sábado, 18 de novembro de 2017

Manchester City bate Leicester fora de casa.

O Manchester City fez sua primeira visita esse ano ao King Power e saiu vitorioso pelo placar de 2-0, com os resultados da rodada, a diferença para o vice líder continua em oito pontos. Gabriel Jesus e Kevin De Bruyne foram os goleadores do dia. Antes de falar do jogo, quero falar do meu dia.

Eu não vi a partida do City ao vivo, preferi ir me emputecer com o confronto entre Vasco e Mogi pelo campeonato nacional de basquete. A partida foi na Arena Carioca, para quem não está familiarizado, é um dos ginásios das Olimpíadas que fica no Parque Olímpico, no antigo autódromo de Jacarepaguá, que convenientemente se mudou de bairro, era Jacarepaguá e virou Barra da Tijuca e não tem nada a ver com especulação imobiliária e aumento de IPTU, imagina. Para chegar lá é bem tranquilo tem uma estação do BRT na frente da entrada. 

No meu caminho para o jogo, eu contei quatro camisas do Manchester City: uma de treino camuflada, a branca do título 2013/14, a azul de 2014/15 e de 2015/16. É o crescimento da marca no Brasil e sem estar ligado necessariamente ao Gabriel Jesus porque são camisas antigas. O novo modelo eu já vi, geralmente em locais de classe média e alta, como shoppings. O que eu queria falar mesmo é sobre o Parque Olímpico.

Aquilo lá é gigantesco, mas é uma área de lazer muito pouco frequentada, você vê alguns skatistas na pista, tem umas três quadras de esporte, deveria ter muito mais para atrair mais gente. E hoje eu descobri que há muitos eventos naqueles ginásios, mas pelo visto tem pouca divulgação. Na primeira vez que eu fui após os Jogos Olímpicos foi porque vi na rua uma propaganda que teria evento de ciclismo no velódromo (antes do incêndio) e a entrada era um quilo de alimento. 

Enquanto esperava o jogo do Vasco começar, vi que tinha uns eventos rolando por lá: usaram o velódromo para uma competição de caratê, não vi problema para se realizar lá porque era o espaço central, não se entrava na pista que ainda está sendo reformada e é melhor do que deixar aquilo lá mais largado ainda. Em outro ginásio, rolou uma competição internacional de futebol para cadeirante, o Uruguai foi campeão, e a parada é Mad Max, umas colisões ali tensas. O resumo: deveriam informar melhor sobre os eventos por lá, acho que deve ter muita gente que quer conhecer, mas acha que está morto por lá. E se alguém for no verão, leva proteção para o sol porque tem pouca sombra e acho que não tem nem chuveiro para se refrescar.

Para finalizar, basquete é muito maneiro, quando o cara acerta uma bola de três é um delírio, mas o nível nacional está muito fraco, tinha uns sujeitos em quadra que pareciam tiozinhos que pedem para jogar. E vagabundo que é alto, mais de dois metros, não consegue enterrar, chega perto e faz bandeja. Não me lembro de nenhuma cravada no jogo e, para quem pergunta, o Vasco perdeu para o Mogi. Agora vamos falar de um time que me dá alegria.

A minha grande surpresa quando eu vi a escalação foi a volta de Kompany ao time titular no lugar do suspenso Otamendi. Na moral, o Mangala deve ter ficado muito puto, quando teria uma chance de jogar, o cara que está no DM há quase dois meses, fica à disposição para o jogo. Infelizmente para a gente, a frustração dele durou 31 minutos. Em um lance sozinho, Stones se machucou e já colocou a mão na parte de trás da coxa e de acordo com Guardiola deverá ficar de 4 a seis semanas fora. São muitos jogos fora, mas digamos assim, tirando o jogo da Copa da Liga contra o Leicester, o City tem gordura para poder ficar sem ele. 

A entrada do Mangala fez o Guardiola jogar com a sua zaga reserva porque eu acho que se Otamendi não está suspenso, o Kompany ficaria no banco. A lesão do Stones só é boa no sentido de não dar dor de cabeça para o treinador escolher quem iria jogar, se for um dupla na defesa será Kompany e Otamendi, não há dúvida. Mas a grande questão é: será que o capitão aguenta esse período do Stones fora? Não é muito confiável.

Eu tinha falado que o estádio não foi uma boa lembrança para Stones na temporada passada e pelo visto não fará falta para ele também esse ano. 

O Kompany deu sorte de não levar o cartão vermelho na primeira jogada, ele deu um carrinho apenas para atingir o Vardy, o juiz, talvez o primeiro jogo de grande time que apitou, deve ter achado que o Stones poderia ter feito a cobertura da jogada e preferiu dar apenas amarelo. Sorte nossa. E basicamente a cobrança resultante dessa falta foi a jogada que eles tiveram no primeiro tempo. Não era algo para ficar surpresa, eles ganharam o título assim, não mudaram e não deve mudar.

O City fez o seu jogo, toque de bola e colocando o adversário contra o gol e como contra o Crystal Palace conseguiu ir para o intervalo com a vitória de 1-0 com um tento muito perto dos acréscimos, graças a uma brilhante jogada envolvendo o setor ofensivo. Sterling achou muito bem David Silva entrando no meio da defesa e o espanhol só rolou para o lado para Gabriel Jesus mandar um "alô, mãe.", só tocou para o gol. Seu décimo gol na temporada, mesmo número de Aguero e Sterling.

Se a conclusão do primeiro gol foi simples, o gol do De Bruyne foi uma pancada de fora da área. O maneiro da jogada foi que ele matou de direita a bola e isso acabou como zagueiro que foi proteger esse lado contra o chute, mas ele com um simples toque com o pé esquerdo ajeitou para emendar a porrada de esquerda! Para azar do time mandante, esse gol saiu de um contra ataque puxado pelo City após o Leicester ter acertado a trave, em questões de segundos o 1-1, virou 0-2. Quando isso acontece, se acaba com o espírito do time que tomou o gol. E isso é tudo o que eu posso falar do jogo.

Não sei porque diabos o gravador da NET fala que eu tenho 58% de memória livre, mas não deixa gravar o jogo todo. Se tiver que apagar meus "Cozinhando com Ofélia", fudeu!

Parabenizar o Fernandinho por seu ducentésimo jogo pelo Manchester City. Desde 2013/14 em Manchester, elá já marcou 19 gols, ficou 15.807 minutos em campo, levou 41 amarelos e foi expulso 4 vezes (sendo duas vezes por acúmulo de cartão). Dá para passar mole das 300 partidas, com mais gols e menos cartões né? Ele é o brasileiro com mais partidas pelo City, 200 e contando, e o segundo lugar (Fernando Reges) tem 102.

Essa era uma rodada que tinha resultados previsíveis e eles aconteceram: o Tottenham perdeu para o Arsenal fora de casa e caiu para o quarto lugar, o terceiro lugar foi roubado pelo Chelsea que venceu o West Brom. E o United venceu e conseguiu tirar saldo em relação ao City porque venceu por 4-1 o Newcastle, tirou um no saldo. Foi ótima para a gente, jogamos fora de casa e mantivemos larga vantagem de 8 pontos.

Próximo jogo será na terça feira contra o Feyenoord pela Liga dos Campeões em Manchester. Já classificado, o time conseguir o primeiro lugar com boas chances de alcançar o objetivo nesse jogo.

Informações da partida:



Com dois jogos para terminar a rodada, entre os 10 primeiros artilheiros na Premier League, QUATRO são do City.


3 comentários:

  1. O velódromo esta sendo reformado? De novo? Cacete...

    Do jogo, confesso que achei que o Kompany não ficaria até o final. Cartão amarelo com 2 minutos de jogo é foda. Gostei do Delph defensivamente e o GJ pra mim não tem justificado a titularidade. Praticamente não pegou na bola, participação zero no jogo. Tem boa presença na área, é fato, mas acho que por enquanto é pouco. Banquinho vai fazer bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se teve mais que essa reforma, que acontece por causa do incêndio provocado por um balão que queimou o teto e caiu coisa na pista. Mas o quê aconteceu no velódromo antes foi que a pista do PAN/2007 não servia para as Olimpíadas por causa que havia pilastras que não deveriam estar ali, então fizeram outro velódromo, acho que foi coisa de mais R$ 14 milhões no conta do povo.

      Pq você achou que o Kompany não ficaria o jogo todo? Fora de ritmo ou contusão mesmo? Sobre o Delph e o GJ, eu acompanhando pelo Twitter, falaram muito bem do Delph, colocaram ele até como um dos candidatos a melhor em campo e o Gabriel tomou uma cornetada que tinha tocado até aquele momento nove vezes na bola.

      Excluir
    2. O Kompany eu achei que poderia ser expulso mesmo.

      Excluir