domingo, 12 de novembro de 2017

Agora Aguero mira a cidade.

No começo da temporada passada eu já tinha feito o levantamento de quantos gols e quanto tempo seria necessário para Sergio Aguero se tornar o maior artilheiro da história do Manchester City. A melhor temporada dele com a camisa do City, em número de gols pelo menos, foi a primeira de Guardiola no comando do clube, ele conseguiu chegar ao segundo lugar ao marcar 33 gols e terminar esse ano com 169, atrás apenas de Eric Brook, com 177.

Não preciso de muitos jogos nessa atual temporada para ultrapassar Brook e ser o líder de gols pelo Manchester City, foram necessárias 11 partidas para marcar 9 gols e chegar ao centésimo, septuagésimo, oitavo gol. E continuar a contar porque na partida seguinte ele deixou mais um nas redes e agora tem 179 gols em 265 jogos pelo time azul de Manchester. O recorde no lado azul é dele, mas e na cidade? Há jogadores com mais gols que ele? A resposta é simples: por enquanto, sim. Por enquanto é a expressão correta. 

Fiz mais um levantamento ( se eu fizesse tanto levantamento assim no supino, eu iria parecer aqueles monstros do Rugby) para saber quem seria o dono da cidade no quesito gols, um confronto direito entre City e United e Sergio Aguero tem um caminho grande a trilhar ainda. O primeiro desafio para saber se ele conseguirá se tornar o maior artilheiro da cidade é saber quando termina seu contrato com o Manchester City.

Desde a temporada passada circula um informação, até confirmada pelo Pep, mas sem a informação  oficial passada pelo clube, que o argentino assinou uma extensão de contrato por mais um ano, ou seja, ao invés de terminar no final de 2018/19, passaria a ser 2019/20 o ano derradeiro. O jornalista Sam Lee, que segue o City de perto, fala que ele até assinou esse contrato, entretanto seria uma opção de estender o período até 2020 se assim for a vontade do jogador. Pelo o quê parece, nós temos mais um ano e meio de Aguero no City certo e um ano ainda na expectativa. Dito isso vamos aos números e seus adversários.

Antes do início dessa temporada, Sergio Aguero já estava no Top 10 dessa lista, tinha deixado para trás pelo lado vermelho por exemplo, Ruud van Nistelrooy (150), Paul Scholes (155) e Ryan Giggs (168). A sua disputa passou a ser interna com Brook e todos sabemos como essa história terminou. Até a parada dos jogos da Data FIFA, ele estava empatado na sexta posição com dois jogadores do Untied: Dennis Viollet e George Best, todos com 179 gols. Não deve demorar muito para ele se isolar desses dois, coisa de uns 90 minutos, mais ou menos.

Para ficar entre os cinco maiores, ele precisará bater um jogador que atuou tanto pelo Manchester City quanto pelo United: Billy Meredith. O jogador galês que atuava pelos lados do campo jogou em dois períodos pelo City, em 1894-1906 e 1921-24 e marcou 152 gols e pelo United entre 1906-21 quando fez 36 tentos, totalizando 188 pela sua passagem por Manchester. Terminou a carreira com 50 anos pelo City. O Zé Roberto está quase lá.

Dos jogadores na frente de Aguero no momento apenas um está em atividade, mas não é mais jogador de nenhum dos dois times na atualidade: Wayne Rooney, que na temporada passada se tornou o mair artilheiro do United ao ultrapassar Sir Booby Charlton (249) e, aparentemente, terminar sua carreira pelos Diabos Vermelhos com 253 gols. Mas não é ele que lidera esse ranking. Se nem Aguero nem Rooney, maiores artilheiros dos seus times, lideram essa lista, a honra cabe a um atleta que atuou pelos dois lados da cidade.

Com 38 gols pelos Azuis e 237 pelos Vermelhos, o escocês Denis Law é o jogador com maior número de gols na cidade de Manchester. Assim como Meredith, ele teve duas passagens pelo Manchester City (1960-61 e 1973-74) e uma pelo United (1962-73). Com certeza ele deve ter uma história muito bonita com os nossos rivais, não é à toa que em Old Trafford há uma estátua chamada "United Trinity" onde figura ele, George Best e Sir Bobby Charlton, mas eu só lembro dele pelo seu famoso gol de calcanhar conta o United na casa deles, que valeu pelos outros 274.

O United lutava para não cair no final da temporada 1973-74 e o City abriu o placar aos 81 minutos com esse gol. Law não comemorou porque achava que esse gol serviria para rebaixar o time, mas os resultados nas outras partidas já determinavam o rebaixamento. Como maus perdedores, os torcedores invadiram o campo e o jogo acabou aos 85 minutos.

       

Agora para Aguero se tornar o maior artilheiro da cidade, ele precisará fazer quase 100 gols nesse período que ainda tem de contrato com o City. Infelizmente me parece algo bastante improvável em um ano e meio.

A média de jogos dele por temporada é de mais ou menos 42 partidas, como ele jogou 12 até agora, ele teria mais 74 jogos com a nossa camisa. A relação de gols por jogos dele é de 0,68 ( nessa temporada, essa relação é superior, 0,83), se tirarmos essas duas variáveis como base, ele fará até junho de 2019 mais 50 gols (apenas uma estimativa). Com os atuais 179, ele chegaria ao total de 229 e se tornaria o quarto maior artilheiro na cidade. Só que os três jogadores na sua frente teriam 486 jogos (Law), 559 (Rooney) e 748 (Charlton), isso mostra mais uma vez que monstro de jogador é Sergio "Kun" Aguero.

Se no final das contas, ele optar por ficar até o final da temporada 2019/20, há grande chance dele chegar colado ao Denis Law. Mantiver a média de jogos e gols por temporada, ele chegará em junho de 2020 com uns 20 gols a menos, mas com mais de uma centena de jogos a menos que o número 1 atual. Essa história de média é de todo o tempo dele com o City, no comando de Guardiola a relação de gols por partida aumentou.

É ficar de olho nele porque Aguero não nos decepciona!





Nenhum comentário:

Postar um comentário