sexta-feira, 17 de novembro de 2017

EPL # 12 - Leicester City Vs Man City

O retorno do campeonato inglês acontece nesse final de semana e o Manchester City viajará até Leicester para jogar contra o campeão da Premier League de duas temporadas atrás. O jogo terá transmissão dos canais ESPN e começará às 13 horas (horário de Brasília).

O time está numa fase maravilhosa, lidera o campeonato com folga, apresenta um futebol de primeira, alguns dizem que é o melhor futebol da Europa no momento. E não apenas o coletivo do time está tendo resultados, os prêmios individuais de melhor técnico e jogador do mês de outubro foram dados ao Guardiola e Leroy Sané, respectivamente. O treinador recebe o prêmio pelo segundo mês seguido e o terceiro na sua história na Premier League. Sané recebeu o seu primeiro e, para mostrar ainda mais a força do City, ele bateu um companheiro nessa briga, Kevin De Bruyne.

A grande questão para amanhã é saber como o time será armado com a ausência de Otamendi por suspensão, Guardiola fará o simples e o trocará por um outro zagueiro ou irá preferir alterar o esquema tático para dar mais segurança já que o zagueiro que deverá estar disponível é a quarta opção no elenco, nesse caso o Mangala? Estou escrevendo antes da coletiva de imprensa, mas acho que não será agora que o Kompany voltará, ele está para voltar sempre daqui a uma semana, 10 dias e tem quase 3 meses que ele está fora. Acho que ele dará uma chance para o Mangala se provar, ainda mais contra esses times menores que abusam mais da força física que o francês sofreu no passado e até mesmo na Copa da Liga.

Acho que a opção pelo Mangala será mais para dar uma força psicológica para ele e não quebrar um espírito de um jogador que pode te ajudar, pelo menos até janeiro. Ele é usado constantemente no banco e é o titular na Copa da Liga, seria uma porrada na moral do jogador ele perder esse jogo com as condições que foram geradas. O trabalho do treinador não é só escalar o time e montar o esquema tático, é fazer com que os jogadores saibam que eles possam ser úteis, eventualmente.

Desde a última partida contra o Arsenal, se levantou a tese, e colocou pressão no City, da possibilidade do time vencer o campeonato de forma invicta. É o time de comportamento da imprensa para criar manchetes para vender o peixe e essa coisa continua a ser levantada mesmo depois do Guardiola avisar que esse recorde pertence ao Arsenal de Wenger e não tem como tirar isso deles.

Os caras começam a levantar isso e o time não jogou nem um terço do campeonato, ainda faltam muitos jogos além do período de final do ano que os times se desgastam mais com jogos em sequência e num curto prazo de tempo. O negócio é saber administrar isso, Guardiola sempre que perguntado irá dar aquela resposta padrão, o importante é trabalhar isso internamente para não aumentar a nossa responsabilidade na briga pelo título. No momento temos um a grande vantagem, mas o campeonato está longe do final.

Nessa rodada não há uma grande possibilidade de aumentarmos a diferença para o segundo colocado, nesse caso são dois (United e Tottenham, 23 pontos), que atualmente estão oito pontos atrás. Mas podemos para o terceiro lugar já que os Spurs jogarão fora de casa o Clássico do Norte de Londres contra o Arsenal, com isso o Chelsea, um ponto atrás, está com 22, pode ultrapassá-los e terceiro lugar ficar a 9 pontos do City. O United terá um desafio bem parecido com o nosso, o Newcastle, uma posição a frente do Leicester, será em Old Trafford na partida que encerra a rodada.

Manter os mesmo oito pontos ao final da rodada seria excelente, acho difícil o United tropeçar em casa, mesmo com o time jogando bem defensivamente. Acho possível "perdemos" nessa rodada para eles, ou seja, eles diminuírem nossa vantagem no saldo de gols, está 31 a 18 para a gente, mas não deve ser nada de espetacular essa queda.

Na temporada passada esse mesmo jogo foi um desastre para a gente, perdemos de 4-2 e erramos muito, Stones foi muito mal. O tempo passou e o futebol dele cresceu, está muito mais seguro e faz um bela dupla com Otamendi, tenho certeza que ele quer voltar ao King Power Stadium para exorcizar esse fantasma e vai conseguir! Colocará Vardy, Iheanacho e companhia no bolso.

Atualização pós coletiva:

- Aguero, que sofreu um desmaio contra a Nigéria, fez os exames em Manchester e está tudo bem para jogar contra o Leicester;

- Fabia Delph é dúvida por não ter completado dois dos quatro últimos treinos, não teria participado ontem. O City sempre treina após essas coletivas do Guardiola, vamos ver o que acontecerá com ele. Momento ruim para o Delph perder jogo por contusão, ainda mais se for prolongada;

- Sterling vinha jogando com problemas nas costas, mas está melhor, deverá estar disponível para o jogo de amanhã;

- Guardiola não abriu o jogo sobre o substituto do Otamendi, citou Mangala, avisou que Kompany pode voltar ( e logo depois deve ter gritado "há! pegadinha do Mallandro) e poderia até improvisar o Walker por lá. Acho última opção muito ruim, mexeria demais no time;

- Perguntado sobre Foden, Guardiola avisou que ele não será emprestado em janeiro, treina todo dia com o time e afirmou que eventualmente jogará. Eu acho que por já estar classificado na Liga dos Campeões para profissionais e base, acho que podemos vê-lo na terça contra o Feyenoord no Etihad.

Man City Vs Leicester City (desde 1992):



Jogadores Suspensos: Nicolás Otamendi.

Jogadores Pendurados: não há.

Juiz da Partida: Graham Scott - Será a primeira partida que ele apitará do City. Espero que a primeira impressão seja boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário