domingo, 18 de novembro de 2018

A próxima vítima do Manchester City.

Antes de falar sobre quem será a próxima vítima do Manchester City, primeiro quero dar uma dica para o pessoal que acompanha o blog. Para fazer minhas análises e estatísticas do blog eu uso muito Excel, gosto de ficar brincando e conhecendo novas funções que nunca tinha usado, para isso eu visito muito o Youtube para procurar, quase sempre encontro alguma interessante pelo menos, que posso não utilizar agora, mas no futuro terá alguma utilidade.

Eu não sou o pica das galáxias no Excel, mas sempre nas empresas que sou empregado eu entendo melhor da ferramenta que grande parte das pessoas, isso é bom porque é possível extrair mais informações para relatórios e ganhar tempo com a criação de fórmulas muito mais eficazes. Meu conselho sobre Excel é ir no Youtube procurar os termos Excel e Iniciantes, vocês vão encontrar zilhões, e quando entenderem o funcionamento, procurem aprender Tabela Dinâmica, função que compila quase todas as funções necessárias. E para também não deixar passar batido, nunca usei Access no trabalho, reconheço que algumas vezes daria, então sempre me esqueço como funciona, e achei esse canal no Youtube, que de maneira simples me ajuda a lembrar de algumas coisas e ensina outras, acho que vale muito a pena. Esse é o canal e aqui um módulo para iniciantes. Agora vamos falar de Manchester City.

Não, a próxima vítima não é o West Ham, pelo menos no quesito desse post. Quem está com o alvo no peito é o Everton e eles perderão para gente no número de gols marcados. Atualmente o Manhcester City é o sétimo colocado no ranking de gols pró da Premier League com 1.315 (com seus 151 gols, Aguero responde por 11,45% dos gols do time na era moderna do futebol inglês, que homem!) atrás de United (1.944), Arsenal (1.798), Chelsea (1.734), Liverpool (1.708), Tottenham (1.500) e Everton que marcou 1.322 até a 12ª rodada do campeonato. E vocês tem ideia de que esses seis times na nossa frente tem em comum? Todos eles participaram de todas as edições da Premier League até o momento.

Estamos na 27ª edição do torneio, nas três primeiras o campeonato tinha 22 clubes, então cada time jogava 42 vezes até o final da competição. Desde a temporada 1996/97, temos 20 clubes por campeonato, o que faz com que os times joguem 38 vezes. Até a 12ª rodada da edição 2018/19, esses seis clubes jogaram 1.012 partidas e o Manchester City apenas 822, são 190 jogos a menos, são os cinco anos que não estivemos na elite da Premier League. Só que até o décimo lugar em número de gols marcados, todos tem mais partidas que o City, ou seja, é um grande feito para gente. Para completar o top 10 temos Newcastle (1.216), Aston Villa (1.117) e West Ham (1.026).






Ranking dos gols marcados




O Manchester City começou essa temporada precisando tirar meros 24 gols em relação ao Everton, na temporada passada, quando o time de Guardiola quebrou o recorde de gols numa edição com 106, a diferença caiu em 62 gols, fizemos mais que o dobro de gols deles! Nessa temporada com os 36 nossos e 19 deles, já foram menos 17 na diferença, sobrando sete gols a favor deles para serem tirados. Nossa média atual é de 3 gols por jogo contra 1,59 para o Everton, mantida essas médias o City tomara o sexto lugar ao final da 18ª rodada, ainda antes do final do "primeiro turno" e começa a pensar no Tottenham, ainda muito distante 185 gols a mais. Ainda há muito chão para tomar o quinto lugar.


Man City Vs Everton

  
 É possível ver nessa gráfico acima como estávamos longe deles, é um dado momento a diferença entre os dos times era maior que 300 gols. Só que a coisa foi diminuindo, diminuindo e eles estão logo ali na frente. Para o City de Guardiola essa é uma diferença pode acabar em uma única rodada.
  
Comparar o Manchester City com esses demais seis times desde o início da Premier League é covardia, eram clubes já mais estabelecidos que a gente, então eu resolvi fazer um corte em desde a chegada do ADUG, temporada 2008/09. Agora o City poderia gastar dinheiro que esses clubes já gastavam, vamos lá.

Em 2008/09 o time com mais gols foi o Liverpool com 77 gols e o City apenas o sexto com 58, só a frente do Everton. Na seguinte o Chelsea passou dos 100 gols marcados ao fazer 103 e a gente fez 73. A primeira vez que o City terminou com melhor ataque foi na temporada do título em 2011/12, quando colocou 93 vezes a bola no fundo das redes.

Uma coisa que eu não tinha me atentado antes, nas três temporadas quando fomos dirigidos pelo Manoel Pellegrini o time acabou com o melhor ataque da Premier League: 102 em 2013/14, 83 em 2014/15 e 71 em 2015/16. E foi no segundo ano do reinado do chileno que o City tomou a frente nesse meu corte de gols marcados.

Na última rodada de 2014/15, os dois clubes de Manchester entraram empatados com 533 gols, mas nós vencemos o Southampton por 2-0, acho que gols de Lampard e Aguero, e o United ficou no 0-0 contra o Hull City. Na temporada seguinte começamos a todo vapor e eles rateando, só foram ficando para trás da gente, bem para trás. 

Agora o perseguidor menos longe, porque mais perto é um colossal erro falar, é o Chelsea que está com 71 gols a menos, 828 contra 757. Isso é um campeonato sem o City marcar um único,  gol para eles conseguirem roubar nosso primeiro lugar.


Liderança Gols Pró desde 2008/09



Liderança Gols Pró desde 2008/09

Na sua terceira temporada no comando do time, Guardiola já mostra definitivamente que está implantando um modelo de jogo no DNA do time, pegamos o Fulham pela Copa da Liga com nosso time "alternativo" e eles jogaram da mesma forma que aquele time que é considerado o titular, o time joga para vencer e marcar mais gols a cada momento, mesmo que já esteja vencendo bem a partida. Não tenho dúvidas que terminaremos a Premier League com o melhor ataque novamente, agora a questão é saber se 106 gol serão passado ou não? A média diria que sim, mas temos que ver dezembro e janeiro, meses com muitos jogos, com as duas temporadas completas de Guardiola esses dois meses não foram os melhores não.

Então fica assim, o Everton vai virar história, isso é mais certo que o sol nascer no dia seguinte, vocês acham em que rodada isso acontecerá: antes ou depois do fechamento da 18ª partida dos clubes na Premier League? Na 17ª enfrentaremos eles em casa, no Etihad. Eu vou apostar após o final desse jogo o City será o sexto maior ataque da história da Premier League.

Para finalizar, para quem puder, amanhã tem um jogo da Holanda e Alemanha na TNT às 17:45 (horário de verão de Brasília), ficar de olho no Frenkie de Jong, meio campista muito especulado no City, fala-se em £ 61 milhões.

Um comentário:

  1. Estou contigo, acho que na 17ª rodada passará o Everton e sobre o Frenkie de Jong que belíssimo jogador ,tinha ficado puto com a não vinda do Jorginho mas caso seja concretizado a compra do Frenkie de Jong ficarei realizado pois joga muito este garoto e com apenas 21 anos nas mãos do Pep Guardiola imagina a evolução dele!Pra ficar melhor só contratando um lateral para posição do Mendy e de preferência o Júnior Firpo já que o nosso LE se lesiona bastante e veja visto que o Júnior Firpo é empresariado pelo o Peri Guardiola, irmão do nosso treinador, então só basta uma ligação .

    ResponderExcluir