sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Final Copa da Liga - Arsenal Vs Man City

No domingo dia 25 enquanto alguns times ingleses disputarão partidas da Premier League, o Manchester City entrará em campo para tentar ganhar mais uma vez a Copa da Liga, seria a terceira vez nos últimos cinco anos. O adversário será o Arsenal e partida começará às 13:30 com transmissão dos canais ESPN.

Essa será a primeira disputa de final do Pep Guardiola por campeonatos ingleses, apesar de já ter levantado canecos em Wembley: foi campeão da Liga dos Campeões como jogador em 1991/92 no considerado antigo Wembley e em 2010/11 já no atual formato do estádio, ambas as vezes como Barcelona.

O Manchester City teve um pequeno baque na segunda feira quando foi eliminado pelo Wigan na Copa da Inglaterra, não era a nossa expectativa, mas os jogadores e comissão técnica já devem ter colocado isso para trás e focam apenas nesse jogo de domingo. Nesse jogo se iniciará uma sequência de quatro partidas bem chatas e decisivas para o time, serão dois confrontos seguidos com o Arsenal em Londres, primeiro em Wembley, depois no Emirates, receberemos o Chelsea no domingo, daqui a nove dias, e termina com o jogo contra o Basel, o time está com a vaga no colo, é só não fazer bobagem, como um certo time cruz maltino.

No assunto departamento médico me parece que a única certeza será a ausência de Mendy, Gabriel Jesus já treina com elenco, não há muitos detalhes sobre essa recuperação dele, se já tem possibilidade dele ficar no banco contra o Arsenal. Ele está perto de retornar, em pouco tempo veremos então uma menor sobrecarga em cima de Aguero que tem sido o único atacante do City, não que isso tenho sido ruim para ele, tem marcados muitos gols desde a lesão do brasileiro, foram 14 em 12 jogos. Outra dúvida, após a entrevista coletiva do Pep, é se Sterling jogará ou não. Ele teve um problema muscular após o jogo contra o Basel e por isso não ficou à disposição na Copa da Inglaterra. Se realmente ficar de fora, está se desenhando um trio de Aguero, Bernardo Silva e Sané mais uma vez. E é importante ter o alemão em campo.

Nas duas últimas conquistas do City na Copa da Liga, o time teve os artilheiros da competição: em 2013/14, Dzeko e Negredo fizeram seis gols cada um, já em 2015/16 foi a vez de Kevin De Bruyne (ele matador, incrível né?) ficar com essa honraria. Sané tem atualmente três gols no torneio e quem divide a artilharia tem quatro: Slimani (Leicester), Samuel Sáiz (Leeds) e Josh Murphy (Norwich City). Sané marcou dois gols contra o West Brom na primeira partida do City na campanha e também marcou contra o Bristol City no jogo de volta em Bristol. É claro que outros jogadores  nossos podem fazer muitos gols, levar o Manchester City ao título e ainda serem artilheiros: Bernardo Silva tem 1, Kevin De Bruyne e Sergio Aguero, dois cada. Se conseguir ao menos igualar os artilheiros atuais, Aguero chegará a marca de 200 gols com a camisa do City, Wembley parece um local bem legal para chegar a esse número.

Aguero já marcou duas vezes (cinco partidas) no estádio pelo City, mas nenhum gol foi em final, se esse fosse uma partida de semi final, poderíamos contar com os gols dele, ainda mais contra times grandes: ele fez na temporada passada contra o Arsenal e em 2013 contra um Chelsea um bonito gol de cabeça, quando girou para cima do David Luiz. Nesses novos anos de presença constante do City nos grandes jogos, quem manda nesse estádio pelo nosso time é o Yaya Touré. É o cara dos gols gigantes!

Todos lembram que os dois últimos gols na campanha vitoriosa da Copa da Inglaterra em 2010/11, foram dele contra o United na semi e Stoke na grande final. E também aquele gol antológico contra o Sunderland na final da Copa da Liga em 2013/14, quando ele acerta conscientemente um chutaço de fora da área e encobre o goleiro adversário, foi o gol de empate e no minuto depois o City viraria com gol de Samir Nasri.

Infelizmente é possível que Touré não faça nem parte dos 18 jogadores relacionados para a partida, ele não tem sido nos últimos jogos. Essa pode ser a penúltima possibilidade dele pisar no gramado sagrado de Wembley, ainda há, esse certo, o jogo contra o Tottenham na Premier League, mas pode ser que City e Spurs se cruzem na Liga dos Campeões antes da final. Está sendo um final de carreira pelo Manchester City bem triste para ele.

Partidas em Wembley do atual elenco


Desde que ele chegou ao City em 2010, ele jogou todas as nove partidas que o time fez em Wembley, ele só não atuou por 30 minutos dos 870 possíveis (foram duas prorrogações), ficou em campo 60 minutos e foi substituído numa derrota para o Arsenal numa Supercopa da Inglaterra. Tomara mesmo que ele tenha uma chance de se despedir em grande estilo desse lendário estádio. Quem com certeza será parte do time titular é Claudio Bravo.

Guardiola já confirmou que ele será o goleiro titular dessa partida, como tem sido constante nos jogos das Copas. Há o debate entre os torcedores do City que se deve ou não colocar o melhor time possível agora que está na final. Eu defendo o mesmo posicionamento desde 2013, quando Mancini resolveu escalar o Joe Hart na final e não o Pantilimon, que atuou em todas as partidas da Copa da Inglaterra daquela temporada: tem que se colocar o cara que ralou a campanha toda, era obrigação o Pantilimon ter sido o titular. Não foi isso que causou a derrota e nem a demissão do Mancini, mas essas coisas irritam o vestiário e o Guardiola deixou claro isso na entrevista coletiva de hoje.

Nas duas vezes que Pellegrini chegou a decisão da Copa da Liga e venceu, ele manteve esse critério, colocou o goleiro que tinha jogado mais vezes na competição ( Hart jogou uma vez ao invés do Pantlimon em 2013/14), com isso Pantilimon e Caballero foram os titulares na partida final. O Ederson é melhor goleiro que o Bravo? Sim, eu acho, mas por justiça o chileno tem que ser o titular na final. Tenho certeza que mais gente pensa ao contrário de mim do que a favor, como vi pelos cometários em vários sites.

Fabian Delph está fora do jogo porque levou cartão vermelho contra o Wigan e só poderá voltar contra o Basel afinal tomou um gancho de três partidas, seria legal os jogadores que agridem os nossos jogadores também receberem cartões vermelhos justos. Talvez amanhã isso possa acontecer porque será a primeira partida do City com uso do VAR, os juízes poderão reanalisar jogadas em que o juiz de vídeo entender que o cartão fosse outro. Eu sou a favor da tecnologia e nos primeiros jogos ainda haverá uma lentidão para julgar os lances, acho normal, não entendem as pessoas que ficam questionando por causa do tempo perdido, a cada pênalti marcado se faz um bolo de jogador em cima do juiz que nem perde tempo né?

Com a ausência do Delph, eu escalaria o Zinchenko porque o jogo do Arsenal não é tão físico quanto de outros adversários, eles jogarão mais bola e o ucraniano passa a ser uma grande opção ofensiva, terá que tomar cuidado com a bola nas costas, mas eu não dou garantia que o Danilo consegue evitar tanto jogando de forma improvisada e torta na esquerda.

A dupla de zaga para mim será Kompany e Otamendi, os dois ficaram de fora do último jogo para estarem prontos para a final. E honestamente o Laporte ainda não me convenceu inteiramente, errou uns passes fáceis contra o Wigan, precisa mais de tempo para se acostumar ao jeito do time jogar e como é a marcação na Inglaterra. Eu já externei minha posição sobre ele estar na final, seja como titular ou no banco, eu colocaria o Tosin no banco, ele participou da campanha, acho que seria bom para esse ritual de passagem da base para o profissional, os jogadores da base verem que um deles conquistou um troféu participando de verdade. Com Stones no banco, ele só entraria em último caso. Agora o meu meio de campo vai ser aquela delícia!

Tenho certeza que voltaremos a ver em campo aquele trio ternurinha: Fernandinho, De Bruyne e David Silva. Aqui eu caio em contradição porque o Gundogan jogou todas as partidas e o David Silva, por exemplo, só uma, mas olhem bem para esse trio, vocês não sentem um formigamento todo especial? O sono de vocês não fica mais tranquilo? O meu fica fácil, fácil.

O City teve quase uma semana inteira livre, com a cabeça inchada é verdade, porque jogou na segunda feira. Ontem o Arsenal jogou pela Liga Europa, perdeu em casa, com um time mesclado. Mas não terá dois jogadores importantes no mínimo: Lacazette com problemas no joelho e o Mkhitaryan que atuou na Copa da Liga pelo United. Aaron Ramsey e Ozil são dúvidas para essa partida, assim como o Iwobi. Arsené Wenger nunca venceu a Copa da Liga, espero que não seja dessa vez que ele consiga.

Dessas nove partidas nossas jogadas no Wembley, duas vezes foram contra o Arsenal e em ambas saímos como os derrotados. Primeiro no jogo da abertura da temporada inglesa em 2015, 3-0 para eles e na semi final da temporada passada com empate no tempo normal e vitória deles por 2-1 no agregado após os 120 minutos. O negócio é igualar isso no domingo e sair com uma boa vitória.

Eu acredito que nós somos os favoritos para esse confronto. Nossa campanha na Premier League é muito melhor, estamos jogando bem a Liga dos Campeões, enquanto o Arsenal está apenas na sexta colocação na Premier League, o foda que é aquele jogo único. Vai que nesse dia em especial tudo dá certo para eles e a gente entregue o troféu por causa dos nossos erros? O jogo do Wigan provou que mesmo jogando quase 90% no campo de ataque, chutando mais, basta um ou dois ataques para a casa cair, ainda mais se colaborarmos com o adversário.

A Copa da Liga não é nem de perto a prioridade de nenhum clube grande na Inglaterra, mas pode ser o primeiro troféu do Guardiola com o City e será lembrado com carinho.

O vencedor da partida de domingo garante uma vaga na segunda rodada classificatória da Liga Europa. Com 11 partidas no campeonato inglês por fazer, logo 33 pontos a disputar, a pior classificação possível para o Manchester City é a sexta colocação, ou seja, mesmo se perder a final o City já está classificado para a Liga Europa porque se for sexto é porque o Arsenal o passou na classificação, então empurrou uma das vagas para o sexto lugar e se o Arsenal não conseguir nos ultrapassar, terminamos de quinto para cima e a Premier League dá cinco vagas para competições europeias. Esse é o tipo de informação que o torcedor do City gostaria de ouvir lá em dois mil e pouco, agora queremos títulos e participações na Liga dos Campeões.

Antes da nossa partida, haverá um jogo muito importante pela Premier League, United e Chelsea se enfrentarão no Old Trafford às 11 horas (ESPN transmite) e é sempre bom ver o United perder, ainda mais que a vitória do Chelsea faz com que os dois times empatem em pontos com a possibilidade do time de Londres passar por causa do saldo de gols, está 32 a 26, um três a zero bastaria porque o último critério é gols pró. Vai ser legal ver esse jogo mais por causa da polêmica entre os treinadores porque o nível de futebol deles, principalmente do United, está bem abaixo do City do Guardiola.

Liverpool recebe o West Ham no sábado e o Tottenham vai até o Crystal Palace no domingo às 9 da manhã. Esses jogos são importantes apenas para a gente secar Salah e Kane para Aguero ser o artilheiro da Premier League mais uma vez.

Atualização: vi esse vídeo no twitter e meu deus do céu! Que temporada em 2013/14 do Yaya.

Atualização II: Raheem Sterling não treinou hoje mais uma vez e está fora da partida diante do Arsenal amanhã. Ele viajará com a equipe, assim como vários jogadores que não serão relacionados para a partida.

Não teve notícia de "Gabriel Jesus não treinou" então acredito que tenha treinado sim. Pode estar domingo no banco de reservas. Atualização da atualização: Gabriel Jesus treinou sim com o restante do elenco.

Campeonato Espanhol.

Saindo um pouco do futebol inglês, no sábado o Barcelona receberá o Girona, no futuro novo clássico da Catalunha. O jogo terá transmissão da ESPN às 16:45 e vale a pena ver se os jogadores do City emprestados ao Girona tiverem chance, principalmente o Pablo Maffeo.

Hoje saiu uma matéria no Daily Mail, ainda não li, sobre ele e como poderá ser o lateral direito do Manchester City nos próximos anos. Tomara que isso se realize e ele jogue muito no Camp nou nesse sábado.

Man City Vs Arsenal (desde 1992):




Jogadores suspensos: Fabian Delph (três jogos fora, Arsenal (Copa da Liga), Arsenal (Premier League) e Chelsea (Premier League);

Jogadores pendurados: não há.

Juiz da partida: Craig Pawson (juiz da campo) e o Neil Swarbrick (juiz de vídeo). O único jogo apitado pelo Pawson entre o City e Arsenal foi a semi final da Copa da Inglaterra na temporada passada, o erro da partida foi mais culpa do bandeira que marcou que um cruzamento nosso saiu, mas na verdade a bola não saiu por completa e tinha sido gol nosso.


2 comentários:

  1. Eu estou com você em relação ao goleiro. Bravo tem que ser o titular mesmo. O cara ralou todos os jogos e na hora do filé mignon fica de fora? Só o Mancini pra pensar assim mesmo.
    Só não concordo com a sua defesa. Eu iria de Danilo na esquerda, acho que é mais lógico por jogarmos contra um time que ataca muito também. E na zaga Otamendi e mais um, menos o Kompany. Com ele em campo é ficar 90min rezando pra ele não se machucar. É muito estressante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O City vai dominar a bola e o Arsenal, quando tiver a bola, não vai ficar levantando a tordo e a direito na nossa área, vai chegar mais cadenciado, por isso prefiro o Zinchenko.

      No Kompany já estou levando mais fé que ele está curado e como tem jogado partida sim, partida não, sem forçar tanto, acredito que tem condições de jogar sem se lesionar.

      Meu Deus! O Otamendi deve estar rindo da gente para cacete, " não me queriam né? Agora não vivem sem mim!" Até ignoro aquela porrada que deu no Gabriel no amistoso entre Brasil e Argentina, aquilo, agora na verdade, foi apenas um carinho mancuniano/portenho, o Gabriel que não tinha essa cultura para saber a diferença entre violência e amor.

      Excluir