segunda-feira, 21 de julho de 2014

A consequência da lesão de Negredo.

A pré temporada mal começou e já temos notícias ruins: o atacante Álvaro Negredo deverá ficar de dois a três meses de molho. O jogador quebrou o quinto metatarso durante o amistoso contra o Hearts na última sexta feira.

O histórico de lesões dos nossos atacantes ultimamente é para nos deixar preocupados e com a pulga atrás da orelha. Durante os meses de dezembro e janeiro passados, dos quatro reconhecidos atacantes do elenco, dois estiveram fora durante esse período de maior quantidade de jogos na Inglaterra. Apenas Dzeko e Negredo estiveram aptos para jogar e deram conta do resultado. Acho que o City apenas empatou um jogo nesse período e foi pela Copa da Inglaterra contra o Blackburn.

Sergio Aguero é um ioiô: vai e volta para o departamento médico. Até durante a Copa do Mundo, ele teve que ficar de fora de algumas partidas por causa da mesma lesão. Acredito que Pellegrini gostaria de dar ao argentino mais tempo para se recuperar inteiramente desses problemas musculares e não tê-lo em apenas 2 de cada 5 jogos. A temporada de estreia de Jovetic foi problemática porque ele era outro a ficar mais tempo na enfermaria do que em campo. Enquanto ele não ficar umas 10 partidas seguidas a disposição do treinador para escolha, nenhum torcedor do City estará confiante em contar com o montenegrino. Então a solução seria contratar mais um atacante. Uma boa ideia, mas temos problemas.

Além da restrição de elenco na Liga dos Campeões, na Premier League os clubes têm cotas para compor o elenco. O clube só poderá inscrever 25 jogadores maiores de 21 anos, sendo no máximo de 17 jogadores "estrangeiros" (é aquele jogador que não teve 3 anos de formação na base de nenhum time inglês ou galês). Hoje temos 17. Abrir aqui um parênteses para explicar a situação de Nastasic.

Em ambas as competições, Premier League e Liga dos Campeões, clubes podem mandar a chamada lista B, são jogadores que podem atuar pelo clube, mas não precisam estar na lista de 25 ou 21 jogadores. Para poder estar nessa lista B, o jogador, nos dois torneios, têm ser nascido após primeiro de janeiro do ano que a temporada se inicia, nesse caso após 01/01/1993, Nastasic é de 28/03/1993. A diferença entre a Premier League e Liga é o tempo que jogador tem que estar no clube, no campeonato inglês ao menos três anos e na Liga, dois. O sérvio chegou em nos últimos dias da janela de setembro 2012, então terá os dois anos da UEFA e pode ficar na lista B, já na Premier League ele não terá os 3 anos. Por isso contará na lista de 25 da PL e na lista B da UEFA. Dito isso voltamos ao caso do atacante.

Antes da contusão de Negredo, para se fechar o ciclo de contratações do City faltava um jogador para a defesa, os especulados seria Mangala e Benatia, ambos seria estrangeiros na Premier League. Com nosso número de jogadores no limite de 17, para chegar um, teria que sair outro. O nome mais ventilado é o de Javi Garcia. O City poderia vender ou emprestar o espanhol, esquecer de trazer um defensor e correr atrás de um atacante. Acho pouco provável essa ideia passar na cabeça de Pellegrini.

Pelo visto ele está na corrida para trazer um zagueiro, no elenco tem Kompany, Demichelis, Nastasic, Rekik e Boyata. Realmente é uma área que o time precisa se reforçar para enfrentar essa longa temporada. Têm um jogador fraco, dois jovens promissores e uma dupla de zaga forte. É necessário chegar alguém para haver um revezamento por causa de lesão, suspensões e desgastes físicos de muitos jogos.

Poderíamos pensar em vender o Negredo. Na situação atual nenhum clube chegará perto de pagar os £ 24 milhões que o City desejava, para não poder contar com o jogador por 3 meses. E ele vai voltar e ser útil para a gente no decorrer do ano.

Então eu vejo duas soluções, ao menos, para esse problema:

1- Dar um chance para John Guidetti. Teoricamente essa é a chance da vida dele. Está fazendo toda a pré temporada com o elenco principal e dois atacantes não chegaram ainda porque estão de férias da Copa do Mundo, logo está tendo suas oportunidades. Li um especulação de que o Feyenoord estaria disposta a pagar £ 6 milhões para tê-lo de volta. Por esse valor eu o venderia, mas não acredito que eles estariam querendo pagar tudo isso por um jogador que mal atual em 1 ano e meio.

Eu tinha esperança nele, ainda mais depois da quantidade de gols que fez na Holanda. Mas as partidas que eu vi dele, não parece ser material para o estágio do City atual. Quando chegou jovem na época do Sven Goran Eriksson, sim. Ele poderia atuar nos jogos de Copas, como fez na sua estreia e seu único jogo oficial até o momento pelo City, serviria para rodar o elenco.

2 - Mudar o esquema com dois atacantes para apenas 1 e encher o meio de campo com 5 jogadores, com David Silva, forma que Pellegrini usou em alguns jogos, mais a frente ou Yaya Touré, estilo Mancini, chegando mais a frente.

Esse esquema poderia nos ajudar a poupar os atacantes, ainda mais se mais algum parar no estaleiro.

Não vejo sentido em contratar um atacante. Ele precisaria ser da cota da Premier League, ou seja, muito provavelmente teria que ser um jogador inglês, que atacantes inglês teria utilidade para o City? Rooney? Sturridge? Custariam os olhos da cara e nos quebraria no Fair Play Financeiro do Platini. E depois, em outubro/novembro, o Negredo voltaria e teríamos 5 atacantes de primeiro time no elenco, o clima iria esquentar.

No momento não acho que valha a pena contratar mais um atacante, precisamos de um zagueiro. É torcer para que mais nenhum jogador de frente queria fazer um estágio no departamento médico.

Elenco nos EUA.

Informei há alguns dias os jogadores que iria viajar para os EUA, havia erros naquela lista. Ainda bem que eu coloquei a fonte, assim posso culpar outros por esse vacilo. Na verdade, esses são os jogadores que Pellegrini levará para esse tour:

Goleiros: Richard Wright, Willy Caballero, Joe Hart*
Defensores: Micah Richards, Dedryck Boyata, Karim Rekik, Matija Nastasic, Aleksandar Kolarov, Gael Clichy, Jason Denayer.
Meio de campo: Javi Garcia, Fernando, James Milner*, Jack Rodwell, Jesus Navas, Scott Sinclair, David Silva*, Yaya Toure*, Emyr Huws, Samir Nasri.
Atacantes: Stevan Jovetic, John Guidetti e Edin Dzeko*

Jogadores com * a partir do dia 24/07, quinta feira. Os seis jogadores do City( Sagna, Fernandinho, Kompany, Aguero, Zabaleta e Demichelis) que avançaram na fase de grupos ainda não tem data divulgada para apresentação.

Os jovens Mathias Bossaerts e Greg Leigh voltaram para treinar com o time EDS na Croácia, mas Jason Denayer ganhou mais algumas chances. Bruno Zuculini, aparentemente, não foi contratado oficialmente pelo clube, estava em período de testes. E o nigeriano Kelechi Iheanacho nem foi comentado pelo City, como havia sido no site do Sporting Kansas City.

Um comentário:

  1. Bruno Zuculini não foi comprado ainda ? Mas ouvi que ele já tinha sido até emprestado.
    O que o Mangala está esperando para tomar uma decisão ?
    Pelo que vi no campeonato Holandês, o Rekik tem futuro, já o Boyata não me impressiona, muito atabalhoado.
    No momento não vejo a necessidade de outro atacante. O time funcionou bem com cinco meias e o nosso elenco permite isso.

    ResponderExcluir