terça-feira, 28 de setembro de 2021

City perde e cai para terceiro na Liga.

 A viagem para Paris não trará de volta 3 pontos na bagagem, o Manchester City perdeu por 2 a 0 para o PSG e com a vitória do Brugge, fora de casa, sobre o RB Leipzig, estamos na terceira colocação após duas rodadas na Liga dos Campeões. Nas duas próximas rodadas faremos dois jogos contra o Brugge, é fazer nosso dever de casa para não dar mole para perder a classificação.

Olha, perdemos para um time forte, favorito na Liga, fora de casa e jogando bem, estou longe de estar puto com essa derrota. Jogamos bola, o Ederson deve ter tocado uma ou duas vezes na bola com a mãos, os nossos jogadores conseguiram por grande parte da partida impedir melhoras jogadas do PSG, só que em uma jogada que eles deram sorte com a furada do Neymar e a bola cair para o Gueye, saiu o 1 a 0, no segundo tempo fizeram o 2 a 0 porque eles tem o Messi e em uma das raras chances que ele teve para correr com a bola, ele mostrou porque é um gênio do futebol.

Quem foi muito elogiado, até escolhido como melhor em campo, foi o goleiro italiano Donnarumma, que evitou alguns gols e ainda teve sorte em duas bolas no travessão no mesmo lance, primeiro com o Sterling de cabeça e com o Bernardo no rebote, ambos na pequena área. Eu não sei porque o Bernardo continua jogador do City, não queria embora? BRINCADEIRA!! Amo ele, errou e ponto! Bola para frente porque em outro jogo será decisivo. 

Guardiola só fez duas trocas em relação ao jogo contra o Chelsea, colocou Sterling e Mahrez nos lugares de Foden e Gabriel, respectivamente. É preciso rodar o elenco mesmo, não acho que foi porque X foi titular e Y só entrou depois que a gente saiu derrotado de lá, enfrentamos um grande time e não aproveitamos as chances, eles sim.

O jogo de hoje foi nível qualidade contra o Chelsea e se tudo der certo também jogaremos bem contra o Liverpool no final de semana, talvez o adversário mais complicado porque eles tem um trio ofensivo ótimo e os laterais excelentes para ajudar. Time por time eles me parecem melhor que o PSG. Não dá ficar lamentando essa derrota hoje, ainda mais que não nos eliminou, tem quatro jogos por fazer ainda, com os times na nossa frente alcançáveis. Se sair com duas vitórias desses três jogos punk na sequência, eu gostaria de sair com essas vitórias na Premier League, acho que é mais complicado e para não perdemos espaço para os rivais, num campeonato teoricamente mais difícil que a primeira fase da Liga dos Campeões.

No jogo da Liga dos Campeões para jovens, o City ficou no 1 a 1 com o PSG, fizemos 1 a 0, gol do Shea Charles, mas eles empataram num pênalti com a expulsão do Finley Burns (fez sua estreia no time principal na Copa da Liga) aos 68 minutos e com 12 minutos por jogar tivemos um segundo jogador expulso, acúmulo de cartões, foi o autor do gol. O time lidera junto com o Brugge, 4 pontos cada.

E amanhã teremos o jogo da FA Cup Feminina entre Leicester e Man City às 15 horas no Estádio da Academia. Não sei se o StarPlus também comprou os direitos de transmissão, mas se não tiver, o jogo estará no App da federação inglesa. Só resta saber se teremos jogadoras suficientes porque essa é uma competição da temporada passada e tem regras que impedem jogadoras que já atuaram no torneio a jogar essa fase, temos esse problema além das contusões. Se alguma mulher estiver em condições físicas e perto de Manchester pode tentar a sorte no time, parece que falta atleta no momento.

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Liga dos Campeões # 2 - PSG vs Manchester City

 Para manter a liderança do grupo A da Liga dos Campeões, o Manchester City viaja até Paris onde enfrentará o PSG de Neymar, Mbappé e Messi e outros tantos. A partida começará às 16 horas e terá transmissão do SBT, da TNT e do HBO Max (serviço de streaming).

O Manchester City venceu sua primeira partida na competição, num placar moleque de 6 a 3 contra o RB Leipzig no Etihad, já o PSG deixou dois pontos pelo caminho ao empatar com o Club Brugge da Bélgica fora de casa em 1 a 1, então o time francês vai ter que lutar para vencer porque poderá ficar para trás não apenas do City, mas deu um dos dois outros times, se houver um vencedor entre Brugge e RB na outra partida do clube nessa terça feira.

O City continua com os dois desfalques que não puderam ser relacionados para aquela vitória enorme contra o Chelsea: Gundogan e Zinchenko. A solução sem poder ter um outro lateral esquerdo "adulto" foi colocar no voo o jovem Joshua Wilson-Esbrand, que eu achei que não pudesse ser inscrito na lista B, aparentemente pode e o City já atualizou essa lista para a UEFA. Será divertida a viagem para ele, mas não vai jogar. Não achei o prazo de retorno do Zinchenko, mas do Gundogan é coisa mais longa.

O alemão já estará fora da partida de amanhã e de domingo diante do Liverpool, volta apenas após a nova data FIFA que começará depois dessa rodada dos campeonatos nacionais. É um desfalque muito importante, foi ele que nos liderou que tivemos baixa do De Bruyne e o Bernardo não estava em um grande fase, menos mal que o De Bruyne está jogando e o Bernardo está voltando ao patamar de 2018/19 quando deveria ter até concorrido ao melhor do mundo, o que o Thierry Henry falou bem dele nos comentários na SkySports não está no gibi, Guardiola o também elogiou demais. Se tivermos esse Bernardo de 18/19, eu tenho pena dos "inimigos".

Stones está apto para jogar, como esteve sábado, só que a dupla Dias e Laporte deverá ser mantida pois além de estarem muito bem juntos, o Stones ainda precisa ganhar minutos de jogo, apenas jogou pela Inglaterra, está zerado pelo City nessa temporada. Fez uma temporada passada sensacional junto do Dias e agora vai ter que manter o nível para conseguir tirar ou o Dias ou o Laporte do time titular, como assinou uma extensão contratual até 2026, ele já deveria saber dos desafios que viriam pela frente.

Vamos de falso nove de novo? Olha, se não tivermos problemas de contusão ou cansaço, eu colocaria esse mesmo time da vitória em Stamford Bridge nos dois próximos jogos, jogamos muita bola e não deixamos o Chelsea jogar, teremos que repetir o nível de atuação para sairmos com bons resultados dos dois campos adversários. O ruim de colocar o mesmo onze titular é que, teoricamente, os técnicos adversários poderia saber o quê esperar e assim tentar nos anular, resta saber se eles conseguem analisar bem e o Guardiola apresentar soluções para esse contra ataque deles.

Pochettino não terá os desfalques de Verratti e Messi, ambos ficaram de fora do jogo da última rodada do francês, mas se juntarão ao outros tantos craques do PSG. Sergio Ramos não jogará mais uma vez, acho que nem estreou pelo PSG e o Di Maria está suspenso após ser expulso.... na semifinal passada contra o Manchester City no Etihad. É raro um jogador levar cartão vermelho e o segundo (no caso aqui terceiro) time beneficiado seja o time contra o qual ele foi expulso.

Às 11 horas o time da base do City, sub 19, pegará o PSG, mesma situação do jogo dos profissionais: goleamos o RB por 5 a 1 (Oscar Bobb, Tai Sodje, Edozie e dois gols de James McAtee que também está no avião com o time principal, vai desfalcar contra o PSG da base, não acredito que ele esteja muito triste não) e Brugge e PSG ficaram no 2 a 2. O jogo terá transmissão do canal da UEFA para quem quiser ver nosso futuro em ação fica a dica.

O empate não é o pior dos mundos amanhã, porque mantemos o PSG distante da gente e até pode colocar um pouco de pressão neles porque se houver vencedor na outra partida eles ficariam em terceiro na classificação, mas podemos pensar em vitória como contra o Chelsea. Só que é sempre bom lembrar: eu acho que a gente sempre joga diferente na Liga dos Campeões, mesmo contra times mais fracos, nós mudamos o jeito de atuar, acho estranho demais isso, espero que amanhã a gente jogue como o Manchester City.

Números:

- Se Ederson jogar, completará 200 partidas pelo Manchester City, o goleiro brasileiro está no clube desde 2017/18;

- City enfrentou duas vezes o PSG no Parc des Princes, em ambas De Bruyne marcou gol. É uma sequência boa para ser mantida.

Man City Vs PSG (desde 1992): estamos invictos contra o PSG.




Juiz da Partida: Carlos de Cerro Grande (ESP): apitou cinco jogos nossos e vencemos todos os cincos, que continue assim.


Guardiola vs Pochettino (no comando do City apenas):



sábado, 25 de setembro de 2021

City volta de Londres com três pontos.

 No primeiro dos três jogos contra times de nível AAA, o Manchester City domina o Chelsea e vence por 1 a 0 fora de casa com um gol de Gabriel Jesus e desconta os três pontos que o adversário tinha na frente do City. Chelsea já foi, agora é pensa no PSG para depois focar no Liverpool.

A escalação hoje do City foi perfeita, não vi uma alma viva reclamando, Guardiola colocou o time em campo se atacante, foi o Foden que fez a função de falso nove hoje com o Grealish e Gabriel ao seus lados e o Bernardo Silva no meio de campo. Aqui eu tenho que falar obrigatoriamente que o Bernardo deveria ter sido eleito o melhor em campo por qualquer enquete, como ele jogou bola hoje e esteve em todas as partidas do campo, o mapa de calor dele deve ter sido algo de outro mundo. Isso aqui eu vou repetir com frequência: na pré temporada falavam que ele poderia sair, eu sempre disse que eu aceitaria ele saindo por opção dele e não do City, mas se ele ficasse eu estaria feliz demais. E ele me deixou feliz de mais hoje, muito mesmo, com vontade.

Foi uma ótima surpresa ver o Laporte no time titular, ele formou a dupla com o Dias e os dois tiveram muito trabalho para impedir a ameaça chamada Lukaku, tanto que ambos deixaram o campo com um cartão amarelo, a falta do Dias no Lukaku foi um carrinho lindo para para a jogada sem cerimônia alguma. Outra boa notícia foi o Stones no banco e ele após o jogo continuou  a sua preparação com a comissão técnica do City.

A partida no primeiro tempo foi toda nossa no campo de ataque, o contra ataque do Chelsea era a única forma de sermos ameaçadas, mas isso não acontecia pois fazemos uma marcação na saída de bola que não deixava os caras pensarem, era muito chute para frente e recuperação rápida da bola por parte dos nossos jogadores. O ataque deixou a desejar mesmo, não finalizamos a gol no primeiro tempo e as poucas chances não chegaram a tirar aquele "uuuu". Na segunda etapa a temperatura esquentou com o Gabriel fazendo o gol da vitória logo cedo ao aproveitar um chute do Cancelo e chutar por debaixo de várias pernas de defensores. Finalmente depois disso o Chelsea tentou sair mais. Conseguimos lidar com isso, sendo nossos jogadores bloqueando os chutes ou criando a armadilha do impedimento.

Gabriel poderia ter marcado o segundo gol após chutar sem goleiro, infelizmente o Thiago Silva se posicionou muito bem na linha de gol para impedir. Também tivemos duas chances com o Grealish: uma em chute em curva para fora e outra que Foden o deixou na cara do gol, o Mendy saiu muito bem para abafar o chute, ali matava o jogo. Nos minutos finais o City controlou a partida e o relógio, deixou o Chelsea nervoso e só com bolas longas na nossa área, sem efetividade alguma.

Vencemos jogando bem e conseguimos tirar a diferença para dois favoritos ao título, Chelsea e United, ambos perderam em casa, sendo que o United ainda teve um pênalti nos acréscimos contra o Villa, o Bruno Fernandes (Ronaldo estava em campo) isolou. Se o Liverpool perder no jogo de daqui a pouco para o Brentford, nós assumimos a liderança, acho isso incrível, se não acontecer hoje, quem sabe domingo que vem quando as equipes se enfrentarão em Anfield.

Agora é pensar no PSG na terça, torcer para que todo mundo tenha saído ok do jogo de hoje e quem sabe Gundogan e Zinchenko também estejam liberados para essa partida bem importante para tentarmos nos classificar rapidamente na Liga dos Campeões.


Informações da Partida:


sexta-feira, 24 de setembro de 2021

EPL # 6 - Chelsea vs Manchester City

 Vai começar a semana de "festa" para o Manchester City, o time fará três jogos desse sábado até o próximo domingo, todos fora de casa e todos contra times de primeira linha: amanhã será o Chelsea, no meio de semana PSG e para finalizar, antes de uma nova parada data FIFA, Liverpool, está bom né? Jogaremos amanhã em Stamford Bridge às 8:30 transmissão apenas no maldito streaming da Disney, o Star+.

Há boas notícias para esse confronto, não é certo que jogarão ou estarão disponíveis, mas Stones, Laporte e Rodri viajaram de trem com o time, pode ser uma tentativa do Guardiola colocar uma pulga atrás da orelha do Thomas Tuchel que só venceu o City desde que se mudou para Londres, sendo a mais importante a final da Liga dos Campeões da última edição, jogo que não jogamos nada. Naquele dia muito se questionou o não uso de Fernandinho e/ou Rodri que somente não começaram uma partida como titulares naquela temporada justamente nesse dia. Foi uma escolha bem estranha do Guardiola. Rodri ainda é dúvida se poderá jogar, Fernandinho que ficou de fora até do banco na partida da Copa da Liga no meio de semana, viajou com o elenco.

Gundogan e Zinchenko não foram fotografados com os seus companheiros na plataforma de embarque, mas como o jornal MEN deixou claro, isso não quer dizer que não viajaram (possivelmente é o jurídico do jornal que manda eles escreverem isso...rs). A ausência do Zinchenko, se confirmada, fará com que mais uma vez Cancelo jogue deslocado por ali, deve ser por isso que nem Walker nem Cancelo jogaram contra o Wycombe, ainda está muito cedo para vermos mais o Joshua Wilson-Esbrand num jogo desse nível. Se Gundogan não estiver disponível, acredito que veremos o dueto De Bruyne e Foden novamente no meio de campo, sem descartar a possibilidade de termos um falso nove mesmo com o Bernardo em campo e a gente sem atacante, não acho que seria absurda uma escalação com Rodri (Fernandinho), De Bruyne, Fode, Bernardo Silva, Grealish e Gabriel, sendo esse último na direita.

Uma batalha entre Dias e Lukaku se aproxima e tem tudo para ser irada de boa, eu gosto muito do Lukaku, teria o total de zero problema com ele no City, infelizmente queríamos o Kane e não fomos nele, seria excelente tê-lo no elenco, seria o nosso atacante de trinta gols por temporada, algo que só atingimos 6 vezes nas últimas temporadas, cinco com Aguero e uma com Sterling, na última Gundogan foi nosso artilheiro máximo com 17 gols. Feito os elogios ao belga, temos que lembrar que Dias chegou chegando na Premier League, levou título, prêmio de melhor jogador em uma das votações, então não chegou brincando não, então o atacante do Chelsea sabe que terá um duro desafio pela frente.

O Tuchel vai meter um esquema com três zagueiros novamente? Acho que nessas três partidas que perdemos para ele, sempre foi desse jeito e sempre tivemos dificuldades, nós não perdemos num contra ataque ou numa bola, perdemos sem conseguir produzir muita coisa, algo que vimos na rodada passada diante do Southampton no Etihad. O Chelsea não contará com dois jogadores: Mason Mount e Christian Pulisic, mas o goleiro Édouard Mendy estará liberado para o confronto, é muito bom esse goleiro.

A expectativa é de um jogão, mesmo com a possibilidade de desfalques na zaga, acho que temos o nosso ataque para pressionar o Chelsea e evitar que eles cheguem perto do gol do Ederson, que poderia ter um dia sem trabalho, eu não reclamaria não.

E para vocês que falarão que o jogo é muito cedo, para mim será muito tarde porque infelizmente já deverei estar de pé lá pelas 5:30, maldito relógio biológico.

Curiosidades:

 - Se Sterling entrar em campo, ele completará 300 jogos pelo Manchester City( 204 V, 43 E e 52 D), no elenco atual só Fernandinho ultrapassou a marca (tem 355 hoje);

- 30: esse é o número de gols do décimo maior artilheiro do City na Premier League, Niall Quinn. Gundogan com 29 e Mahrez, 28 estão muito perto de roubarem essa posição;

- Com o empate contra o Southampton, Gundogan não chegou a centésima vitória no campeonato inglês pelo City, como deverá estar ausente amanhã, essa marca demorará mais um tempo para ser alcançada.

Man City Vs Chelsea (desde 1992):




Juiz da Partida: Michael Oliver - Apitou dois confrontos entre Manchester City e Chelsea, um em cada estádio, e o dono do campo venceu: City 1 a 0 em 2017/18, Chelsea 2 a 0 em 2018/19.

Guardiola Vs Thomas Tuchel (apenas como treinador do City):



terça-feira, 21 de setembro de 2021

City bate Wycombe.

 Com um pequeno susto e muitos jovens em campo relacionados, o Manchester City venceu o Wycombe da terceira divisão por 6 a 1 e espera o sorteio de quarta feira. Mahrez (2), De Bruyne, Foden, Torres e Palmer foram os autores desses gols.

Guardiola escalou o time em blocos: quem sofreria, tomaria porrada, teria que correr atrás dos adversários tinha que ser novo, quem só deveria receber elogios pelos gols, já tinha experiência e títulos pelo City. E dessa forma montou uma defesa com os jogadores da base e o ataque com as estrelas. Tirando o goleiro Steffen, todo o setor defensivo fez sua estreia no time titular: o lateral direito CJ Egan-Riley, os zagueiros Finley Burns e Luke Mbete e o lateral esquerdo Joshua Wilson-Esbrand, esse rapazinho aqui encheu os olhos de muitos torcedores, ele chegou muito ao ataque e deu o passe para o Mahrez virar a partida.

Isso mesmo, começamos atrás no marcador, o time jogou no ataque e teve chances antes de num bate rebate na nossa área o atacante Hanlan colocar no fundo das redes e dar aquele sonho para o time da terceira divisão. Felizmente nós temos De Bruyne e Foden e em sete minutos o jogo já estava empatado após contra ataque puxado por Foden para o belga concluir. Esse jogo foi bom porque os dois jogaram os 90 minutos, eu achava que o De Bruyne não iria entrar em campo, o departamento médico liberou, espero que esteja tranquilo para sábado.

Fernadinho não foi relacionado para o jogo, então quem ganhou a vaga foi o jovem Roméo Lavia que deu sorte em não ser expulso por acúmulo de cartões. Primeiro jogo dele no time titular, ainda não deu para ver muita coisa, tem que dar tempo para ele, não foi escolhido pelo Pep para estar na lista dos jogadores da Liga dos Campeões à toa. A dupla de zaga foi bem, temos que dar parabéns para Burns e Mbete que tiveram que lidar com o Akinfenwa, um gigante que usava o corpo para ganhar dos jovens, eles conseguiram se virar, ainda bem.

Para tristeza de muitos Liam Delap não foi relacionado para a partida, esteve no jogo do time da base contra Doncaster, foi o quê eu pensei no pré jogo, a gente tinha muita opção no ataque, Guardiola tinha jogador para usar, eu gostaria de ter visto ou ele ou o Edozie (que marcou o gol na derrota por 2 a 1 para o Doncaster), mas tive que me contentar em ver a estreia do James McAtee que jogou como lateral esquerdo nos minutos finais, entrou no lugar do Esbrand, substituição "interessante" essa do nosso treinador. Palmer que seria minha escolha como titular, entrou junto com McAtee, mostrou sua categoria em algumas jogadas e fez seu primeiro gol como profissional num chute de fora da área depois de carregar a bola do meio de campo até a meia lua.

O pessoal da base deve dormir todos felizes hoje, receberam altos elogios do Guardiola e agora é continuar a mostrar no treino suas qualidades, um ou outro deverão ganhar uma segunda oportunidade na temporada, mas tem que estar preparados. Eu imagino que se o Esbrand poderá jogar novamente em um jogo fácil das Copas, o nome dele não está na lista B da UEFA, ele chegou em outubro de 2019, talvez por isso não posso estar na lista ainda não teria dois anos de clube, talvez a partir das partidas de volta, a conferir.

No outro jogo contra um time da terceira divisão, o City muito desfalcado perdeu por 2 a 1 e terá que vencer o atual líder do seu grupo, o Rotherdam, no dia 26 de outubro. Talvez nesse dia os jogadores mais "experientes" do time sub 21 ou 23 poderão estar em campo.

Informações da Partida:


segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Copa da Liga: Manchester City vs Wycombe Wanderers

 O Manchester City fará dois jogos nessa terça feira contra dois times da terceira divisão, um será pela Copa da Liga, a Copa Carabao, e o outro pelo Troféu EFL, que tem os naming rights vendidos para a rede de pizzaria Papa John, então o nome ficou sendo Troféu Papa John, competição que jogamos com jogadores sub 21. A diferença de início entre as duas partidas é de 45 minutos e a Copa da Liga terá transmissão pelos canais ESPN.

O mais engraçado dessas duas partidas é que é bem possível a gente olhar para a escalação da partida da Copa da Liga e pensar que nos enganaram porque o time estará cheio de moleque da base, o Phil Foden deverá se sentir um veterano de 10 anos amanhã. Guardiola deu entrevista coletiva para essa partida após o jogo de sábado e avisou que os 4 jogadores que não estiveram relacionados contra o Southampton (Stones, Laporte, Zinchenko e Rodri), não deveriam jogar na terça porque tem aquela sequência Chelsea, PSG e Liverpool logo ali, coisa pouco. E soma-se a esses casos um problema de pancada no Gundogan e Guardiola vai querer poupar Dias e Cancelo que jogaram todos os minutos até agora. Só nessa brincadeira, já deverão ser 7 jogadores a não começarem como titulares.

Dos jogadores que podem ser titulares normalmente eu acredito que teremos o Steffen, que já treina com o elenco após ter COVID, Walker, Aké, Fernandinho, Foden e o pessoal no ataque pode ser que jogue pois há um rodízio maior e aparentemente não há jogadores lesionados nessa parte da equipe, mas acredito que ou o Edozie ou o Delap poderá ser titular junto com o Palmer no meio de campo. Mbete formaria a dupla de zaga com o Aké, seria sua estreia, assim como seria do Joshua Wilson-Esbrand, lateral esquerdo que apareceu na última partida, já que estaríamos sem Cancelo e sem Zinchenko.

Uma surpresa que poderia aparecer do nada seria o Kaiky porque ele treina com o time principal, não sei se estaria liberado para jogar, mas pelo menos ele está inscrito com o número 37. Olha, no time titular eu não o colocaria, passa uma mensagem ruim para base: "ah chega essa jogador lá e já começando jogando? A gente faz pré temporada e quando tem uma oportunidade dessa, nós não somos aproveitados?". Esse pode ser o pensamento deles, mas o Guardiola não vai levar muito em consideração não.

Se no time titular, podemos ter uns 4 jogadores que ficam navegando entre jogos da base e treinos com os profissionais, no banco, com 20 podendo ser relacionados, mesmo com apenas 3 alterações, vai chover estreia. James McAtee, que não para de marcar gols, pode ser chamado para participar de um jogo do City pela primeira vez, o moleque está fazendo muitos gols na Premier League 2, foram dois Hat Tricks seguidos e quase fez o terceiro, infelizmente marcou "apenas" dois gols contra o Crystal Palace.

Acho que o De Bruyne começará no banco essa partida, o Guardiola tinha avisado semanas atrás que o caso dele era de acompanhamento diário para saber sobre a evolução dos seus problemas nos ligamentos do tornozelo e acredito que jogaria se a gente precisasse dele para continuar na luta pelo quinto caneco consecutivo da Copa da Liga, para mim ele só entraria em campo se o pior estivesse acontecendo no Etihad.

O Wycombe, time que a gente não enfrenta desde a temporada 1998/99 na terceira divisão, continua nessa divisão na quinta posição o quê os levaria para o briga por uma vaga de acesso via play-offs. Olhando o time eu reconheci alguns nomes que jogaram na Premier League como o goleiro veterano David Stockdale e o atacante Sam Vokes, mas o jogador mais conhecido é Adebayo Akinfenwa, um atleta conhecido por seu porte físico muito, mas muito grande mesmo. Na torcida para que ele não queiram fazer seu nome contra a gente.

A outra partida do dia será fora de casa contra o Doncaster que tomou de 6 a 0 na sua estreia na Troféu EFL, está em último lugar na terceira divisão, mas venceu na última rodada. O técnico Brian Barry-Murphy vai ter que escalar os fraldinhas para esse jogo porque já sabe que perderá muitos atletas para o time principal, não que ele vá reclamar, afinal o trabalho dele não é conquistar títulos, mas trabalhar a base para chegar em condições de serem usados no time principal.

Na nossa estreia pegamos o Scuthorpe United da quarta divisão e vencemos por 3 a 0 com gols de Cole Palmer, Luke Bolton e James McAtee.

É isso, essa terça tem tudo para ser interessante e o sorteio da próxima fase da Copa da Liga será na quarta feira, após United e West Ham. Se tudo der certo, não estaremos lá e com a nossa base provando sua qualidade.

domingo, 19 de setembro de 2021

Em casa City empata.

 A polêmica do estádio cheio ou vazio não dissipou com uma vitória do Manchester City nessa rodada, até aumentou pelo resultado. Um zero a zero com o Southampton em casa, em partida que o time só acertou uma única vez o gol adversário. 

Não consegui ver o jogo porque a maldita Disney resolveu escolher esse jogo para ser exclusivo no serviço de streaming dela, como tinha feito com o United na rodada passada e eu reclamei, sabia que isso logo aconteceria com a gente, o objetivo deles é forçar a migração do serviço de TV por assinatura para um serviço de transmissão via internet, eles vão conseguir, mas é um saco isso. Eu tenho que tomar vergonha e ligar para a minha operadora para terminar o contrato com ela.

A partida começou difícil para a gente antes do apito inicial, tínhamos 4 jogadores da base no banco de reservas porque Stones, Laporte, Zinchenko e Rodri estavam lesionados, foi a primeira vez que o lateral da base Joshua Wilson-Esbrand foi relacionado para um jogo do time principal. O segundo fato mais interessante dessa informação sobre o uso dos jogadores da base para compor o banco do City é que havia um jogo na exata mesma hora e no estádio da Academia da Premier League 2 e o City venceu por 4 a 2 o Crystal Palace, Delap marcou e McAtee fez dois. A base vem forte parece algo real para o City.

Não sei porque De Bruyne e Foden começaram no banco, mas só entraram no segundo tempo, sendo que o inglês quase nos deu a vitória no único chute do time ao gol, isso já aos 90 minutos, no rebote do goleiro ele e o Sterling foram na bola, só que o camisa 7 estava em impedimento marcado pelo bandeira na hora e confirmado pelo VAR. Olha, pelo lance que vi nos melhores momentos não dá para julgar o Sterling, não dava para saber que estava em impedimento, ele viu a bola e foi junto com o Foden para um dos dois dar a vitória para a gente, foi azar.

O VAR corrigiu um erro do juiz muito pesado contra o gente, num erro de saída de bola, o Southampton chegou na nossa área e Jonathan Moss marcou um pênalti do Walker, o VAR, Martin Atkinson no caso, chamou para revisar a falta e expulsão do nosso lateral aos 60 minutos e o juiz de campo mudou seu posicionamento inicial. A jogada do Walker para tirar a bola do atacante é a mesma que acontece várias e várias vezes no meio de campo e os juízes mandam a partida seguir.

A partida ruim do time como um todo, aparentemente não houve que se salvasse, e o péssimo resultado fez com que os torcedores do City usassem a frase do Guardiola sobre o público após a vitória diante do RB Leipzig para provocar a atuação. Acho uma infantilidade da nossa torcida, é criar um tumulto desnecessário. O time jogou mal e estava com problemas no departamento médico, De Bruyne e Foden não devem estar nem perto de 100% e talvez não foram usados de cara pensando na sequência pesada que começará sábado que vem em  três partidas fora de casa contra três dos mais fortes times do mundo no momento: Chelsea, PSG e Liverpool.

Já temos jogo na terça pela Copa da Liga, vai ser interessante ver como Guardiola montará a defesa para essa partida, será que valerá a pena usar Dias e Aké de cara sem saber se teremos Stones e Laporte nos próximos jogos? Palmer deverá ganhar uma chance como titular e os outros jogadores da base também? Tem um jogo do Troféu EFL 45 minutos mais cedo, veremos quem estará nessa partida com a escalação saindo antes do jogo principal. Quem tem chance de retornar é o Zack Steffen, ele publicou uma foto no Etihad ontem, logo já está liberado após testar positivo para COVID, só faltaria saber o condicionamento físico, não acho que isso seja um impeditivo para um goleiro.


Informações da Partida:


sexta-feira, 17 de setembro de 2021

EPL # 5 - Manchester City vs Southampton

 Pela quinta rodada da Premier League o Manchester City receberá o Southampton no Etihad às 11 horas e a partida será transmitida apenas no canal por Streaming da Disney, o Star+, então se preparem para dar mais aquela coçada no bolso.

O City está na quinta colocação do campeonato, mas nenhum time desgarrou ainda, todos já perderam pontos e nós estamos apenas um ponto atrás dos quatro líderes. No início da temporada passada nós começamos bem pior e cheguei a pensar apenas em vaga na Liga dos Campeões, então nesse momento eu estou de boa, mesmo não sendo o primeiro lugar isolado. Temos dois problemas certos para sábado e na zaga: Stones e Laporte estão fora de novo.

Guardiola avisou que eles tiveram problemas quando voltaram das partidas das suas seleções, o Laporte chegou até a jogar contra o Leicester, infelizmente o quê pode se descrito como apenas um incômodo piorou e ele ficou de fora na quarta e ficará amanhã. A dupla deverá ser composta de novo por Dias e Aké, um dueto que não está combinando muito bem ainda, o time tem sofrido gols com eles, se tivesse que apontar um problema é que o Aké não está no nível dos outros três porque eles conseguem evitar mais gols quando há uma combinação deles em campo. Dito isso, temos que apoiar o Aké sempre por ser nosso jogador e mais ainda nesse momento de perda do seu pai nesse meio de semana. Nada foi dito nessa primeira parte da coletiva se Zack Steffen já está de volta aos treinamentos, até o vídeo de ontem ele não estava no CT. 

Após o jogo contra o RB Guardiola comentou sobre o público no Etihad e pediu para a torcida comparecer mais, apesar da presença não ter sido baixa, e isso inflamou os nossos torcedores, não sei se foi a intenção do catalão de incentivar os torcedores a tornar o estádio um ambiente hostil ou apenas genuína análise que pelos últimos anos era para o estádio estar lotado em 100% dos jogos. Hoje na coletiva ele foi muito perguntado sobre isso e disse que ele não disse o quê foi publicado e que as pessoas o entenderam errado, isso sem tirar o pé do acelerador, em nenhum momento pediu desculpa por achar que nem fez nada de errado. E rolou um embate com Kevin Parker, um representante de torcida, que mandou um "ele tem que se preocupar com os treinos". Na boa isso aqui foi burrice e ainda serviu para o Pep provocar e chamar o tal do Kevin para o jogo. Eu acho que amanhã o clima estará pegando fogo no estádio, muita gente vai estar mordida com a frase dele, espero que o Southampton sofra com isso.

Nas última três partidas da Premier League o time titular for o mesmo, já não dará mais porque o Aké deverá ser o titular e falta saber se o Rodri terá condições de jogo após sair da partida de quarta, ele estava com a mão na coxa antes de ser substituído pelo Fernandinho, eu acho que na pior das hipóteses o espanhol será poupado porque não só precisamos dele bem, precisamos dos nosso jogadores no longo prazo, só de cabeça conto que poderemos 4 desfalques até do banco contra o Southampton. Eu acho que se o Rodri não for para o jogo, como os dois zagueiros, pode ser que vejamos o Luke Mbete ao menos no banco, não acredito que entraria, seria mais fácil numa eventualidade o Fernandinho recuar e o Gundogan virar o volante do time, como já tinha feito há algumas temporadas.

O City chega para esse jogo com 11 jogadores já marcado gol na temporada, 9 na Premier League, além de um gol contra, e como o melhor ataque é nosso junto com o United, 11 gols cada, é bem possível que nosso time seja aquele que mais jogadores já marcaram no campeonato, não sei se fomos recordistas na temporada passada disso, sei que mesmo com 83 gols, não tivemos ninguém com mais de 20 marcados, nós não tivemos um homem gol na temporada e nessa menos ainda agora com a saída do Aguero e o Gabriel virando ponta, estamos nos virando, é claro que gostaria de ter um Kane e Lukaku da vida, teríamos um homem gol de uns 40 gols fácil, fácil, só que vamos com o Ferran Torres mesmo e ele vai crescer na função ainda.

Sem vencer pelo campeonato ainda o time do Sul do país poderá chegar a sua quinta partida de invencibilidade reversa, um começo bem ruim do Southampton, por enquanto ainda não não está na zona de rebaixamento, só beirando na décima quarta posição com três pontos.

Torcida de jogo de futebol ou de teatro, o quê teremos? Independente qual estilo, eu quero vitória com ótima atuação do time e sem aumento de lesões.

Curiosidade:

- Se entrar em campo amanhã, Fernandinho se tornará o segundo jogador brasileiro com mais jogos na Premier League, hoje está empatado com Lucas Leiva com 247 apenas atrás do Willian (259), atualmente no Corinthians;

- Raheem Sterling está a apenas uma partida de completar 200 pelo City na Premier League (134 v, 29 e e 36 d) e também está a 3 gols de chegar a 100 no campeonato inglês, 79 gols pelo nosso time;

- Gundogan poderá chegar a sua centésima vitória com o Manchester City no campeonato, basta "apenas" entrar em campo e vencer o jogo.

Man City Vs Southampton (desde 1992):





Juiz da Partida: Jonathan Moss - será o terceiro jogo entre City e Southampton que ele apitará, sempre vitória nossa e no Etihad, ele foi juiz dessa partida na temporada passada, vencemos por 5 a 2.

Pep vs Ralph Hasenhüttl (Apenas jogos pelo City): A única derrota foi um gol do meio de campo do Che Adams.

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

City vence e lidera grupo na Liga.

 No jogo de número 300 do Pep Guardiola como treinador do Manchester City, o time venceu o RB Leipzig em jogo de muitos, mas muitos gols mesmo no Etihad e com o empate no outro jogo do grupo entre Brugger e PSG, o City ficou em primeiro lugar ao final dessa rodada. Marcaram para o City no 6 a 3, Aké, um gol contra, Mahrez (pênalti), Cancelo, Grealish e Gabriel.

O City realmente teve o desfalque de Stones e Laporte, ambos nem ficaram no banco, então Aké fez a dupla com o Dias, mas mesmo fazendo o primeiro gol logo cedo após escanteio cobrado pelo Grealish, o holandês não foi muito bem, ele e toda a zaga, houve erros de colocação de todo mundo, não me passa nenhuma confiança ter o Aké ainda no time, isso é problemático, não gosto muito de cornetar nossos jogadores, só que as partidas que ele joga, me parece que ficamos mais vulneráveis na defesa. Agora é saber se Laporte ou Stones terão condições de jogar na próxima rodada da Premier League, talvez o Guardiola segure eles para estarem 125% para os jogos contra Chelsea, PSG e Liverpool a partir daqui dois finais de semana.

O jogo parecia ter sido resolvido antes dos 30 minutos já que fizemos 2 a 0 e não havia preocupação para o Ederson, infelizmente o RB conseguiu diminuir antes do intervalo numa linha de passe de cabeça na nossa área, fora que estava chegando mais. O nosso time pareceu que desligou depois de abrir a vantagem e eu falo para vocês que quando saiu o segundo gol, com gol contra, eu já estava pensando que o Cole Palmer e Roméo Lavia poderiam jogar nos minutos finais da partida, seria a estreia do segundo com a camisa do City.

No início do segundo tempo começou a trocação de gols, primeiro Mahrez em pênalti marcado com auxílio do VAR que o juiz não tinha visto em campo, logo em seguida Nkunku fez o seu segundo e o segundo dos visitantes, Grealish não demorou muito para recolocar a vantagem em dois gols em belo chute em curva, mas Nkunku queria pedir música no Fantástico e conseguiu. A tensão não durou muito, Cancelo em chute de fora da área fez o quinto nosso e na reta final Gabriel, que entrou no segundo tempo para completar sua partida de  nº 200 pelo clube, fez o sexto. Entre esses dois últimos gols do jogo, o ex jogador do City, Angeliño, foi expulso por acúmulo de amarelos.

As notícias boas da partida foram que De Bruyne começou como titular e Foden entrou no seu lugar no segundo tempo para fazer sua primeira partida na temporada após lesão que aconteceu na Euro. Parece que teremos os dois para essa sequência Punk Rock que está pela frente. Rodri deu lugar a Fernandinho no segundo tempo, ele estava sentado no gramado com a mão na coxa antes de ser substituído, saiu andando, tem que acompanhar isso aí.

Próximo jogo da Liga dos Campeões será daqui a duas semanas fora de casa contra um dos favoritos ao título dessa edição, o PSG de Neymar, Messi e Mbappé. O time francês terá que recuperar terreno após o tropeço na Bélgica, veremos como o City nos fará sofrer nesse jogo. No final de semana receberemos o Southampton e no meio de semana tem um jogo pela Copa da Liga contra o Wycombe também no Etihad.

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Liga dos Campeões # 1 - Manchester City Vs RB Leipzig

 A nossa estreia na Liga dos Campeões será nessa quarta feira em casa contra o RB Leizpig da Alemanha, partida só terá transmissão pelo canal por Streaming HBO Max. O pontapé inicial será às 16 horas.

Rodri foi o jogador que esteve com Guardiola na coletiva de hoje, eu tinha uma teoria que quem ia para a coletiva seria titular, mas isso já caiu. O quê eu posso especular é será que acontecerá mais uma vez e o treinador escalará pela quarta vez seguida o mesmo time titular? Pode ser que aconteça, mas há dúvidas na zaga porque nem Laporte (titular nesses três jogos) nem Stones treinaram em 100% das atividades, talvez seja necessário escalar a zaga Dias e Aké que vem de três partidas seguidas com derrotas quando formam a dupla titular ( 1 a 2 Chelsea pelo Premier League, 1 a 0 Leicester pela Supercopa e 1 a 0 Tottenham, também pelo campeonato). Infelizmente o Aké está devendo, então fico com pé atrás dele começar esse jogo.

De Bruyne e Foden devem fazer parte dos até 23 relacionados, até 23 porque houve times nessa rodada com menos que isso, fica a critério da equipe. Eles foram para o banco da última rodada do inglês sem fazer menção nem de aquecer, estão treinando com os outros jogadores, tenho esperança que possam pelo menos jogarem alguns minutos, aproveitar que Guardiola poderá fazer até cinco alterações durante o jogo. 

O City tem 22 inscritos na lista divulgada no site da UEFA até o momento, Foden da Lista B mais 21 da Lista A, e o Zack Steffen ainda não está liberado para voltar a treinar com o elenco por causa da COVID, então poderemos ter mais dois jovens no banco: o Palmer e um goleiro reserva do reserva, já que o jogo é em Manchester, custa nada dar um dia de jogo para esse moleque. O Romeo Lavia está entre os 21, como jogador livre, quem sabe ele não fará sua primeira participação num dia de jogo do City profissional?

O RB vem de uma derrota de 4 a 1 para o Bayern, então boa sorte para eles em uma sequência ruim, não tão ruim quanto Chelsea, PSG e Liverpool, todos fora de casa.

Amanhã será a 300ª partida do Guardiola no comando do City e será a primeira vez que ele enfrentará o RB como nosso treinador. Tomara que esses pessoal não resolva atrapalhar a festa do catalão.

Serdar Gözübüyük apitará pela segunda vez um jogo do City, o anterior foi uma vitória no Etihad por 2 a 0 sobre o Dinamo Zagreb.

domingo, 12 de setembro de 2021

City perde em casa.

 Na sua segunda partida pela FAWSL o Manchester City não conseguiu repetir a vitória de 4 a 0 sobre o Everton e perde no Estádio da Academia para o Tottenham de virada, 2 a1 com a Lauren Hemp abrindo o placar muito cedo, aos 6. O time só volta a jogar no domingo que vem quando pegará o Arsenal em Londres em jogo de times favoritos.

O nosso elenco está todo problemático, continuamos com as jogadores de longas datas fora e sem previsão de retorno, para piorar Caroline Weir e Hayley Raso tiveram problemas para a partida de hoje e não puderam jogar. E para piorar parte 2 a Esme Morgan teve que sair do jogo com um problema inicial que se cogitou ser uma perna quebrada, algo que foi descartado mais tarde pelo técnico Gareth Taylor na coletiva pós jogo.

Taylor avisou que o time poderia ter vencido o jogo ainda no primeiro tempo, mas parece ser tradição do City, seja qual time estiver em campo, perder muitos gols e perder depois. Essa foi a nossa quarta partida na temporada e em apenas uma não levamos gol, nas outras três tomamos um, em cada um dos jogos, após os 40 minutos seja no primeiro, seja no segundo tempo, foi assim nas duas partidas contra o Real que geraram a eliminação e foi assim hoje. Só que o gol da virada do Tottenham foi um escárnio de roubo.

Num cruzamento da direita a jogadora deles usou o braço de propósito para desviar a bola que ainda bateu no braço da nossa capitã Stephen Houghton antes de se chocar na trave e voltar no joelho da goleira Taieb. Esse foi o último toque antes de entrar. Como nem a juíza nem a bandeira viram é algo que preocupa muito, a jogadora nem tentou disfarçar, foi muito cara de pau.

O jogo teve um bom público, foram 1.126 pessoas para assistir. Aqui para o Brasil a transmissão está com o Star+, na temporada passada estava liberada para a gente via aplicativo da federação inglesa, então para acompanhar esses jogos terei que desembolsar uns 33 reais por mês ou fazer o pacote anual, com mais ou menos 20% de desconto. Com a quantidade de transmissão desse jogos e outras ligas, além de eventuais partidas do time masculino exclusivas no streaming da Disney, tenho certeza que terei que me coçar logo, logo.

sábado, 11 de setembro de 2021

Bernardo Silva e Ederson, nossos heróis.

 O Manchester City foi até Leicester e venceu com o placar mínimo, graças a um gol do Bernardo Silva, com isso o time se mantém colado aos principais concorrentes na briga pelo título do campeonato inglês. Quarta feira o time volta a jogar, pegará o RB Leipzig no Etihad pela Liga dos Campeões.

Ainda bem que o City (e outros times da Premier League) se resolveu com a CBF porque o Ederson foi muito importante no jogo, três saídas de gol nos pés do atacantes adversários evitaram um prejuízo grande para a gente. Numa dessas ele tomou um chute na cara e teve o lábio cortado, parecia que tinha tomado uma ferroada de abelha, ainda bem que ele aguentou. Uma coisa que eu notei nele hoje foi que ele saiu jogando muito pouco, não parecia estar confortável com isso, não sei se era marcação forte do Leicester ou falta de confiança mesmo.

Guardiola escalou o mesmo time pela terceira vez seguida enquanto comandante do City, fato inédito, não acho que seja por achar esse o melhor time, porque não tem o de Bruyne né?, mas que nem todas as peças estão nas suas melhores condições. A ida do belga e do Foden para o banco deve ter sido apenas uma estratégia para colocar uma pulga atrás da orelha do Rodgers porque eu cheguei a ver o De Bruyne, pelo menos parecia ele, se aquecendo, mas o Foden não. Nos momentos finais termos o De Bruyne em campo seria bem importante, mas ele não deve ter um mínimo de condição de jogo, espero que para quarta ele já possa ganhar mais minutos em campo.

Bernardo Silva que era cotado para sair do City, fez uma grande partida, mais uma, e decidiu com um gol de oportunismo ao aproveitar a bola desviada na zaga do Leicester. Quero deixar claro aqui, quem acompanha esse blog sabe muito bem que eu não queria o Bernardo fora do City, eu apenas falava se ele quisesse sair por opção dele, eu não me meteria, mas se ele ficasse eu estaria bastante feliz e hoje ele me deixou feliz mais uma vez.

O nosso começo de jogo foi bom, poderíamos ter aberto o placar assim como o Leicester na jogada seguinte meteu um contra ataque que resultou nos lábios cortados do Ederson. Os caras jogam nesse estilo há tempos e tem tido bons resultados, pode não ser o mais belos dos tipos de jogos, mas a torcida deles gostam e conseguem lutar, isso que importa. O início do segundo tempo nosso foi assustador, com uma bola no travessão e um gol do Vardy marcado impedimento (deve ter sido por pouco porque não teve a computação para mostrar) ainda no campo pelo bandeira. Conseguimos passar por momentos ruins até o gol do Bernardo.

No final foi aquele Yes, we can do Leicester de dar susto, felizmente 3 pontos na mala para voltarmos a Manchester e pensarmos apenas no RB.

O City pela Premier League 2 venceu o Chelsea de virada por 4 a 1, gols de Sam Edozie, Taj Sodje (2) e James McAtee de pênalti, Cole Palmer deu dois passes para gols. Palmer deverá estar no banco na quarta, como tem cinco alterações na Liga dos Campeões, se o City fizer o dever de casa, ele poderá ganhar alguns minutos de jogo.

Informações da Partida:


sexta-feira, 10 de setembro de 2021

EPL # 4 - Leicester City Vs Manchester City

 O futebol retornará na Inglaterra nesse final de semana e o Manchester City terá um grande desafio nessa rodada, jogará fora de casa contra o Leicester City, time que nos bateu na Supercopa por 1 a 0, jogo que tivemos vários desfalques. A partida começará às 11 horas e terá transmissão dos canais Disney, pela TV e pelo serviço de streaming deles.

A grande questão para esse jogo é saber: De Bruyne e Foden jogarão? A segunda grande questão é saber: Ederson e Gabriel jogarão? Por motivos diversos esses 4 jogadores são dúvidas para o jogo de quarta rodada. Os dois primeiros estão retornando de contusão, devem estar em momentos distintos das suas recuperações, mas já os vimos em treinamentos reduzidos com o elenco. O Guardiola avisou que o belga tem chance de ser relacionado, já para o nosso jovem maravilha teríamos que esperar um pouco mais, eu não aguento ver o time sem o Foden em campo, temos que dar um jeito nisso aí, tomara que na estreia na Liga dos Campeões possamos vê-lo. De Bruyne jogou pouco nesses jogos iniciais, quando entrou contra o Tottenham, em 15 minutos dele em campo, nós vimos a diferença.

Sobre os brasileiros a questão é que como eles não se apresentaram para os jogos da Seleção por pressão dos clubes, a CBF solicitou a punição de 5 dias em que os clubes não poderão utilizar esse jogadores, se eles entrarem em campo a punição pode ser uma derrota de 3 a 0, multa e possibilidade desses times serem impedidos de jogarem outras competições. Então, a graça nisso daí é que parece que os 20 clubes da Premier League entraram num acordo de ninguém acusar ninguém sobre usar jogador irregular. Olha, se isso fosse aqui no Brasil, eu, dirigente ou treinador de um clube, não escalava não, agora lá fora é outra história. O STJD inglês vai ser animado se alguém roer a corda.

Caso Ederson não posso realmente jogar, nos restará colocar o Scott Carson no gol e o terceiro goleiro reserva vai estar de sobre aviso que poderá ter que estar no banco porque Steffen está em isolamento porque causa de COVID e ainda não sabemos se estará disponível para a partida de quarta contra o Leipzig. De qualquer modo em Carson nós confiámos. Se não tivermos a saída de bola do Ederson, a melhor disparada de um goleiro no mundo (sim, melhor que o Vanderlei sim), iremos nos adaptar com o Carson.

O City tem uma sequência para quebrar nessa partida: nos últimos seis jogos, ele jogou 3 vezes em casa e 3 vezes longe do Etihad, quando jogamos na nossa casa, vencemos por 5 a 0 (Everton em 2020/21 e Norwich e Arsenal em 2021/22), nas outras três, perdemos de 1 a 0 (Chelsea 20/21 e Leicester e Tottenham 21/22). Está na hora de quebrar essa sequência ruim porque acho bem difícil metermos um 5 a 0 no Leipzig na quarta feira no Etihad.

Óbvio que o Benjamin Mendy continuará ausente pois continua preso e ficará até 24 de janeiro de 2022 quando acontecerá seu julgamento. 

Como todo jogo contra o Leicester temos que tomar cuidado com o Jamie Vardy, quem Guardiola usou depois do jogo diante do Arsenal como comparação com o Ferran Torres e hoje falou sobre o espanhol ter que comer muita sopa para chegar no patamar do Vardy. Me pareceu que a comparação no Brasil seria "comer muito arroz com feijão". Wesley Fofana e James Justin estão fora por lesão e o Ayoze Perez, por suspensão.

Animado para o joguinho no sábado que terá muito esporte ainda. Levantar do sofá será um desafio imenso!

PS: Brasileiros liberados para jogar na Premier League. Ederson e Gabriel poderão estar em campo e não veremos o Carson dessa vez.

Man City vs Leicester (desde 1992): 



Juiz da Partida: Paul Tierney - Tem dois jogos entre os clubes na carreira, ambas terminaram 1 a 0: em 2019 no King Power vencemos e em Wembley no começo de agosto, perdemos.

Pep Guardiola vs Brendan Rodgers (apenas jogos do Man City): Guardiola tem vantagem sim...rs

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

City fora da Liga dos Campeões.

 Infelizmente o Manchester City não jogará a Liga dos Campeões nessa temporada, o time perdeu por 1 a 0 para o Real Madrid no Estádio da Academia e o placar agregado ficou em 2 a 1 para a madrilenhas, agora o time jogará apenas as competições domésticas.

O gol único do jogo saiu no minuto final do primeiro tempo, mesmo com 45 minutos ainda para tentar achar o empate e levar a partida para a prorrogação, nós não conseguimos, com isso estamos fora da primeira fase de grupos da Liga dos Campeões. Agora o foco será vencer o campeonato nacional ( o time foi vice cinco vence nos últimos seis anos e levou o campeonato de 2016), Copa da Inglaterra e Copa da Liga que é num formato diferente, onde há primeiro uma fase de grupos depois mata mata.

Dia 12/09 pegaremos o Tottenham em Manchester pelo campeonato, partida deve ser transmitida no streaming da Disney, o Star+ porque agora a data FIFA acabou e o futebol feminino deverá voltar a ser colocado em segundo plano. Na Copa da Liga, a fase de grupos terá um Derby de Manchester ao menos, não sei se nessa edição será partidas de ida e volta, acho difícil. E para finalizar, aquela crítica ao Twitter do Manchester City em português: pouquíssima cobertura sobre o jogo, apesar da partida estar no streaming do clube. Até agora não tem o resultado final e atualizações foram até o intervalo. Lamentável isso, depois querem fazer campanha de direitos iguais, como o Same Passion.

Uma bomba na Premier League estourou hoje e foi lançada daqui do Brasil! A CBF entrou com um pedido na FIFA para impedir que os jogadores brasileiros que não puderam se apresentar à seleção por pressão dos clubes joguem nos próximos dias. Segunda as regras da FIFA, os clubes serão punidos com esses atletas não podendo entrar em campo por cinco dias, caso desobedeçam isso poderão perder a partida pro WO, no placar de 3 a 0. Sabe por que isso é especialmente gostoso para o City? Goleiro.

O goleiro titular para a Premier League e Liga dos Campeões, então ele não poderia jogar contra o Leicester, não teria problema contra o RB Leipzig porque a partida é na quarta, fosse na terça, estaríamos fufu, o goleiro reserva Zack Steffen testou positivo para COVID e está em isolamento por até 10 dias, a grande dúvida é se ele poderia jogar na quarta, para sábado ele está descartado. Então sobra o Scott Carson que é o terceiro goleiro, pelo menos não faz muito tempo que ele jogou uma partida oficial, foi contra o Newcastle no final da temporada passada, vencemos por 4 a 3 e ele não teve culpas nos gols, até defendeu um pênalti.

Se a punição for mantida, teremos que colocar um goleiro da base como opção no banco, já tinha conversado com uma conta que segue a nossa base por causa do segundo goleiro que o Guardiola costuma colocar no banco na Liga dos Campeões, a conta especulou que seria o Cieran Slicker, jovem inglês de 19 anos nascido nos arredores de Manchester ( em Oldham) e que defende a seleção escocesa na base. Eu acho que ele jogou alguns minutos da pre temporada, mas se machucou no primeiro jogo e não entrou em mais nenhuma partida. Slicker é o nosso goleiro na Premier League 2. Será interessante acompanhar a coletiva do Pep na sexta.

Se Ederson não puder jogar, Gabriel também não poderá e é um péssimo momento pois ele está muito bem jogando na ponta direita e está descansado, os outros jogadores da parte da frente do time estavam em ação por suas seleções. A Premier League mandou uma carta para os 20 clubes (cinco seriam os punidos) onde diz que luta para reverter isso, não sei se os outros 15 querem muito isso e por coincidência Liverpool e Leeds, que não cederam jogadores, se enfrentarão nessa rodada.

Aké pediu para não jogar a última partida da Holanda nessa data por motivos pessoais e até o momento não teve explicação se seria algo que o impediria de jogar ou estar disponível nos nossos próximos jogos. Laporte deu um susto no jogo anterior, poderia ter um problema muscular, mas jogou hoje pela Espanha, assim como Torres que marcou um bonito gol, típico de camisa 9. 

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Notícias Manchester City - 07/09/2021

 O Manchester City enfrentará nessa quarta feira o Real Madrid no estádio da Academia para ter o direito de jogar a fase de grupos inaugural da Liga dos Campeões. Nossas jogadores entrarão em campo às 15:00 e que for assinante do City+ (£ 1,99, ou uns R$ 15) poderá assistir essa partida.

O primeiro jogo em Madri terminou 1 a 1 e quem vencer vai para a fase de grupo, empate por qualquer placar leva para a prorrogação que não tem mais o gol qualificado para o visitante. Ellen White e Georgia Stanway entraram no decorrer da vitória por 4 a 0 sobre o Everton, mas ainda não é certeza que começarão como titulares. A nova contratada Filippa Angeldahl ainda espera o visto internacional para poder jogar. Cinco jogadoras estão fora, inclusive duas goleiras, a Ellie Roebuck e Karen Bardsley, curioso para saber que será reserva da francesa Karima Taieb.

Lucy Bronze e Chloe Kelly ainda ficarão um bom tempo de fora. Mas acho que mesmo com tantos desfalques nós temos time para vencer, a recém chegada Vicky Losada tem tudo para liderar a nossa equipe para a classificação, também confio na Lauren Hemp pela esquerda, no começo criticava muito ela, mas hoje sou fã. E não vamos esquecer da medalhista de ouro Janine Beckie.

O Real perdeu de 4 a 0 para o Levante na última rodada do espanhol com um time bem misto, isso pode nós dar uma moral a mais. É repetir a atuação contra o Everton e assim garantir uma vaga na Liga dos Campeões.

Phil Foden e Kevin De Bruyne voltaram a treinar! O City, sabendo que nós amamos o menino Foden, divulgou fotos e vídeos dele treinando na caixa de areia e em um campo paralelo do CT, ainda não há prazo certo de retorno dele, mas está mais perto que longe. Já Kevin esteve no treinamento junto com Gabriel e Fernandinho além de jogadores da base, parece mais certo que ele terá chance de ser relacionado para a partida contra o Leicester no sábado.

Portugal de Cancelo, Dias e Bernardo bateu com facilidade o Azerbaijão com um gol do Bernardo e passe do Cancelo para um outro gol. Agora as eliminatórias para eles acabaram e voltam para Manchester, descansar essas crianças porque as próximas semanas serão exaustivas.

Cole Palmer e Taylor Harwood-Bellis jogaram pela seleção sub 21 da Inglaterra contra o Kosovo pelas eliminatórias da Euro sub 21, o placar final foi 2-0, com o segundo gol marcado pelo Cole Palmer (um golaço) que acabou sendo escolhido o melhor em campo. Eu tento não me animar para não ficar desapontado, mas o Palmer a cada dia parece que será uma grande estrela pelo City, com certeza o veremos em ação pela Copa da Liga contra o Wycombe daqui duas semanas.

Outro jovem nosso que foi bem foi o goleiro Gavin Bazunu, emprestado ao Portsmouth, ele foi muito bem nessas três partidas da Irlanda, a seleção fez dois pontos sempre tomando gol, mas ele foi o responsável pelo time não perder as três. Com 19 anos ele ainda tem muito tempo de carreira, só tenho dúvida se o Ederson, que assinou uma extensão recentemente, dará chance para a concorrência. Ah, e também preciso ver como ele é jogando com os pés.

Uma notícia ruim: o goleiro Zack Steffen foi testado positivo para Covid, ele está bem, perdeu jogos pelos EUA e ficará em isolamento pro até dez dias antes de poder voltar para Manchester. Com isso ele está fora do jogo contra o Leicester no final de semana e é dúvida para a partida de estreia na Liga dos Campeões contra o RB Leipzig na quarta feira. Se não puder jogar na quarta, Guardiola poderá dar chance ao jovem goleiro Cieran Slicker como o segundo reserva no banco. Vamos aguardar com calma e torcer para sua recuperação rapidamente sem sequelas.

domingo, 5 de setembro de 2021

City em grupo perigoso na Liga.

 O sorteio da Liga dos Campeões foi realizado há alguns dias e só agora eu consegui parar e ver como está nosso grupo direito, falar para vocês, as bolinhas não foram muito camaradas não. Mas isso já sabido, dado que o pote 2 estava bem mais que o 1 nessa edição do campeonato. Nossos coleguinhas de grupo A são PSG da França, RB Leipzig da Alemanha e o Club Brugge da Bélgica. Vamos começar pelo mais desconhecido, o Brugge.

O time chega na fase de grupos por ter sido o campeão belga com larga vantagem para o segundo colocado na primeira fase do campeonato, mas na segunda fase, quando os pontos da primeira são divididos por 2, o Brugge teve o mesmo número do Genk no total e só levou porque foi melhor na chamada temporada regular, o time sumiu nessa segunda fase quando fez seis dos dezoito pontos possíveis. Atualmente o Brugge está na terceira colocação da primeira fase. O único jogador que eu reconheci dele é o goleiro Simon Mingolet, ex Liverpool. Jogos marcados para 19/10 na Bélgica e 03/11 em Manchester. Será a primeira vez que enfrentaremos um time belga na Liga dos Campeões, o último confronto contra um time belga foi pela Copa da Uefa quando vencemos o Lokeren nos dois jogos das fases eliminatórias, o time declarou falência em 2020 e hoje se juntou ao Temse para formar um clube que joga uma divisão amadora, a quarta divisão.

O PSG é o time que será o nosso rival na conquista do primeiro lugar do grupo o quê daria, teoricamente, um confronto mais fácil nas oitavas de final, mas os grupos B, E e H tem dois grandes nomes, mínimo, que poderiam ficar em segundo e transformar nossas vidas em um inferno nas oitavas. O PSG, junto com o City, é um dos favoritos a ganhar o campeonato, o time se reforçou demais e gastou pouco em contratações porque muitos chegaram sem custo de transferência, o salário deles é outros 500. Messi, Sergio Ramos, Donnarumma, por exemplo. O time perdeu o campeonato local para o Lille e vai com tudo para recuperar o título. Jogos marcados para 28/09 em Paris e 24/11 em Manchester. Nos últimos cinco jogos contra eles, empatamos os dois primeiros e vencemos os três seguintes, sendo os últimos dois na fase semifinal da Liga dos Campeões passada.

O RB Leipzig é o time que poderá atormentar o City e PSG na luta pelas duas vagas, em 2020/21 eles também enfrentaram o PSG na fase de grupos e o United, vocês, pelo sorriso no meu rosto, advinham qual foi a equipe que foi jogar a Liga Europa? Agora nessa temporada temos que tomar cuidado para que isso não aconteça com a gente. Se classificaram por ficarem em segundo lugar na Alemanha, muito atrás do Bayern, chegaram até a liderar no começo, só que o time de Munique mostrou quem manda por lá. O Leipzig começou mal a atual temporada, apenas uma vitória em 3 jogos e pegará o Bayern no jogo anterior ao nosso confronto da Liga, a vida não está mole para eles não. Jogos marcados para 15/09 em Manchester (jogo 300 do Pep no comando do City) e 07/12 em Leipzig. Confrontos entre City e times da Alemanha na Liga dos Campeões são os mais comuns para a gente, foram 20 até o momento, com 14 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Nunca pegamos esse time da Red Bull, apenas o de Salzburg em 2010 pela Liga Europa, vencemos os dois. Angeliño estará pronto para responder em campo depois de ter falado na imprensa sobre o Guardiola? Espero que não.

A lista A do Manchester City para o torneio já foi liberada e a grande surpresa não foi a ausência do Benjamin Mendy, afinal o cara está preso com acusações de estupro e se liberado nem deverá ir ao Etihad para assinar a demissão, o fará numa sala longe do clube, mas a inclusão do jovem Romeo Lavia que ainda não atuou pelo time principal. Ele é um belga que joga de volante e os mais animados falam que pode ser o cara a substituir o Fernandinho no futuro, vamos com calma que ele só tem 17 anos. Eu achei, falei até no Twitter que a prisão do Mendy abria uma vaga, especulei no Kaiky porque ele foi chamado antes da hora do Fluminense, mas ele ainda está em Portugal onde fará uma quarentena de 10 dias antes de chegar à Manchester, nessa quinta completará uma semana, então somente a partir da próxima segunda feira.

Foden está na lista divulgada, mas ainda está listado na lista B pela idade, no caso dele é indiferente porque se estivesse na lista A seria o único jogador formado no próprio City, ele não ocuparia vaga de ninguém, ao contrário do Lavia. Palmer, Delap, McAtee também deverão estar na lista B que só é divulgada no dia anterior ao primeiro jogo. Na lista no site da UEFA temos 22 jogadores, como o o banco da Liga dos Campeões poderá ter 12 jogadores, ainda há uma vaga para alguém da base, ou lista B, ocupar, possivelmente o Palmer. Vale lembrar que ao contrário das competições domésticas, na Liga os clubes poderão fazer até 5 alterações.

A TNT Sports já divulgou a lista dos jogos da primeira rodada e o nosso confronto contra o RB, que começará às 15:45, será exclusivo na HBO Max, assinatura mensal está uns R$ 14 ou 15. Não sei se o SBT transmitirá, duvido muito, devem escolher uma partida mais chamativa para bombar a audiência deles no meio da tarde.

Nessa parada para data FIFA os jogadores não convocados estão treinando com alguns que estão na base ainda e ajudando no desenvolvimento deles, aprender com Fernandinho, De Bruyne, Gabriel e Guardiola não deve ser nem um pouco ruim, se os moleques forem malandros, safos, escutam tudo porque são umas duas semanas de intensivão para eles que fará diferença para a carreira de todos eles, podem não atuar no time principal do City, mas servirá fácil, fácil para times menores.

sábado, 4 de setembro de 2021

Vitória na estreia.

 O Manchester City venceu o Everton por 4 a 0 na FAWSL na sua primeira partida na competição 2021/22 e lidera o campeonato no saldo de gols com a primeira rodada ainda por terminar. As estreantes Vicky Losada e Khadija "Bunny" Shaw marcaram um cada assim como a medalhista de ouro Janine Becky pelo Canadá e a capitã do City Stephen Houghton marcou de falta o quarto gol. Agora o time foca na quarta feira a partida de volta contra o Real Madrid.

Acho que a boa novidade que eu apenas descobri hoje foi a transmissão dos canais ESPN do campeonato feminino inglês, além do italiano, talvez tenha mais. Se os canais Disney compraram para o Brasil é muito possível que o aplicativo da federação inglesa não faça nenhuma transmissão para o país, mas poderíamos ver os jogos pelo canal StarPlus Brasil, a assinatura está em R$ 32,90 e, aparentemente, vai dar para acompanhar muita coisa ao vivo nesse serviço, a conferir. O modelo de TV à cabo está caindo em desuso, logo, logo some.

O City jogou hoje com alguns desfalques, mas mesmo assim ganhou com facilidade do adversário, isso dá uma esperança muito boa do que podemos esperar para o restante da temporada. Esse é apenas o segundo jogo do time na volta das férias e o terceiro será o mais importante da temporada por muito tempo ainda, precisa passar pelo Real Madrid para continuar a jogar a Liga dos Campeões, se formos eliminados não tem Liga Europa, ficaremos somente em competições domésticas. O 1 a 1 com gol do time espanhol nos acréscimos foi uma ducha de água fria, mesmo sabendo que as adversárias jogaram melhor, a gente poderia ter ido para Manchester com uma bela vantagem.

Naquele jogo Ellen White e Lauren Hemp não jogaram, hoje elas entraram no segundo tempo e isso é muito bom, principalmente, para mim, a volta da Hemp, ela tem tudo para fazer uma fumaça (sem trocadilho) pelo lado esquerdo do nosso ataque juntamente com a Beckie e a lateral Alex Greenwood.

A partida foi decidida ainda no primeiro tempo com um 3 a 0 somente para a Houghton completar o placar na etapa final. O jogo foi no Goodison Park com público das duas torcidas, parecia que tem um bom pessoal, pesquisei que o ingresso custava oito libras para adultos e quatro para crianças, um preço bem mais acessível do que uma partida da Premier League.

Pelo campeonato o City voltará a jogar no domingo que vem, dessa vez em casa, contra o Tottenham. Ficar de olho onde será possível acompanhar essa partida ao vivo. A de quarta está disponível no canal do clube mesmo

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

City empata fora de casa.

 Na primeira partida da Liga dos Campeões o Manchester City ficou no 1 a 1 com o Real Madrid na Espanha, agora as equipes decidem na próxima quarta feira no estádio da Academia. A regra do gol fora de casa foi abolida de todas as competições da UEFA e se o jogo terminar empatado em Manchester, teremos prorrogação com possibilidade de pênalti.

O empate só não foi um grande resultado porque saiu nos acréscimos do segundo tempo, quase levamos o 1 a 0 para casa, mas pelo o quê eu vi dos melhores momentos, o Real foi muito melhor. Nós estamos fazendo a pré temporada jogando uma competição oficial, fizemos várias mexidas no time por causa de saída e chegada de jogadoras, para piorar temos os desfalques de pelo menos 4 titulares por lesão.

A próxima partida será também fora de casa, sábado enfrentaremos o Everton às 9:30 da manhã e o APP da federação inglesa deve transmitir de graça o jogo, como fez na temporada passada, ficar de dedos cruzados aqui. O mandante usará o Goodison Park e não um CT ou estádio menor para esse jogo. Ótima iniciativa do clube. Izzy Christiassen e Toni Duggan são ex jogadores do City que jogam pelo Everton.

No último dia da janela de transferência na Europa até reabrir em janeiro, o Manchester City fez o que era esperado dele: só moveu jogadores da base para empréstimos. Chegou a especular que o clube seria um dos interessados no lateral esquerdo Nuno Mendes do Sporting, mas o City se distanciou logo dessa especulação e o português é jogador do PSG agora. Vamos aos nomes da base que eu me lembro que deixaram o clube ontem:

- Philippe Sandler e Patrick Roberts foram para o Troyes da França. Jogarão a primeira divisão francesa pelo clube que faz parte do City Football Group (CFG) e, na minha opinião, nunca mais vestirão a camisa do City já que estão no seus últimos anos de contrato. No Troyes também estará o americano Erik Palmer Brown e só estou falando dele porque vi no Wikipedia que ele também foi para lá, nem sabia que existia essa pessoa, também tem contrato até junho de 2022;

- Pablo Moreno também foi para um clube parceiro no CFG, voltou para o Girona onde já tinha jogado na temporada passada, segunda divisão da Espanha. Tem contrato até 2025;

- Tommy Doyle está emprestado ao Hamburgo que passa um inferno astral duradouro em mais uma temporada na segunda divisão alemã. Ele assinou recentemente uma extensão de contrato até 2025, caso não tivesse os dois avôs ligados ao clube, eu acho que não ficaria muito tempo em Manchester não. A conferir o caso dele;

- Claudio Gomes será mais um em time de segunda divisão, será jogador do Barnsley da Inglaterra até o final dessa temporada e com o contrato terminando em 2023. Outro que não ficará, só terá mais um ano para ser emprestado, diferente dos outros;

- Yangel Herrera foi emprestado ao Espanyol que voltou a primeira espanhola, esse aqui nunca deve ter pisado em Manchester.

Esses foram os empréstimos do dia de hoje, outros tantos já haviam deixado o clube. Boa sorte para todos eles. Ah, e o CFG contratou do Vasco o jovem da base Matheus Salles que jogará no Lommel da Bélgica, o CFG tem feito a limpa no Brasil nos últimos anos, vários jovens, inclusive o Metinho que está no Troyes e o Kaiky, ambos ex Fluminense, mas esse último não sei qual será o destino dele. Não acredito que seja aproveitado no nosso time principal e com a janela fechada, será que terá que ficar apenas treinando ou pode ir, sei lá para o NYCFC ou o Melbourne City. Ele precisa de um visto de trabalho na Inglaterra, algo que não é simples de conseguir como vimos no caso do Douglas Luiz.

Tirando o Aston Villa, clubes ingleses não liberaram jogadores, inclusive brasileiros, para seleções que jogarão em países da lista vermelha da Inglaterra, isso vale para a segunda divisão também. A CBF entrou em contato com a FIFA para exigir que os convocados possam estar a disposição do Tite para os jogos das Eliminatórias que começam na quinta. No site do City há uma lista de 15 nomes que defenderão seus países nessa data FIFA, não tem Ederson nem Gabriel. Fogo no parquinho pelo visto.

E o caso Mendy saiu das notícias né?