sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Relatório financeiro 2011/12

O Manchester City divulgou nessa tarde o relatório financeiro do clube referente ao período que vai de 1º de junho de 2011 até 31 de maio de 2012 e podemos dizer que os resultados são bem animadores para o nos adequarmos a vontade da UEFA e seu Fair Play Financeiro.

No relatório passado o clube apresentou o primeiro ou o segundo, não me lembro se o Chelsea já apresentou números tão negativos, maior prejuízo na história do futebol: £ 197.5 m! Para esse novo relatório, o prejuízo caiu em quase cem milhões de libras, cortou em mais de 50%. Podemos respirar aliviados com "apenas" £ 97.9 m de prejuízo. Para a gente é pouco, para 99% dos clubes do mundo, esse número é fechamento de portas e venda do campo para alguma construtora imobiliária.

Vamos começar pelo lado ruim da moeda, as despesas. O time gastou no total £ 329 m, parte disso em contratações de jogadores para o time profissional e o pagamento de respectivos agentes. No relatório não há a separação desses dois gastos, mas como, há pouco tempo, esses valores foram divulgados, sabemos que dos £ 90 m gastos nessa conta, £ 80 foram para a contratação efetiva de jogador e £ 10 m para empresários (não cresceram o olho para adotar aquele moleque bom de bola que joga no campinho de terra, descalço?). Esse valor em contratações foi o menos desde a aquisição e também o menor prejuízo do time em negociações de jogadores. Outra conta de gastos que é bom olhar é a de salários.

Não há a discriminação de quanto cada um ganha, é lançado um total do pessoal relacionado ao futebol e do setor administrativo do Manchester City. O clube pagou em salário £ 25 m a mais em 2011/12 do que em 2010/11: £ 178.155 m antes aos £ 153.650 m. Esse é um dado importante, mas que pode ser visto por outra ótica: em média, o clube gastou menos em salários isso porque houve um aumento de número de funcionários no clube,  de 386 para 476.

Colocando isso em números cretinos quer dizer houve perda do poder aquisitivo do funcionário do City: o salário média mensal caiu de £ 33 mil para £ 31 mil. Meu Deus! Eu não conseguiria trabalhar por um salário tão baixo. É claro que o isso não é uma distribuição normal, o salário dos jogadores puxa esse número muito para cima, parece que tem jogador que ganha mais de £ 200 mil libras por semana.

Ainda na despesas, podemos notar a melhora em pagamentos dos juros. O clube gastou 40% em 2011/12, pagando £ 2.7 m para seus credores. É claro que seu maior credor sempre será o Sheik Mansour que converterá esses empréstimos e juros em ações, como fez mais uma vez. O clube emitiu mais £ 169 m em ações que foram para o cofrinho dele. Agora vamos começar a parte boa, do dinheiro entrando no clube!

A receita do clube foi recorde! Pela primeira vez na história do MCFC, nosso faturamento foi superior a £ 200 m e foi bem superior: bateu £ 231.1 m. No relatório da Deloitte, que leva em conta o ano fiscal de 2010/11, com esse valor, o City alcançaria a quinta posição, saindo de 12º lugar! Só atrás do Real, Barcelona, United e Bayern. O que vão falar que esse resultado está super inflacionado pelo novo contrato com Etihad Airways, popularmente conhecido como injeção de dinheiro de Abu Dabi, vai ser uma grandeza. O Platini vai achar uma desculpa para questionar o nosso faturamento! Aguardem cenas dos próximos capítulos.

A área comercial do City teve um aumento comum, de meros 100% em suas receitas, isso quase tudo graças ao acordo de 10 anos com Etihad, que compreende o patrocínio do time, dar nome ao estádio e ao centro de treinamento que está sendo construído nas proximidades do Etihad Stadium. Como dizem os especialistas, não há parâmetro no mundo para esse tipo de acordo. Existe muitos de "naming rights", mas outras formas de uso do nome da empresa patrocinadora, não tem.

Não foi apenas esse acordo com a Etihad que impulsionou o faturamento comercial do clube isso porque 20  novos acordos comercias foram fechados como por exemplo com EA Sports que foi nomeado ao prêmio de melhor patrocínio de um time de esporte. Essa interação com a EA Sports rendeu ao clube um posição honrosa no ranking de clubes mais escolhidos para jogar no FIFA 12: terceiro lugar,  atrás dos dois grandes espanhóis. Aqui vai um cutucada ao Mancini: as pessoas costumam jogar com os times mais fortes, de melhores jogadores, então a eliminação na Liga dos Campeões com um dos melhores elencos do mundo, escolhido pelo público, mostra como na temporada que vem que ele precisa mostrar resultados.

Em números, o faturamento comercial foi de £ 48.5 m para £ 97 m. Outra número que deu um belo salto foi a arrecadação com direitos de transmissão. O time bateu o recorde histórico de time que mais recebeu em um campeonato da Premier League, além disso participou pela primeira vez da Liga dos Campeões. Isso permitiu um aumento de £ 68.8 m para £ 88.2 m. Com a nova venda de direitos de transmissão entrando em vigor na temporada 2013/14, tenho certeza que teremos valores superiores a £ 100 m. Mais um fator favorável para as nossas contas.

O clube também aumentou o faturamento com assuntos relacionados a hospitalidade no estádio e venda de ingressos, £ 11,7 m e £ 21.9 m, respectivamente, ou seja, houve um aumento na procura pelo City, como mostra o levantamento do City. De 2008 para 2012, aumento em 4 vezes o interesse de torcedores de todo o mundo pelo nosso clube, de 30 milhões para 120 milhões de pessoas. Segundo esse levantamento, mais de 1 milhão de pessoas estão muito interessadas pelo City no Brasil. Esse fato também é verdadeiro para Argentina. Talvez uma pré temporada por aqui nos próximos anos?

O valor de mídia do City está um pouco abaixo de £ 400 m, de acordo com um empresa independente que trabalha nesse segmento. Uma pena que não tem como comparar. Parece ser bom, mas não mostram quanto é valor de outros clubes.

Para quem somou a receita e achou uma diferença, a explicação é a seguinte: o clube vendeu para um empresa localizada em Abu Dabi direitos autorais, pessoalmente não sei como funciona essa negociação, por £ 12.9 m.

Eu achava que o valor de prejuízo ficaria entre £ 80-100 m (sou bom nesse troço de conta em?). O caminho deve ser de redução constante, agora que o time está se inserindo entre os principais clubes do mundo. Tenho certeza que participaremos pela terceira vez da Liga dos Campeões e teremos melhores resultados. Apesar de termos saído na mesma fase esse ano, não sei se receberemos a mesma coisa da UEFA, primeiro porque parte da premiação está ligada a vitórias e não tivemos nenhuma, em contrapartida,   apenas 1 jogo não foi transmitido ao vivo para o Brasil, deve ter sido a mesma coisa no mundo todo.

Agora é focar nos resultados dentro do campo porque como o relatório mesmo diz: diretoria está ciente dos riscos dessa atividade, muitos deles ligados a performance do time profissional. Com time em alta, melhorias, com time em baixa, queda nos números financeiros.

Amanhã de manhã faço o post da partida contra o Newcastle, meus palpites e teremos Live Blogging mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário