terça-feira, 21 de março de 2017

Curtinhas II

Ontem fiz um post com informações mais relevantes sobre o Manchester City, hoje farei com informações com que eu mais gosto: números!

Raheem Sterling

- Quando Raheem Sterling trocou o Liverpool pelo Manchester City em agosto de 2015 o acordo divulgado pela imprensa falava que o valor inicial era £ 44 milhões mais bonificação ao time vermelho por metas atingidas que poderia totaliza mais £ 5 milhões. Falo sobre isso porque acho que mais uma meta foi atingida nesse fim de semana, por coincidência contra o Liverpool:

O City pagaria até £ 3 milhões por título conseguido, £ 1.5 m pela Liga dos Campeões e £ 1 m pela Premier League. Não sei até quando vale isso se tem um prazo ou prazo seria ele deixar o clube. O mais importante, eles ficaram sem nada nesses dois anos porque não conquistamos nenhum dos 4 campeonatos que jogamos. Tenho certeza que eu estou mais puto que eles e eles ainda não ganharam £ 3 milhões.

A outra parte do acordo se refere ao números de jogos. Eu já tinha visto isso antes e achava que se ele jogasse 100 partidas pelo clube, o City pagaria mais um pouco. Como o City foi eliminado da Liga, não há mais chance disso acontecer nessa temporada porque ele 85 partidas, mas é possível jogar mais 12 se formos à final da Copa da Inglaterra. Essa informação eu não tenho fontes, era algo que eu me lembrava, deve estar furada, a matéria do MEN mostra outros números, com certeza é mais confiável do que eu.

O City pagaria até £ 2 milhões, £ 500 mil por cada 30 jogos que ele começasse como titular na Premier League e na Liga dos Campeões, até o total de 120 partidas. Eu não sei se o City pagou após o apito inicial do juiz contra o Mônaco ou o Liverpool. Depende se o jogo o da Pré Liga contra o Steaua Bucareste contou como Liga ou não. Se sim, completou 60 jogos contra o Mônaco, se não, diante do antigo clube. Diferença zero né?

Campanha Pep Guardiola

- Com 10 jogos por fazer na Premier League, Pep Guardiola não poderá mais alcançar a maior pontuação de Mancini que fez 89 na temporada do título de 2012. Atualmente o City tem 57 pontos com a possibilidade de chegar, ao máximo, a 87. Se empatar qualquer jogo até o final da temporada, ele ficará atrás dos pontos de Manuel Pellegrini na sua temporada do título inglês, em 2014. 

Se mantiver a média de dois pontos por jogo, chegará a 77 pontos, menos que os 78 de Mancini em 2012/13 e 79 de Pellegrini em 2014/15. O City ainda terá três pedreiras pela frente: Arsenal e Chelsea em Londres e United em Manchester, atualmente o time está em terceiro lugar na Premier League. Parece que terminará com números piores que os técnicos anteriores:


Liga dos Campeões

- A eliminação nas oitavas de final custará muito dinheiro ao cofre do Manchester City. A maior parte do dinheiro que os clubes recebem vem do Market Pool, que é algo que meros mortais como eu não sabem como chegar, apenas sei que a distribuição para o caso de 4 clubes da mesma federação jogarem a fase de grupos é relacionada do desempenho na temporada do campeonato doméstico que serviu de classificação para a Liga, nesse caso o de 2015/16.

No exemplo inglês 40% para o Leicester, 30% Arsenal, 20% Tottenham e 10% para a gente. Ano passado faturamos 46 m euros, o United foi o quarto e levou 19 m euros, a diferença absurda. O que eu sei calcular são os ganhos por performance ( o ganho por participação na fase de grupos passou de 12 m para 12.7, aumento insignificante):

- cada vitória vale 1.5 m Euros;

- cada empate 500 mil Euros e tem a jogadinha que é novidade desde a temporada passada, mas não me atentei: se não houver vencedor, sobrará 500 mil euros certo? Esse dinheiro "perdido" volta para um bolo e é divido entre os 32 times na razão de vitórias do time pelo número total de vitórias nessa fase. Por exemplo, em 2015/16 foram 96 jogos com 17 empates ( total do bolo 8.500 m de Euros), o City venceu 4 de 79 vitórias totais, representa mais ou menos 5% do total, então levou mais ou menos 5% de 8.500 que dá por volta de 430 mil euros.

Explicado isso vamos falar do dinheiro da performance do City em 2015/16: foram 4 vitória, nenhum empate e duas derrotas. Levou 6 m de Euros pela vitória mais os 430 mil, totalizou na primeira fazer 6.430 m Euros. Por jogar as oitavas, as quartas e as semi levou, respectivamente, 5.5, 6 e 7 milhões de euros. O somatório deu 36 milhões de Euros (com os 12 m de participação), sem o Market Pool, com ele foi de 83 milhões.

Em 2016/17, o City por avançar pela fase de play offs ganhou 2 m de Euros, dinheiro que não ganhou na temporada passada, mas lembre-se uma pior colocação, gera um market pool menor. Em campo o time venceu 2 , empatou 3 e perdeu 1, total 4.5 m de Euros. Agora vamos ao bolo do empate.

Se minhas contas tiverem certas, foram 30 empates nessa temporada, que soma 15 milhões de Euros perdidos, o City teve 2 vitórias em 66, isso dá por volta de 3% e levaria com isso por volta de 450 mil euros. Se somarmos aos 4.5 m dos pontos nossos, dá 4.950 milhões. E só jogou a fase de oitavas, isso dá mais 5.5 m. 

Somando tudo isso na minha calculador HP-12c temos 25.150 milhões de euros, isso representa uma queda de 30%. Irrisório, quase nada. Tirando essa questão do bolo do empate, que não tenho 100% de certeza, mas modificaria muito pouco, as outras contas estão certas. O time perdeu muito dinheiro, o bom que a grana da Premier League vai mudar muito nessa temporada, então é bom o Guardiola focar no segundo lugar para ter um orçamento maior para contratar quem ele achar necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário