sábado, 20 de outubro de 2012

Precisa de um gol no final? Chame Dzeko!

Edin Dzeko saiu do banco para não apenas salvar o City da sua primeira derrota na Premier League, mas para dar os três pontos fora de casa contra o West Brom. Mais uma vez o bósnio marcou um gol no final, foi contra o QPR no jogo do título, foi contra o Fulham, quase foi contra o Stoke City, pena que o Ryan Shawcross tirou de cima da linha. Hoje não foi apenas um gol, isso está ficando fácil para ele, marcou logo dois. Ah e não posso esquecer no 1 x 6 contra o United, não nos garantiu a vitória, mas foi divertido.

O time escalado por Mancini foi o que eu achava que fosse interessante ontem e quando um dos argentinos não pode jogar no ataque, minha dupla titular, eu prefiro começar com Dzeko, como escrevi no post anterior. Balotelli não foi mal hoje, criou boas chances, quando quis jogar bola, mas seu comportamento dificuldade uma análise que não queria que ele fique no banco. O City dominou o jogo até os 20 mins quando aconteceu um erro dantesco de Kompany.

Foi quis driblar dois adversários no meio de campo e perdeu a bola. A bomba estourou no Milner, que fazia mais uma partida boa. Ele tentou desarmar o adversário, que iria entrar cara a cara com Hart, num carrinho. Não deu certo, ele pegou o jogador e foi justamente expulso. Aí se pode levantar aquela questão: vale a pena levar um vermelho tão cedo ou é melhor tomar o gol para depois correr atrás do prejuízo? O Milner foi tentar recuperar a bola, deu azar, se tira, é aclamado pela torcida e Kompany estaria feliz da vida.

A expulsão de Milner não fez com que Mancini precisasse colocar outro jogador de defesa em campo. Ele rearrumou o time com as peças que tinham começado a partida como titular. Yaya, Nasri e Tevez ajudaram mais na defesa.

Mesmo com um a menos criamos mais chances que o WBA, Hart não foi exigido e Foster salvou o time da casa após excelente jogada individual de Balotelli que por causa da fama dele, poderia ter sido expulso depois um cartão amarelo bobo, dava evitar os dois lances. O Mark Clattenburg contemporizou. Ele já um jogador marcado, ou ele muda a postura dele ou vai continuar recebendo cartões que vão prejudicar tanto ele quanto o time. O primeiro tempo acabou zero a zero e na volta para o segundo tempo, uma surpresa para vários torcedores do City: Balotelli ainda em campo.

Acho que muitos torcedores, inclusive eu, gostariam que Aguero entrasse com medo de ficarmos com 9 jogadores em campo, talvez oito, porque o Nasri mais uma vez jogou nada. O jogo tranquilizou na segunda etapa, assim com Balotelli, que fez outra jogadaça pela ponta. Ganhou de dois adversários e rolou para o meio da área. A bola sobrou para Clichy que, infelizmente, teve um chute bloqueado. O City ainda pediu um pênalti em lance que Fortune esticou o braço para tirar a bola, fiquei em dúvida se foi dentro ou fora da área, pareceu fora mesmo. Na cobrança Yaya não bateu bem.Pouco depois saiu o gol do West Brom.

Num chute despretensioso e fraco do substituto Peter Odemwingie, Long passou por trás da defesa e só deu um toquezinho de leve para vencer Hart. Jogada normal, na hora do chute inicial, ele estava na mesma linha que Lescott. Nesse momento achei que o Chelsea teria aberto sete pontos de vantagem após vencer o Tottenham em White Hart Lane. Com um a menos mais um gol contra, é uma desvantagem muito grande

Aos 79 minutos Dzeko entrou em campo no lugar do Barry, Mancini foi bem arriscado, eu teria sido mais conservador e o colocado no lugar do Nasri. Independente que saísse no minuto seguinte, Dzeko marcou o gol de empate. Tevez bateu uma falta na lateral da área, Dzeko deu aquele toque com a cabeça para tirar do goleiro, que saiu em falso como Hart na quarta feira contra a Polônia. Falando em Hart, a partir do gol do empate, ele surgiu.

Em dois lances de Romelu Lukaku, o melhor goleiro da Inglaterra nos salvou. Uma cabeçada fraca em cima dele, mas suficiente para dar um susto e numa grande defesa numa bicicleta do belga. O West Brom não estava se contentando com empate não. A bola foi mandada por Hart para escanteio e animou os torcedores locais, só como diz o analista pago de futebol: o cobertor é curto.

Eles deram uma chance de contra ataque para a gente, deixaram a defesa exposta, Aguero levou a bola até rolar para Dzeko que entrava de frente cara a cara com Foster, ele só deu um tapa na bola colocada para virar a partida e correr para os torcedores do City que estavam atrás daquele gol. Esse segundo gol dele me fez soltar um grito digno de título. Os dois lados tiveram ainda uma chance, eles com o Lukaku que ou Clichy ou Kolarov tirou em cima da linha e outro contra ataque para o City, mas dessa vez o tapa de Dzeko não foi tão bem colocado. Mas o importante que saímos com uma vitória.

Vencemos, isso foi muito bom, mas o Kompany ainda não está no ritmo da temporada passada quando foi considerado o melhor jogador do campeonato. Ele não jogou na última partida e foi a única que não tomamos gol na Premier League. Não acho que valha a pena colocar ele no banco, ele é o capitão do time, isso pode influenciar negativamente o elenco, mas ele tem que começar a se concentrar mais em campo e fazer o básico porque acredito que o ritmo dele vai aumentar, ele tendo atuações seguras e simples.

Vamos pensar no jogo fundamental contra o Ajax na próxima quarta feira e ver o VT da partida de hoje na Fox Sports lá pelas 17 horas, vale a pena, sabendo o resultado e forma que aconteceu!

Um comentário:

  1. O final do jogo foi pra testar nossos corações... Mancini foi muito bem hoje, mantendo o time mesmo após a expulsão do Milner. Gostei do Balotelli e quanto ao Nasri realmente não vem jogando nada, mas hoje acho que ele foi prejudicado com a expulsão do Milner. Ele se preucupou mais em marcar. Kompany? Tem falhado, mas ainda tem muito crédito.

    ResponderExcluir