terça-feira, 26 de setembro de 2017

City vence e é líder isolado.

Foi um jogo mais tenso do que os últimos e muito mais em relação a estreia na Liga dos Campeões contra o Feyenoord, mas o Manchester City venceu o Shakhtar por 2-0 e jogará agora duas vezes seguidas contra o Napoli. Kevin De Bruyne fez o primeiro e Sterling fechou o placar.

Durante achei que Guardiola pudesse ter que usar algum jogar da base para completar o banco já que o caso Mendy não era questão de teste no vestiário, é algo bem pior e o jogador apareceu de muleta nas arquibancadas do Etihad. Mas tivemos uma agradável surpresa que Gundogan foi relacionado para o jogo e não apenas para completar o banco, ele entrou nos minutos finais e puxou um contra ataque desde a nossa intermediária, essa é uma excelente notícia.

O City colocou muita pressão nos visitantes no início da partida e quando eles tinham a bola, e é um time que sabe tocar a bola, muitas delas voltaram para o goleiro rifar. Mesmo num tiro de meta, havia sempre uns três jogadores nossos para impedir que o goleiro saísse com passes curtos, esse expediente funcionou por um tempo, eles, eventualmente, conseguiram achar uma solução e chegaram no nosso campo de defensa, mais vezes para cima do Walker porque ali havia menos proteção do que do esquerdo.

Com a ausência de Mendy, Fabian Delph foi improvisado por ali, e acho que não reclamará dessa nova função, e jogou junto com Sané. Digamos assim, cada um ficou responsável de uma metade do campo, na direita Walker fez tanto defesa quanto ataque porque não é do estilo do Gabriel voltar em todas as jogadas, isso não quer dizer que ele se recuse a defender, acredito que ele às vezes esquece por não ser natural para ele e com isso o Walker muitas vezes enfrentou um "um-dois" do Shakhtar. 

Eles jogaram bola e isso foi bom porque vimos que temos um goleiro que quando é exigido dá respostas. Ele estava atento para as saídas de gol em bolas longas, cruzamentos na área e para defender um chute em curva na primeira etapa. O jogo estava zero a zero nesse momento com os visitantes querendo jogo.

Tivemos algumas chances para abrir o placar com Aguero e aquela do De Bruyne onde ele ficou cara a cara com o goleiro. Ele entrou pela esquerda e ao invés de procurar o canto esquerdo do sujeito, ele bateu no direito, mas não acertou o alvo. O lance foi inteligente, o camisa 30 protegeu o canto esquerdo mesmo e torceu para a bola não entrar. Eu vi muito rapidamente, mas acho que o Philippe Coutinho fez isso no seu gol na partida do Liverpool. Ele não marcou no primeiro tempo, só que no segundo ele compensou com um belo chute de fora da área.

A jogada começou com ele roubando a bola no meio de campo e ligando muito rapidamente para David Silva, o espanhol tentou achar um companheiro, não conseguiu, a bola voltou. Na segunda tentativa, viu De Bruyne de frente para o gol para marcar. Isso deve ter sido uma derrota pessoal para o belga, com o gol, ele "deu" uma assistência a mais nas estatísticas para o David Silva. E quase Silva deu a segunda no jogo.

O passe por cima da zaga para encontrar o Aguero foi genial, mas o argentino não conseguiu marcar o seu gol, nem de "pênalti", quando chutou mal e o goleiro defendeu. Nos três lances mais importantes do jogo, foram três lances na grande área e acho que o juiz errou em todos: não foi pênalti no Sané, o Stones estava com o bração aberto, então era para ter sido marcado contra a gente e acho que o Sterling foi derrubado sim. O juiz português Manuel de Sousa foi mal nesses três lances.

Sobre o Aguero bater as penalidades, acho que Guardiola tem que revisar isso aí. Nesse site mostra quantos pênaltis ele fez e quantos errou. Pelo City, ele bateu 37, acertou 28 e perdeu 9, quase 25% dos pênaltis foram desperdiçados, é um número absurdo. Pelo menos desses nove perdidos, em oito jogos, o City perdeu 1 (Barcelona por 1-0) e empatou outro (1-1 Everton, KDB também perdeu um nesse dia). Nos outros seis confrontos, o time venceu.

Guardiola tirou Gabriel para colocar no Sterling com 10 minutos do segundo tempo. E vou falar uma coisa: como chuta mal o Sterling. Um cruzamento preciso de De Bruyne e ele pegou de canela, foi parar longe do gol. Até mesmo o gol dele, tive que fazer um ufa porque, livre de marcação após passe de Bernardo Silva, ele chutou com a bola batendo no travessão. 

Passamos de hoje aparentemente ilesos, sem contusões, agora é pensar no jogão de sábado contra o Chelsea em Londres. Briga de cachorro grande.

Classificação antecipada.

Acho que é possível o City avançar para às oitavas se ele fizer 4 dos seis pontos diante do Napoli nas próximas duas rodadas, a gente ficaria com 10 pontos. Não cravo essa informação, que fui só jogando números, sem muita análise, mas há uma possibilidade de se fizermos mesmos os 10 pontos, chegarmos na última rodada com três times empatados em 10: City, Shakhtar e Feyenoord.

Nesse caso, eu acho que isolaria o Napoli e só valeria os confrontos entre esses três times, como já temos saldo seis contra esses dois, ficaria muito improvável perdemos uma das duas vagas.

Nas últimas cinco temporadas da Liga dos Campeões, apenas cinco times fizeram 10 ou mais pontos e acabaram em terceiro lugar do seu grupo, "rebaixados" para a Liga Europa.

Mas como eu falei no Post do pré jogo: eu acho que o Napoli será o nosso maior desafio no grupo. Hoje o Shakhtar não foi moleza, imagino dificuldade maior nesses dois próximos jogos.

Liga dos Campeões para Jovens.

O City venceu o Shakhtar por 3-1 e lidera o grupo com 6 pontos, Napoli 4, Feyenoord, 1 e nada para os ucranianos. Latibeaudiere, Foden e Richards marcaram os gols. Interessante, os cinco gols marcados pelo City no torneio foram feitos por 5 ingleses.

Informações da Partida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário