sexta-feira, 24 de julho de 2020

EPL # 38 - Man City Vs Norwich City

Pronto! Até que enfim chegamos no último jogo da Premier League, já há algum tempo o City só faz partidas para cumprir tabela, pelo menos isso acaba no domingo quando o time receberá o rebaixado e lanterna Norwich City no Etihad. Todas as partidas estão marcadas para começar ao meio dia e a nossa será transmitida pelo canal por Streaming DAZN.

Esse será um jogo de interesse mais individual do que coletivo para a gente, não serve nem para tentar fingir que é uma preparação para o confronto contra o Real Madrid daqui duas semanas, então fazer um resumo do que pode acontecer domingo:

- Kevin De Bruyne tem 19 assistências, mais uma iguala a Thierry Henry e suas vinte assistências em 2002/03, marca que ninguém conseguiu quebrar até agora. Ele precisará contar com seus atacantes, Sterling e Gabriel não poderão perder chances criadas por ele. Essa é a terceira temporada do prêmio Cadbury para jogador que deu mais assistências, De Bruyne levou o primeiro com 16 e Eden Hazard, o segundo pelo Chelsea e 15 passes (engraçado o prêmio só ficou em um país até agora). O prêmio deve ser nosso, só por mágica o Arnold do Liverpool daria sete assistências para passar o belga;

- Ederson tem, juntamente com Nick Pope do Burnley, 15 partidas sem levar gol. Caso ambos não levem nessa rodada (Burnley pegará o Brighton em casa) ou levem, dividirão o prêmio, não há média, nem nada e número absoluto de partidas sem ser vazado;

- Raheem Sterling tem 98 gols com a camisa do Manchester City, então tem uma grande chance de chegar ao centésimo contra a pior defesa do campeonato, a única a levar 70 gols. Não me parece um desafio dos maiores, ainda mais que tem do seu lado De Bruyne, D Silva (10) e Mahrez, o argelino está a apenas uma assistência de chegar a 10. Agora que reparei, o Gabriel Jesus já tem 7, mesmo número do Bernardo Silva, não sabia que o Gabriel estava tão bem assim;

- David Silva tem 93 assistências na sua carreira na Premie League, mais uma iguala ao Dennis Bergkamp e dividirá o top 5 nesse ranking. Pena para esses dois que De Bruyne já é o décimo quinto com 65, muita gente vai ficar para trás na próxima temporada.

- O Guardiola estabeleceu como meta fazer 100 gols nessa Premier League, o time tem 97 até agora, ele deixa isso bem claro na coletiva de hoje. Em 230 jogos no comando do City, Guardiola viu seu time sair de campo em 101 oportunidades (qualquer resultado) com 3 ou mais gols a seu favor. Já naturalmente não parece difícil para a gente marcar tantos gols em uma única partida, agora contra o pior time da Liga e cheio de desfalques, a coisa ficaria bem mais fácil.

Essa seria a terceira vez que o time conseguiria tal marca, Chelsea e Liverpool tem uma cada. O maior número de gols é 106 gols em 2017/18 do City, para bater essa marca o time precisaria bater o recorde de gols marcados em uma partida da Premier League e ser o primeiro a marcar 10 vezes. Olha, lá atrás, após o jogo diante do Tottenham que empatamos, eu tinha esperança que poderíamos fazer isso, o time criou muito naquele dia, mas fiquei só na esperança;

- Se o City vencer não deixará o Liverpool ser o time com maior diferença entre o campeão e o vice, o recorde é nosso com 19 pontos entre a gente e o United, hoje a diferença está em 18. Não acho que será uma tarefa tão difícil manter esse recorde;

- É o último jogo do David Silva na Premier League, infelizmente. O período do mágico vai acabando com a gente, garantido só há mais dois jogos, esse e do Real Madrid, a torcida gostaria de fazer uma festa para ele como fizeram nas despedidas de Zabaleta, Yaya, a do Kompany foi diferente, mas a situação ainda não permite aglomerações. É uma pena não ter torcida, só espero que o City faça uma bela festa e, se isso ocorrer, o DAZN mostre até o final.

Além dos 100 gols, outro fator que Guardiola falou na coletiva que serviria para motivar o time foi a derrota para o Norwich na quinta rodada, 3-2 com um show de horrores da nossa defesa formada por Otamendi e Stones, o treinador quer a vingança por aqueles três pontos perdidos, o quê não mudará a cotação da libra, mas se quer jogar com sangue nos olhos para fazer uma bela partida com muitos gols, quem sou eu para negar isso a ele.

Não há problemas físicos novos, Guardiola já falou que a única preocupação para a partida contra o Real é o Mendy, suspenso por três cartões, nem lembrava disso. Os jornalistas também não deveriam lembrar porque acho que só hoje quando o Guardiola falou se começou a analisar que o uso do Cancelo na lateral esquerda contra o Watford foi por causa disso, o técnico deve ter medo do Zinchenko ser explorado no jogo do dia 07.08 no Etihad.

Essa frase do Guardiola traz uma esperança que Aguero estará liberado para o jogo da Liga dos Campeões, o atacante passou por uma cirurgia e o estrago não era tão grande assim, segundo o médico. Agora ele faz três sessões pesadas por dia para estar em condições de pelo menos estar no banco de reservas na partida de volta das oitavas de final.

O Norwich, bem o Norwich já é um time fraco e está desfalcado de dois jogadores expulsos na última partida: Emiliano Buendia e Josip Drmic tomaram três jogos cada e só voltarão a jogar na próxima temporada. Também estarão de fora, de acordo com a BBC, Sam Byram, Grant Hanley, Moritz Leitner , Timm Klose e Alex Tettey, os dois últimos titulares na derrota contra o Burnley no final de semana passada. Já nesse jogo o técnico Daniel Farke colocou vários jogadores da base no banco, abriram mais quatro vagas ao menos, vida difícil para eles.

Vai ser um jogo divertido e vamos ficar de olho para batermos algumas marcas, principalmente a de assistências porque De Bruyne merece e hoje ele perdeu o prêmio de melhor do campeonato na votação da imprensa para o "capitão do Liverpool", palavras do Guardiola. Depois falamos sobre isso e como a mídia inglesa é parcial.

Man City vs Norwich City (desde 1992): Norwich tem 100% dos pontos quando pegou o City com Guardiola no comando, só teve aquele jogo mesmo. Mas quando enfrentou Mancini e Pellegrini, o time levou duas porradas gostosas: 6-1, acho que Tevez e Aguero funcionaram perfeitamente nesse dia, e um 7-0.




Jogadores suspensos ou pendurados: não há.

Juiz da Partida: Craig Pawson - 22 partidas na Premier League 2019/20 com 2 vermelhos e 84 amarelos. O único jogo nosso que apitou na temporada foi a derrota de 2-0 para o Wolverhampton em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário