quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

EPL # 21 - Everton Vs Manchester City

No domingo o Manchester City entrará pela vigésima primeira vez em campo na atual edição da Premier League e o adversário será o Everton, em Liverpool. Na partida em Manchester deixamos dois pontos para trás ao perder dois pênaltis e tomarmos um gol no contra ataque deles. O jogo começará às 11:30, com transmissão dos canais ESPN e acompanhamento pelo Live Blogging.

Nessa rodada teremos algum muito interessante, não sei se é a primeira vez que acontece, não me lembro de ter ocorrido antes, mas haverá confrontos entre os quatro times de duas das cidades mais rivais na Inglaterra: Manchester e Liverpool. Só haverá dois jogos no domingo da Premier League. As duas cidades são separadas por coisa de 60 kms e já por si só causaria uma rivalidade, entretanto os historiadores datam o início da rivalidade para a época da Revolução Industrial. 

Nesse artigo do MEN fala que pode ter acontecido no início da Revolução, mas há para outros, como esse artigo e vídeo da BBC, que o ponto de mudança foram as altas taxas cobradas por empresários de Liverpool pelo uso do seu porto por Manchester com isso os "Mancunianos" resolveram construir um canal para ligar a cidade ao mar e escoar seus produtos.

O Canal de Manchester foi construído inspirado pelo Canal de Suez e tem 56 kms de extensão. Para quem um dia for conhecer a cidade, você poderia ver um trecho do Canal ao visitar o Museu Imperial da Guerra, bem legal o museu, é de graça, que vale a pena conferir, afinal se for a Manchester vai querer conhecer o estádio na cidade vizinha, Trafford, a distância entre os dois pontos é por volta de 1 km.

Esse canal é tão importante para a história de Manchester que os dois clubes da adotam um navio no seus emblemas. 




Vários outros aspectos das cidades devem ter acentuado esse "ódio" entre seus moradores, com certeza o futebol deve ter extrapolado isso. E acho que a TV deve ter aproveitado disso para fazer com que a programação desse domingo se foque na partida entre Everton e City como abertura dos trabalhos, e United e Liverpool o Gran Finale do dia. Nos esportes americanos sempre se procura fazer datas especias para atrair mais torcedores, espectadores para os eventos, acredito que isso tenha sido a origem para se criar esse domingo na Inglaterra que se der certo para utilizar Londres também. 

Algo que vale a pena destacar é o horário do jogo entre United e Liverpool, está marcado para as quatro horas da tarde em Inglaterra. Normalmente esses jogos a polícia prefere que sejam jogados no primeiro horário possível porque assim o pessoal enche menos o pote e cause menos confusão. As polícias das duas cidades devem estar putas da vida, além dos jogos serem depois do horário do almoço, imaginem como devem estar as estações de trem, rodoviárias, rodovias entre as cidades nesse dia. Será aquele teste. Agora falemos do City.

As últimas notícias que tenho lido são boas em relação aos jogadores contundidos. Acho que o único jogador que não pode treinar com o elenco é mesmo Gundogan, mas esses aí já está em recuperação para voltar ao time na próxima temporada. A grande ausência realmente era o Kompany e já se especula que ele poderá voltar ao time contra o Everton. Ok, por mim pode ser relacionado, mas tem que ficar no banco ainda, não dá mais para colocá-lo em campo para sair 5 minutos depois, isso atrapalharia qualquer sistema de jogo. Se o Bolton se classificar na Copa da Inglaterra, eu começaria com ele nessa partida.

Nesse período de nove dias sem jogos vimos nas fotos divulgadas pelo clube que Sané já voltou as treinos, além de Delph que já havia voltado contra o West Ham e, ainda bem, não voltou para o Departamento Médico. Dos jogadores contundidos quem eu não vi foi o Fernando, diziam que não era nada complicado, só que são dois jogos fora até do banco de reservas.

O grande mote desse jogo pelo nosso lado será a volta de John Stones ao Goodison Park, estádio que era sua casa até a temporada passada. Acho que para construir o caráter do jogador, é preciso que ele jogue essa partida, assim como Sterling fez na temporada passada e nessa, em ambos os casos foi vaiado. Não sei como ele será recebido por aquelas bandas por lá, eu não li cometários negativos após sua saída do Everton como aconteceu com Delph e Sterling. Será vaiado porque é uma reação natural no futebol, só espero que não sejam vaias de ódio por causa da transferência, que a torcida entendo que ele quis dar um passo a frente na carreira.

Fernandinho cumprirá o segundo jogo de suspensão dos quatro programados, isso não permitirá que Guardiola repita o time da última partida da Premier League contra o Burnley. Eu não tenho como confirmar, mas um comentarista já falou que ele é o treinador que mais faz mudanças de uma partida para outra no campeonato inglês, dessa vez uma será obrigatória. Será que ele voltará a usar Zabaleta como volante? Na partida contra o West Ham, ele foi bem e acredito que possa ser utilizado novamente nessa posição se o Fernando não tiver condições de jogo ainda. Delph e Garcia não tem condições de começar essa partida.

A formação com Zabaleta e Yaya ajudou muito o quarteto ofensivo formado por De Bruyne, Silva, Sterling e Aguero a serem extremamente perigosos naquela partida, sem que nenhum desses quatro tenham largado mão de ajudar na defesa. Me lembro de, em alguns momentos da partida, o Aguero ter voltado mais para o combate que o Sterling, para quem estava vendo o City jogando pela primeira vez pode ter acreditado que De Bruyne era um cabeça de área de tanto que ele protegia a zaga na hora que éramos atacados. Sem o Fernandinho, essa me parece a formação ofensiva mais perigosa para a gente.

Eu estou em dúvida sobre uma coisa: qual será a primeira pergunta na entrevista do Guardiola amanhã? Será sobre o Kompany, se ele já está apto a jogar ou se o Gabriel Jesus já está liberado para ser relacionado? Até agora nada de fotos, entrevistas com o brasileiro. Por mim ele não jogava agora, deixava ele se entrosar mais com o restante do elenco, na verdade não sei se ele já pode treinar com os outros jogadores. Muito misterioso esse caso.

Dos seis primeiros colocados, o time que terá o adversário mais tranquilo é o Arsenal, jogará contra o Swansea em Gales. O líder Chelsea sairá de Londres para pegar o Leicester, quem sabe o atual campeão não pode fazer uma graça e animar o campeonato, será que o Chelsea está numa trajetória de queda agora: sofreu dois gols do Stoke, mas venceu e depois perdeu para o Tottenham, eles ainda tem uma gordura de cinco pontos para o segundo colocado Liverpool. Já o time de White Hart Lane receberá o West Bromwich, um time enjoado com Tony Pullis no comando.

Realisticamente é possível terminar a rodada no terceiro lugar, desde que o Liverpool perca e a gente vença. Se eles empatarem, teríamos que tirar um saldo de seis gols, bem complicado. E por mais enjoado o WBA seja, acho que o Tottenham leva os três pontos. Se continuarmos em quarto lugar, empatados em pontos com Liverpool e Spurs, acho que será um boa rodada para a gente. Se o Chelsea deixar algum ponto pelo caminho, melhor ainda.

Esperar a entrevista do Guardiola para tentar decifrar o time e desejar boa sorte para as polícias e autoridades de Liverpool e Manchester para que tudo ocorra bem para evitarmos os trocadilhos com Sunday Blooody Sunday.

Man City Vs Everton (desde 2005): 25 P, 8 V, 5 E e 12 D.

Jogadores Suspensos: Fernandinho (segundo de quatro jogos)

Jogadores Pendurados: -

Juiz da Partida: Mark Clattenburg - 39 P, 21 V, 11 E e 7 D. Apitou dois jogos nossos nessa temporada: vitória de 2-1 sobre o United em Old Trafford e empate contra o Southampton por 1-1 no Etihad, ambos foram pela Premier League.


Nenhum comentário:

Postar um comentário