Foi noticiado hoje na imprensa inglesa que o conselho municipal de Manchester autorizou ao Manchester City a procurar empresas que estejam interessadas em "comprar" o nome do estádio Cidade de Manchester, prática chamada de Naming Rights.
Essa prática já é comum em estádios mais novos na Inglaterra, como o Emirates do Arsenal, e é uma grande forma de arrecadação para os clubes. A duração do contrato do time de Londres com a cia área começou em 2006 e durará até 2021 com a receita girando em torno de £ 100 milhões.
Para tentar se adequar ao Fai Play Financeiro, essa autorização do conselho é mais um passo a frente dado ao Manchester City. O clube já aumentou sua arrecadação na temporada passada, onde bateu seu recorde, e deverá ultrapassar essa marca novamente no ano fiscal que terminará em maio de 2011.
Mas não fiquem esperando que o Sheik Mansour irá pagar 1 trilhão de libras por ano porque isso não adiantará em nada. A UEFA não permitirá que os bilionários donos de clubes injetem suas fortunas nos clubes, então criou também o conceito de "valor de mercado justo" para as marcas, nesse caso clubes. Conceito que mede quanto uma empresa pagaria para um clube no mundo ideal, seja em "Naming Rights" ou patrocínios. O Sheik poderá investir quanto quiser, mas terá limite, acima disso é "prejuízo" para ele.
O estádio Cidade de Manchester foi construido incialmente para uma tentativa de Manchester sediar os Jogos Olimpicos de 2000, mas acabou servindo só para os jogos da Comunidade britânica realizados em Manchester, e para não se tornar um elefante branco, antes do final dos jogos já se sabia que o City iria arrendar o estádio por 250 anos, pagando uma taxa fixa para a cidade. Para acabar com a pista de atletismo, abaixar o nível do campo e construir mais um nível de arquibancada, o clube bancou uma obra de £ 30 milhões.
O Manchester City já havia assinado com o conselho da cidade um protocolo de inteções para revitalizar a área em torno do estádio. As obras já começaram e estão orçadas em £ 1 bilhão, não sei se a cidade vai gastar dinheiro com elas, mas o grupo controlador tem grande capacidade de investimento. A intenção desse grupo é aumentar também a capacidade de 47 mil para entre 65 e 75 mil espectadores.
Ainda não há uma empresa escolhida. Especula-se que o atual patrocinador do time, Etihad Airways, seria uma das favoritas. Não vejo problema nenhum em vender o nome de um estádio. Sei que para um estádio mais antigo isso seria um problema, uma batalha, mas o CoMS é um estádio relativamente novo, tem menos de 10 anos. E, segundo torcedores do City, ainda não tem a aura do antigo estádio Maine Road.
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