O Manchester City divulgou hoje o seu relatório financeiro referente ao período de junho de 2016 até junho de 2017 e pelo terceiro ano consecutivo o clube fechou as contas no azul. Dessa vez o lucro obtido após os impostos foi de pouco mais de £ 1 milhão contra £ 20 milhões no relatório anterior. Mesmo com essa queda no lucro, a grande notícia é que o clube aumento bastante suas receitas, passou de £ 391 m para £ 473 m, com isso o clube poderá investir mais em jogadores sem quebrar a regra do Fair Play Financeiro da UEFA.
A primeira coisa que me chamou a atenção do relatório foi o período de 13 meses para apuração do resultado, normalmente se considera 12 meses, então pensei que a intenção desse mês a mais fosse para o clube mostrar lucro, mas depois o cérebro começou entrar em ação e no mês de junho de 2017 o City deve ter uma arrecadação mínima já que não há atividades, mas a despesa com salário de funcionários por exemplo, logo esse aumento de mês, me parecia que traria mais prejuízo que lucro. E o clube explica isso mesmo no arquivo e fala que é para padronizar com os outros parceiros do grupo. Próximo relatório voltará a ter 12 meses.
O grande impulso para ao aumento das receitas foi o novo contrato de transmissão da Premier League que entrou em ação nessa temporada de 2016/17, o clube recebeu quase £ 50 milhões a mais por de uma temporada para outra, o faturamento no quesito no transmissão só não foi maior porque a eliminação nas oitavas de final da Liga dos Campeões contra a queda nas semis em 2015/16 resultou no valor menor pago pela UEFA, foram menos 14 milhões nos cofres.
A receita com o Matchday, o dia do jogo, se manteve no mesmo patamar, na casa dos £ 52 milhões, já o terceiro fator levado em conta na arrecadação, o comercial do clube, também deu um salto, foi de £ 178 m para 218 m. O clube aumentou o seu número de parceiros, muitos localizados para apenas uma região do globo. Com a venda de parte das ações do clube para uma empresa chinesa não é de se estranhar o aumento do interesse pelo Manchester City na região da Ásia, onde o clube fez parte da sua pré temporada passada.
Agora se as receitas subiram consideravelmente, podemos dizer o mesmo sobre as despesas, que subiram por volta de 30% ( £ 389 m para £ 506 m), enquanto na entrada de recursos o aumento foi um pouco inferior, em torno de 20%. A conta "Salários" foi a que mais se elevou, subiu de £ 197 m para £ 264 m, o aumento de funcionários foi marginal, foram cinco a mais, a média salarial, que não separa o que é recebimento de jogador e funcionário, aumentou mais ou menos £ 20 mil por ano.
Essa conta "Salários" aumentou bastante, ainda está no nível aceitável, para vocês terem noção a relação salário pela receita está em 56% contra 50% do ano anterior. Mas se considerarmos que a receita do clube (o denominador nessa relação) foi recorde, entendemos como aumentou e muito o gasto com os funcionários.
O Manchester City teve prejuízo operacional esse ano de £ 30 milhões contra lucro £ 2.8 milhões em 2015/16 e o que salvou a conta final foi a transferência de registro de jogadores, ou seja, a venda de jogador. O relatório atual mostra que o lucro nessa área foi de £ 34 milhões contra £ 20 milhões no anterior. E para fechar a conta no lucro de £ 1.088 m, tem algumas contas pequenas como recebimento e pagamento de juros, o leasing do estádio e os impostos.
O saldo líquido em contratação e venda de jogadores foi negativo mais uma vez, mas se manteve no mesmo patamar: £ 158 m em 2015/16 e £ 161 m em 2016/17. Guardiola avisou que haverá contratações no próximo ano também, não devem ser no mesmo montante, afinal o time está bem jovem. Será que algum dia esse saldo ficará positivo? Acho bem difícil.
O mais importante desses relatórios não é saber em que conta o clube melhorou ou piorou, torcedores querem saber do campo, o mais importante é saber que são três anos no azul e com isso não teremos encheção de saco da UEFA e daquele puto da Federação espanhola sobre o Fair Play Financeiro.
Para finalizar, com resultados melhores em campo, o clube vai arrecadar ainda mais, só curioso saber qual será o nível de despesas, se aumentarão também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário