sábado, 4 de julho de 2020

EPL # 33 - Southampton vs Man City

E a maratona de jogos continua no campeonato. Depois da acachapante vitória sobre o atual campeão Liverpool na quinta feira, o Manchester City voltará a campo no domingo para enfrentar o Southampton no estádio deles no sul do país, o St Mary´s Stadium. A partida começará às 15 horas, horário de Brasília, e terá transmissão dos canais ESPN.

O City tem dois objetivos no momento, um é um objetivo bem fraquinho que já está quase alcançado, o outro é muito mais importante e o treinador vai exigir demais dos seus jogadores para que o nível de atuação continue lá em cima. Guardiola já falou que quer terminar em segundo lugar, garantir essa posição logo, isso não parece nem um pouco complicado porque está 11 pontos na frente do Leicester, que parou de jogar após o retorno, com 18 pontos por jogar. Então, nós temos que fazer muita, mas muita cagada mesmo para perder essa posição. O outro objetivo é muito mais nobre: chegar em ponto de bala para o jogo da semi final diante do Arsenal no dia 18.07, daqui duas semanas.

Até lá o time jogará quatro partidas, todos finais e meio de semana, como todos os times, nessas quatro partidas eu acredito que o Guardiola só irá poupar jogador se alguém apresentar algum problema físico, ele não dará chance para os jogadores da base, quando digo base por favor excluam Foden e Garcia que já estão integrados 100% ao time principal. Falo do Harwood-Bellis, Doyle, Cole Palmer e quem treinou com o time principal, parece que é a primeira vez o atacante Liam Delap, filho de lendário arremessador de laterais Rory Delap. Liam recebe boas notas de quem vê os jogos da base. Outro que começou a treinar essa semana foi Jayden Braaf, o caso dele foi por quarentena imposta por estar na Holanda e voltar para a Inglaterra. Esses jogadores poderão ter chance após a partida contra o Arsenal quando o City enfrentará o Watford, fora de casa, e o hoje lanterna Norwich no Etihad na possível ou não despedida de David Silva de Manchester, ainda não houve definição do local da partida de volta contra o Real Madrid.

Com a volta de Fernandinho, após cumprir dois jogos de suspensão, e a transferência em definitivo de Sané para o Bayern, o City tem 22 jogadores profissionais no elenco, sendo três goleiros, ou seja, em condições normais de temperatura e pressão, os 20 selecionáveis para a partida de domingo já são conhecidos: Carson, terceiro goleiro, e Aguero, lesionado, são os jogadores que ficarão de fora. O elenco nesse momento pode estar enxuto, mas mesmo assim o Guardiola irá rodar muito o time titular. É possível que os quatro da defesa titulares contra o Liverpool fiquem no banco, no meio de campo eu acho que o Gundogan será recuado para o lugar do Rodri, o David Silva é quase certo voltar, Bernardo também deve jogar. Agora é saber se jogaremos com atacante ou não, as próximas partidas serão muito importantes para o Gabriel.

Ele está a oito jogos sem marcar gol, essa é a segunda vez na temporada que ele entra em campo por oito vezes e não marca. Nesse primeiro período sem gols ele jogou 5 vezes como titular e 3 veio do banco, totalizou 501 minutos (jogou 90 minutos duas vezes) de futebol, com 5 partidas da Premier, 2 da Liga dos Campeões e um jogo da Copa da Liga, nesse novo "stint" ele ficou em campo 435 (também dois jogos inteiros), metade como titular e outra como reserva e aqui a gente troca as partidas da Liga dos Campeões por duas da Copa da Inglaterra, a Copa da Liga foi a final. Tudo bem, a gente pode analisar com outros números também, a forma como atuou, foi dele o passe de pivô para o Foden encontrar no Sterling no segundo gol de quinta, isso conta muito para o treinador, mas se ele é o nosso único camisa 9, literal e taticamente, no momento, ele precisa marcar gols, quando o Guardiola o escala sem o Aguero do lado, a gente sempre o vê mais centralizado, ele não fica na ponta, há outros jogadores por ali. E uma coisa que o Gabriel tem que melhorar rapidamente é a marcação do impedimento, no começo da partida contra o Liverpool foram vários.

São quase nove horas da manhã do sábado, não sei se terá coletiva, talvez as perguntas sobre essa partida já tenham acontecido na quinta feira mesmo. Caso tenha, eu venho aqui e atualizo se tiver alguma notícia interessante.

O Southampton está na metade debaixo da tabela com uma vantagem muito grande para a zona de rebaixamento, já enfrentamos na Premier League e na Copa da Liga, nesse jogo em especial, eles tinha perdido o anterior em casa por 9-0 para o Leicester, clima ficou tenso, mas deram a volta por cima. Foram três jogos depois do retorno, perdeu para um time a frente deles (Arsenal em casa) e bateu os dois atrás (Norwich e Watford, ambos fora de casa) fizeram o dever de casa, e podem continuar a fazer: perder para um time a frente em casa, eu não me importo. O time do técnico Raphl Hasenhuttl não deve contar com Hojbjerg e Boufal, Tella e Valery são dúvidas assim como Vestergaard, mas Stephens e Djenepo voltam de suspensões.

Só para controle do Guardiola, os três times que correm atrás do segundo lugar jogarão hoje: Leicester vs Crystal Palace, United vs Bournemouth, Chelsea vs Watford. Essa rodada pode ser horrível para o time do Brendan Rodgers.

Man City vs Southampton (desde 1992): Como técnico do City, Guardiola jogou 8 vezes contra o Southampton e só na primeira partida perdeu pontos, ficou no 1-1 no Etihad. Nesses sete jogos posteriores foram 20 gols marcados e apenas cinco sofridos.





Jogadores suspensos ou pendurados: Com a volta do Fernandinho não há suspensos e como nenhum jogador esteve com 9 cartões amarelos até a rodada 32 (a última), agora o ponto de corte são 15 até o final do campeonato, como Rodri tem oito e lidera, nenhum jogador do City poderá ser suspenso por acúmulo de amarelos na Premier League.

Juiz da partida: Andre Marriner - será o vigésimo jogo dele na atual edição da Premier League, nos anteriores deu 2 vermelhos e 47 amarelos. Apitou 3 jogos nosso na atual temporada e foram 3 vitórias, a última o 5-0 no Burnley alguns dias atrás.

Tem dois City contra Southampton na carreira, todos a gente jogou como visitante: perdemos por 4-2 em 2015/16 e vencemos com gol de Gabriel Jesus e pela primeira vez um time na Premier League alcançou 100 pontos na Premier League em maio de 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário