA, então ele terá duas semanas para se recuperar.

Guardiola tem jogado mais com um trio ofensivo, chegou a optar por Gabriel e Aguero em poucas partidas, ainda não deslanchou definitivamente essa ideia para ele, como não precisou ser chamado a entrar em campo pela Liga, Aguero vai ser o titular, acho que mesmo que se jogasse, deveria ser o titular né? Não dá para pensar num grande jogo como esse e deixar o maior artilheiro da história do City no banco. Gente, esse puto tem oito gols em 12 partidas contra o United, é o quinto maior goleador nessa partida, fica atrás de Rooney (11), Joe Hayes e Francis Lees, ambos com 10 e jogadores do City, e Bobby Charlton com 9. Como ele está com contrato até 2021, pode jogar seis jogos ainda, acredito que ele tomará o primeiro lugar.

Em outras notícias numéricas, o Aguero está com 209 gols pelo City, o quinto maior artilheiro entre jogadores que atuaram ou por um ou por ambos os clubes da cidade. Quem está em quarto é Jack Rowley com 211, só jogou pelo United. Terceiro Sir Bobby Chartlon com 249, em segundo Rooney com 253 e em primeiro lugar Denis Law que jogou em ambos, e marcou 275, 237 pelo United e 38 pelo City. Não sei a respeito do Law, mas acho que o Rooney vai ficar atrás do Aguero em mais uma marca. E ainda fica de olho aberto na artilharia geral da Premier League...

Completando o ataque, muita dúvida, muita dúvida mesmo, quem escalar? Mahrez, Sterling ou Sané. O inglês pode jogar pelos dos lados, enquanto Mahrez, que cresceu muito nos últimos jogos, joga quase o tempo todo pela direita e o Sané, pela esquerda. Eu iria com Mahrez e Sterling, na esperança com Sané poder entrar, fazer sua partida de número 100 pelo City, marcar um gol e sair com a vitória. Acho que a fase do Mahrez e Sterling está melhor, acho que estão criando mais oportunidades. Seria bem interessante para o City, eles cansarem seus marcadores para o Sané poder entrar em ir para cima desses caras mortos de cansaço.

O United não tem feito grandes partidas, mas tem mostrado disposição para buscar os resultados, foi assim naquele 3-2 contra o Newcastle, no empate em Stramford Bridge que só não foi uma vitória por alguns segundos e também contra a Juventus no meio de semana. Eles tem saído atrás bastante vezes, não sei como os outros times estão jogando depois disso, mas o City faz um e quer mais, não fica sentado no resultado.

Paul Pogba treinou na academia e é dúvida, na verdade deve ser um migué. Dúvida mesmo é Lukaku com problema na coxa. Vi uma informação interessante sobre o United: o Luke Shaw está com quatro amarelos, logo pendurado, em 10 partidas. Imaginem o Sterling ou Mahrez indo para cima dele, não vai aguentar não.

Temporada passada, essa partida era o jogo do título muito antecipado e tomamos uma virada de 2-0, para 3-2 com Sterling perdendo alguns gols e o Young cometendo um pênalti que ferrou o tornozelo dele e ficou de fora das partidas finais. Aquela bobeada não pode acontecer porque tem gente fungando nosso cangote, temporada passada tinha não.

O domingo na Premier League vai ser punk, rock. Quatro jogos importantes envolvendo os cinco primeiros, o Tottenham, quarto colocado, jogo na última partida do sábado, às 15:30 contra o Crystal Palace, também com transmissão da ESPN. Essas quatro partidas de domingo terão transmissão dos canais ESPN.

Para começar Liverpool e Fulham, em Anfield, às 10. Acabou esse jogo começa Chelsea e Everton em Londres às 12:15. No final do jogo é hora de ir ao banheiro, dar aquele mijada clássica e ver às 14:30 o Derby, no mesmo horário o Arsenal recebe o Wolverhampton, que deu uma caída após começo muito bom.

Essa rodada é pró Liverpool, com exceção do Tottenham, os cinco primeiros colocados jogarão em casa, o time de Klopp pega o lanterna e a gente pega o adversário mais bem classificado no campeonato, além de ser clássico. Um empate, independentemente dos outros resultados, nos garante a liderança, mas antes do jogo duvide que Guardiola se contente com apenas um ponto.

Domingo será foda sair de casa. Eu tenho até 9:50 para resolver minha vida. Tem esses quatro jogos, tem jogo do Barcelona às 13 horas, às 15:10 vai ter a largada da Fórmula 1, que é o melhor momento da corrida, quase na hora do intervalo do nosso jogo, pedir para alguém invadir a pista para atrasar um pouco, e depois tem uns cinco jogos de Futebol americano. Já vi que no final do dia, o sofá vai estar com marca do meu corpo, ainda mais se tiver esse frio e essa chuvinha que está caindo no Rio de Janeiro tem uns 3 dias. Preciso comprar suprimentos amanhã! Bom jogo a todos! E cuidado com varizes e tromboses no domingo.

Manchester City Vs Manchester United (desde 1992):



Jogadores suspensos: não há.

Jogadores pendurados: não há.

Juiz da partida: Anthony Taylor -  Vai ser o seu primeiro Derby, além do primeiro jogo do City na temporada. Fez 11 jogos na Premier League, único juiz em todas as rodadas, com 40 amarelos e nenhum vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário