segunda-feira, 14 de março de 2011

FA Cup Semi-final: City Vs Utd (I)

Após o sorteio dos jogos das semi-finais da FA Cup, a polícia de Londres já ficou em estado de alerta, afinal se o Manchester City vencesse o Reading haveria um confronto entre os dois times de Manchester na capital. E o pior cenário possível para a polícia pode acontecer.

A explicação é a data do jogo. O Manchester City ainda está jogando a Liga Europa, caso consiga reverter a vantagem do Dinamo na próxima quinta, jogará uma das partidas das quartas de final da competição europeia numa quinta-feira, logo o Derby de Manchester deverá ser no domingo, dia 17/04/11. Dia que acontecerá não só esse jogo como a Maratona de Londres e um jogão pela Premier League, Arsenal e Liverpool.

O Liverpool também está na Liga Europa, está na mesmo situação que a gente, então seu jogo também não poderá ser trasnferido de data, o que faz a Scotland Yard bater com a cabeça na parede perguntando porque isso acontece com eles.

Para o deslocamento dos torcedores a situação é problemática. Imaginem por volta de 80, 90 mil pessoas saindo de Manchester para Londres numa viagem que demora 2h30. Muitas das pessoas são torcedores mesmo, mas aqueles 10, 20 arruaceiros podem transformar uma viagem num total inferno se não forem controlados pela polícia. E como vai ficar a vaigem? Cada torcida irá ficar num vagão e a polícia ficará no meio do trem para impedir confusões? Eles tem 1 mês para pensar na melhor solução.

Agora e os torcedores do Liverpool que viajarão para Londres também? Liverpool e Manchester são cidades próximas, não conheço o sistema ferroviário inglês, pode haver entrocamentos até se chegar a Londres, mas com certeza o ponto final deve ser uma estação central na capital. Como para jogos da Premier League o time visitante tem menos lugares a diposição, é bem capaz que o número, pelo menos o proporcional, de torcedores violentos que viajarão, aumentará. Mais combustível na fogueira.

Se conseguir evitar o choque na estação, a polícia londrina ainda tem que se virar com a distância entre os estádios. É uma distância considerável, quase 12 kms, mas para evitar brigas, a distância recomendada, e sonhada, pelas forças de segurança seria de 12 mil kms. Pode ser um bom teste para os jogos de Londres de 2012, apesar de ter um clima de paz os jogos, é bem diferente de uma atmosfera de um estádio de futebol, os governos dos países que recebem esses grandes eventos sempre fazem testes, só que para eles o que mais preocupa é um ataque terrorista. Será que David Cameron chamará as tropas no Afeganistão e Iraque para fazer a segurança nesse domingo em particular?

A estimativa da Scotland Yard é que custará milhões de libras para manter a segurança para a marotona, Premier League e semi-final da FA cup, que será reeditada após 85 anos, quando em 1926 o Manchester City bateu o Utd por 3-0 em Bramall Lane, estádio do Sheffield United.

Será um mês de intenso trabalho de inteligência e conscientização de torcedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário