segunda-feira, 13 de julho de 2020

CAS absolve Manchester City

Em decisão divulgada na manhã de hoje a Corte Arbitral do Esporte (CAS) cancelou a punição de duas temporadas sem jogar competições europeias e a multa de 30 milhões de euros impostas pela UEFA em fevereiro desse ano ao Manchester City por o clube ter inflado o seu balanço financeiro com patrocínios maiores que a realidade, segundo a UEFA. O Manchester City está livre para jogar a próxima Liga dos Campeões por ter se classificado via Premier League, pode ainda "ganhar a vaga" via Liga dos Campeões se for o vencedor da atual competição, mas terá que pagar uma multa de 10 milhões de euros que serão distribuídas entre os participantes da Liga dos Campeões e Liga Europa. 

Só quero fazer um esclarecimento sobre a vaga para a Liga dos Campeões 2020/21. Nós temos a vaga pelo campeonato, somente o campeão de algumas ligas, entre elas a inglesa, irá ser colocado no pote 1, teoricamente com os melhores times, a vaga da Inglaterra fica para o Liverpool, hoje nós somos, muito possivelmente, do pote 2 por causa de um coeficiente de pontos alto, é possível conseguir entrar no pote 1 se ganharmos a Liga dos Campeões, situação bem parecida nessa temporada quando o City foi campeão inglês e o Liverpool vice e campeão da Liga, mas não se abre uma vaga para o quinto colocado da Premier League, vai para a próxima liga no ranking dos coeficientes por países, só teríamos cinco times ingleses se um time vencesse a Champions ou a Liga Europa e não tivesse entre os quatro primeiros no inglês, mas se acontecer de dois times ingleses vencerem essas competições e não estarem no top 4 do campeonato, o quarto lugar se fufu e vai jogar a Liga Europa. Vamos ao foco desse post.

O comunicado liberado pelo CAS fala que o Manchester City FC não escondeu o gasto do fundo controlador como contribuições de patrocinadores, mas dificultou o acesso com as autoridades da UEFA durante o processo , por essa razão foi imposta a multa de 10 milhões de euros (artigo 56 do regulamento do Fair Play Financeiro da UEFA). O mais interessante nesse comunicado, ainda haverá um com maiores explicações, é a justificativa para a anulação da pena de duas temporadas: a Câmara do Comitê de Controle do Fair Play Financeiro da UEFA não conseguiu estabelecer que as alegações de quebra das regras ocorreram e houve prescrição de muitas das acusações feitas pela UEFA ao Manchester City.

Essa segunda parte é muito importante para o caso porque veio a público no meio de novembro de 2018 com informações da revista alemã Der Spiegel após receberem e-mails confidenciais de um hacker. Nesses documentos há conversa entre representantes do Manchester City sobre o que aconteceria com as finanças do clube. Mas segundo li hoje, a imprensa pouco ou não levantou essa bola durante o processo, a UEFA continuava a investigar o City, esses e-mails e a divulgação pela revista serviriam para dar mais peso nas acusações, mas também causaram um problema muito grande para a entidade: a pressão pública para punir o City.

As informações trazidas pelo Der Spiegel já tinham prescritas em 2018 (!) e a UEFA sabia disso, mas com medo de ser chamada de condizente com o City, colocou no processo mesmo assim, ou seja, criou uma acusação muito frágil contra o nosso time para mostrar que as regras do FPF precisavam ser respeitadas por todos os clubes. Só que o tiro saiu pela culatra, a UEFA terá que se explicar junto a sociedade do futebol, o quê seja, porque achou por bem continuar com o processo, mesmo sabendo que as acusações estavam prescritas.

Como o City jogará a próxima Liga e pode jogar a seguinte, caso se classifique, não deixará de ganhar as £ 100 milhões por temporada que não receberia se ficasse chupando o dedo em casa, esse seria o valor de premiações, TV, ingressos, etc. A notícia ruim é que o calendário está apertado, então há a possibilidade de não podermos defender o tri campeonato da Copa da Liga porque times em competições europeias podem ficar de fora por falta de datas, grande chance de Arsenal e Tottenham conquistarem um título. A participação dos times na Copa ainda será confirmada, hoje é apenas uma possibilidade.

O City reagiu com tranquilidade, divulgou uma nota simples, a UEFA não quis chorar as pitangas em público e falou que se manterá firme na sustentabilidade financeira do futebol europeu, o assistente técnico Manuel Estiarte publicou a foto abaixo no Instagram e apagou pouco depois. E os torcedores do City comemoraram e ficaram muito feliz porque depois disso começou a voar nos jornalistas muitas especulações sobre chegada de novos jogadores, extensão contratual do De Bruyne, Guardiola, até mesmo do Aguero e a Nadja Mauad conversou com o Yan Couto, futuro lateral direito do City.



Eu, particularmente, achava que a punição ao City continuaria, mas cairia o tempo a a multa pela metade, seria uma forma de contemporizar, achar um denominador comum para não ficar ruim para nenhum dos lados, mas isso não aconteceu, que bom. E para quem quer ficar chorando sobre o City ter comprado os juízes do CAS há casos que Milan e PSG foram no CAS após punição da UEFA e reverteram. Há a possibilidade da UEFA recorrer na justiça da Suíça, mas é pouco provável, o caso que montaram parece ser bem fraco.

O City ainda sofre investigação da Premier League pelo mesmo caso da UEFA, mas não há muita informação nova sobre o caso. Eu estou achando incrível porque em dado momento, por circunstâncias diferentes FIFA, UEFA, FA e EPL estavam nos investigando e uma a uma  as investigações caíram, só falta essa da Premier, com o resultado de hoje fico bem confiante, eu tinha certeza que iria dar problema em alguma dessas, não era possível passar impune em todas, mas aparentemente o City contrata bons jogadores e advogados.

A semana começou muito bem para a gente, tem o jogo contra o Bournemouth na quarta, na terça o Guardiola vai dar a coletiva, imagina o sorriso de orelha a orelha que ele vai estar para responder as perguntas e agora é focar no Arsenal no sábado e o Real Madrid em agosto.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não tou nem aí,o grandioso Manchester city veio para estancar sua história viva o Sheik Mansour que valeu a sua palavra junto com os diretores custa o que custar o City sempre será o gigante da Europa viva o City.

    ResponderExcluir