domingo, 25 de março de 2012

Guidetti vai retornar

O sueco John Guidetti parece ser a sensação do momento. Já há especulações que gigantes (Bayern, Inter de Milão) do futebol europeu querem contratar o jogador que assinou um contrato de três anos com o Manchester City nessa temporada. E ele quer aproveitar a boa fase para definir logo seu futuro.

Guidetti deu uma entrevista na semana passada sobre se voltaria ou não para Manchester. Ele afirmou que gostaria, mas queria uma camisa 9 e não a 63, ou seja, ele quer jogar, não quer ser só usado em partidas da Carling Cup. Atualmente ele joga pelo Feyenoord da Holanda e é o quarto artilheiro do campeonato com 19 gols, fez mais um hoje na vitória por 3-0 fora de casa sobre o De Graafschap. O seu time está em quinto com 51 pontos, lutando ainda pelo título. O líder é o AZ com 56 pontos.

E o diretor do Feyenoord afirmou que dirigentes do City voam para a Holanda, incluindo o diretor de desenvolvimento de jogadores Patrick Vieira, para acompanhar In Loco as partidas do sueco e estão gostando do seu progresso. O jogador que chegou no City aos 15 anos trazido pelo ex treinador do time Sven Goran Eriksson está no seu segundo empréstimo, antes havia jogado Burnley da segunda divisão inglesa.

Ele acabou de receber sua primeira convocação para sua seleção e tem chance de se um dos 23 chamados pelo técnico Erik Hamrén para jogar a Eurocopa no meio do ano.

No momento, Guidetti é uma grande esperança do City de começar a se adequar ao Fair Play Financeiro e ainda está dentro das regras de Home Grown que a Premier League criou por ele ter sido treinado 3 anos no time inglês. O projeto para desenvolver os jovens jogadores vai demorar algum tempo para trazer resultados constantes e ele, que fará 20 anos em abril, poderá ser o primeiro jogador a se firmar no time principal.

Muito provavelmente, ele entraria na vaga de Tevez, que como todo mundo sabe já não tem mais clima para ficar em Manchester. Deverá se mudar para Milão no meio do ano. Vi apenas Guidetti jogar na pré temporada e para dizer a verdade não fiquei impressionado, achei que o Denis Suarez com mais futuro que ele e o espanhol só tem 16 anos.

Só que jogando futebol regularmente numa liga mais técnica que a segunda divisão da Inglaterra pode ter feito bem para ele. Agora ele tem que mostrar que tem mesmo qualidade ao se provar na Premier League e na Liga dos Campeões, competições mais difíceis que o campeonato holandês. Tentar acompanhá-lo nesse final de temporada e ver, se jogar, como ele sairá ao defender a Suécia na EURO.

Com certeza poderemos vê-lo na próxima pre temporada. Acredito que mesmo que Mancini não queira, muitos dirigentes do City irão pressionar o treinador para manter o garoto no elenco para tanto equilibrar as contas como para mostrar aos jogadores da base que eles poderão ter futuro no time principal. Atualmente apenas Richards é jogador cria do City.

O uso de jogadores da base ficará mais fácil quando o time vencer a Premier League (esse ano ainda seria bom....) porque a pressão para levantar esse troféu terá saído dos ombros de Mancini e ele poderá dar mais chances para a garotada.

4 comentários:

  1. Guidetti é um jogador que é jovem mais demonstra uma experiência que eu particularmente nunca vi num jogador de 19 anos, é um dos senão o responsável pela grande campanha do Feyenoord na atual Eredivisie, como todos os jovens ainda lhe falta um pouco de experiência já que contra o RKC ele tinha amarelo ai fez um gol de pênalti e tirou a camisa, mas com certeza será um grande jogador, um matador com um bom chute e muita raça !

    saudações do Feyenoord Brasil a todos os Citizens !

    ResponderExcluir
  2. Carlos pelo que eu li Mancini vai usar Guidetti na Pré-temporada para ver como ele se sai na equipe, se não for bem será emprestado de novo.

    Estava vendo comentários de alguns jornalistas dizendo que Guidetti ainda está cru para jogar no City, e que ele precisaria de mais um ano atuando como titular em outra equipe e de preferencia na Premier onde ele poderia já se adaptar ao futebol, ou Rugby de algumas equipes aqui, e concordo completamente com o que disseram.

    ResponderExcluir
  3. Tomara q volte.. Premier league é muito mais forte q o holandes, mas City sempre conseguiu revelar grandes jogadores. a aposta deve ser feita. Dzeko tá cheio de papinho que quer sair, Tevez deve sair.. ai mantem o guidetti e contrata mais alguem. hart, micah, ireland, m. johnson, conseguiram vaga no time principal pq, além da qualidade deles, o time era limitado.. mas mesmo assim vale a pena investir no garoto

    ResponderExcluir
  4. E ai Carlos a arbitragem acabou de ajudar o United. 85 minutos penalti claro de Carrick em cima de Murphy, até Neville disse que foi para voce ver o tanto que foi claro... Pergunta se o juiz marcou... Ahhh o 4 arbitro era o Howard Webb

    ResponderExcluir