Para manter sua sequência de invencibilidade, o Manchester City voltará a campo na quarta feira para enfrentar o Southampton em casa, serão duas partidas seguidas no nosso campo pelo campeonato inglês. O jogo começará às 18 horas, horário de Brasília, com transmissão dos canais ESPN.
Esse jogo será o de número 77 do Pep Guardiola no comando do City, o número não é redondo, mas é o mesmo número de jogos de Mark Hughes como primeiro treinador do após a aquisição do clube pelo ADUG. Se a partida não terminar empatada, Hughes pode falar que tem o mesmo número de empate quando foi o nosso treinador que Guardiola teve ao chegar o septuagésimo sétimo jogo pelo Manchester City. Agora naquelas outras colunas, as que importam bem mais, a coisa é muito diferente.
Guardiola já tem 15 vitórias a mais que Hughes e ainda não chegou a duas mãos cheias de derrota, fora a qualidade de futebol que o time apresenta hoje e não víamos entre 2008 e dezembro de 2009. Eram outros tempos, começo de trabalho, agora, mesmo não sendo o final do trabalho, estamos num nível 10, 100 vezes superior à da época do galês.
A minha expectativa para o confronto contra o time da costa sul da Inglaterra é saber se Kompany será ou não titular nessa quarta. Eu prefiro que Guardiola o coloque em campo aos poucos, com tempo para recuperar e não forçar a musculatura dele. Por mim, ele jogaria, no momento, apenas nos jogos de final de semana, no caso West Ham e United, já Mangala deveria jogar contra o Southampton na quarta feira e naquele jogo que não vale nada para o City na quarta seguinte diante do Shakhtar. Sem o Stones ter condições de jogo no curto prazo, acho muito importante usar o Mangala, mesmo que eu não goste do futebol dele, perder o Kompany agora, significaria ter o francês, junto com Otamendi, até mais ou menos janeiro, não vale a pena mesmo ter essa dupla de zaga numa época de ano que acumula muitos jogos na Inglaterra.
Por causa do cartão amarelo diante do Huddersfield, Fernandinho agora está pendurado com quatro cartões, então ele TEM que jogar contra o Southampton para forçar o quinto e não perder o Derby de Manchester ou se não tomar contra os Saints, ele não revê Zabaleta em campo e fica fora até do banco para não ter a possibilidade dele estar suspenso para o jogo no dia 10 de dezembro. Tenho certeza que o Guardiola sabe disso e mandará o brasileiro arrumar um jeito de tomar o cartão, como De Bruyne fez contra o Feyenoord, aquele cartão foi bem forçado. Se realmente não jogar contra o West Ham, ele ficará um bom período parado, ele não vai jogar mesmo contra o Shakhtar, quem for para a Ucrânia é "inimigo" do treinador e o Fernandinho é um cara sempre elogiado pelo Guardiola.
Atualização: Leroy Sané também está pendurado. Ele recebeu três cartões no campeonato inglês e um na Copa da Liga, na Inglaterra se soma os cartões da liga com os da Copa, da Inglaterra e da Liga. Então ele também tem que dar aquela forçada num cartão hoje para ser poupado contra o West Ham e Shakhtar.
Atualização: Leroy Sané também está pendurado. Ele recebeu três cartões no campeonato inglês e um na Copa da Liga, na Inglaterra se soma os cartões da liga com os da Copa, da Inglaterra e da Liga. Então ele também tem que dar aquela forçada num cartão hoje para ser poupado contra o West Ham e Shakhtar.
O Southampton já me incomodou mais no passado, era um time que, seja jogando em Manchester ou em casa, eu achava que poderíamos perder pontos. Nos jogos que vi nessa temporada, achei um time mais fraco que em temporadas passadas e vinha de duas derrotas seguidas até encontrar o mamão que é o Everton, tomou 4-1 depois de sofrer um 5-1 para a Atalanta no Goodison Park. Eles estão com 16 pontos, décimo lugar, a 21 pontos atrás da gente. Será uma boa oportunidade de vermos Gabriel Jesus e Aguero como titulares?
Acho que até Guardiola quer fazer isso, para poder surpreender mais os adversários mesmo sem o Mendy, acredito que dê para jogar assim seja nessa quarta ou no próximo domingo, são dois jogos contra times mais fracos e em casa, seria para mim espantoso ele usar dessa opção contra o United, ali ele tem que usar o Sané e o Sterling para jogar em cima daqueles dois laterais deles, o Valencia e o Young.
A décima quarta rodada tem tudo para ser boa para a gente, jogo em casa e contra um adversário mais fraco do que o time que o United jogará, eles irão até Londres pegar o Watford na terça, time que está na oitava colocação com 21 pontos e com o brasileiro Richarlison jogando muita bola, dá para perder pontos nessa partida. Não seria impossível terminar a rodada 10 pontos na frente deles e digo mais, podemos chegar ao Derby com 13 pontos de diferença, no final de semana jogamos contra o West Ham no Etihad e o United, Arsenal no Emirates. Quem sabe, seis pontos em dois jogos para a gente, enquanto o United faz apenas 1.
E ainda há o jogo de meia de semana pela Liga dos Campeões, que não vale nada para a gente e para eles, existe uma possibilidade remota de não se classificarem. Acredito que chegaremos leves no dia 10 de dezembro.
Man City Vs Southampton (desde 1992):
Jogadores suspensos: não há.
Jogadores pendurados: Fernandinho e Leroy Sané (4 cartões)
Juiz da partida: Paul Tierney
Entendo a sua preocupação com o Kompany. Mas se não puder jogar pelo menos 2 partidas seguidas, eu pergunto. Qual a sua utilidade? Ganha muito pra jogar pouco. Pra mim já deu.
ResponderExcluirVou torcer muito mesmo pro Sané tomar um cartão. Mais até que o Fernandinho.
Minha preocupação com ele é pq não temos o Stones e a opção seguinte é o Mangala. Não queria te dar pesadelos para essa noite, mas já imaginou que a dupla de zaga para o Derby pode acabar sendo Otamendi e Mangala?
ExcluirAcho que se Fernandinho e Sané não tomarem, o Guardiola não os coloca contra o West Ham. Não vai correr risco de perder dois dos melhores jogadores do time.