terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O fim triste de uma era.

No último domingo o Manchester City jogou e venceu o Arsenal com isso sagrou-se campeão da Copa da Liga inglesa na edição 2017/18, foi a terceira conquista desse torneio nos últimos cinco anos. Infelizmente esse foi a primeira vez nos títulos recentes do Manchester City que Yaya Touré não esteve presente, digamos assim, naquele poster tirado antes da final, apesar de ser considerado campeão pois jogou 4 das seis partidas do time na competição.

No post pré jogo comentei que essa poderia ser a última vez que o marfinense jogaria pelo Manchester City num estádio lendário, como final seria a última sim, afinal o time não está mais na Copa da Inglaterra. Sei que não seria titular, o físico não parece aguentar 90 minutos em alta intensidade, acreditava que poderia ser um dos 18 relacionados com uma possibilidade de entrar no decorrer do jogo, só que para minha tristeza isso não aconteceu.

Quando saiu a lista dos jogadores para essa partida, o nome dele não constava e para piorar a situação para mim, Laporte era um dos dois zagueiros que ficaria no banco, o outro seria o Stones. Nada contra o jogador, ele tem pouco tempo no clube, não dá para fazer análises sobre se foi ou não aprovado, só fez três jogos, nenhum deles pela Copa da Liga, no domingo ele ficou o tempo todo no banco, mas mesmo assim saiu na "foto do poster" e recebeu sua medalha.

No começo da temporada, a Copa da Liga é descartada pelos clubes em geral, times são escalados com jogadores subutilizados e que estão chegando no time principal agora, o caso do Yaya é o primeiro, como eu gostaria que fosse o segundo, mais uns 10 ou 15 anos dele pelo City seria sensacional. Eu sabia que seria assim nessa temporada com o Yaya, ele ganhou uma extensão de contrato no último ano porque ele se mostrou útil ao time com a ausência prolongada do Gundogan por causa de uma lesão, ele seria mais um jogador para as Copas e talvez final de jogos. 

Das suas 310 partidas pelo Manchester City, onze foram em 2017/18, ele foi titular em 4 partidas da Copa da Liga, 2 vezes pela Liga dos Campeões, nas últimas duas rodadas da fase de grupos quando o time já estava classificado e fez cinco partidas na Premier League (que garante uma medalha para ele) todas vindas do banco. O somatório dos minutos dessas cinco partidas da Premier League deu 89 minutos, ou seja, ele não completou nem um jogo inteiro.

A última vez que ele entrou em campo pelo City foi na Copa da Liga, no jogo de ida contra o Bristol City no Etihad, isso foi no dia 9 de janeiro. De lá para cá, o City jogou 10 vezes em todas as competições, em apenas 3 partidas ele foi relacionado para o banco, sendo uma contra o Burnley, quando o City só levou 17 jogadores para esse confronto. Em todas as entrevistas pré jogo, o Guardiola responde quem está no departamento médico ou não, em raras ocasiões se fala sobre o estado do Yaya, então fica parecendo que ele tem condições de jogo, acho que contra o Basel ele não viajou com o elenco e algum repórter perguntou sobre isso.

Na final da Copa da Liga, ele esteve presente com o time, nada foi mencionado sobre contusão. Pode ser impressão minha, mas nos vídeos divulgados eu não o via tão comemorativo e teve uma foto no vestiário que ele ficou bem na ponta, me pareceu pouco a vontade de estar ali naquela situação de não ser um dos protagonista de mais um título do City. A baixa participação dele na temporada me parece deixá-lo bem deslocado.

Eu sou um cara bem intempestivo. Quando vi que ele não jogaria de jeito nenhum contra o Arsenal, a primeira coisa que veio na minha se eu fosse o Yaya era me reunir com o Guardiola e decidir logo qual jogo na Premier League em casa seria meu último pelo City. Na minha cabeça a conversa foi mais ou menos assim: "Cara, não quero atrapalhar seu serviço, nem ficar mais dois ou três meses aqui fazendo número. Vamos arrumar logo um jogo tipo o  do Zabaleta e eu e você vamos cada um para seu lado depois dos 90 minutos."

Quem viu o Yaya no seu auge pelo Manchester City e fica olhando o cara escanteado quer que essa "dor" acabe logo. Ninguém quer que ele seja lembrado por essa fase decadente, de participar de apenas de treinamento. Queremos lembrar daquele jogador decisivo em vários dos nossos títulos, onde ele esteve presente na "foto do poster" em todos. Na temporada do título em 2011/12, a gente lembra do gol do Aguero contra o QPR, mas na partida anterior em Newcastle foi ele que marcou os dois gols na vitória que deixava o City na frente do United na classificação e na partida final, ele deu o passe para o primeiro gol no jogo, marcado pelo Zabaleta. 

No título da Premier League seguinte, ele se tornou apenas o segundo jogador considerado meio de campo defensivo a marcar 20 ou mais gols no campeonato, Frank Lampard é o outro. Ele é o segundo jogador do City com mais gols na Premier League (62) e não fez gol nessa temporada. Fico na expectativa que ele tenha algum brilho, algum coelho para tirar da cartola nesses jogos finais que possam vir a ter pelo Manchester City.

Em tempo, acho difícil que ele fique no banco contra o Arsenal mesmo com ausência do Fernandinho, o Sterling voltou as treinamentos então pode estar em condições de ficar no banco e "roubaria" essa vaga do Yaya. 

Em tempo parte dois, esse último jogo do Yaya em casa, pode demorar bastante ainda. Eu acho que tem que ser num jogo da Premier League porque fica mais cheio que em jogos da Liga dos Campeões e de preferência seja no final de semana. O próximo jogo é contra o Chelsea, o Guardiola não vai fazer uma despedida num jogo tão importante, o seguinte seria contra o Brighton em março, mas esse jogo foi adiado por causa da Copa da Inglaterra. O próximo é apenas um Derby em abril, que pode ser adiado por causa da Liga dos Campeões, tem que fazer as contas se o City poderá ser campeão antes dessa partida, então cai no mesmo caso do jogo contra o Chelsea. Em Manchester o time só voltaria a jogar pela Premier no dia 22/04, domingo, contra o Swansea, mas o jogo pode ser adiado também por envolvimento na Liga dos Campeões.

Bem, pelo visto é capaz do último jogo do Yaya pelo City seja o último jogo do City em casa na temporada, contra o Huddersfield apenas em maio, no dia 05. E o último jogo no campeonato inglês será no aniversário do Yaya contra o Southampton (13/05), pena que é no sul do país. Resumo da ópera: me parece que o Yaya ficará realmente escanteado por dois ou três meses.

Atualização: Na coletiva de imprensa um repórter perguntou sobre se o Yaya poderia substituir o Fernandinho, Guardiola foi seco: "depende dele", o jornalista insistiu: "só depende dele" e por fim perguntou se ele tem alguma lesão: " ele está ok." A relação está super boa demais da conta.

2 comentários:

  1. Quando o Yaya renovou a extensão de seu contrato por mais uma temporada, acho que ele já sabia que teria menos minutos em campo. Acredito, e espero , que ainda ele terá uma despedida digna. O título virá com antecedência, então um jogo no Etihad seria o cenário ideal. Mas concordo com você também, é triste esse final de ciclo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o meu comentário sobre a extensão sempre foi: "vai jogar as copas e minutos finais de jogos", não esperava que fosse protagonista. Mas o que está acontecendo com ele é demais, nem banco em vários jogos e ficar de fora da final para colocar dois zagueiros no banco, acho isso muito pesado para ele. A história dele no City é gigante, não merecia esse final.

      Excluir