segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Divisão de base.

Gostaria de falar sobre os acontecimentos do pré jogo entre Burnley e Manchester City, sobre o fato do nosso time escolher não colocar sete jogadores no banco de reservas, mas apenas seis. Esse assunto foi comentado na Inglaterra, com opiniões de ex jogadores da Premier League, como Stevie Gerrard e Gary Neville.

Eu já tinha feito um post sobre o que a possível chegada de um jogador como o Mahrez poderia acarretar, de como isso poderia ser prejudicial ao aproveitamento de um jogador da base, então eu acho que já deixei claro qual é a minha opinião sobre a participação desses atletas jovens no convívio com os jogadores profissionais.

No post do pré jogo, tinha comentado que se David Silva realmente estivesse de fora e o Stones voltasse ao time, nós já teríamos que colocar dois jogadores da base no banco. Nem Silva nem Stones foram relacionados para a partida, logo havia 17 jogadores disponíveis para o jogo.

Na noite anterior, na sexta feira, o time EDS jogou uma partida contra o Swansea em Manchester mesmo, eu vi alguns minutos do jogo e ,nesse tempo, eu ouvi o narrador comentar que, apesar de ser uma competição sub-23, havia muitos jogadores bem jovens. Dei um procurada rápida e muitos deles participam da Liga dos Campeões para jovens, torneio sub-19 da UEFA. Esse jogo serviu como uma das justificativas do Guardiola para não contar com 18 atletas diante do Burnley: seriam mais importante para eles jogar 90 minutos do que ficar no banco. Eu discordo bastante dessa afirmação e de tudo que aconteceu. 

Outra coisa seria: onde estão os jogadores acima de 19 anos? Estão todos emprestados? 

A minha opinião é a mesma dos ex jogadores: teria que ter sido aproveitado um jogador da academia para termos 18 no banco. Chegaram a falar numa questão de respeito ao adversário, para não dar a entender que seria possível ganhar mesmo com menos jogadores, acho uma questão menor, mas válida. A mais importante para mim é a relacionada a como os atletas da base veem oportunidades de ser tornarem profissionais pelo City.

Havia a chance de um jogador, mesmo que fosse apenas para se aquecer junto com Aguero, De Bruyne e cia, de ser chamado para completar os 18 e nenhum foi chamado. Como vai repercutir entre esses garotos e seus pais? Acho que pensarão: "beleza, posso me aproveitar de toda a formação que o City me oferecerá, mas na hora de dar o pulo para o profissional, talvez seja melhor procurar outro time."

Eu li comentários em defesa do City que, como houve esse jogo contra o Swansea na noite anterior, não daria para o garoto jogar duas partidas com tão pouco tempo entra elas. Há muito erros nessa defesa. Primeiro, era só para completar os 18, o moleque só entraria em campo se o City tivesse vencendo por um placar elástico. Segundo há a questão do planejamento para a partida, que me parece que foi falho.

Com as informações que a gente tinha da imprensa, nós já vimos que era bem possível ter apenas 18 jogadores, no limite, eu não acho que o City faz uma viagem dessa com o número exato de jogadores, ou não deveria fazer. Na entrevista pós jogo Guardiola falou que o caso do Stones não era apenas doença, ele tinha um problema no joelho, então a comissão técnica já sabia que não poderia contar com ele. Eu cheguei a especular antes do jogo, com escalação, que deu merda em cima da hora, ok, poderia ter acontecido isso. Então não poderia ter chamado ninguém de emergência? A distância entre os dois estádios é de uma hora, manda pegar o Uber e depois acerta a conta, ia ter moleque que ia pagar do próprio bolso essa corrida.

Vale lembrar aqui que também era sabido pela comissão técnica, palavras pós jogo do Guardiola, que o Lukas Nmecha não poderia ter sido utilizado, ele não estava inteira a disposição, não sei realmente o que isso quer dizer

Se o problema não foi de última hora, já era sabido que o elenco iria ficar curto para o sábado, avisa para o técnico da base que o jogador "X" ficará de fora porque irá para o time principal, é um planejamento simples isso. O time principal tem preferência a qualquer time da base, sem dúvida alguma.

Eu já li que essa opção pode ter sido uma retaliação do Guardiola por um dos dois motivos: contra a federação por causa das entradas duras que nossas jogadores recebem ou contra a diretoria por não ter investido mais na janela de transferência. Nenhum dos dois faz sentido para mim. Perdemos sim jogadores como Sané e Foden por porrada, mas Mendy, Delph e Gabriel Jesus estão fora em lances sozinhos, algum que não dá achar culpados. A questão da janela da transferência não ter sido boa é estranho porque eu li, acho que isso foi até tirado do livro sobre os conceitos do Guardiola que ele gosta de trabalhar com elencos curtos, então para trazer jogador teria que mover jogador, trouxe o Laporte com a saída do Mangala e mais quem poderia sair agora em janeiro? 

O City perdeu alguns jogadores que eram promessas como Rony Lopes, Denis Suárez,..., mas um que eu lembro logo de cara é o Jadon Sancho. Era para ele ter ido para a pré temporada com o time para os EUA, ele não quis. Pelo o quê eu li na época, o impasse entre jogador e clube não era contratual, mas chance de ser utilizado. Ele preferiu não assinar e se transferiu para o Borussia Dortmund. Ele já jogou mais minutos que qualquer nosso jogador da base nessa temporada e em partidas da Bundesliga e não da Copa da Liga Inglesa. Me parece que ele conseguiu o que queria, deve estar feliz com a opção.

Acho que foi um erro muito grande por parte do City o uso de apenas 17 jogadores e a não utilização da base não é problema apenas do Guardiola. Mancini e Pellegrini tiveram chance para dar rodagem aos jogadores e não se esforçaram para isso não. Mourinho tem vários problemas como técnico, mas colocou o jovem Scott McTominay, 21 anos, como titular na última rodada e já tinha ganho alguns minutos na temporada passada também.

Eu quero que as pessoas entendam que não quero que o time principal tenha apenas jogadores da base, seriam bem legal, mas irreal. Eu apenas quero que a comissão técnica mostre há a possibilidade de ter sua chance e não esse papelão de sábado.

2 comentários:

  1. Eu entendo a sua opinião, Guardiola precisa e muito colocar os jovens da base também já que o City investiu e muito na estrutura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, construíram um CT super moderno, criaram uma equipe de olheiros ao redor do mundo para acompanhar jogadores promissores e não se utiliza os jogadores da base.

      Há coisas pequenas como ter um jogador da base no banco e não colocá-lo, mesmo com o jogo ganho, mas há um gesto gigante quando prefere ficar com um lugar vazio no banco do que chamar alguém para completar os 18.

      Excluir