sexta-feira, 10 de novembro de 2017

A segunda temporada de Guardiola.

A empolgação com a chegada de Pep Guardiola ao Manchester City não foi traduzida como títulos e sequências de boas atuações. Já a segunda, não só os números são maiores, mas o futebol apresentado é excelente e se formos ver com carinho, na maior parte dos jogos ele já usa jogadores que estavam antes dele chegar ou chegaram junto com ele. Nas últimas partidas, basicamente apenas Ederson e Walker chegaram agora.

Eu fiz uma compilação dos minutos jogados nesses 17 jogos de 2017/18 contra os 17 primeiros jogos da temporada passada, que incluíram dois jogos da Pré Liga dos Campeões, além de um comparativo com o mesmo número de jogos das três competições que o City participa no momento: Premier League (11 jogos), Liga dos Campeões (4) e Copa da Liga (2).

O que o Pep fez com esse ano a mais treinando os jogadores se transforma em mais tempo a frente do placar do que na temporada passada. Não só isso, até agora nesse segundo ano dele no comando, o City não completou 90 minutos com menos gols que seus adversários, isso em 17 jogos! Ele passou de 269 ou 287 sendo derrotado, de acordo com o critério, para míseros 68 minutos! O time não está com uma sequência de "vitórias" (foi empate contra o Wolverhampton) chegando a frente do marcador apenas nos minutos finais, o time fica mais tempo com os três pontos na mão do que somado o empate ou derrota, coisa que não acontecia na temporada passada.

Seria possível melhorar esses números? Sim. Não é uma crítica absurda ao Delph, mas se tivéssemos com o Mendy em campo, acredito que teríamos feito gols mais cedo nos jogos, o potencial do francês para chegar ao ataque é muito superior ao do camisa 18, criaríamos mais perigo do dois lados do campo, mas não adianta reclamar, ele só voltará em abril, quem sabe até lá o Delph consiga oferecer mais opções no ataque.

Dezessete primeiros jogos 2016/17 x 2017/18:


Mesmos jogos em 2016/17 e 2017/18:




2 comentários:

  1. Ótimo trabalho outra vez. Fazendo escola com o PVC? rs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que dá entender que o Excel não é só para fazer conta de somar e subtrair, dá para tirar muitas informações com ele...rs

      Excluir