quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Dinheiro da Liga dos Campeões

Após o fim da quinta rodada da Liga dos Campeões, a competição já tem 12 dos seus dezesseis clubes classificados para as oitavas de final e o Manchester City é um deles, ainda não pegou o primeiro lugar, basta um empate para ser um dos cabeças de chaves no sorteio que acontecerá no dia 17 de dezembro, uma segunda feira. Essa é a parte esportivo da Liga, já na parte financeira, o Manchester City com a classificação já recebeu quase o mesmo valor da temporada passada.

A UEFA para essa temporada criou uma nova conta que leva em conta o histórico dos últimos 10 anos em competições europeias, enquanto o valor do Market Pool(dinheiro de acordo com o mercado de TV de cada federação) diminuiu quase a metade para compensar. A premiação por participação e avanço para as fase de mata mata também consideravelmente, além da premiação por vitória e empate.

Se o City receber mais ou menos 6 milhões de euros do Market Pool já vai passar o valor arrecadado na temporada passada, para se ter uma ideia como terceiro lugar em 2016/17 na Premier League o clube levou 15 milhões de euros e agora sendo o campeão da edição 2017/18 quando receberá 40% do MP, mesmo com a queda pela metade, deve receber o suficiente para faturar mais que na temporada passada, isso sem valor numa possível vitória na última rodada que vale 2.7 milhões e avanço para as fases seguintes da Liga dos Campeões, caímos nas quartas em 2017/18, quando jogar essa fase valia 6.5 milhões e agora vale 10.5 milhões.

É bem legal para a gente, orçamento aumenta, contratar melhores jogadores, mas começa aumentar também a disparidade entre os outros times da Premier League. O pessoal da Holanda está mais avançado nessa discussão, vale a pena dar uma lida nessa matéria.


Liga dos Campeões 2018/19 (clique para aumentar)

Liga dos Campeões 2017/18 (clique para aumentar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário